Acre
Aleac homenageia General Ubiratan Poty por serviços ao Acre pelo Programa Calha Norte
Em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Estado Acre (Aleac) homenageou o General Ubiratan Poty, diretor do Programa Calha Norte, com a entrega do título de Cidadão Acreano. A honraria é concedida anualmente a personalidades indicadas pelos deputados que compõe o parlamento estadual.
Presidida pelo deputado Manoel Moraes (PP), a sessão solene foi realizada atendendo a requerimento nº 35/2024 da mesa diretora da Aleac, por ensejo da vinda do homenageado ao Acre para cumprimento de agenda institucional, uma vez que o mesmo não pôde estar presente ao ato solene de entrega dos títulos realizado no final de 2023, em Rio Branco.
Ao abrir a sessão, o deputado Manoel Moraes, representado a mesa diretora da Aleac e o governo do Estado, na condição de líder do Executivo no parlamento estadual, deu as boas-vindas aos presentes e sintetizou o que significa para o Poder Legislativo prestar a homenagem. “É uma satisfação para todos nós, uma honra”, expressou.
Primeiro a utilizar a palavra, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PP), que também é presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) considerou o ato de homenagear o General Poty “um marco na história do Acre”.
“Esse título é mais do que merecido porque é um homem que já serviu aqui num tempo difícil quando nem tinha estrada, era de batelão e depois em Brasília numa função que ele pode ajudar o Acre, um estado que ele adotou. Os deputados acertaram em cheio porque este homem é merecedor pela mudança que fez na gestão de convênios entre a União e os Estados e Municípios. A metodologia usada por ele nunca existiu e facilitou muito porque nós prefeitos sabemos da dificuldade que sempre tivemos junto aos ministérios em Brasília e ele tornou o processo ágil, acompanha a execução vindo in loco e sua forma de trabalhar trouxe uma maior tranquilidade para todos nós. Então muito obrigado por tudo que o senhor tem feito não só pelo Acre, mas por toda a nossa região Norte e o nosso Brasil. ”, reconheceu.
Co-autora da indicação para a homenagem ao General Poty, a deputada federal Socorro Neri (PP), representando a Câmara Federal, ao se pronunciar após ler a biografia do homenageado falou das motivações para tal.
“Este brasileiro honra a farda que veste e a vocação que assumiu em sua vida. Por sua biografia que por si só ele já e merecedor de todas honras que o povo amazônida e povo acreano possam lhe prestar. Ao conceder essa honra de cidadão acreano, a Assembleia Legislativa torna esse título ainda mais diferenciado, distinguido e honrado porque honrou alguém que está à altura. O senhor dignifica título e a honra é para todos nós que tivemos e que temos o privilégio de hoje termos coordenando um programa importantíssimo para nossa região que tanto já avançou nos municípios acreanos e da região Norte com melhorias que vão desde poços artesianos, estradas, escolas, unidades de saúde, mercados, espaços esportivos, maquinários, equipamentos e tudo que se possa imaginar para benefício e melhorar a nossa qualidade de vida dos acreanos e amazônidas”, destacouAo se pronunciar, o deputado Arlenilson Cunha (PL) , representou os 24 deputados que compõe o parlamento acreano. “A relevância e importância de suas contribuições par ao Acre e para a Amazônia são inestimáveis. Então fica aqui fica aqui o nosso reconhecimento, a nossa gratidão e o abraço de todos os deputados da Aleac que nesse ato concede esse tão honrado título como reconhecimento público ao seu trabalho e ao seu comprometimento com o desenvolvimento e o progresso da nossa região amazônica e do nosso Acre”, afirmou.
Também estavam presentes no plenário da Aleac: o comandante do Comando de Fronteira Acre do 4º Batalhão de Infantaria e Selva (Bis), Coronel Elmir Xavier; o comandante do 7º Batalhão de Engenharia e Construção (Bec), Tenente Coronel Aberlado Faria Filho; o subdiretor do Programa Calha Norte, Coronel Armindo Medeiros Júnior; e outros militares como o Coronel Colin e demais amigos do general.
“É um dia muito importante na minha vida”, diz General Poty
Após receber a honraria concedida pela Aleac, o General Ubiratan Poty expressou gratidão, reafirmou seu compromisso com o Acre e disse tratar-se de “um dia muito importante em sua vida”.
