Geral
Acre tem a maior taxa de sobrevivência de empresas na Região Norte em 2018, aponta IBGE
Com esse número, Acre fica à frente do Amazonas que manteve apenas 78% e representou a menor taxa e ficou praticamente empatado com Rondônia com 83,2%. Dados foram divulgados nessa quinta (22).

Construção civil foi a atividade que apresentou a maior taxa de entrada, com 23,5% — Foto: Hugo Costa/CBN Amazônia
Por Alcinete Gadelha
Com 7.788 de unidades, o Acre teve a maior taxa de sobrevivência de empresas da Região Norte no ano de 2018.
É o que aponta a pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, divulgada nessa quinta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Taxa é de 83,3%.
Com esse número, o Acre fica à frente do Amazonas que manteve apenas 78% e representou a menor taxa e ficou praticamente empatado com Rondônia, que tem 83,2%.
Em 2018, estas unidades ativas empregavam mais de 62 mil de pessoas. Em relação aos dados analisados na década, entre 2008 com entrada de 1.326 unidades e 2018 com apenas 226, a taxa de sobrevivência foi de apenas 17%.
Ainda segundo os dados do IBGE, a construção civil foi a atividade que apresentou a maior taxa de entrada, com 23,5%. Já os setores de eletricidade e gás registraram as maiores taxas de saída, 80%.
Queda durante a década
Mesmo com a maior taxa de permanência entre os estados do Norte, na série histórica, a taxa de sobrevivência no Acre foi caindo ao longo dos anos, conforme os dados analisados.
Em 2008, o estado registrou a entrada de 1,3 mil unidades. No ano seguinte, em 2009, a taxa de sobrevivência era de 69%. E seguiu em queda nos anos seguintes. No quinto ano, em 2013, a taxa já era de 35%. No último ano analisado, em 2018, caiu para 17%.
A tendência de queda segue os dados da região e de todo país. Em 2008, o Brasil registrava mais de 612 mil unidades e em 2018, apenas 25% sobreviviam. No norte, o número era de mais de 26,7 mil, em uma década retavam apenas 20%.
Comentários
Geral
Rio Juruá apresenta vazante em Cruzeiro do Sul, mas segue acima da cota de alerta
Mesmo com nível em 13,23 metros neste sábado (7), Defesa Civil e Bombeiros mantêm monitoramento e não há famílias desalojadas.

Comentários
Geral
Equipe do SAMU reanima criança vítima de afogamento e protagoniza salvamento emocionante na Cidade do Povo
Atendimento durou cerca de 30 minutos e mobilizou moradores; criança de 1 ano e 5 meses foi encaminhada em estado grave ao Pronto-Socorro de Rio Branco
Uma ocorrência que poderia terminar em tragédia se transformou em um momento de esperança e forte comoção na tarde desta sexta-feira (6), no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco, graças à atuação rápida e técnica de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Uma criança de 1 ano e 5 meses foi encontrada desacordada dentro de uma caixa d’água em uma residência localizada na Rua Maria Elza Castelo, Quadra 14, nas proximidades da creche José Maria Maciel. Ao perceberem a situação, familiares retiraram imediatamente o menino do reservatório e, com o apoio de vizinhos, acionaram o socorro de emergência.
O SAMU respondeu de forma ágil, enviando duas ambulâncias ao local — uma de suporte básico e outra de suporte avançado. A equipe era formada pela médica Dra. Débora Gama, pela enfermeira Gel, pelo técnico de enfermagem Jânio, e pelos condutores Otacílio e Wilian Viana.
Ao chegarem à residência, os profissionais iniciaram de imediato as manobras de reanimação cardiopulmonar. O procedimento se estendeu por cerca de 30 minutos, período em que a equipe se revezou nas massagens cardíacas, mantendo precisão técnica, concentração e persistência diante da gravidade do quadro.
Familiares e moradores acompanharam o atendimento em silêncio e apreensão. O clima era de extrema tensão enquanto os socorristas lutavam contra o tempo para restabelecer os sinais vitais da criança.
Após sucessivas tentativas, o menino voltou a apresentar sinais vitais. O momento foi marcado por forte emoção, com aplausos espontâneos, lágrimas e manifestações de gratidão por parte das pessoas que acompanhavam o resgate.
Mesmo diante da comoção, a equipe manteve o foco, realizou a estabilização do paciente dentro da ambulância de suporte avançado e encaminhou a criança ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde grave.
A atuação dos profissionais foi amplamente elogiada por moradores da região, que destacaram o preparo técnico, a agilidade e a sensibilidade humana demonstrados durante o salvamento. O episódio reforça a importância do SAMU como serviço essencial, que diariamente atua na linha de frente e, muitas vezes, faz a diferença entre a vida e a morte.
Comentários
Geral
Fórum Teia Acre consolida a Carta Estadual da Cultura Viva
Teve início nesta sexta-feira, 6, no Museu dos Povos Acreanos, o Fórum e Teia Estadual de Pontos e Pontões de Cultura do Acre. O encontro reúne fazedores de cultura da capital e do interior do estado e tem como objetivo fortalecer a governança da política cultural e consolidar diretrizes para a Cultura Viva no Acre.
A programação começou com a discussão e aprovação do regimento interno que orienta a eleição dos delegados, seguida de um painel temático voltado ao fortalecimento das redes territoriais de cultura. Na sequência, foram formados Grupos de Trabalho (GTs), organizados por eixos estratégicos, para debater o Plano Nacional Cultura Viva para os próximos dez anos, a governança da política cultural e a sustentabilidade da criação artística.

As atividades foram antecedidas por uma solenidade de abertura na noite de quinta-feira, 5, marcada por um cortejo cultural, credenciamento dos participantes e uma mesa-redonda com o tema “Cultura Viva, Justiça Climática, Ancestralidade e Bem-Viver”.

Durante o encontro, o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, destacou a importância estratégica do fórum para o fortalecimento das políticas culturais no estado e celebrou a aprovação do primeiro Plano Estadual de Cultura. Segundo ele, o evento constitui um espaço de construção coletiva de propostas a partir da experiência de quem atua diretamente nos pontos e pontões de cultura.

Representando os participantes do interior, a delegada Enage Peres, do Ponto de Arte e Cultura da Fronteira, de Epitaciolândia, ressaltou os desafios da gestão cultural no contexto amazônico e destacou a importância do fórum como espaço de diálogo e articulação entre os fazedores de cultura do estado.
Na tarde desta sexta-feira, os delegados representantes de 60 pontos de cultura do Acre trabalham na elaboração da Carta Estadual da Cultura Viva Acre, documento que reúne as diretrizes do fórum e que será encaminhado para contribuir com o Plano Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (MinC).
O representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), Walter Cedro Santos, destacou que encontros semelhantes estão sendo realizados em todo o país, envolvendo cerca de 14 mil pontos de cultura, com o objetivo de construir coletivamente um projeto de lei voltado à descentralização da política cultural e à criação de mecanismos permanentes de financiamento.

Também presente ao encontro, o superintendente do Patrimônio da União no Acre (SPU-AC), Thiago Mourão, reafirmou o compromisso do governo federal com o fortalecimento das parcerias com os fazedores de cultura, destacando a cessão de imóveis da União para uso dos Pontos de Cultura no estado.
The post Fórum Teia Acre consolida a Carta Estadual da Cultura Viva appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE











Você precisa fazer login para comentar.