Flash
Aleac debate comércio bilateral: “O corredor bioceânico vai impulsionar o crescimento do Acre”, diz Gonzaga
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), participou nesta terça-feira (11) de reunião com representantes do governo do Acre e equipe de relações internacionais para tratar sobre o corredor bioceânico e ações para exportação e integração pelo Arco Norte, eixo de escoamento para exportações aos países sul-americanos.
A consultora de relações internacionais, Marta Cerqueira Melo, apresentou aos participantes estratégias de fortalecimento do corredor bioceânico. Ela explicou que o modelo de centro unificado e fronteiras poderá beneficiar o comércio bilateral entre Acre e Peru.
“Muitas ações estão sendo feitas para consolidadar o corredor que é fundamental tanto no ponto de vista do fortalecimento da integração sul-americana quanto do desenvolvimento da infraestrutura e logística do Arco Norte. O grande desafio é criar um espaço aduaneiro que seja compatível com a estratégia do corredor bioceânico. Estamos propondo uma modelo de centro unificado de fronteiras que já existe na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e trazer pra cá um modelo parecido que vai garantir agilidade tanto para cargas quanto para turistas no fluxo para o Peru”, explicou.
O presidente Luiz Gonzaga destacou que a união dos poderes, instituições e empresários é fundamental para que o corredor bioceânico funcione na prática e impulsione o crescimento econômico do estado do Acre. O parlamentar também reconheceu que o esforço do governador Gladson Cameli para integrar o Acre comercialmente com outras regiões.
“A união dos poderes, instituições, comércio e indústria é muito importante para esse fortalecimento do corredor bioceânico e desenvolvimento do Acre. A Aleac e o governo do Estado têm essa visão e por isso estamos discutindo estratégias para que o comércio bilateral aconteça, pois é importante para o crescimento do nosso estado. O governador Gladson tem trabalhado para integrar o Acre a outros centro comerciais pelo mundo”, disse o presidente.
O secretário de Estado de Indústria, Ciència e Tecnologia, Assur Mesquita, destaca que o Acre tem avançado nas parcerias com o governo do Peru para o desenvolvimento do comércio bilateral e turismo entre as duas regiões. Assur destaca a importância do governador Gladson e o presidente Gonzaga na luta pelo comércio bilateral.
“Dentro da estratégia do governo em parceria com a Aleac para o fortalecimento do corredor está a união das instituições e planejamento a médio e longo prazo. Já estamos realizando parcerias com estados vizinhos e o Peru para apresentar nossos produtos e pacores de turismo. Essa rota do pacífico é o grande propulsor desse movimento. Os negócios já estão acontecendo com empresários aderindo a essa proposta. O Legislativo tem nos ajuado nesse processo com o apoio do presidente Gonzaga. O nosso governador também tem dado atenção especial para o setor industrial e comércio do Acre com outros países”, disse Assur.
Por fim, o secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, afirmou que o governo e demais órgãos irão criar um grupo de trabalho para definir as prioridades do estado no comércio com outros países.
“Hoje o estado do Acre já está inserido nessa rota de integração comercial e vamos criar um grupo de trabalho para definir estratégias para impulsionar a economia do Acre. A partir de agora vamos criar uma logística e desembaraçar as questões burocráticas para aproveitar o corredor bioceânico”, disse.
Comentários
Flash
Família fica gravemente ferida após motociclista ignorar sinalização e ser atingido por carro em Rio Branco
Acidente ocorreu no bairro Conquista; homem está em estado grave e criança de 8 anos estava sem capacete no momento da colisão
O motociclista Juvenil Gomes Leite, de 49 anos, sua esposa Michelle e uma criança de 8 anos ficaram gravemente feridos após um acidente de trânsito ocorrido na noite deste sábado (21), no cruzamento da Rua Fonte Nova com a Rua Padre Cícero, no bairro Conquista, em Rio Branco.
Segundo testemunhas, Juvenil trafegava em uma motocicleta Yamaha Factor vermelha (placa NAF-3F92) no sentido bairro-centro, quando não respeitou a placa de parada obrigatória e avançou pela Rua Fonte Nova. No mesmo instante, um veículo Honda Civic preto (placa FBZ-4060) seguia pela via preferencial e colidiu violentamente com a moto.
Com o impacto, os três ocupantes da motocicleta foram arremessados sobre a calçada, enquanto o veículo de duas rodas foi arrastado por cerca de sete metros. Juvenil sofreu múltiplas fraturas no braço direito e na perna esquerda, além de um corte profundo na cabeça. Michelle teve fraturas na perna esquerda, corte na cabeça, hematomas faciais e apresentava sinais de desorientação. A criança, que não utilizava capacete, sofreu escoriações e sangramentos em várias partes do corpo.
Populares prestaram os primeiros socorros e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou duas ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado. Após os atendimentos iniciais, os feridos foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
Juvenil permanece em estado grave, enquanto Michelle e a criança apresentam quadro clínico estável.
Equipes do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) estiveram no local, isolaram a área para o trabalho da perícia e liberaram os veículos após os procedimentos de praxe. Segundo relatos, a motocicleta estava em alta velocidade no momento do acidente.
As circunstâncias do acidente seguem sob apuração pelas autoridades de trânsito.
Comentários
Flash
Governo lança oficialmente a Expoacre Juruá 2025 em Cruzeiro do Sul
Buscando integrar inovação, desenvolvimento econômico, inclusão produtiva e reconhecimento da identidade cultural local, o governo do Acre lançou oficialmente, neste sábado, 21, a 20ª edição Expoacre Juruá. A solenidade de apresentação da segunda maior feira agropecuária do Acre, foi realizada com almoço no hall de entrada do estádio Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
O evento, que antecede a feira marcada para o período de 1º a 6 de julho, foi prestigiado pelo governador Gladson Camelí, secretários de Estado, deputados, parceiros que atuarão na organização da feira, empresários e lideranças locais.

