fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Aluno soldado da PM que foi desligado do curso após desmaios denuncia abuso

Publicado

em

O ex-aluno da Polícia Militar do Acre, Reginaldo Ribeiro da Silva, afirmou em denúncia que foi forçado a assinar seu termo de desistência do curso de formação no dia 02 de setembro

Por Saimo Martins 

O agora ex-aluno Soldado Reginaldo Ribeiro, matriculado no Curso de Formação do 1° pelotão da primeira Companhia da Polícia Militar do Acre em 2021, ingressou com um requerimento solicitando o cancelamento da assinatura de desligamento do curso ocorrida na última sexta-feira, 3, em Rio Branco. A portaria foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 8 de setembro. O documento foi protocolado no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa de Segurança e Justiça Francisco Mangabeira – CIEPS, situado na Via Verde, BR 364, Km 2, Jardim Europa.

Ribeiro contou que, no período da tarde, em meio ao sol quente, somente ele teve que ficar sem a chamada ‘cobertura’ da cabeça, conhecida por gorro, por conta de uma ordem do Sargento PM Batista responsável pelo 2° pelotão da primeira companhia do CFSD 2021, não ter permitido o uso durante as atividades. “Situação diferente dos demais alunos do curso, pois todos estavam usando suas coberturas, sofri dois desmaios com vômitos e os alunos do meu pelotão são testemunhas de tal fato, me sentindo tonto”, declarou.

Reginaldo ressaltou que em meio a confusão mental, chegou a ouvir dos militares “pede pra sair”, típica frase marcada no filme Tropa de Elite. “Na ocasião, foi me trago um documento para eu assinar. Todavia, eu não tinha no momento a compreensão de que aquela assinatura representava o meu desligamento do CFSD 2021. Em suma, assinei o documento como pediram. Ressalto que não estava completamente lúcido, não tive discernimento na hora do que estava fazendo”.

No documento enviado a reportagem o jovem desabafou. “O curso de formação CFSD 2021 é fruto de muito empenho e esforço da minha parte. Jamais tomaria uma decisão dessa em sã consciência. Gostaria de reverter o ato equivocado e ser reintegrado ao primeiro pelotão, da primeira companhia do CFSD 2021 o mais rápido possível”, alegou.

Por fim, Ribeiro afirmou que o ocorrido é caracterizado como abuso de autoridade. “É maus tratos e lesões de direito. De quase 200 alunos soldados, apenas de mim foi retirado esse direito”, comentou.

O outro lado da história

A reportagem entrou em contato com o comandante da Polícia Militar do Estado do Acre, coronel Paulo César Gomes. Ele garantiu que a portaria n° 1.678 está dentro dos conformes da Polícia Militar. “Sobre a portaria está correto”, disse. Em relação ao requerimento de Reginaldo, Paulo César Gomes foi enfático. “Sobre o requerimento desconheço”, concluiu.

Ao ser informado da resposta do comando da PM, Reginaldo Ribeiro, disse que o requerimento impetrado já havia, inclusive, o protocolo de recebimento do comando do curso de formação. Todavia, ele frisou que deverá entrar com um Mandado de segurança. “Com pedido de liminar para voltar imediatamente. Não almejo nada que não seja meu por direito: o curso de formação. Sou concursado. Estou entre as vagas que foram disponibilizadas em 2017”.

Entretanto, em meio às críticas ao curso de formação, Reginaldo manifestou respeito à Polícia Militar. “Eu tenho o maior respeito a polícia militar por ser uma instituição de prestígio e por ter amplo apoio da população. O braço armado do estado está presente nos 22 municípios acreanos. São poucas instituições do estado que acumula tantas responsabilidades e que está presente nas regiões mais longínquas do estado”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do São Francisco apresenta elenco para disputa da 2ª Divisão

Publicado

em

Fotos PHD: Angolano, Leozinho, Xandeco, Juan e Nathan chegam do futebol carioca para o São Francisco

A diretoria do São Francisco apresentou nesta terça, 22, no Carlos Simão, o elenco para a disputa do Campeonato Estadual da 2ª Divisão. A competição começa no dia 12 de agosto e o São Francisco estreia contra o Náuas.

“Temos parte do elenco definido e vamos realizar as últimas contratações. Queremos um grupo com opções para a nossa comissão técnica”, declarou o gestor de futebol, Lucas Silva.

Inicia preparação

Segundo Lucas Silva, o elenco Católico inicia os treinamentos nesta quarta, 22, no Carlos Simão e a meta é trabalhar forte nos próximos 20 dias.

“A maioria dos jogadores estão em atividade e isso vai facilitar na parte física. O objetivo é garantir o acesso para a primeira divisão”, afirmou o dirigente.

3º desafio na temporada

Depois de comandar o Vasco no Estadual da 1ª Divisão e no Sub-20, o técnico Erick Rodrigues foi apresentado oficialmente no São Francisco.

“Vamos para mais um desafio em 2025. Estamos montando um grupo e vamos lutar pelo acesso”, comentou o treinador.

Erick Rodrigues e o diretor Lucas Silva no Carlos Simão

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Juan Douglas rescinde com Independência e vai jogar na Malásia

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Juan Douglas foi uma das melhores contratações da temporada

O atacante Juan Douglas rescindiu contrato com o Independência nesta terça, 22, e vai jogar no futebol da Malásia na sequência da temporada de 2025. A última partida do atleta com a camisa Tricolor foi na derrota para o Águia no fim de semana, em Marabá, no Pará.

“Essa é uma grande oportunidade. Conversei com os dirigentes e acertamos a rescisão. Ainda temos um jogo no Brasileiro e vou ficar na torcida para podermos conquistar a classificação”, declarou Juan Douglas.

Viaja nesta terça

Juan Douglas ainda tentou ficar no Independência para a partida contra o Manauara no domingo, 29, na Arena da Floresta, mas os dirigentes malaios exigiram a apresentação imediata.

“Viajo nesta terça e me apresento ainda está semana. Tudo foi muito rápido, mas estou bastante motivado para esse desafio”, afirmou o atacante.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Duplas acreanas embarcam para disputa da Copa Regional

Publicado

em

Fotos FEAV: Carlos Leopoldo, Victor Hugo e Carlos no último treinamento em Rio Branco

As duplas acreanas Geisa e Raquel, no feminino, e Victor Hugo e Carlos, no masculino, embarcam nesta quarta, 23, para Boa Vista, Roraima, e no fim de semana disputam a Copa Regional de Vôlei de Praia, um dos eventos mais importantes da temporada. Além das duplas acreanas, a competição terá os donos da casa, Amazonas e Rondônia.

“Realizamos um bom período de preparação e temos possibilidades de lutar pelo título nos dois naipes. Os nossos atletas estão evoluindo a cada competição e isso é importante”, declarou o técnico Carlos Leopoldo.

Parceria com Estado

O presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano, destacou a parceria com o governo do Estado por meio da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) para a participação da seleção no torneio em Boa Vista.

“Essa parceria tem sido fundamental para estarmos presentes nos eventos”, afirmou João Petrolitano.

Raquel e Geisa (centro) querem lutar por medalha em Boa Vista

Comentários

Continue lendo