Durante a final do rodeio na Expoacre Juruá neste sábado, 5, o governador Gladson Camelí reforçou publicamente que a vice-governadora Mailza Assis deve assumir o comando do Estado do Acre em abril de 2026, quando ele deixará o cargo para disputar uma vaga no Senado Federal.
“Ano que vem vai ser com ela”, afirmou Gladson, em meio à vibração do público e aos aplausos na arena do rodeio, um dos momentos mais aguardados da tradicional feira.
Em tom descontraído, Mailza Assis também discursou destacando o desafio de manter o alto nível da festa no próximo ano. “Dessa vez o nosso governador arrasou, me colocou no imprensado para o ano que vem. Como é que eu vou bater a festa que o governador promoveu este ano? O senhor vai mandar emenda para mim do Senado para fazer!”, brincou.
Ao lado de Mailza, Gladson Cameli ressaltou a importância de valorizar os competidores e a cultura do rodeio, que movimenta milhares de pessoas todos os anos na região do Juruá. “E vocês, guerreiros, não desistam. Vocês me representam, representam o Estado. E a minha vice-governadora, que me representa, porque ela já se danou aqui, porque ano que vem vai ser com ela. E nós estamos juntos. Valeu, pessoal!”, afirmou.
O governador ainda anunciou, de forma bem-humorada, que para o próximo ano, além da já tradicional premiação com uma caminhonete para os vencedoresdo rodeio, também vai premiar o Três Tambores com uma caminhonete.
A noite, marcada pela celebração da cultura, pela força do agronegócio e pelo carinho da população do Vale do Juruá, também abriu espaço para sinalizar os rumos políticos do Estado, com a confirmação de que Mailza Assis deve assumir o governo no próximo ano.
O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, esteve reunido na manhã desta sexta-feira (27) com os 22 prefeitos acreanos. Na ocasião, os gestores avaliaram e acompanharam a prestação de contas da entidade referente ao exercício de 2025. Além disso, debateram um dos maiores problemas enfrentados pelos municípios, a destinação adequada dos resíduos sólidos, apontada como um dos principais gargalos, especialmente diante da necessidade de cumprimento das legislações ambientais vigentes.
Segundo Emerson Leão, a união dos municípios por meio do consórcio tem garantido soluções viáveis e sustentáveis para os resíduos sólidos, com avanços desde a criação da entidade e apoio técnico em parceria com a AMAC e o governo do Estado. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Segundo Emerson Leão, diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre, a alternativa encontrada para enfrentar o problema foi a união dos gestores municipais por meio de ações consorciadas, possibilitando soluções viáveis e sustentáveis para toda a região. Ele destacou que o consórcio vem avançando desde a sua criação, com apoio técnico, inclusive com a contratação de geólogo para dar suporte aos municípios, além da parceria com a AMAC e o governo estadual.
“Estamos avançando de forma significativa. O consórcio cresceu muito nesses quase três anos e hoje já contamos com apoio técnico especializado. A Lei nº 12.305 é clara ao estabelecer que todos os geradores devem contribuir com a taxa de resíduos, garantindo a sustentabilidade do sistema e evitando penalidades aos gestores”, explicou Emerson Leão.
Prefeito de Rio Branco e presidente da AMAC, afirma que, com apoio do Governo do Acre e recursos do BNDES, os municípios, inclusive os de menor arrecadação, poderão contar com uma solução definitiva para o descarte correto dos resíduos sólidos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito da capital e presidente da AMAC, Tião Bocalom, destacou que, com o apoio do Governo do Estado do Acre e a contrapartida de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, as prefeituras acreanas, inclusive as dos municípios com menor capacidade financeira, terão, finalmente, uma solução definitiva para a destinação adequada dos resíduos sólidos.
“Esse é um problema que se arrasta há mais de 30 anos e que nenhum município, sozinho, tem condições de resolver. Agora, com o apoio do governo e a estruturação do projeto pelo BNDES, tenho certeza de que vamos dar uma solução definitiva e livrar nossos prefeitos desse passivo histórico”, afirmou Bocalom.
“Quem ganha é o meio ambiente e a população. Com os estudos e a definição do modelo de gestão, daremos uma resposta efetiva e atenderemos às exigências legais”, ressaltou o Máximo. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito de Porto Acre, Máximo Antônio de Souza, que formalizou a adesão ao consórcio, destacou a importância da iniciativa para os municípios.
“Quem ganha é o meio ambiente e, principalmente, a população. Estamos tratando de um problema que envolve lixo, saneamento e saúde pública. Com o financiamento para os estudos e a definição do modelo de gestão, vamos conseguir dar uma resposta efetiva à sociedade e atender às exigências dos órgãos de controle”, ressaltou o gestor.
A reunião reforçou o compromisso conjunto dos municípios acreanos em buscar soluções regionais e sustentáveis para a gestão dos resíduos sólidos, garantindo mais qualidade de vida para a população e o cumprimento da legislação ambiental.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), participou do IV Encontro da Rede de Governança Ambiental do Acre, realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2026, na capital acreana.
Representaram o município as técnicas Aline Martins e Cirleide Maia, da Diretoria de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas da Semeia, reforçando o compromisso de Rio Branco com a integração das políticas ambientais no âmbito estadual e municipal.