Governo lança Expoacre Juruá 2025, neste sábado, 21. Foto: Marcos Santos/Secom
O governador Gladson Camelí destacou sua expectativa quanto ao impacto econômico da 20ª edição, ressaltando o compromisso do Estado juntamente com parcerias como a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Associação Comercial Empresarial de Cruzeiro do Sul, Sistema S entre outros integrantes na realização do que considera o maior evento já promovido na região. A feira contará com grandes atrações nacionais e diversas oportunidades voltadas ao empreendedorismo e ao fortalecimento da economia local.

Gladson Camelí: “Conto com o apoio da população, venham aproveitar a Expoacre Juruá 2025”. Foto: Marcos Santos/Secom
De acordo com o gestor, além de proporcionar lazer e diversão à população, a feira se consolida como uma importante vitrine para a economia local. “Isso é fruto de um conjunto de união, é um salto a mais para o desenvolvimento regional e do agronegócio para que possamos gerar cada vez mais emprego, renda e também cuidar das pessoas. Esse é o nosso grande objetivo. Além de termos novidades nas atrações, nós vamos ter a oportunidade de expor e receber novos visitantes que ainda não conhecem a nossa região, a região aqui do Juruá, para mostrar ainda mais o potencial que o nosso estado tem. Então, estou muito feliz”, destacou o governador.

Estima-se recorde de público para os 20 anos da Expoacre Juruá 2025. Foto: Marcos Santos/Secom
Durante os dias de evento, Cruzeiro do Sul será o destino de produtores rurais, empresários, artistas e visitantes de diversas partes do país.
Ao lado do chefe do Executivo acreano, a vice-governadora Mailza Assis também esteve presente e ressaltou a relevância da feira. “Estamos diante de uma das maiores edições, isso é simbólico, histórico, e reforça o nosso compromisso e também confirma a responsabilidade e o compromisso do governo do Estado em valorizar as regiões. Esse evento fortalece a cultural, o negócio, o empreendimento, a produção”, afirmou.

Mailza Assis: “O Juruá é uma região de riquezas naturais, de um povo forte, aguerrido e cheio de esperança, temos um compromisso a zelar por esse povo”. Foto: Marcos Santos/Secom
Fazendo parte do lançamento, a vice-prefeita de Cruzeiro do Sul, Delcimar Leite, reiterou a parceria com o Estado para impulsionar projetos que promovam o progresso da região. “Todos os anos a gestão vem sendo parceira de todos os eventos promovidos, nosso foco é fortalecer a feira e por determinação do prefeito Zequinha Lima todas as secretarias estão empenhadas e a disposição do governo do Estado”, reforçou.

