fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre tem novo pico da Covid neste mês de junho; Cruzeiro do Sul lidera número de casos

Publicado

em

Os casos de síndromes gripais, a fins comparativos, é de 1.783 em 2024, sendo 223 apenas em junho. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do boletim InfoGripe, informou ainda que o Acre faz parte do grupo de 11 estados que estão apresentando tendência de subida da Síndrome Respiratória Aguda Grave

Não houve mortes nas ultimas cinco semanas, com o ultimo óbito sendo registrado na semana nº 19, de 5 à 11 de maio. Ao todo, o estado do Acre registrou apenas 13 falecimentos em decorrência da Covid-19 em 2024

Com assessoria

Um novo pico de casos de Covid-19 vem atingindo o estado do Acre, sendo o mês de junho o segundo com mais casos, totalizando 115 confirmações, no ano de 2024, sendo superado apenas por janeiro, quando foram registrados 225.

Apesar da diferença entre os registros, junho já anotou mais casos do que os quatro outros meses, que juntos somavam 107. Ao todo, 2024 teve, até esta terça-feira (25), 447 confirmações de casos de Covid-19. Os dados são do Observatório em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

____________________

A alta tem sido puxada pelo aumento de casos em Cruzeiro do Sul, no interior do estado, onde foram registrados 109. Em Rodrigues Alves foram dois, e um caso nos seguintes municípios: Feijó, Porto Walter, Sena Madureira e Tarauacá.

___________________

Apesar da aumento nos casos, não houve mortes nas ultimas cinco semanas, com o ultimo óbito sendo registrado na semana nº 19, de 5 à 11 de maio. Ao todo, o estado do Acre registrou apenas 13 falecimentos em decorrência da Covid-19 em 2024, totalizando 2080 desde o início da pandemia, sendo o menor em valores absolutos de todo o Norte.

Já o número de casos de síndromes gripais, a fins comparativos, é de 1.783 em 2024, sendo 223 apenas em junho. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do boletim InfoGripe, informou ainda que o Acre faz parte do grupo de 11 estados que estão apresentando tendência de subida da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Acre faz parte do grupo de 11 estados que estão apresentando tendência de subida da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)/Foto: Reprodução

Municípios acreanos recebem a SpikeVax, nova vacina contra Covid-19

O estado do Acre já conta com o novo imunizante contra a Covid-19, se trata da Spikevax, da Farmacêtica Moderna. A vacina protege contra a cepa XBB, que está em maior circulação, de acordo com o Ministério da Saúde.

Nos municípios acreanos, o imunizante será aplicado como reforço para os grupos prioritários. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri, o município conta com dois tipos de vacina, a Coronavac e a SpikeVax.

No país, o público-alvo da vacinação contra a Covid-19 é composto por crianças de seis meses, até cinco anos incompletos, além de pessoas com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades e gestantes.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Influencer trans comemora mudança de nome na certidão de nascimento no dia do Orgulho

Publicado

em

Apesar da alegria, ela reforça que este é apenas o primeiro passo de um longo caminho para regularizar toda a sua documentação.

Ella diz que este é apenas o primeiro passo de um longo processo com a documentação/ Foto: Reprodução

O dia do orgulho LGBTQIAPN+ é comemorado nesta sexta-feira (28), e não haveria data mais poética possível para  Estella Martins receber o sua nova certidão de nascimento, com seu novo retificado, agora podendo ser, oficialmente, chamada de Estella Maria Lima Martins.

Em março deste ano, em publicação no seu Instagram, anunciou sua transição de gênero aos seguidores que a acompanham. Ella, como é apelidada, é conhecida também por sua drag, Ágata Power.

Através do seu perfil, ela divulgou imagens com seu documento retificado e deixou uma mensagem a seus seguidores. “Que dia emblemático pra (re)nascer uma estrela de fato e de direito pra essa nossa sociedade. Duplo orgulho! É o primeiro e mais importante passo pra essa minha longa caminhada. E agradeço a cada um que está comigo direta ou indiretamente. Enfim, retificada! Aqui nasce Estella Maria Lima Martins!”, disse.

Sobre sua transição, ela afirma que, hoje entende a necessidade de ser como quer ser. “Hoje entendo que não é sobre agradar as pessoas que eu amo, não é sobre ser como elas gostariam que eu fosse, e sim sobre os meus anseios, sobre aquilo que eu preciso fazer pra ser feliz”, diz.