“Eu só tenho a agradecer a Assembleia Legislativa, aos 22 prefeitos do Acre, ao governador pela relação sempre amistosa em favor do interesse público e à bancada federal pela confiança no nosso trabalho. É um reconhecimento, mas eu olho também por outro lado do aumento do meu compromisso em procurar fazer mais e melhor na minha função de diretor Programa Calha Norte de continuar trabalhando, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região, do estado e dos municípios através dos governos e prefeituras”, reafirmou.
O General Poty destacou que o Acre é um dos estados que mais destina recursos para o Programa Calha Norte, através de emendas parlamentares individuais e de bancada e informou que vem ao estado pelo menos duas vezes ao ano para fazer vistorias em obras “com objetivo de agilizar as prestações de contas e garantir a celeridade na execução dos projetos”. Segundo ele, atualmente existem 33 obras em execução em 15 municípios do estado do Acre.
Ainda em sua fala, ele lembrou sua relação histórica com o Acre. “Eu tenho uma ligação muito grande com o estado do Acre porque eu servi aqui em 1985, comandei o pelotão de Assis Brasil em 86, pelotão de Brasiléia e Epitaciolândia e fiquei mais um tempo aqui em Rio Branco e tive também a grata satisfação de retornar para essa área aqui do Brasil, como comandante da brigada de Porto Velho, que enquadra o estado de Rondônia, o estado Acre, o sul da Amazônia. Então uma ligação muito afetiva com a região. Tenho muitos amigos aqui, muitos ex-militares que trabalharam comigo, então uma satisfação grande e agora já como diretor do programa”, lembrou.
Biografia do homenageado
General de Divisão, Ubiratan Poty ascendeu ao posto atual em 25 de novembro de 2015, oriundo do Colégio Militar de Fortaleza, incorporou às fileiras do Exército em 27 de fevereiro de 1978, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende – Rio de Janeiro, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981.
Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares do Exército, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, é possuidor dos cursos Básico Paraquedista, Operações na Selva Categoria “B” e Avançado de Inteligência.
Durante sua vida militar, destacam-se o desempenho das seguintes funções: – comandante do 1º Pelotão Especial de Fronteira, em Brasileia AC; – comandante do 2º Pelotão Especial de Fronteira, Assis Brasil/AC; – instrutor do Centro de Instrução de Guerra na Selva, em Manaus/AM; – comandante do 53º Batalhão de Infantaria de Selva, em Itaituba/PA; – Oficial de Estado-Maior do Quartel-General da Missão de Verificação de Paz das Nações Unidas, em Angola; – Adido Militar na República Oriental do Uruguai; – Analista e Subchefe do Centro de Inteligência do Exército. Como General, desempenhou as seguintes funções: – comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em Porto Velho/RO; – chefe do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia, em Manaus/AM; – chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, em Manaus/AM; – chefe do Centro de Inteligência do Exército em Brasília/DF; e – Passou para a reserva remunerada em 16 ago 2019.
Atual Diretor do Departamento do Programa Calha Norte DPCN/MD, assumiu ao cargo em 10 set 2019.
Texto: Lamlid Nobre
Fotos: Sergio Vale
Fonte: Assembleia Legislativa do AC
Comentários
Acre
Carro perde freios e cai em ribanceira no Bujari; idosa fica ferida
Vítima de 63 anos foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado estável
Um acidente de trânsito registrado no final da tarde desta quarta-feira (20) deixou a idosa Maria Elza da Silva, de 63 anos, ferida após o carro em que estava perder os freios e despencar em uma ribanceira na Rua Clotilde Nonato, no loteamento Manoel Leão, região central de Bujari.
Segundo testemunhas, Maria Elza estava acompanhada de uma pastora em um Fiat Uno azul quando, ao realizar uma curva, o veículo apresentou falha mecânica, saiu da pista e caiu em uma área de mata por onde passa um esgoto.
Com o impacto, a idosa sofreu traumas no ombro, no peito e nas costas. A outra ocupante do carro não se feriu.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico ao local. Após receber os primeiros atendimentos, Maria Elza foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.
O veículo foi retirado da ribanceira com auxílio de um trator.
Comentários
Acre
Governo e servidores da Saúde tensionam sobre PCCR na Aleac, mas secretário garante prazo
Em reunião da Comissão de Saúde, Luiz Calixto, da Sejug, assegurou que proposta de Plano de Carreira será finalizada até 30 de setembro, como previsto, mas sindicatos pedem agilidade e combatem “boatos” de que medida não sairá

Os servidores pediram ao secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, que antecipe a finalização do PCCR, agendado para 30 de setembro. A ideia é que o Plano seja finalizado no final de agosto e início de setembro. Foto: arquivo
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) discutiu nesta quarta-feira (20) a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores da saúde em meio a um clima de tensão entre governo e categoria. Enquanto sindicatos denunciam uma campanha de desinformação nas unidades de saúde, o governo garante que o cronograma será cumprido até 30 de setembro.
