fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre Racer: Bocalom lança etapa acreana de disputa de ciclismo Mountain Bike

Publicado

em

Por Gleydison Meirelles

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP) lançou, na manhã desta sexta-feira, 15, o Acre Racer, etapa acreana de ciclismo modalidade Mountain Bike.

A disputa, que acontece neste domingo, 17, contará com a participação de atletas de outros estados, como Rondônia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, de expressão no cenário nacional e fará parte da etapa brasileira de ciclismo na modalidade.

Bocalom destacou a importância da prática esportiva, enfatizando que o ciclismo, além de melhorar a saúde, contribui com o meio ambiente.

“Toda prática esportiva é benéfica, e o ciclismo é um desses esportes que melhora a qualidade de vida das pessoas, melhora a saúde e ainda contribui com o meio ambiente. A prefeitura tem o programa Pedala Rio Branco que é um projeto que objetiva incentivar as pessoas a usar a bicicleta como forma recreativa e com isso despertar o gosto por esse esporte que é tão importante”, disse o prefeito, que enalteceu ainda, a organização do evento.

“Teremos o Acre Racer neste domingo que é uma etapa do campeonato nacional de ciclismo, e que contará com competidores de nível internacional e de vários estados brasileiros. Isso contribui também com o nosso turismo, pois estaremos divulgando a nossa região, o nosso Estado para o restante do Brasil que ainda não conhece o Acre. Meus parabéns aos organizadores do evento”, completou Bocalom.

Serão disputas duas categorias distintas com percursos igualmente distintos, sendo que na categoria principal o percurso será de 130 km, passando pelos municípios de Porto Acre e Bujari, finalizando em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre (Ufac),

O percurso intermediário será de 85 km, finalizando também na Ufac.

O Acre Racer terá uma premiação em dinheiro de R$ 30 mil dividida entre os primeiros colocados, além de medalhas e troféus, podendo chegar a quase R$ 50 mil.

O início da prova está previsto para às 6h do domingo, 17, com saída da Ufac.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Inscrições para o Encceja 2025 terminam sexta-feira

Publicado

em

O período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 termina nesta sexta-feira (2).

Os interessados devem se inscrever diretamente no site do Sistema Encceja com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O prazo vale também para as solicitações de atendimento especializado e para tratamento pelo nome social, que é como a pessoa se autoidentifica e que expressa sua identidade de gênero diferente do nome que consta nos documentos de registro civil.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é uma oportunidade gratuita e voluntária para jovens e adultos que não concluíram o ensino básico na idade apropriada e que buscam a certificação do ensino fundamental ou médio.

Provas
As provas são aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. Neste ano, o Inpe marcou a realização do Encceja para 3 de agosto.

O exame obedece aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e para o ensino médio. Ao todo, são quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação.

As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento:

ensino fundamental: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia;

ensino médio: química, física, biologia, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história, geografia, filosofia e sociologia.

Encceja

Desde 2002, o Encceja é usado como instrumento para a certificação dos conhecimentos de jovens e adultos adquiridos tanto no ambiente escolar, quanto em experiências de vida e de trabalho.

Os resultados são usados pelas secretarias de Educação e pelos institutos federais como base para emissão dos certificados de conclusão do ensino fundamental e médio.

As informações do Encceja também ajudam a planejar e implementar programas educacionais mais eficazes e adequados às necessidades específicas desse público, com objetivo de melhorar a formação integral e a inserção social e profissional dessas pessoas.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Educação reabre chamada para aquisição de alimentos no Alto Acre

Publicado

em

Agricultura familiar contribui para a alimentação saudável dos alunos da rede estadual de ensino. Foto: José Caminha/Secom

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) anunciou, na edição do Diário Oficial da última quinta-feira, 24, a reabertura da chamada pública destinada à aquisição de alimentos provenientes da Agricultura Familiar nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri.

A nova sessão de abertura dos envelopes contendo os documentos de habilitação e os projetos de venda acontecerá no dia 9 de maio de 2025, às 9h, na Representação da Secretaria de Educação, localizada na Rua Benjamin Constant, nº 64, Centro, no município de Brasileia.

A reabertura dos envelopes foi definida após deliberação registrada na ata da sessão realizada no dia 16 de abril de 2025. A medida tornou-se necessária devido à ausência de proponentes, uma situação constatada pelo Núcleo de Representação da SEE em Brasileia, relacionada à necessidade de regularização de documentos obrigatórios, como o DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ou o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar).

“Esses documentos são essenciais para que os agricultores possam acessar políticas públicas e programas voltados para o fortalecimento da agricultura familiar, como é o caso da presente chamada”, explicou Lorena Lima, chefe da Divisão de Nutrição da SEE.

O processo tem como objetivo ampliar a participação dos agricultores familiares e garantir a efetividade da aquisição dos gêneros alimentícios destinados à alimentação dos estudantes da Rede Estadual de Ensino, beneficiários do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conforme determina a Resolução/CD/FNDE nº 06, de 8 de maio de 2020.

O edital completo permanece disponível para acesso e download no site oficial da SEE (https://see.ac.gov.br/chamada-publica/). Também é possível solicitar o documento via e-mail (dicl.delic@see.ac.gov.br) ou retirá-lo pessoalmente no mesmo endereço da abertura da sessão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, até o horário estipulado para a sessão pública.

É importante destacar que todas as condições previstas inicialmente no edital permanecem inalteradas, sendo alterada apenas a data da sessão de abertura.

A presidente das comissões responsáveis pelo processo, Nayla Regina da Silva, reforçou a importância da participação dos produtores locais na chamada pública. “Essa é uma grande oportunidade para você, produtor rural, comercializar seus produtos e contribuir para a alimentação saudável dos alunos da rede estadual de ensino. Além de fortalecer a economia local, esta iniciativa garante que nossas crianças tenham acesso a alimentos frescos e de qualidade”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Super Taça Acreana terá 3 partidas no CIEC da Estação

Publicado

em

Foto PHD: Porto Acre entram em quadra e se vencer pode garantir a classificação

A fase de classificação da Super Taça Acreana, no feminino, terá mais três jogos nesta segunda, a partir das 18h45, no CIEC do Bosque.

Villa e Juven RB fazem o confronto de abertura da programação e na sequência os duelos são: Porto Acre x Bujari e Futuro Real x Real Sociedade.

“Os jogos desta rodada podem começar a definir os classificados e isso aumenta e isso amplia a importância dos duelos”, comentou o coordenador da Super Taça, Marcelo Fontenele.

Comentários

Continue lendo