“Receber esse documento, neste dia, para mim, teve um misto de sentimentos porque eu dei entrada no procedimento há uns 12 dias 13 dias atrás, eu achei que ficaria pronto antes. Às vezes as coisas acontecem não acontecem do jeito que a gente quer, mas é porque as coisas têm que acontecer do jeito que elas têm que acontecer”, conta.

Ella ainda diz estar muito contente com a conquista, mas que este é apenas o primeiro passo de um longo caminho. “Não é só a certidão de nascimento, a partir daí você tem um monte de outros documentos para serem retificados, como é o caso da CNH do RG”, explicou.

Ella Martins é influenciadora/Foto: ContilNet

Além disso, ela explica que todo o processo foi muito custoso, tendo gasto cerca de R$300 apenas com a retificação de sua certidão de nascimento, e pontua que projetos sociais para atender essas pessoas são necessários.

“Para uma pessoa de baixa renda é complicado, às vezes, por exemplo, é necessário que essa pessoa tenha acesso aos documentos através de programas sociais, como o  projeto cidadão, pra retirar todos esses outros documentos de novo”, sugere.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia recupera moto furtada de professor no interior do Acre; suspeito ainda não foi encontrado

Publicado

em

As investigações continuam, com o objetivo de localizar e prender o responsável pelo furto da motocicleta

O caso destaca a eficácia do trabalho da Polícia Penal na recuperação de veículos furtados e a importância da colaboração entre a comunidade e as forças de segurança

A Polícia Penal conseguiu recuperar, nesta sexta-feira (28), a motocicleta do professor Zezinho Pinheiro, que havia sido furtada nas imediações do ginásio Hermilton Gadelha Pessoa na noite anterior.

A motocicleta, uma Yamaha XTZ vermelha, foi localizada após os policiais penais receberem informações sobre o paradeiro do veículo. Com base nas pistas recebidas, os PPs se dirigiram ao bairro São Felipe, onde encontraram a motocicleta abandonada com o pneu traseiro furado.

Apesar de o suspeito não ter sido encontrado no local, a recuperação do veículo trouxe alívio ao professor Zezinho Pinheiro. Ele foi rapidamente contactado pelas autoridades e, após a confirmação de que a motocicleta era sua, dirigiu-se ao local para recuperá-la.

O professor expressou sua gratidão pelo trabalho eficiente dos policiais penais e afirmou que irá comparecer à delegacia para retirar a restrição de furto do veículo.

As investigações continuam, com o objetivo de localizar e prender o responsável pelo furto da motocicleta. As autoridades pedem que qualquer informação adicional seja comunicada para auxiliar na captura do suspeito.

O caso destaca a eficácia do trabalho da Polícia Penal na recuperação de veículos furtados e a importância da colaboração entre a comunidade e as forças de segurança para a solução de crimes.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Passarela Joaquim Macedo é interditada nesta sexta-feira para manutenção em sua estrutura

Publicado

em

A interdição é para que a população não trafegue e nem fique por baixo da estrutura”, destacou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista.

De acordo com o coronel Carlos Batista, a interdição foi efetuada em decorrência da inundação que ocorreu em fevereiro e março

A Passarela Joaquim Macedo, no centro de Rio Branco, foi interditada na manhã desta sexta-feira, 28, para manutenção estrutural, devido alguns problemas causados em sua estrutura ocasionados pelas inundações de fevereiro e março deste ano na capital acreana. A interdição foi decretada pelo governo do Estado por meio da Defesa Civil Estadual, Secretaria de Obras (Seop) e Departamento de Estradas e Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre).

“Equipes realizam o isolamento da passarela dos dois lados, porque uma movimentação de massa se deu do lado do Mercado do Primeiro Distrito e fez com que o tabuleiro da ponte se movimentasse cerca de 70 cm, o que traz uma preocupação e torna a área de risco. A interdição é para que a população não trafegue e nem fique por baixo da estrutura”, destacou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista.

De acordo com o coronel Carlos Batista, a interdição foi efetuada em decorrência da inundação que ocorreu em fevereiro e março, seguida por uma baixa muito rápida do rio.

“A Secretaria de Obras tem acompanhado, com o apoio do Deracre e o intuito do isolamento é procurarmos entender melhor o grau dessa movimentação que atinge também o entorno da passarela, para termos segurança”, afirmou o titular da Seop, Ítalo Lopes.

Comentários

Continue lendo