Jean Lunier, presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesac), fez um forte discurso durante a reunião: “Repudiamos as falas que estão sendo feitas dentro das unidades, estamos sendo cotados de mentirosos e enganadores. Isso é um golpe baixo”. Os servidores pediram celeridade na finalização do plano, solicitando que seja antecipado para final de agosto ou início de setembro.
Em resposta, o secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, afirmou que não há motivos para conflitos: “Esse prazo será cumprido. Quando digo que não há dinheiro para todos, estou sendo honesto”. Ele detalhou que a minuta do PCCR está em análise final nas secretarias de Administração, de Governo e na Procuradoria Geral do Estado.
E reforçou: “o cronograma está em curso e será cumprido. Eu falei com o secretário adjunto, e ele me disse que até o dia 30 a parte dele está concluída, que é o estudo de impacto, tem várias questões que foram relacionadas sobre Igesac, sobre tabelas que precisaram ser discutidas novamente”, afirmou Calixto.
O deputado Adailton Cruz (PSB) explicou que a votação do novo plano depende de uma “folga fiscal” – quando o Estado ficar abaixo do limite de gastos com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O impasse reflete a pressão por melhorias salariais frente às restrições orçamentárias do estado.
Comentários
Acre
Acre se prepara para nona friagem de 2025 com previsão de ventanias e queda brusca de temperatura
Fenômeno deve atingir o estado a partir de domingo (24) com ventos fortes, chuvas intensas e possível queda de até 10°C; Vale do Juruá e região central serão as mais afetadas

Apesar das noites frias, o sol deve aparecer durante o dia. Após a friagem, uma massa de ar seco pode reduzir a umidade do ar para níveis entre 15% e 25% no leste e sul do estado. Foto: captada
O Acre deve registrar a partir do próximo domingo (24) a nona friagem do ano, com uma massa de ar frio avançando sobre a Amazônia Ocidental e provocando queda brusca nas temperaturas em várias regiões do estado. A previsão foi divulgada nesta quarta-feira (20) pela Assessoria Meteorológica do Acre, alertando para ventanias, chuvas intensas e possíveis tempestades.
Até sábado (23), o estado ainda manterá as características típicas do período: calor e chuvas isoladas. A mudança brusca deve começar no domingo pela manhã, com ventos fortes do sudeste anunciando a chegada do frio. As regiões mais afetadas serão regional do alto acre e baixo acre e o centro do estado, onde há previsão de raios e ventanias mais intensas.
O fenômeno, comum nesta época do ano mas em quantidade atípica para 2025, pode provocar reduções de até 10°C nas temperaturas máximas, especialmente durante a madrugada e início da manhã. Defesa Civil e órgãos meteorológicos recomendam que a população se prepare para as mudanças bruscas de temperatura e evite atividades em áreas abertas durante as ventanias.
O que esperar da friagem:
Domingo (24/08): Ventos fortes do sudeste, possibilidade de chuvas intensas, raios e ventanias (especialmente na fronteira e centro do estado)
Segunda (25/08) a Quarta (27/08): Noites e madrugadas frias, com mínimas entre 12°C e 15°C no leste e sul do Acre (incluindo Rio Branco e Brasileia)
Sol durante o dia, mas com sensação de frio intenso
Umidade do ar pode cair para 15%-25% após a passagem da friagem
Previsão de temperaturas mínimas por região:
Cidade | Temperatura Mínima Prevista |
---|---|
Rio Branco | 12°C a 15°C |
Brasileia | 12°C a 15°C |
Cruzeiro do Sul | 17°C a 20°C |
Tarauacá e Feijó | 15°C a 18°C |
Boca do Acre (AM) | 14°C a 17°C |
Climático em 2024:
Temperatura mais baixa registrada: 10,9°C em Epitaciolândia (3 de julho)
Umidade mais baixa: 19% em Rio Branco (15 de agosto)
Um novo boletim com detalhes sobre a intensidade da friagem será divulgado na sexta-feira (22/08), às 16h (horário do Acre).
Recomendações:
Redobrar atenção com idosos e crianças
Evitar exposição prolongada ao frio
Hidratar-se devido à baixa umidade do ar prevista
Fonte: Assessoria Meteorológica do Acre
Você precisa fazer login para comentar.