Acre
Apontado como mandante da morte de jovem decapitado no AC é solto após audiência
Justiça revogou a prisão preventiva de Rodrigo Dantas de Mendonça após testemunhas relatarem que ele não tinha ligação com o crime. Ele foi solto ainda na sexta-feira (8) após audiência de instrução. Dois irmãos seguem presos pelo crime.
A Justiça do Acre revogou a prisão preventiva de Rodrigo Dantas de Mendonça, apontado como mandante do assassinato do jovem Samuel Conceição da Silva, de 18 anos, em março deste ano. O crime ocorreu no Ramal da Zezé, bairro Belo Jardim, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.
A decisão, da juíza Luana Campos, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, foi dada após audiência de instrução ocorrida na última sexta-feira (8), a pedido da defesa do réu. Conforme a Justiça, o Ministério Público do Acre (MP-AC) concordou que estavam ausentes os motivos que autorizavam a prisão.
A alegação da defesa foi que não havia indícios da participação dele na morte do jovem. Ainda segundo a Justiça, os dois policiais que investigaram o caso e um adolescente ouvidos como testemunhas na audiência também relataram que ele não tinha ligação com o crime.
Agora, seguem presos pelo crime os irmãos Walisson Campos de Almeida e Paulo Ricardo de Almeida Martins. Como a mãe da vítima não foi localizada para prestar depoimento na audiência de instrução, o MP-AC pediu vista no processo e uma nova audiência deve ser marcada para ouvir tanto a mulher como os três acusados. Nessa sexta, foram interrogadas três testemunhas.
Ao revogar a prisão, a juíza determinou o cumprimento de medidas cautelares para Mendonça. Entre elas:
- comparecer no prazo de 10 dias na secretaria da bara ou através de algum meio virtual para entregar comprovante de endereço;
- não se ausentar de Rio Branco por mais de oito dias sem a devida autorização judicial;
- não mudar de endereço sem informar à Justiça;
- comparecer aos atos do processo sempre que for intimado;
- não tentar nenhum contato com um adolescente que foi ouvido como testemunha no caso ou com a mãe da vítima.
Denúncia
Em abril deste ano, a Justiça do Acre aceitou a denúncia do Ministério Público contra os três acusados de participação na morte de Samuel.
O trio responde pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, corrupção de menores e também por integrar organização criminosa.
A vítima foi achada decapitada no último dia 3 de março, após ser levada de casa por um conhecido no dia anterior. Segundo o delegado que investigou o caso, da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Ricardo Casas, dois dos presos pelo crime moravam no mesmo bairro que a vítima e cresceram juntos.
Conforme a denúncia do Ministério Público, a vítima foi levada de casa na noite do dia 2 de março por um conhecido, por volta das 21 horas. O rapaz que teria levado Silva disse que queria conversar com ele. Depois disso, a vítima não voltou mais. Na manhã do dia seguinte, o corpo foi achado no mesmo ramal de onde ele foi levado.
Prisões
A polícia identificou quatro suspeitos de participação no crime, sendo os três maiores de idade e um adolescente.
Wallyson Campos de Almeida, de 18 anos, foi preso no mesmo dia em que o corpo da vítima foi encontrado. Ele confessou ter matado Silva. De acordo com a polícia, ele era amigo de infância da vítima e tinham crescido juntos no mesmo bairro. Ele seria um dos executores do crime.
Um adolescente que também teria participação no crime foi ouvido pela polícia e confessou, mas como tinha passado o período de flagrante, ainda não foi apreendido. E outro foi preso no dia 16 de março no mesmo bairro onde o corpo da vítima foi achado. Na época a polícia não divulgou o nome dele.
Motivação
Ao ser preso em flagrante, Almeida confirmou a participação na morte de Silva e disse que a motivação foi porque a vítima tinha trocado de facção criminosa, ou seja, tinha “traído a facção”.
“Ao que tudo indica, esse crime foi em decorrência da guerra entre facções. Segundo ele [suspeito], mas, a gente ainda não confirmou essa versão, a vítima era da mesma facção que ele, mas saiu e foi para outra facção, foi morar em outro município e depois voltou para o bairro onde ainda é dominado pela facção rival. Por isso, ele foi julgado pelo chamado tribunal do crime e executado”, informou o delegado.
Por Iryá Rodrigues
Comentários
Acre
Motel faz propaganda inusitada no trajeto da Cavalgada

Foto: Jardy Lopes/ac24horas.com
Uma ação inusitada no trajeto da Cavalgada da Expoacre 2025 chamou a atenção de quem passou pela Avenida Amadeo Barbosa, em Rio Branco, na manhã deste sábado (26). O Glamour Motel montou uma barraca para distribuir preservativos gratuitamente ao público que acompanhava a tradicional cavalgada.
Com uma faixa estampando a frase “No Glamour Motel, o prazer é livre e a proteção é por nossa conta. #CamisinhaGrátis nessa Cavalgada”, a iniciativa uniu marketing direto e mensagem de prevenção em meio ao clima de festa que marca o início oficial da 50ª edição da Expoacre.
A estrutura incluía uma tenda com mesas repletas de preservativos e imagens sensuais de mulheres. A campanha do motel não passou despercebida pelo fotojornalista do ac24horas, Jardy Lopes, que capturou o momento.
Comentários
Acre
Adolescentes atravessam rio de bicicleta em meio à seca no Jordão

Foto: frame/vídeo
Dois adolescentes foram vistos atravessando, de bicicleta, o leito do rio no município de Jordão, no interior do Acre, neste sábado, 26. A travessia inusitada foi possível devido ao nível extremamente baixo das águas, resultado da estiagem severa que atinge o estado.
A cena foi registrada no ponto de encontro entre os rios Jordão e Tarauacá, pelo deputado estadual Edvaldo Magalhães. As imagens foram compartilhadas pelo deputado nas redes sociais.
O vídeo mostra os jovens caminhando com suas bicicletas pelo leito quase seco do rio, evidenciando os efeitos da seca prolongada na região.
A imagem chamou a atenção por retratar o impacto da falta de chuvas sobre o cotidiano de comunidades ribeirinhas.
A estiagem, que tem se agravado nos últimos anos, compromete o abastecimento de água, a navegação e o acesso a serviços essenciais em diversos municípios acreanos, principalmente em áreas ribeirinhas como o Jordão.
Assista ao vídeo:
Vídeo: Edvaldo Magalhães
Comentários
Acre
Governador Gladson Cameli promete surpresas no show de Gusttavo Lima durante Expoacre 2025

Foto: Sérgio Vale
Anúncio foi feito na abertura da Cavalgada; gestor reforçou apelo por prudência no trânsito durante os dias de festa
Durante entrevista coletiva realizada na manhã deste sábado (26), na abertura oficial da Expoacre 2025, o governador Gladson Cameli revelou que o público pode aguardar momentos especiais no show do cantor Gusttavo Lima, marcado para este domingo (27), no Parque de Exposições.
Segundo o governador, a expectativa para a apresentação é alta e o artista já foi informado sobre as “surpresas” que devem animar os presentes. “Amanhã teremos muitas surpresas no show do Gusttavo Lima, podem ter certeza. Já conversei com ele, inclusive”, declarou.
Cameli também destacou o empenho dos servidores públicos na organização do evento. “São milhares de trabalhadores atuando 24 horas por dia no Parque de Exposições. É uma grande festa, não tenho dúvidas”, afirmou.
Aproveitando a ocasião, o governador fez um apelo à população para que celebre com responsabilidade, alertando sobre os riscos da combinação entre álcool e direção. “Se for dirigir, não beba. Prudência!”, reforçou.
Você precisa fazer login para comentar.