Acre
Ao anunciar internet grátis, Betinho alfineta petistas: “Vão investigar o rombo da Eliane”
“Fico muito triste quando as pessoas ficam criticando a nossa administração sem saber da nossa luta para tapar o rombo deixado pela prefeita petista Eliane Gadelha.”
Da Contilnet
O município de Assis Brasil é um dos primeiros do País a oferecer internet grátis com cobertura para toda a cidade. O prefeito Humberto Filho (PSDB) diz que até o final de julho o serviço será ampliado para cobrir cerca de cem quilômetros, o que deverá atender, também, moradores da zona rural.
As dificuldades que afetam a prefeitura, recebida em situação de total inadimplência pelo prefeito tucano no início de 2013, não impediram que ele conseguisse fazer investimentos em diversos setores.
“O que acho mais difícil é ter que enfrentar todos os dias as armadilhas montadas pelos meus adversários. Na semana passada tentaram criar uma CPI alegando que eu não havia atendido a uma demanda do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac), o que não é verdade. Eles deveriam investigar os desmandos, os rombos que ficaram na prefeitura após a gestão da petista Eliane Gadelha”, alfineta o prefeito.
No dia 23 de maio, o presidente da Câmara de Vereadores de Assis Brasil, Neudo Lopes (PT), apresentou um pedido da também petista Idelina Marques para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar setores da Educação do município. “Eles alegavam que o prefeito Humberto havia deixado de responder alguns questionamentos feitos pelo Sinteac, e que por isso, deveria ser investigado”, conta uma vereadora.
Herança maldita: a luta de Assis Brasil para sair da inadimplência
Peças roubadas de tratores do município de Assis Brasil podem estar no Peru
Eliane não comparece à posse de Betinho para a entrega da faixa
Na hora da votação, o vereador Manoel Oliveira (PMDB) foi incluído na lista dos que votaram a favor da criação da CPI por não ter se levantado da cadeira. O vereador Aroldo Batista (PSDB), disse ter votado a favor porque não sabia que os documentos solicitados pelo Sinteac já estavam na Câmara. No dia seguinte, ao saberem que os documentos estavam à disposição dos parlamentares e sindicalistas, os dois vereadores pediram a retirada de suas assinaturas da CPI.
“Os petistas que comandam a Câmara sabiam que a prefeitura tinha enviado os documentos exigidos pelo Sinteac, mas mesmo assim, fizeram questão de criar a CPI somente para criar um fato político, para prejudicar a imagem da nossa administração”, explica Humberto.

Prefeito Humberto Filho, durante entrega de kits escolares aos estudantes das escolas municipais/Foto: Cherlisvan
Luta pela adimplência
Depois de lutar durante quase todo o ano de 2012 para deixar a prefeitura adimplente, o prefeito conseguiu inaugurar escolas, postos de saúde, abrir ramais e entregar kits escolares.
Somente em 2012 Humberto abriu cerca de 300 quilômetros de ramais e construiu 32 pontes para melhorar a vida das pessoas que moram no interior.
“Fico muito triste quando as pessoas criticam a nossa administração sem saber da nossa luta para tapar o rombo deixado pela prefeita petista Eliane Gadelha. Somente no ano passado construímos, ampliamos e reformamos 36 escolas e duas unidades de saúde equipadas com consultórios odontológicos e raio x”, diz o prefeito.
No começo de 2014, Humberto Filho conseguiu levar para Assis Brasil quatro médicos, que atendem nos três postos da cidade e um deles, fica à disposição das comunidades indígenas.
“Sei que precisamos fazer muito mais pela nossa população, mas estamos lutando dia e noite. Temos para este ano, 13 milhões em emendas, que começaram a ser liberadas. Já licitamos um ginásio de esportes no valor de um milhão de reais, uma escola grande no mesmo valor e uma quadra coberta que será construída na escola Edilsa Batista”, informa.
De acordo com o prefeito, somente na construção de um ginásio, uma escola e uma quadra coberta, cerca de 130 pessoas estarão garantindo um trabalho para sustentar suas famílias.
“estamos trabalhando uma licitação para comprar um caminhão compactador de lixo, o que irá ajudar bastante na coleta”, destaca.

Humberto Filho e seu vice, Zé do Posto, durante visita em ramais de Assis Brasil/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet Notícias
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.





Você precisa fazer login para comentar.