fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Alan Rick avança com tratativas para implantação de aterros sanitários no Acre

Publicado

em

Estado pode ser o primeiro do país a ter projetos totalmente financiados pelo Fundo Garantidor da Infraestrutura Regional Sustentável, sem custos para os municípios

O Senador Alan Rick (União Brasil) colocou como uma das prioridades do novo mandato ajudar os municípios do Acre a implantarem aterros sanitários até 2024, prazo final para que todas as cidades brasileiras tenham locais para descarte do lixo em conformidade com a legislação ambiental.

Atualmente, apenas a capital Rio Branco tem aterro. Todos os demais municípios operam o serviço de coleta e descarte de lixo sob Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com o Ministério Público Estadual, uma vez que, pela Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010, o prazo para a implantação dos aterros era 2014. Como mais da metade das prefeituras brasileiras não conseguiu cumprir a determinação, em 2020, foi aprovado o Novo Marco do Saneamento, estendendo a data para 2024.

Uma das soluções para esse grave problema é a formação de um ou mais consórcios entre os municípios, para concessão de parcerias público-privadas (PPPs), com projetos totalmente financiados pelo Fundo Garantidor da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e sem custos para os municípios.

O assunto foi pauta de reunião do parlamentar com o Diretor da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Denilson Campello, nesta terça-feira, 07, em Brasília.

Na próxima segunda-feira, 13, os dois participarão de uma reunião com prefeitos, governo do estado e a Associação dos Municípios do Acre (AMAC), em Rio Branco. “A implantação e manutenção de um aterro sanitário tem custo muito elevado, por isso 21 das 22 prefeituras do Acre ainda não conseguiram fazer. Quando os municípios se juntam em consórcios, é mais fácil de viabilizar, porque a responsabilidade é dividida entre eles e o serviço é prestado para todos.” – explicou o senador.

Conforme Campello, todos os municípios poderão se unir em um único consórcio ou formar pequenos consórcios entre duas ou mais cidades e ter o projeto totalmente financiado pelo FDIRS. “O Acre seria o primeiro Estado a ter um projeto totalmente financiado pelo Fundo. Além disso, as prefeituras não precisarão devolver o dinheiro, pois esse valor será incluído no custo total do serviço e a empresa vencedora da concessão é quem banca. Outro ponto a salientar é que os municípios terão total gestão sobre os contratos com a possível empresa vencedora.” – esclareceu.

O Fundo Garantidor da Infraestrutura Regional Sustentável também financia outros tipos de projetos, também na área do saneamento básico, iluminação pública e habitação. “Se conseguirmos viabilizar o projeto dos aterros pelo Fundo, poderemos avançar ainda mais em um futuro próximo. Investir em Saneamento Básico é investir em saúde pública.” – finalizou Alan Rick.

Comentários

Continue lendo

Geral

Policiais de Sena Madureira impedem ataque de criminosos no município

Publicado

em

Policiais militares do Grupamento de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro) de Sena Madureira (8º BPM) impediram que criminosos realizassem um ataque na área do 2º Distrito do município, na noite deste sábado, 16. Na ação, uma arma de fogo, materiais para o ataque e drogas foram apreendidos.

Durante patrulhamento, uma equipe do Giro do 8ºBPM, em Sena Madureira, recebeu uma denúncia de que três homens armados estavam no bairro Bosque, na região do 2º Distrito, se preparando para efetuar um ataque na região. Após colhidas as informações, os militares foram ao local.

Durante buscas pelo local, os policiais avistaram dois suspeitos, que, ao perceberam a presença do Giro, empreenderam fuga. No entanto, a guarnição conseguiu detê-los. No local, os militares encontraram uma bolsa contendo um revólver calibre .38 com 05 munições, 16 trouxinhas de maconha, 21 trouxinhas de crack, 01 trouxinha de pasta base de cocaína, uma faca, lanternas, toucas e capuzes.

A ação criminosa foi frustrada pelos policiais e os detidos foram conduzidos com o material apreendido à delegacia, para prosseguimento das medidas legais.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

PM prende dois por receptação após encontrar moto roubada em frente a casa noturna em Rio Branco

Publicado

em

Dupla tentou fugir ao avistar policiais; com um dos suspeitos, agentes encontraram chave do veículo com restrição de roubo

Próximo ao veículo, dois indivíduos com características repassadas pelo COPOM tentaram retornar ao interior do clube ao avistarem a equipe policial, mesmo assim foram abordados. Foto: cedida 

Policiais militares do 3º Batalhão da PMAC prenderam dois homens por receptação na noite deste sábado (16), após localizarem uma motocicleta roubada estacionada em frente ao Espaço Dançante VIP, na Estrada Jarbas Passarinho.

Durante patrulhamento de rotina, os militares identificaram a moto de placa NCP-7A53, que constava com restrição de roubo. Ao avistarem a equipe policial, dois homens próximos ao veículo tentaram se esconder dentro do clube, mas foram abordados. Com um deles, os agentes encontraram a chave que ligava a motocicleta.

Ao serem questionados, os suspeitos deram versões conflitantes sobre como haviam obtido o veículo. Diante das inconsistências e da comprovação do roubo, a dupla foi detida e levada à Delegacia Central de Flagrantes (Defla), junto com a moto recuperada. O caso segue para as providências legais.

A ação faz parte do trabalho contínuo de combate a crimes contra o patrimônio na região. A PMAC reforça a importância da população comunicar atividades suspeitas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Operação da PM em Sena Madureira prende suspeitos por tráfico e apreende arma e drogas

Publicado

em

Material incluía entorpecentes, pistola, touca ninja e faca; detidos foram levados para delegacia, mas polícia ainda não divulgou detalhes completos

Os suspeitos e o material foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira. Foto: captada 

Em uma operação de patrulhamento na noite deste sábado (16), a Polícia Militar de Sena Madureira prendeu em flagrante suspeitos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Segundo as autoridades, além dos entorpecentes e da arma, foram apreendidos uma touca ninja, uma faca e outros objetos.

A ação ocorreu durante uma abordagem da PM, mas detalhes como o número de detidos, o local exato da ocorrência e a quantidade de drogas apreendidas ainda não foram divulgados. Os suspeitos e os materiais recolhidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, que deve assumir as investigações e fornecer novas informações em breve.

A polícia reforça que as prisões fazem parte de ações contínuas de combate ao crime na região. A população aguarda mais esclarecimentos sobre o caso.

O que se sabe até agora:
  • Prisões em flagrante: Número exato de detidos não foi informado, mas todos estavam com drogas e uma arma
  • Material apreendido: Além dos entorpecentes e da pistola, policiais encontraram uma touca ninja e uma faca
  • Local: A PM não detalhou onde ocorreu a abordagem, mas confirmou que foi durante patrulhamento de rotina
Andamento do caso:
  • Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil

  • A PC assumiu as investigações e deve divulgar mais informações nas próximas horas

  • Entre os crimes apurados estão tráfico de drogas e porte ilegal de arma

Contexto: A região tem registrado operações frequentes contra o tráfico. Esta é a segunda apreensão de armas em Sena Madureira neste mês, segundo fontes policiais.

🔹 Aguardando detalhes: A PM informou que o comando regional deve emitir nota oficial com números oficiais de prisões e quantidade de drogas apreendidas ainda neste domingo (17).

Comentários

Continue lendo