Conecte-se conosco

Cotidiano

Após 40 dias sem ver a filha por causa da Covid-19, cirurgião dentista se veste de dinossauro para reencontro no AC

Publicado

em

Paulo Roberto trabalha em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e desde o decreto de isolamento social estava sem encontrar com a filha de cinco anos.

Após 40 dias sem ver a filha, cirurgião dentista se veste de dinossauro para reencontro — Foto: Arquivo pessoal

Por Iryá Rodrigues

Há mais de 40 dias sem encontros presenciais com a filha por causa da pandemia do novo coronavírus, o cirurgião dentista Paulo Roberto Pires, 35 anos, colocou fim ao distanciamento.

Ele achou uma alternativa diferente, mas que deixasse a filha feliz, ele, então, alugou um dinossauro inflável para poder abraçar a pequena Marina Diniz, de 5 anos, que adorou a alternativa do pai.

O reencontro dos dois ocorreu na tarde desta sexta-feira (1º), em Rio Branco, após uma amiga do cirurgião que viu a história de um médico que usou um dinossauro para encontrar a família, em São Paulo e sugeriu ao amigo que fizesse semelhante.

“Já recarreguei as baterias. Agora tenho mais energia para continuar”, comemorou o pai, que espera o fim da pandemia e todo esse sacrifício acabar.

Em vídeos do encontro, é possível ver os dois correndo, brincando e trocando abraços e o sentimento compartilhado pelo dois foi de alegria e diversão, conforme descreveu o pai.

O Paulo Roberto trabalha em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e desde que o governo do Acre decretou o isolamento social, ele, que é separado da mãe de Marina, decidiu em conjunto com ela, que para garantir a saúde da menina, ficaria afastado durante a quarentena.

Os dois conversavam virtualmente todos o dias. Mas, a saudade e a distância era um preço muito alto para pai e filha que sempre foram unidos e nunca tinham ficado longe um do outro por um período maior do que uma semana.

“Uma amiga me mandou um link com a história de um colega médico, que se fantasiou e disse que achou muito a minha cara, porque a história era muito parecida. Eu já sabia a história do Dino Acre, que é um rapaz tem o dinossauro inflável e mandei mensagem e pedi para alugar”, contou sobre a ideia.

Depois de alugar o dinossauro, o cirurgião fez toda a higienização e, então, correu ao encontro da filha.

“Fiz toda higienização, borrifação com álcool em toda a fantasia, para não correr risco e não tive nenhum tipo de contato físico, usei máscara, luva, tudo adequadamente higienizado para que pudesse dar um abraço nela que é o que mais estava me fazendo falta”, contou.

Encontro

O encontro durou pouco mais de uma hora. O Paulo Roberto mora no Portal Amazônia e a Marina no jardim Europa. Eles estavam longe mesmo morando tão perto, mas um dinossauro deu um empurrãozinho para fazer a alegria de pai e filha. Os dois, que já tinham chorado muito, estavam só alegria.

“Falo que a gente faz muita maluquice juntos, então, quando me viu de longe, ela disse: ‘olha o meu pai’. Mas, ainda meio desconfiada. Aí fou me aproximando e ela ainda deu um abraço com muito cuidado, mas, percebeu que era o papai mesmo e a gente passou uma hora e meia brincando, foi quando acabou a pilha de inflar o dinossauro”, relembrou.

O cirurgião vai ficar com a fantasia até o início da próxima semana e já garantiu mais encontros durante o final de semana porque saudade acumulada eles têm e muito.

Distância

Paulo Roberto disse que o maior período de tempo que ficou longe da filha tinha sido uma semana e que os dois estavam sempre juntos.

“Nunca, nunca na minha vida [tinha ficado tanto tempo longe]. É muito ruim, muito dolorido e a gente sofre muito porque somos muito apegados. Faço mestrado e ela vai comigo. Sempre que possível a gente está junto e ficar longe é muito difícil, tanto para mim quanto para ela”, relembrou.

O cirurgião contou que no início foi o período mais difícil até que os dois se adaptassem com a nova rotina.

“No começo, a gente se falava e ela chorava de um lado e eu do outro. Mas, a gente conseguiu conversar e ela foi entendendo a importância de a gente estar esse tempo separado que é uma prova de amor, na verdade”, complementou.

