Acre
Terceira usina fotovoltaica é inaugurada na sede do TJAC
Nova instalação já apresenta bons resultados, como geração de energia limpa e economia para os cofres públicos
A Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) segue atuante na implantação de alternativas sustentáveis. Diferentes iniciativas e campanhas demonstram o compromisso do Judiciário acreano em contribuir com um meio ambiente limpo e condizente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Dentre as ações implementadas, destaca-se a introdução de usinas fotovoltaicas em edifícios da Justiça estadual, que hoje ganhou reforço. Foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, 17, pela presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, mais uma usina solar, a terceira do Judiciário acreano. O evento ocorreu na sede-administrativa, local escolhido para as novas instalações.
Na solenidade, a desembargadora-presidente Regina Ferrari destacou que essa tecnologia expõe o comprometimento do Judiciário do Acre com a sustentabilidade, além de gerar benefícios econômicos e atender às normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“A usina não apenas nos coloca na vanguarda da adoção de energias renováveis, mas também contribui para o cumprimento de uma das metas da Agenda 2030, demonstrando o nosso comprometimento com o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro mais justo e equitativo para as gerações presentes e futuras”, ressaltou a presidente.
Também estiveram presentes no evento o vice-presidente Luís Camolez; a decana da Corte estadual, Eva Evangelista; o desembargador Nonato Maia; as diretoras e diretores da Instituição; o representante da empresa Aura Engenharia, Wagner Barbosa; e servidoras e servidores da Diretoria de Logística (Dilog), responsáveis pelo projeto.
Terceira usina fotovoltaica
Composta por 295 placas solares de 575 Watts, a nova instalação gerará aproximadamente 17.000 kWh/mês (Quilowatts hora por mês), ou seja, o suficiente para atender aproximadamente 111 residências.
Segundo a engenheira elétrica do TJAC, Hilary Costa, foram investidos 700 mil reais de recursos próprios da Instituição. Além disso, destacou que a usina já apresenta os primeiros resultados positivos para as contas de energia do Judiciário acreano.
Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Mulher com mandado de prisão é localizada na zona rural de Epitaciolândia
O Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) prendeu uma mulher com mandado de prisão em aberto, identificada pelas iniciais E.A.A., após receber informações de que ela estaria escondida em um ramal com acesso no km 32, na zona rural de Epitaciolândia.
A guarnição se deslocou até o local e encontrou a foragida da justiça na área externa da residência, na companhia de sua filha e do genro, que já tinham conhecimento do mandado de prisão contra ela. Após a confirmação dos fatos, E.A.A. foi conduzida à delegacia para os procedimentos legais, sem a necessidade de uso de algemas.
Durante a abordagem, a mulher apresentava lesões no pulso esquerdo, aparentemente causadas por um objeto cortante. Ao ser questionada, a filha informou que a mãe faz uso de medicamentos controlados e teria tentado cortar os pulsos em uma tentativa de suicídio.
A autora foi entregue à autoridade policial para as medidas cabíveis.
Comentários
Acre
Homem com mandado de prisão é detido no centro de Epitaciolândia
Durante patrulhamento no centro de Epitaciolândia, o Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO), abordou um indivíduo em atitude suspeita. Ao notar a presença da equipe, o homem demonstrou nervosismo, olhando repetidamente para trás e apressando o passo na tentativa de desviar sua rota.
Diante da suspeita, os policiais realizaram a abordagem e identificaram o suspeito como Estevan Manoel Furtuna da Silva. Após consulta no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, número 0000625-52.2022.8.01.0004.011.0003-19.
Estevan foi algemado para prevenir qualquer tentativa de fuga e garantir sua integridade física, bem como a da guarnição. O homem foi encaminhado sem lesões à Delegacia de Polícia Civil de Epitaciolândia, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.
Comentários
Acre
MPAC prestigia Sessão Solene de concessão do título de Doutor Honoris Causa
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, na terça-feira, 17, da Sessão Solene de Outorga de título de Doutor Honoris Causa, realizada pela Universidade Federal do Acre (Ufac).
A procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira Lima, prestigiou o evento, representando o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento.
Foram homenageados, o ex-governador do Estado do Acre, José Augusto de Araújo (in memoriam) e a professora do curso de Psicologia da Ufac, Inez Maria Jalul Araújo de Oliveira.
O título de Doutor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), é destinado a homenagear cidadãos que se destacaram pelo saber ou por sua atuação em prol das artes, ciências, filosofia, letras, e em defesa da paz e da justiça social.
Fotos: Clóvis Pereira
Você precisa fazer login para comentar.