fbpx
Conecte-se conosco

Acre

“Agressores bateram cabeça de adolescente no chão até ele morrer e depois riram”, diz agente

Publicado

em

Caso está sendo investigado pelo ISE e Polícia Civil

IML aguarda para levar corpo de adolescente para exames

IML aguarda para levar corpo de adolescente para exames

Os secretários de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela, de Direitos Humanos, Nilson Mourão, e o diretor-presidente do Instituto Sócio Educativo (ISE), Rafael Almeida, reuniram-se em coletiva na manhã deste sábado (16) para falar sobre a morte do adolescente Daniel Barbosa Matos, de 17 anos, dentro de um alojamento do Centro Socioeducativo Aquiry, em Rio Branco. Daniel, que dividia o alojamento com outros três menores, foi espancado até a morte.

Segundo informações de agentes, no início da manhã de sexta-feira (15) a vítima teria se desentendido com outro adolescente, que foi remanejado do alojamento. A vítima e os outros três companheiros, acusados pelo espancamento, permaneceram durante todo o dia em clima harmonioso, até que por volta das 18h50, logo após a janta, Daniel Matos começou a ser espancado pelos agressores, que tem entre 16 e 17 anos.

Um socioeducador, que pediu para não ser identificado, afirmou que durante conversa com os agressores, eles revelaram que primeiramente bateram várias vezes com a cabeça da vítima no chão até o adolescente ficar desacordado e logo em seguida passaram a espancá-lo com socos, chutes, além de pisoteá-lo na cabeça.

“Eles falaram como se o crime que cometeram fosse a coisa mais normal do mundo. Quando o colega ouviu o barulho e foi até o alojamento onde aconteceu o homicídio, os jovens agressores estavam rindo. Um absurdo total”, disse o socioeducador.

ise-e1460902218221-800x413

Nilson Mourão (e) declarou que lamenta o ocorrido e que o governo é solidário à família da vítima

O diretor-presidente do ISe disse que membros da Corregedoria do ISE permanece na unidade para colher o máximo de informações sobre o caso.

“Hoje nossa Corregedoria, juntamente com a equipe técnica, permanece na instituição dialogando com os adolescentes, com a equipe de segurança, verificando todo o material de vídeo para poder apurar com precisão o que de fato aconteceu”, disse Rafael Almeida, enfatizando ainda que o adolescente chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu à gravidade das agressões.

“Os agentes ouviram os gritos, ouviram os garotos chamando, foi o momento em que eles interviram. Apesar da fatalidade, a equipe foi ágil e evitou que algo ainda pior acontecesse”, comentou.

De acordo com o diretor, a vítima cumpria medida socioeducativa pelo crime de tentativa de homicídio, já os menores agressores tinham o mesmo perfil que ele e respondem aos atos infracionais de homicídio, tentativa de homicídio e assalto.

Nilson Mourão declarou que lamenta o ocorrido e que o governo é solidário à família da vítima.

“Nós esperamos e temos a segurança que o procedimento administrativo e criminal estão sendo conduzidos. A secretaria de Direitos Humanos vai se responsabilizar e dar o acompanhamento social e psicológico à família”, afirmou.

O secretário Carlos Flávio Portela disse que, ao tomar conhecimento do fato, encaminhou equipe de peritos para analisar todo o local do crime.

“Assim que tomamos conhecimento do fato, encaminhamos uma equipe de peritos para os procedimentos legais. Imediatamente, foi instaurado inquérito policial para apurar responsabilidades e punir aqueles que cometeram o crime”, enfatizou o secretário.

Em uma conversa informal com agentes socioeducativos da unidade Aquiry, eles revelaram que os envolvidos na morte de Daniel Matos são acostumados a causar tumultuo dentro da unidade, inclusive, em determinadas ocasiões, já partiram foram para o enfrentamento com os socioeducadores.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco deve ter máxima de 34ºC e Cruzeiro do Sul 32ºC, aponta previsão

Publicado

em

Nesta segunda-feira (7) o tempo quente com sol e nuvens vão predominar no Acre, Rondônia, Amazonas (sul e sudoeste), Mato Grosso, Bolívia (planícies) e Peru (região de selva). A informação é do pesquisador meteorológico Davi Friale.

Temperaturas:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 21ºC e 23ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre continua em queda em Rio Branco e registra 9,83 metros nesta segunda

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes

O Rio Acre registrou nova queda em seu nível nas últimas 24 horas, conforme dados divulgados pela Defesa Civil de Rio Branco. Na madrugada deste domingo (06), o rio marcava 10,36 metros às 3h, mas apresentou redução progressiva ao longo do dia, chegando a 10,06 metros às 18h.

Nesta segunda-feira (07), a medição às 5h25 indicou 9,83 metros, mantendo a tendência de baixa. O volume de chuvas registrado nas últimas 24 horas foi de 0,00 mm.

Segundo o boletim, a cota de alerta é acionada a partir dos 13,50 metros, enquanto o transbordo ocorre a partir dos 14,00 metros.

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem é empurrado de barranco após briga em Boca do Acre e é levado em estado grave para Rio Branco

Publicado

em

Sebastião Vieira da Silva, 50 anos, sofre traumatismo craniano e passa por atendimento de urgência; suspeito fugiu e ainda não foi identificado

Na tarde deste domingo (6), Sebastião Vieira da Silva, 50 anos, foi agredido e empurrado de um barranco na Praia do Gado, em Boca do Acre (AM), após uma discussão com um homem ainda não identificado. Testemunhas relataram que o agressor fugiu do local sem prestar socorro.

Populares socorreram Sebastião e o levaram ao Hospital Regional Maria Geny Lima. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido de ambulância para o Pronto Socorro de Rio Branco (AC), onde foi diagnosticado com Traumatismo Cranioencefálico (TCE) moderado. Seu estado é considerado estável, mas com risco de piora.

A polícia deve investigar o caso para identificar e prender o suspeito. Até o momento, ninguém foi detido em relação à agressão.

Comentários

Continue lendo