fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Ao anunciar internet grátis, Betinho alfineta petistas: “Vão investigar o rombo da Eliane”

Publicado

em

“Fico muito triste quando as pessoas ficam criticando a nossa administração sem saber da nossa luta para tapar o rombo deixado pela prefeita petista Eliane Gadelha.”

Da Contilnet

O município de Assis Brasil é um dos primeiros do País a oferecer internet grátis com cobertura para toda a cidade. O prefeito Humberto Filho (PSDB) diz que até o final de julho o serviço será ampliado para cobrir cerca de cem quilômetros, o que deverá atender, também, moradores da zona rural.

As dificuldades que afetam a prefeitura, recebida em situação de total inadimplência pelo prefeito tucano no início de 2013, não impediram que ele conseguisse fazer investimentos em diversos setores.

“O que acho mais difícil é ter que enfrentar todos os dias as armadilhas montadas pelos meus adversários. Na semana passada tentaram criar uma CPI alegando que eu não havia atendido a uma demanda do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac), o que não é verdade. Eles deveriam investigar os desmandos, os rombos que ficaram na prefeitura após a gestão da petista Eliane Gadelha”, alfineta o prefeito.

No dia 23 de maio, o presidente da Câmara de Vereadores de Assis Brasil, Neudo Lopes (PT), apresentou um pedido da também petista Idelina Marques para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar setores da Educação do município. “Eles alegavam que o prefeito Humberto havia deixado de responder alguns questionamentos feitos pelo Sinteac, e que por isso, deveria ser investigado”, conta uma vereadora.

interne_gratisVEJA TAMBÉM:

Herança maldita: a luta de Assis Brasil para sair da inadimplência

Peças roubadas de tratores do município de Assis Brasil podem estar no Peru

Eliane não comparece à posse de Betinho para a entrega da faixa

Na hora da votação, o vereador Manoel Oliveira (PMDB) foi incluído na lista dos que votaram a favor da criação da CPI por não ter se levantado da cadeira. O vereador Aroldo Batista (PSDB), disse ter votado a favor porque não sabia que os documentos solicitados pelo Sinteac já estavam na Câmara. No dia seguinte, ao saberem que os documentos estavam à disposição dos parlamentares e sindicalistas, os dois vereadores pediram a retirada de suas assinaturas da CPI.

“Os petistas que comandam a Câmara sabiam que a prefeitura tinha enviado os documentos exigidos pelo Sinteac, mas mesmo assim, fizeram questão de criar a CPI somente para criar um fato político, para prejudicar a imagem da nossa administração”, explica Humberto.

Prefeito Humberto Filho, durante entrega de kits escolares aos estudantes das escolas municipais/Foto: Cherlisvan

Prefeito Humberto Filho, durante entrega de kits escolares aos estudantes das escolas municipais/Foto: Cherlisvan

Luta pela adimplência

Depois de lutar durante quase todo o ano de 2012 para deixar a prefeitura adimplente, o prefeito conseguiu inaugurar escolas, postos de saúde, abrir ramais e entregar kits escolares.

Somente em 2012 Humberto abriu cerca de 300 quilômetros de ramais e construiu 32 pontes para melhorar a vida das pessoas que moram no interior.

“Fico muito triste quando as pessoas criticam a nossa administração sem saber da nossa luta para tapar o rombo deixado pela prefeita petista Eliane Gadelha. Somente no ano passado construímos, ampliamos e reformamos 36 escolas e duas unidades de saúde equipadas com consultórios odontológicos e raio x”, diz o prefeito.

No começo de 2014, Humberto Filho conseguiu levar para Assis Brasil quatro médicos, que atendem nos três postos da cidade e um deles, fica à disposição das comunidades indígenas.

Alunos recebem kits escolares da prefeitura de Assis Brasil

Alunos recebem kits escolares da prefeitura de Assis Brasil

“Sei que precisamos fazer muito mais pela nossa população, mas estamos lutando dia e noite. Temos para este ano, 13 milhões em emendas, que começaram a ser liberadas. Já licitamos um ginásio de esportes no valor de um milhão de reais, uma escola grande no mesmo valor e uma quadra coberta que será construída na escola Edilsa Batista”, informa.

De acordo com o prefeito, somente na construção de um ginásio, uma escola e uma quadra coberta, cerca de 130 pessoas estarão garantindo um trabalho para sustentar suas famílias.

“estamos trabalhando uma licitação para comprar um caminhão compactador de lixo, o que irá ajudar bastante na coleta”, destaca.

Humberto Filho e seu vice, Zé do Posto, durante visita em ramais de Assis Brasil/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet Notícias

Humberto Filho e seu vice, Zé do Posto, durante visita em ramais de Assis Brasil/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet Notícias

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia investiga causa da morte de colono encontrado em ramal de Brasiléia

Publicado

em

A Polícia Civil do município de Brasiléia está investigando a causa da morte de um colono, cujo corpo foi localizado em um ramal dentro da selva, que tem acesso pelo km 19 da BR 317 (Estrada do Pacífico), sendo mais 60 quilômetros até o local.