No encontro, foram discutidas pautas como o SIMAMC, fiscalização e licenciamento ambiental, monitoramento, CAR/PRA e a atuação do IMC e da SEPI. (Foto: Secom)
A Rede de Governança Ambiental do Acre foi instituída pelo Decreto nº 11.374/2023 e tem como finalidade alinhar objetivos e aprimorar ações conjuntas entre o Estado e os municípios, em prol do fortalecimento da política ambiental.
O Regimento Interno da Rede, aprovado pelo Decreto nº 11.826, de 20 de janeiro de 2026, regulamenta sua organização e estabelece diretrizes para a atuação integrada entre o Estado e os municípios.
Durante o encontro, foram debatidas pautas estratégicas como o Sistema Integrado de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SIMAMC), ações de comando e controle, fiscalização e licenciamento ambiental, monitoramento ambiental e instrumentos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR/PRA), além da atuação do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (SEPI).
A participação da Prefeitura de Rio Branco reforça o compromisso do município com a agenda ambiental, a governança climática e o fortalecimento da gestão ambiental. (Foto: Secom)
Também foi realizada a Assembleia Geral da Rede, com apresentação do Regimento Interno, escuta dos municípios e encaminhamentos para 2026, incluindo discussões sobre conselhos e fundos municipais.
A participação da Prefeitura de Rio Branco reforça o papel do município na agenda ambiental acreana, especialmente nas ações voltadas à governança climática, planejamento integrado e fortalecimento da gestão ambiental nos municípios.
A Prefeitura de Rio Branco recebeu, na sala de videomonitoramento do município, na manhã desta sexta-feira (27), a visita técnica de representantes da Universidade Federal do Acre, interessados em conhecer de perto o funcionamento do sistema utilizado pela gestão municipal. O modelo, considerado inédito no estado, tem se destacado pelo uso de tecnologia para reforçar a segurança pública, o ordenamento urbano e o acompanhamento de obras e do trânsito na capital.
A equipe da universidade demonstrou interesse em analisar a estrutura implantada pelo município com a perspectiva de, futuramente, firmar uma parceria institucional para a instalação de uma sala de videomonitoramento dentro do campus, ampliando a integração entre as estruturas e fortalecendo as ações de segurança.
Segundo o diretor de tecnologia da sala de videomonitoramento, Manuel de Jesus, a visita fortalece a cooperação entre as instituições e possibilita a troca de conhecimento e o desenvolvimento de novas tecnologias. (Foto: Anísio Farias/Secom)
De acordo com o diretor de tecnologia da sala de videomonitoramento da Prefeitura, Manuel de Jesus, a visita representa um passo importante para a cooperação entre as instituições. “Recebemos o comunicado da universidade com muita alegria. A equipe técnica demonstrou interesse no projeto e também apresentou propostas de uso de tecnologias que estão sendo desenvolvidas no campus. Foi um momento de troca de conhecimento e construção de possibilidades”, destacou.
O programa Rio Branco Mais Segura é uma iniciativa da prefeitura que conta com 261 câmeras fixas e 49 móveis de alta tecnologia distribuídas em todas as regionais da cidade. O sistema realiza a captura de imagens em tempo real, direcionando os dados para os bancos das instituições de segurança já integradas à plataforma, permitindo respostas mais rápidas e maior eficiência no monitoramento urbano.
Equipe da Ufac conheceu o histórico de implantação do sistema, desde a concepção da ideia até a instalação dos portais e equipamentos em pontos estratégicos. (Foto: Anísio Farias/Secom)
Durante o encontro, a equipe da Ufac conheceu o histórico de implantação do sistema, desde a concepção da ideia até a instalação dos portais e equipamentos em pontos estratégicos. Também foram apresentados os projetos que integram o programa, como o De Olho no Trânsito, De Olho na Obra e De Olho no Rio, além de outras iniciativas em fase de planejamento.
Para o analista Eduardo de Assis Oliveira, o sistema é inovador e de grande utilidade. Segundo ele, a equipe ficou surpresa com a magnitude da estrutura. “Já tínhamos conhecimento do projeto, mas não imaginávamos essa dimensão. É uma ferramenta muito útil tanto para o poder público quanto para a população. Neste momento estamos conhecendo o funcionamento para levar as informações à gestão superior da universidade e avaliar as possibilidades”, afirmou.
“É um sistema que integra setores como trânsito e obras, visando o bem-estar da sociedade. A universidade avalia levar a proposta à reitoria para possível parceria com a Prefeitura”, ressaltou Renilson. (Foto: Anísio Farias/Secom)
O integrante da equipe universitária de tecnologia, Renilson Oliveira, também avaliou positivamente a estrutura. “É um sistema que integra vários setores, como trânsito e obras, sempre com foco no bem-estar da sociedade. A cidade universitária já estuda a possibilidade de levar a proposta para a reitoria e demais órgãos competentes para análise e, quem sabe, firmar uma parceria com a prefeitura”, ressaltou.
Segundo Manuel de Jesus, a aproximação com a universidade abre espaço para o desenvolvimento de novas funcionalidades, integrações tecnológicas e soluções inovadoras para tornar Rio Branco uma cidade cada vez mais inteligente. “A universidade é um berço de ideias e reúne jovens talentos e equipes qualificadas. Essa parceria será fundamental para fortalecer pesquisas aplicadas e garantir melhorias contínuas nos sistemas de monitoramento, ampliando a segurança das instituições e de toda a população”, concluiu.
Você precisa fazer login para comentar.