fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Aluno soldado da PM que foi desligado do curso após desmaios denuncia abuso

Publicado

em

O ex-aluno da Polícia Militar do Acre, Reginaldo Ribeiro da Silva, afirmou em denúncia que foi forçado a assinar seu termo de desistência do curso de formação no dia 02 de setembro

Por Saimo Martins 

O agora ex-aluno Soldado Reginaldo Ribeiro, matriculado no Curso de Formação do 1° pelotão da primeira Companhia da Polícia Militar do Acre em 2021, ingressou com um requerimento solicitando o cancelamento da assinatura de desligamento do curso ocorrida na última sexta-feira, 3, em Rio Branco. A portaria foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 8 de setembro. O documento foi protocolado no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa de Segurança e Justiça Francisco Mangabeira – CIEPS, situado na Via Verde, BR 364, Km 2, Jardim Europa.

Ribeiro contou que, no período da tarde, em meio ao sol quente, somente ele teve que ficar sem a chamada ‘cobertura’ da cabeça, conhecida por gorro, por conta de uma ordem do Sargento PM Batista responsável pelo 2° pelotão da primeira companhia do CFSD 2021, não ter permitido o uso durante as atividades. “Situação diferente dos demais alunos do curso, pois todos estavam usando suas coberturas, sofri dois desmaios com vômitos e os alunos do meu pelotão são testemunhas de tal fato, me sentindo tonto”, declarou.

Reginaldo ressaltou que em meio a confusão mental, chegou a ouvir dos militares “pede pra sair”, típica frase marcada no filme Tropa de Elite. “Na ocasião, foi me trago um documento para eu assinar. Todavia, eu não tinha no momento a compreensão de que aquela assinatura representava o meu desligamento do CFSD 2021. Em suma, assinei o documento como pediram. Ressalto que não estava completamente lúcido, não tive discernimento na hora do que estava fazendo”.

No documento enviado a reportagem o jovem desabafou. “O curso de formação CFSD 2021 é fruto de muito empenho e esforço da minha parte. Jamais tomaria uma decisão dessa em sã consciência. Gostaria de reverter o ato equivocado e ser reintegrado ao primeiro pelotão, da primeira companhia do CFSD 2021 o mais rápido possível”, alegou.

Por fim, Ribeiro afirmou que o ocorrido é caracterizado como abuso de autoridade. “É maus tratos e lesões de direito. De quase 200 alunos soldados, apenas de mim foi retirado esse direito”, comentou.

O outro lado da história

A reportagem entrou em contato com o comandante da Polícia Militar do Estado do Acre, coronel Paulo César Gomes. Ele garantiu que a portaria n° 1.678 está dentro dos conformes da Polícia Militar. “Sobre a portaria está correto”, disse. Em relação ao requerimento de Reginaldo, Paulo César Gomes foi enfático. “Sobre o requerimento desconheço”, concluiu.

Ao ser informado da resposta do comando da PM, Reginaldo Ribeiro, disse que o requerimento impetrado já havia, inclusive, o protocolo de recebimento do comando do curso de formação. Todavia, ele frisou que deverá entrar com um Mandado de segurança. “Com pedido de liminar para voltar imediatamente. Não almejo nada que não seja meu por direito: o curso de formação. Sou concursado. Estou entre as vagas que foram disponibilizadas em 2017”.

Entretanto, em meio às críticas ao curso de formação, Reginaldo manifestou respeito à Polícia Militar. “Eu tenho o maior respeito a polícia militar por ser uma instituição de prestígio e por ter amplo apoio da população. O braço armado do estado está presente nos 22 municípios acreanos. São poucas instituições do estado que acumula tantas responsabilidades e que está presente nas regiões mais longínquas do estado”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Manauara goleia Manaus e mantém os 100% no Brasileiro

Publicado

em

Foto FAF: Manauara marcou forte e ganhou duelo amazonense com sobras

O Manauara goleou o Manaus por 4 a 0 neste domingo, 26, no estádio Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas, e manteve os 100% de aproveitamento no grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D.Romarinho, Júnior Palmares, Cuadrado e Clemente fizeram os gols do Robô.

Líder isolado

O Manauara lidera o grupo A1 da Série D com 15 pontos e no próximo sábado, 1º, recebe o Humaitá na Colina pela 6ª rodada.

Manaus fora

A derrota deixa o Manaus fora da zona de classificação para a próxima fase. A equipe soma 5 pontos e no sábado, 1º, joga contra o São Raimundo, em Boa Vista, Roraima.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Endril Lima ganha a 3ª etapa do Campeonato Estadual

Publicado

em

Freitas Fotografias: Endril conseguiu a primeira vitória no Estadual

Com um tempo de 3:38:65, Endril Lima venceu neste domingo, 26, na Estrada do Aeroporto, a 3ª etapa do Campeonato Estadual de Ciclismo Velocidade. O garoto da Mega Giro fez um grande duelo com o experiente Antônio Frota (Time Honda) na prova contra o relógio.

“Esse é o resultado de muitos treinamentos. Não fui bem nas duas primeiras etapas, mas com a vitória volto à disputa do título da temporada”, declarou Endril Lima.

Campeonato aberto

O triunfo de Endril Lima na 3ª etapa mostra o equilíbrio do Estadual. Lázaro Cavalcante ganhou a primeira corrida da temporada e Antônio Frota venceu a segunda. Faltam duas etapas para o fechamento do Estadual e o título segue aberto.

Grandes disputas

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, grandes disputas marcaram mais uma etapa do Estadual.

“Estamos conseguindo promover um grande Estadual. Tivemos uma excelente etapa em todas as categorias e isso valoriza a competição”, afirmou Tuxauá Marques

Outros vencedores

Ronis Bento (Master A)

Kellington Almeida (Master B)

Isaac Martins (Master C)

Antônio Jacaré (Master D)

David da Silva (Iniciante)

Carlos Eduardo (Júnior)

Alannis Victoria (Elite feminino)

Liliana Costa (Master A)

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Kauê é aprovado no Flamengo e vai assinar por três anos

Publicado

em

Foto Igor Oliveira: Kauê ganha oportunidade em uma das principais base do Brasil

O meia Kauê, revelado na base do Galvez, foi aprovado no Flamengo depois de três semanas de avaliação. O garoto da periferia de Rio Branco é uma grande promessa do futebol acreano.

“Temos uma base forte e o Kauê é mais um garoto aprovado em um grande clube do futebol brasileiro. Isso serve para mostrar o trabalho esportivo e social revelado pelo Galvez”, comentou o presidente do Imperador, Igor Oliveira.

Meia com qualidade

Kauê,15, é um meia clássico. Habilidoso na perna esquerda e com grande capacidade de criação. O garoto tem qualidade técnica para ser um grande atleta e vai jogar na categoria Sub-16.

Por três temporadas

Segundo Igor Oliveira, os detalhes da negociação ainda serão fechados. Contudo, Kauê vai assinar por três temporadas e receberá uma ajuda de custo mensal.

“As condições oferecidas pelo Flamengo são excelentes. Ainda iremos definir o percentual, mas o importante agora é o melhor para o Kauê”, avaliou o dirigente.

Comentários

Continue lendo