Delcimar Leite: “Nossa economia é aquecida, o Juruá tem grande potencial e podemos desenvolver muito mais a região”. Foto: Marcos Santos/Secom
A Expoacre Juruá 2024 alcançou uma movimentação financeira de R$ 36,6 milhões, representando um crescimento de 63,95% em relação à edição de 2023, que havia registrado R$ 22 milhões, esse ano a expectativa é bem maior.
Programação da Expoacre Juruá 2025 promete atrair público recorde
O governo elaborou uma programação diferenciada para receber o público da Expoacre Juruá 2025. No estádio Arena do Juruá, está sendo estruturado um espaço ampliado que contará com parque de exposições, arena de rodeio, palcos principal e alternativo, além de estandes que vão reunir uma ampla variedade de empresas e entidades. A expectativa é de que o evento registre um recorde de público ao longo dos seis dias de realização.
Acompanhe a programação completa da 20ª edição da feira:
Terça-feira, 1º de julho – Abertura oficial, prova dos três tambores e show nacional da banda Raça Negra;
Quarta-feira, 2 de julho – Prova team roping “laço em dupla” e show nacional com o cantor Gustavo Lima;
Quinta-feira, 3 de julho – Abertura do rodeio, Luta Nauas Combat e Show gospel com cantor Isaías Saad;
Sexta-feira, 4 de julho – Rodeio e Show nacional com o cantor Marcynho Sensação;
Sábado, 5 de julho – Cavalgada, Encerramento do rodeio e Festival Vila Kids;
Domingo, 6 de julho – Casamento Coletivo e shows nacionais com cantores Wesley Safadão e Eric Land.
O acesso aos shows será gratuito, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar). A coleta dos donativos será feita pelo programa Mesa Brasil, que estará presente durante todos os dias da feira.
O que disseram
“Por determinação do governador, esse ano traremos novidades em várias áreas, houve mudanças no local do rodeio, que antes era ao fundo, e hoje nós vamos estar na área central, bem maior e mais confortável para a população, esse ano os cinco classificados da Expoacre Juruá 2025 estarão na Expoacre em Rio Branco, disputando uma camionete e uma vaga para o grande rodeio do Brasil, que é Barretos 2025. Fizemos uma seleção dos melhores peões e as premiações serão bem recheadas”, informa Marcos Pereira, chefe do escritório da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) em Cruzeiro do Sul.
“A Expoacre Juruá 2025 é uma grande vitrine de negócios onde é a expressão máxima de geração de economia, o turismo, serviços do comércio, indústria, tecnologia e agricultura estarão presentes nesse espaço, a indústria será ampliada, terá novidades, empresas industriais, estamos colocando também startups, criamos um espaço de tecnologia para a juventude, conectando o mercado de tecnologia, inteligência artificial, uma amostra desse campo de conhecimento para inspirar os jovens a entrar no mundo da tecnologia. E concluindo com um grande evento voltado para o mercado de games”, informa Assurbanípal Mesquita, secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict).
Comentários
Flash
Estudantes brasileiros presos em Cobija por estacionar em rua sem saída são liberados e responderão em liberdade

Brasileiros foram algemados e conduzidos para uma pequena cela por cerca de 35 horas.
Advogado contesta ação policial boliviana e questiona ausência de sinalização em rua onde ocorreu a abordagem; consulado acompanhou o caso durante audiência.
Dois estudantes brasileiros de medicina foram detidos na manhã da última sexta-feira (21) pela Polícia Nacional Boliviana, em Cobija, capital do Departamento de Pando, cidade que faz fronteira com o Acre. A dupla, identificada pelas iniciais L.C.L. e R.C.G., foi acusada de roubo agravado após ser flagrada, supostamente, retirando um dispositivo de bloqueio de rodas — conhecido como “grampa” — de um veículo estacionado em local considerado irregular.

Estudantes ficaram presos por cerca de 35 horas até serem liberados após audiência.
O caso ocorreu por volta das 11h em uma rua sem saída próxima ao centro comercial da cidade, um trecho frequentemente alvo de reclamações devido à falta de sinalização de trânsito. Segundo informações repassadas à imprensa local, a polícia foi acionada por transeuntes que perceberam movimentações suspeitas ao redor de um carro modelo Hyundai. Ao chegar ao local, os agentes encontraram o imobilizador de rodas no porta-malas do veículo e efetuaram a prisão dos brasileiros em flagrante.
Os estudantes disseram que o objeto estava praticamente solto e a intenção era levar ao órgão fiscalizador para ser entregue e pagar a multa imposta, argumento não aceito pelos policiais que os detiveram, levados algemados para uma pequena cela, ficando mais de 24 horas presos até a audiência.

Rua onde foram detidos não tem saída e não possui sinalização.
A ação gerou questionamentos da defesa dos estudantes. Segundo o advogado responsável pelo caso, a abordagem foi arbitrária e a falta de sinalização no local invalida a acusação de estacionamento irregular. Ele também colocou em dúvida a legalidade da atuação policial, sugerindo abuso de autoridade.
A audiência de custódia aconteceu na noite de sábado (22) e contou com a presença de uma representante do Consulado Brasileiro em Cobija, que prestou apoio aos detidos. Após cerca de 35 horas sob custódia, os estudantes foram liberados e responderão ao processo em liberdade.

Carro e objetos pessoais ficaram retidos e serão liberados na segunda-feira, dia 23.
O advogado informou ainda que o veículo e os pertences dos estudantes, apreendidos durante a operação, deverão ser devolvidos na segunda-feira (23). O consulado segue acompanhando o caso e prestando assistência consular aos cidadãos brasileiros.
Você precisa fazer login para comentar.