Geral
Acre registra queda de 24% nas tentativas de homicídio em 2024, enquanto números sobem no país
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram redução também em lesões corporais dolosas; desempenho estadual contraria tendência nacional de aumento da violência

As lesões corporais dolosas também apresentaram queda: foram 1.723 registros em 2023, contra 1.618 no ano seguinte, uma redução de 6,09%. Foto: cedida
Enquanto o Brasil enfrenta crescimento nos índices de violência, o Acre se destaca pela redução nos casos de tentativa de homicídio e lesão corporal dolosa entre 2023 e 2024. Os dados constam do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta semana, que compila estatísticas oficiais de todos os estados.
Queda significativa na violência acreana
Os números revelam:
-
Tentativas de homicídio: queda de 24,21% (de 347 em 2023 para 263 em 2024)
-
Lesões corporais dolosas: redução de 6,09% (de 1.723 para 1.618 casos)
O desempenho contrasta com a tendência nacional, onde as tentativas de homicídio aumentaram 4,96% e as lesões dolosas subiram 2,19% no mesmo período.
Entendendo os crimes
-
Lesão corporal dolosa: ocorre quando há intenção de ferir (física ou psicologicamente), comum em brigas e violência doméstica
-
Tentativa de homicídio: configura-se quando o agressor inicia ato para matar, mas não consuma o crime por fatores externos
“Essa redução é resultado de políticas integradas de segurança e maior eficiência no atendimento a conflitos”, analisa o secretário de Segurança do Acre, destacando ações como patrulhamento preventivo e mediação de conflitos.
Desafios permanecem
Apesar da melhora, especialistas alertam que:
-
Os números absolutos ainda são preocupantes
-
Violência doméstica segue como desafio
-
É preciso manter investimentos em inteligência policial
O Acre agora trabalha para consolidar a tendência de queda em 2025, enquanto outros estados buscam aprender com as estratégias que trouxeram esses resultados positivos em meio ao cenário nacional desfavorável.
Comentários
Geral
Frentista reage a assalto, é baleado de raspão na cabeça e sobrevive em posto de combustíveis de Rio Branco
Crime ocorreu no bairro Joafra; vítima foi socorrida pelo SAMU e estado de saúde é estável

O frentista Francisco Alcimar Lima de Oliveira, de 36 anos, ficou ferido após reagir a uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira (17), em um posto de combustíveis localizado na rua Lua, no bairro Joafra, em Rio Branco.
De acordo com informações apuradas no local, por volta das 21h30, um casal chegou ao Auto Posto Joafra em uma motocicleta e parou ao lado de uma das bombas, simulando ser cliente. Logo em seguida, o condutor anunciou o assalto. Durante a ação criminosa, o frentista reagiu e entrou em luta corporal com os suspeitos, vindo a cair sobre a motocicleta usada na fuga.
No meio da confusão, um disparo de arma de fogo foi efetuado e atingiu Francisco de raspão na cabeça. Após o tiro, os criminosos fugiram do local sem levar dinheiro ou qualquer objeto, tomando rumo desconhecido.
Mesmo ferido, o frentista conseguiu caminhar até a loja de conveniência do posto, onde pediu ajuda. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, Francisco deu entrada na unidade hospitalar com estado de saúde estável. Policiais Militares do 1º Batalhão estiveram no local, colheram informações sobre os suspeitos e realizaram buscas na região, mas ninguém foi preso.
A ocorrência foi registrada e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Geral
Acre terá sol com nuvens e chuvas pontuais nesta quinta-feira, aponta previsão
Tempo segue instável em parte do estado, com maior chance de chuva no centro e oeste, segundo o portal O Tempo Aqui

Sipam prevê quarta-feira (8) com céu claro a parcialmente nublado e possibilidade de chuvas no AC — Foto: Juan Vicent/Arquivo pessoal
Comentários
Geral
Justiça autoriza retorno de envolvido em rebelião ao presídio do Acre

A Justiça Federal autorizou o retorno do detento Cleidivar Alves de Oliveira ao sistema prisional do Acre, após reavaliar o prazo inicialmente fixado para sua permanência no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Segundo a reportagem da TV 5, a transferência foi realizada de forma sigilosa e com esquema de segurança reforçado, em aeronave da Polícia Federal, sob escolta de agentes penitenciários federais. Por determinação judicial, Cleidivar foi encaminhado novamente ao presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves, localizado na capital do estado.
Cleidivar Alves de Oliveira estava entre os 14 detentos transferidos para presídios federais em 27 de setembro de 2023, após a rebelião registrada em junho do mesmo ano no presídio de segurança máxima do Acre. O motim durou cerca de 15 horas e resultou na morte de cinco internos, sendo dois deles decapitados.
Segundo as investigações policiais, o grupo transferido foi apontado como responsável pela rebelião. Conforme a denúncia, Cleidivar, apontado como líder da facção, teve participação ativa na organização e execução do motim. Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Acre por cinco homicídios, além do envolvimento direto na rebelião.
Com o retorno de Cleidivar ao sistema prisional acreano, a expectativa das autoridades é que outros detentos também sejam reconduzidos ao estado. A exceção são Rogério Mendonça e Davidson Nascimento, que fugiram do presídio federal de Mossoró em fevereiro do ano passado e só foram recapturados após cerca de 50 dias de buscas intensas.

Você precisa fazer login para comentar.