Segundo foi informado, a vítima que foi identificada como Irineu Ferreira, de 44 anos, estaria caminhando pelo ramal sozinho e pode ter sofrido um mal súbito e caído, indo a falecer momentos depois.

Somente foi localizado no final do dia desta terça-feira (26), quando uma pessoa passava pelo local. Acreditam que possa ter sido uma morte natural, uma vez que seus pertences estavam próximo ao corpo e não havia sinais de luta, ou perfurações pelo corpo.

Juntamente com apoio de uma guarnição da Polícia Militar, o corpo do colono foi resgatado e levado para o Instituto Médico Legal – IML, na Capital, onde passará por uma equipe médica forense, para tentar descobrir a verdadeira causa da morte.

Somente após os procedimentos, o corpo seria liberado aos familiares para realizarem seu sepultamento.

Comentários

Continue lendo

Acre

OCA passa a oferecer serviços do TRE nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri

Publicado

em

A Organização em Centros de Atendimento (OCA), firmou, nesta segunda-feira, 25, mais uma vez seu compromisso com o atendimento público, por meio da parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desta vez visando ampliar os serviços eleitorais aos moradores de Cruzeiro do Sul e Xapuri.

OCA e TRE assinam termo de cooperação entre instituições. Foto: Arquivo/TRE

Assim, o secretário de Estado de Administração do Acre, Paulo Roberto Correia da Silva; a diretora da OCA, Fran Brito; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Júnior Alberto; o vice-presidente e corregedor, desembargador Laudivon Nogueira; realizaram a assinatura do termo de cooperação entre as instituições, expandindo a oferta de serviços eleitorais. Louise Santana, juíza auxiliar da presidência, também esteve presente no evento.

Os atendimentos operacionais nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri iniciaram nesta terça-feira, 26, e já contavam com grande procura da comunidade. Vale ressaltar que a demanda dos serviços eleitorais é significativa. Apenas no primeiro trimestre de 2024 mais de 4 mil cidadãos já foram atendidos na Central de Rio Branco.

“Essa iniciativa é de grande importância para a população. Por meio dela ampliamos as oportunidades para que os cidadãos de Cruzeiro do Sul e Xapuri assegurem seus direitos eleitorais de forma prática e acessível”, enfatizou o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia.

Atendimentos operacionais nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri iniciaram nesta terça-feira, 26. Foto: Arquivo/TRE

“Nosso objetivo é garantir comodidade e qualidade ao cidadão. Ter a parceria do TRE é muito importante, porque é um serviço muito procurado pela população” afirmou a diretora da OCA, Fran Brito.

“É muito importante toda iniciativa que amplie as possibilidades de as pessoas garantirem seus direitos. É isso que nós temos buscado aqui no TRE. Agradecemos ao secretário de Administração e à diretora da OCA por firmar mais uma parceria, e que possamos continuar oferecendo serviço de qualidade para a população”, ressaltou o presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto.

Apenas no primeiro trimestre de 2024 mais de 4 mil cidadãos já foram atendidos na Central de Rio Branco. Ludymila Maia/OCA

O vice-presidente e corregedor eleitoral frisou a importância da parceria estabelecida. “Neste momento a parceria é imprescindível, pois ampliamos a oportunidade de o cidadão regularizar sua situação eleitoral antes do fechamento do cadastro eleitoral, que será em 8 de maio”, enfatizou o desembargador Laudivon Nogueira.

Comentários

Continue lendo

Acre

Terremoto de magnitude 5,1 é registrado no interior do Acre; moradores sentiram tremor

Publicado

em

Um abalo sísmico de magnitude 5,1 atingiu Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, nesta manhã de quarta-feira (27). O terremoto foi detectado pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico por volta das 9h16, a uma profundidade de 35 km.

Nathielle Menezes, funcionária de uma mercearia local, relatou ao portal G1 Acre que estava trabalhando quando sentiu o abalo, mas ela e seus colegas inicialmente pensaram se tratar de um deslizamento na margem do Rio Juruá.

“Só que não foi um balanço comum, porque a gente está acostumado aqui em Marechal com tremor de terra mais fraco. Hoje, não. Foram duas pancadas, mas foram bem fortes”, relembra. Ela ainda disse que pensou que uma janela de vidro do estabelecimento onde ela trabalha iria quebrar durante o tremor.

Outros moradores também perceberam o terremoto. Segundo ela, o tremor durou menos de um minuto, mas “pensava em iria morrer”. “No momento a gente nem se tocou que era um tremor, a gente achava que era o barranco que ia caindo, depois entendemos que era um terremoto”, completa.

Comentários

Continue lendo