Acre
MPAC se reúne com as associações representativas das pessoas com lúpus, fibromialgia e renais crônicos
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Apoio de Defesa da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência e da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, se reuniu nesta quinta-feira, 16, com representantes da Associação de Fibromiálgicos do Acre e da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados do Acre. O encontro teve como intuito compreender as necessidades de ambos os grupos e a melhor forma de atendê-los.
A reunião, conduzida pela procuradora de Justiça Gilcely Evangelista e o promotor de Justiça Ocimar Sales, estabeleceu um diálogo entre o MPAC e as associações, ocasião em que os representantes puderam apresentar questões como a demora dos atendimentos médicos, a dificuldade de acesso aos medicamentos e o não cumprimento da garantia de seus direitos por algumas entidades.
“Tivemos um diálogo importante, tratando sobre os principais anseios dos pacientes com lúpus, fibromialgia e renais crônicos, especialmente quanto aos serviços de saúde que necessitam. Ainda, cabe destacar a necessidade de inclusão de pessoas com deficiências ocultas em nossa sociedade, razão pela qual o Ministério Público pretende realizar um fórum para fortalecer uma cultura na qual todos os indivíduos vivam com igual respeito e dignidade”, disse o promotor de Justiça Ocimar Sales.
Gabriel Vitorino – Estagiário
Agência de Notícias MPAC
Fonte: Ministério Publico – AC
Comentários
Acre
Previsão do Tempo: Chuvas no Oeste do Acre e Estabilidade em Rio Branco e demais cidades nesta quinta-feira (19)
De acordo com a Defesa Civil Estadual, já são mais de 387 mil pessoas afetadas nas zonas urbana e rural da capital. Esta situação generalizada perdura há dois meses
Um fluxo de umidade vindo do norte da Amazônia está causando um aumento na nebulosidade e provocando chuvas na região oeste do Acre, conforme informações do Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Enquanto isso, em Rio Branco e outras cidades, a previsão é de tempo estável, com céu variando de claro a parcialmente nublado. No período da tarde, pancadas de chuva e trovoadas podem ocorrer em áreas isoladas nos vales do Taraucá/Envira e Juruá. Em outras partes do estado, a expectativa é de céu claro, sem previsão de chuvas.
Seca extrema no estado
Todos os 22 municípios do Acre estão em situação de emergência devido à seca extrema que atinge todas as bacias hidrográficas do estado. Moradores de cidades e comunidades ribeirinhas relatam um constante risco de desabastecimento.
Segundo a Defesa Civil Estadual, mais de 387 mil pessoas nas zonas urbana e rural de Rio Branco já foram afetadas pela crise hídrica, que se agrava há dois meses.
O manancial da capital está abaixo de 4 metros há mais de três meses, acendendo alertas sobre a gravidade da situação e a necessidade de medidas urgentes para enfrentar os desafios da seca.
Confira a previsão completa:
Alto Acre
Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 20°C e a máxima de 36ºC.
Baixo Acre
Mínima de 21°C e máxima de 35ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.
Vale do Juruá
Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Waltere Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 20ºC e 34ºC.
Vale do Purus
Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 21ºC e 34ºC.
Vale do Tarauacá/Envira
Por fim, em Feijó, Tarauacá e Jordão as temperaturas variam entre 20ºC e 34ºC.
Comentários
Acre
Mulher com mandado de prisão é localizada na zona rural de Epitaciolândia
O Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) prendeu uma mulher com mandado de prisão em aberto, identificada pelas iniciais E.A.A., após receber informações de que ela estaria escondida em um ramal com acesso no km 32, na zona rural de Epitaciolândia.
A guarnição se deslocou até o local e encontrou a foragida da justiça na área externa da residência, na companhia de sua filha e do genro, que já tinham conhecimento do mandado de prisão contra ela. Após a confirmação dos fatos, E.A.A. foi conduzida à delegacia para os procedimentos legais, sem a necessidade de uso de algemas.
Durante a abordagem, a mulher apresentava lesões no pulso esquerdo, aparentemente causadas por um objeto cortante. Ao ser questionada, a filha informou que a mãe faz uso de medicamentos controlados e teria tentado cortar os pulsos em uma tentativa de suicídio.
A autora foi entregue à autoridade policial para as medidas cabíveis.
Comentários
Acre
Homem com mandado de prisão é detido no centro de Epitaciolândia
Durante patrulhamento no centro de Epitaciolândia, o Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO), abordou um indivíduo em atitude suspeita. Ao notar a presença da equipe, o homem demonstrou nervosismo, olhando repetidamente para trás e apressando o passo na tentativa de desviar sua rota.
Diante da suspeita, os policiais realizaram a abordagem e identificaram o suspeito como Estevan Manoel Furtuna da Silva. Após consulta no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, número 0000625-52.2022.8.01.0004.011.0003-19.
Estevan foi algemado para prevenir qualquer tentativa de fuga e garantir sua integridade física, bem como a da guarnição. O homem foi encaminhado sem lesões à Delegacia de Polícia Civil de Epitaciolândia, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.
Você precisa fazer login para comentar.