A pequena Marina aprovou a ideia do pai — Foto: Arquivo pessoal

Fantasia

A escolha da fantasia foi aleatória, segundo contou o pai. Ele disse que conhecia trabalho do dono do dinossauro e devido o material ser inflável, tornou a higienização mais fácil.

“A ideia era ter um encontro com proteção, poder abraçar ela e evitar ter algum risco. Então, foi ideal porque a gente consegue borrifar todo plástico da fantasia. Foi um contato com muita proteção e cuidado”, concluiu.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Humaitá regulariza os atacantes Davi e Marcos Rudwere

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Elenco do Humaitá trabalha forte para semifinal do Estadual

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

ABMAC divulga calendário e confirma 1ª etapa do Circuito 3×3

Publicado

em

Foto FEAB: Circuito 3×3 terá três etapas no interior do Estado

A Associação de Basquete Master do Acre(ABMAC) divulgou o calendário de atividades da temporada de 2026 e o primeiro evento do ano será a 1ª etapa do Circuito 3×3 no dia 28 deste mês.

“Pensamos um calendário extenso e agora chegou o momento de realizar. Vamos realizar o Circuito 3×3 com cinco etapa, inclusive, com disputas no interior”, declarou o presidente da ABMAC, Alberdan Lopes(Dão).

Norte/Nordeste e Brasileiro

A Seleção Acreana estará na disputa da Copa Norte/Nordeste, programada entre os dias 3 e 7 de junho em Macapá, no Amapá, e no Campeonato Brasileiro, entre 30 de outubro a 7 de novembro em Goiânia, Goiás.

“Teremos dois grandes desafios. Vamos montar a equipe para realizar boas campanhas nos dois torneios”, afirmou Alberdan Lopes.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em fórum nacional, Acre discute alinhamento de estratégias para reforma tributária e modernização fiscal

Publicado

em

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), está presente no principal fórum de debate sobre modernização das administrações tributárias do país. O evento teve início nesta quarta-feira, 11, e reúne especialistas para discutir a eficiência no gasto público e a inovação tecnológica no setor fazendário, no estado de Alagoas.

A transição da Reforma Tributária, que vem sendo o instrumento para construção de um sistema tributário mais justo, competitivo e sustentável, é um dos destaques do evento, juntamente com a implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e compras públicas.

Evento é o principal fórum de debate sobre modernização das administrações tributárias do país. Foto: Sefaz/AL

Também entrou em pauta o tema Inteligência Fiscal, que seria o uso da inteligência artificial na documentação de sistemas e na tomada de decisões estratégicas.

Para o auditor fiscal da Receita e diretor de Governança e Gestão Estratégica da Sefaz, Adriano Magalhães, que está presente no evento, o fórum é fundamental para o fortalecimento da gestão fiscal no estado.

Reforma tributária e inteligência fiscal foram alguns dos destaques do encontro. Foto: Sefaz/AL

“A gestão fiscal exige rigor, equilíbrio e precisamos adotar as melhores ferramentas tecnológicas disponíveis. Estamos em meio a uma transição histórica com a Reforma Tributária, e assegurar que o Acre esteja alinhado aos debates nacionais sobre o Comitê Gestor do IBS e modernização de processos é o que garantirá a sustentabilidade das nossas contas e a eficiência na entrega de serviços à sociedade”, destaca o auditor fiscal da Receita e diretor de Governança e Gestão Estratégica da Sefaz do Acre, Adriano Magalhães.

O evento também debateu temas como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no âmbito fazendário, o cruzamento de dados sociais e fiscais para maior precisão arrecadatória, a gestão de recursos e o monitoramento de contratações, além do Programa de Apoio à Gestão Fiscal (Profisco).

Equipe da Diretoria de Governança e Gestão Estratégica da Sefaz esteve presente ao evento. Foto: cedida

O fórum se estende até sexta-feira,13, com a eleição da nova diretoria da Cogef para o biênio 2026/2027 e o lançamento da próxima edição do fórum.

The post Em fórum nacional, Acre discute alinhamento de estratégias para reforma tributária e modernização fiscal appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo