Acre
Apontado como mandante da morte de jovem decapitado no AC é solto após audiência
Justiça revogou a prisão preventiva de Rodrigo Dantas de Mendonça após testemunhas relatarem que ele não tinha ligação com o crime. Ele foi solto ainda na sexta-feira (8) após audiência de instrução. Dois irmãos seguem presos pelo crime.

A Justiça do Acre revogou a prisão preventiva de Rodrigo Dantas de Mendonça, apontado como mandante do assassinato do jovem Samuel Conceição da Silva, de 18 anos, em março deste ano. O crime ocorreu no Ramal da Zezé, bairro Belo Jardim, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.
A decisão, da juíza Luana Campos, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, foi dada após audiência de instrução ocorrida na última sexta-feira (8), a pedido da defesa do réu. Conforme a Justiça, o Ministério Público do Acre (MP-AC) concordou que estavam ausentes os motivos que autorizavam a prisão.
A alegação da defesa foi que não havia indícios da participação dele na morte do jovem. Ainda segundo a Justiça, os dois policiais que investigaram o caso e um adolescente ouvidos como testemunhas na audiência também relataram que ele não tinha ligação com o crime.
Agora, seguem presos pelo crime os irmãos Walisson Campos de Almeida e Paulo Ricardo de Almeida Martins. Como a mãe da vítima não foi localizada para prestar depoimento na audiência de instrução, o MP-AC pediu vista no processo e uma nova audiência deve ser marcada para ouvir tanto a mulher como os três acusados. Nessa sexta, foram interrogadas três testemunhas.
Ao revogar a prisão, a juíza determinou o cumprimento de medidas cautelares para Mendonça. Entre elas:
- comparecer no prazo de 10 dias na secretaria da bara ou através de algum meio virtual para entregar comprovante de endereço;
- não se ausentar de Rio Branco por mais de oito dias sem a devida autorização judicial;
- não mudar de endereço sem informar à Justiça;
- comparecer aos atos do processo sempre que for intimado;
- não tentar nenhum contato com um adolescente que foi ouvido como testemunha no caso ou com a mãe da vítima.
Denúncia
Em abril deste ano, a Justiça do Acre aceitou a denúncia do Ministério Público contra os três acusados de participação na morte de Samuel.
O trio responde pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, corrupção de menores e também por integrar organização criminosa.
A vítima foi achada decapitada no último dia 3 de março, após ser levada de casa por um conhecido no dia anterior. Segundo o delegado que investigou o caso, da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Ricardo Casas, dois dos presos pelo crime moravam no mesmo bairro que a vítima e cresceram juntos.
Conforme a denúncia do Ministério Público, a vítima foi levada de casa na noite do dia 2 de março por um conhecido, por volta das 21 horas. O rapaz que teria levado Silva disse que queria conversar com ele. Depois disso, a vítima não voltou mais. Na manhã do dia seguinte, o corpo foi achado no mesmo ramal de onde ele foi levado.
Prisões
A polícia identificou quatro suspeitos de participação no crime, sendo os três maiores de idade e um adolescente.
Wallyson Campos de Almeida, de 18 anos, foi preso no mesmo dia em que o corpo da vítima foi encontrado. Ele confessou ter matado Silva. De acordo com a polícia, ele era amigo de infância da vítima e tinham crescido juntos no mesmo bairro. Ele seria um dos executores do crime.
Um adolescente que também teria participação no crime foi ouvido pela polícia e confessou, mas como tinha passado o período de flagrante, ainda não foi apreendido. E outro foi preso no dia 16 de março no mesmo bairro onde o corpo da vítima foi achado. Na época a polícia não divulgou o nome dele.
Motivação
Ao ser preso em flagrante, Almeida confirmou a participação na morte de Silva e disse que a motivação foi porque a vítima tinha trocado de facção criminosa, ou seja, tinha “traído a facção”.
“Ao que tudo indica, esse crime foi em decorrência da guerra entre facções. Segundo ele [suspeito], mas, a gente ainda não confirmou essa versão, a vítima era da mesma facção que ele, mas saiu e foi para outra facção, foi morar em outro município e depois voltou para o bairro onde ainda é dominado pela facção rival. Por isso, ele foi julgado pelo chamado tribunal do crime e executado”, informou o delegado.
Por Iryá Rodrigues
Comentários
Acre
Polícia Civil prende dois homens por tráfico de drogas em Xapuri; um filmava vídeo para venda no momento da abordagem
R.S.F., de 24 anos, era alvo de mandado de prisão; “Paulista” foi flagrado com entorpecentes e gravando vídeo oferecendo drogas, segundo a polícia

A Polícia Civil reforça que as ações de investigação e repressão ao tráfico de drogas seguem intensificadas no município, visando garantir mais segurança à população. Foto: captada
A Polícia Civil do Acre prendeu na manhã desta quinta-feira (18) dois homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Xapuri. Um deles, identificado como “Paulista”, foi flagrado gravando um vídeo no qual anunciava a venda de entorpecentes no momento em que os policiais chegaram ao local.
A ação foi realizada pela Delegacia-Geral de Xapuri no bairro Constantino Melo Sarkis, durante o cumprimento de um mandado de prisão contra R.S.F., de 24 anos. Ao se aproximarem da casa onde ele estava, os investigadores observaram “Paulista” com um celular nas mãos, registrando um vídeo em que dizia haver drogas disponíveis para venda.
Durante a busca, foi encontrada uma quantidade de entorpecentes com “Paulista”. Os dois foram presos: R.S.F., pelo mandado judicial, e “Paulista”, por tráfico de drogas.
Os detidos foram encaminhados à Delegacia-Geral de Xapuri e permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforçou que as ações de combate ao tráfico seguem intensificadas no município para coibir a comercialização ilegal de drogas e garantir mais segurança à população.
Comentários
Acre
Aleac entrega títulos de cidadania e moções de aplauso em sessão solene, entre os homenageados Nutricionista Janilda Moraes
Nutricionista Janilda Moraes Neri, com atuação internacional, está entre os homenageados; evento reconhece serviços prestados ao Acre em 2025

Entre os homenageados estava a nutricionista Janilda Moraes, natural de Brasiléia, que atuou em estados do Nordeste e em países como México e Argentina antes de retornar ao Acre. Foto: captada
A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma sessão solene para a entrega de mais de 50 Títulos de Cidadão Acreano e mais de 90 Moções de Aplauso a personalidades e instituições que se destacaram em 2025. Entre os homenageados estava a nutricionista materno-infantil Janilda Moraes Neri, natural de Brasiléia, que retornou ao estado após anos de atuação no Nordeste, México e Argentina.

A homenagem foi uma das mais de 140 entregues pela Aleac a personalidades e instituições que se destacaram em 2025. Janilda Moraes recebeu das mãos da deputada Maria Antonia. Foto: cedida
Destaques da cerimônia:
-
Títulos de Cidadão Acreano: Concedidos, entre outros, a Débora Ribeiro da Cunha, Miriam do Carmo Paiva e Silva e Andryo Marrane Amaral.
-
Moções de Aplauso: Reconheceram contribuições de entidades públicas, privadas e civis.
-
Presença: Deputados estaduais, autoridades civis e militares, familiares e convidados lotaram o plenário.
Em nome do presidente Nicolau Junior (PP), os parlamentares ressaltaram que a homenagem é um ato de reconhecimento e gratidão do Legislativo a quem ajuda a fortalecer o estado e melhorar a qualidade de vida no Acre. “Valorizamos o mérito, o serviço público e o trabalho coletivo”, afirmaram.

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), destacou que as homenagens reforçam o reconhecimento do Legislativo a quem contribui para o desenvolvimento do estado. Foto: captada
Perfil da homenageada:
Janilda Moraes Neri, nutricionista especializada em saúde materno-infantil, foi agraciada pelos serviços prestados ao Acre em 2025. Ela retornou ao estado após atuar em projetos na Paraíba, no México e na Argentina, e segue desenvolvendo trabalhos na área no estado do acre.
A entrega de honrarias é uma tradição do Parlamento acreano e visa reforçar a aproximação institucional e a valorização de trajetórias que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e humano do estado.

A solenidade reuniu autoridades civis e familiares. Além de Janilda Moraes, onde recebeu Moção de Aplausos pelos relevantes serviços no estado. Foto: captada
Os nomes dos homenageados serão registrados nos anais da Aleac, e a sessão será disponibilizada na íntegra pelo canal oficial da Assembleia. Novas indicações para honrarias em 2026 já podem ser encaminhadas pelos deputados. A solenidade reforça o papel da Aleac como ponte entre sociedade e poder público, celebrando contribuições que muitas vezes ocorrem fora dos holofotes.

Em nome do presidente Nicolau Junior, os parlamentares ressaltaram que a homenagem é um ato de reconhecimento e gratidão do Legislativo a quem ajuda a fortalecer o estado e melhorar a qualidade de vida no Acre. Foto: captada
A nutricionista Janilda Moraes, utilizou suas redes sociais para agradecer publicamente a concessão do Moção de Aplausos 2025, recebido durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta quinta-feira (18). Em publicação, ela expressou emoção e gratidão pelo reconhecimento em sua terra natal, Brasiléia/Acre, após anos de atuação profissional em estados como Nordeste, também no México e na Argentina.


Homenageada pela Aleac, profissional com atuação no Brasil e no exterior destacou emoção pelo reconhecimento em sua terra natal. Foto: captada
Veja vídeo pessoal:
Comentários
Acre
Ação rápida e integrada das polícias resulta na apreensão de arma e recuperação de motocicleta roubada em Brasiléia
Operação conjunta da PM e da Polícia Civil resultou na detenção de um suspeito no bairro José Hassem, em Epitaciolândia
Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil atuaram de forma integrada para dar uma resposta rápida a um roubo à mão armada de uma motocicleta, ocorrido por volta das 8h30 da manhã desta quinta-feira (18). Logo após o crime, as forças de segurança iniciaram diligências conjuntas para localizar o veículo e identificar os responsáveis.
As buscas se concentraram no bairro José Hassem, onde, graças à ação coordenada, a motocicleta foi localizada em menos de quatro horas após o roubo. A recuperação do veículo destacou a eficiência operacional e o empenho das forças policiais na segurança da população.
Durante a operação, uma arma foi apreendida, um revólver calibre 38 municiado, uma pessoa foi detida e encaminhada à delegacia do município, onde deverá prestar depoimento ao delegado titular. De acordo com a polícia, outros possíveis envolvidos no crime seguem sendo procurados.
A ação reforça a importância da integração entre a Polícia Militar e a Polícia Civil na região do Alto Acre, que seguem atuando de forma firme e contínua no combate à criminalidade e na proteção dos cidadãos.





Você precisa fazer login para comentar.