Cotidiano
Acre quer fugir do título de campeão nacional de feminicídio
Coordenadora da Delegacia de Proteção à Mulher, delegada Elenice Frez, “a Deam ocupa um papel de protagonismo no combate à violência contra a mulher e esse papel é de investigar e materializar todas as violências ocorridas contra a mulher”

(Deam), registrou 9.726 boletins de ocorrência durante o mesmo período, além da instauração de 605 inquéritos e cumprimento de 169 medidas protetivas.
Por
Os números são assombrosos e mostram o quanto a violência contra a mulher, infelizmente, é uma realidade no Acre.
Este ano, de acordo com números divulgados pelo governo, no Acre foram registrados 8 casos de feminicídio apurados pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A Delegacia Especializada de Proteção à Mulher (Deam), registrou 9.726 boletins de ocorrência durante o mesmo período, além da instauração de 605 inquéritos e cumprimento de 169 medidas protetivas. Vale ressaltar que os boletins de ocorrência dizem respeito a todos os registros na Deam, independente do crime.
O governo do Estado, por meio da Direção-Geral de Polícia Civil (DGPC) e da Delegacia Especializada de Proteção à Mulher (Deam), participa da campanha nacional Agosto Lilás, criada para marcar a data da criação da Lei Maria da Penha, nº 11.340, e reforçar o compromisso com a luta para reduzir a violência contra a mulher.
Este ano a campanha teve ações de conscientização de forma virtual em razão da pandemia da Covid-19 e da necessidade do distanciamento social. Entretanto, a campanha, que é realizada em todo país, traz balanço das ações desenvolvidas pela equipe da Deam.
Para a coordenadora da Delegacia de Proteção à Mulher, delegada Elenice Frez, “a Deam ocupa um papel de protagonismo no combate à violência contra a mulher e esse papel é de investigar e materializar todas as violências ocorridas contra a mulher no contexto doméstico dentro de um inquérito policial que, ao final, será relatado e encaminhado à Justiça para que seja possível na fase processual a condenação do agressor”, ressaltou Frez.
A delegada ressaltou também que a campanha Agosto Lilás ajuda no encorajamento da vítima em relatar a violência. “Temos uma equipe treinada para realizar esse trabalho, para dar suporte e acolhimento às vítimas de casos de violência, porém, é necessário, que a autoridade policial tenha conhecimento do caso e isso muitas vezes só é possível com a denúncia chegando até nós”, explica Elenice.
A campanha Agosto Lilás termina em 31 de agosto, mas os canais de denúncias, como também as delegacias, permanecem como fonte de acolhimento para mulheres vítimas de violência.
Comentários

Cotidiano
MEIs de todo o Brasil já podem emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica no padrão nacional

Aplicativo Simples Nacional
As NFS-e podem ser emitidas mesmo que o município não esteja conveniado à plataforma; veja como
Microempreendedores individuais (MEIs) de todo o Brasil já podem emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) de padrão nacional, mesmo que o município não esteja conveniado à plataforma. Hoje, a emissão é facultativa, e o MEI pode optar pela emissão segundo as regras municipais. Mas, a partir do dia 3 de abril, será obrigatória a emissão da NFS-e nacional para MEIs prestadores de serviço e nas operações entre empresas.
Depois de anos em desenvolvimento conduzido pela Receita Federal do Brasil (RFB), a emissão da primeira NFS-e de padrão nacional por um MEI, de um município não conveniado à plataforma, foi realizada no dia 18 de janeiro deste ano, em um evento simbólico. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prestador de serviços do MEI de Brasília (DF), foi responsável pela emissão.
Como emitir
É possível emitir a Nota Fiscal Eletrônica por meio do aplicativo NFSe mobile, disponível para dispositivos Android e iOS.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Simplificação da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Helena Rego, essa é uma medida revolucionária, já que padroniza e facilita a vida do microempreendedor. “Ainda há a emissão em papel em muitos municípios. E com o aplicativo da Receita, depois que fizerem o cadastro, também on-line, em apenas três cliques, os microempreendedores individuais terão emitido a sua nota fiscal”, pontua.
Além disso, é possível emitir a Nota Fiscal mesmo sem internet, com a opção off-line. Quando o microempreendedor estiver conectado à internet, ela será repassada para a Receita. Para Helena Rego, o aplicativo digital melhora a experiência do MEI e, consequentemente, o ambiente de negócios brasileiro. “Menos tempo que o empreendedor tem que gastar com as obrigações acessórias, podendo se dedicar mais para a gestão”, afirma.
Atualmente, são 14,7 milhões de profissionais MEI registrados no país, a maioria no ramo de pequenos serviços. Joana dos Santos faz parte desse grupo. Ela é dona de um comércio localizado em Ceilândia, no Distrito Federal. Além da loja física, a empreendedora também vende pelo Instagram e pretende criar um site. “Eu quero ampliar minha loja, vender também on-line. Agora, isso vai facilitar muito, já que está fácil emitir a nota fiscal eletrônica, pelo aplicativo mesmo”, explica.
Hoje, a NFS-e conta com a adesão de 180 municípios, sendo 18 capitais, que correspondem a cerca de 50% do volume total de Notas Fiscais de Serviço emitidas no Brasil.
Comentários
Cotidiano
Copinha Arasuper de Futsal com 6 partidas na Assincra
A fase de classificação da 8ª Copinha Arasuper de Futsal terá mais seis partidas neste sábado, 28, a partir das 8 horas na Assincra/CT Edson, no bairro do Aviário.
“Não temos ginásios em Rio Branco e a solução foi promover as partidas no CT Edson. A estrutura é excelente e certamente teremos mais uma grande rodada”, disse o coordenador da Copinha, Auzemir Martins.
2ª rodada da Copinha
Sub 14
Escola do Flamengo x Amigos Solidários
Santa Cruz x B2 Esportes
Sub 12
Amigos Solidários x Escola do Flamengo
Flamenguinho x Rei Artur
Sub 10
Escola do Flamengo x Águias do Norte
Xavier Maia x Flamenguinho
Comentários
Cotidiano
Rio Branco e São Francisco disputam amistoso no José de Melo

Giovanni é um dos titulares do São Francisco para o amistoso
Rio Branco e São Francisco fazem neste sábado, 28, a partir das 8 horas, no José de Melo, um amistoso como parte das preparações para as disputas da Copa Verde e do Campeonato Estadual.
O São Francisco enfrenta o Atlético no torneio regional e o Rio Branco fará o primeiro confronto contra o Princesa do Solimões, do Amazonas.
No Estadual, o São Francisco terá o Vasco no primeiro duelo e o Rio Branco jogará contra Plácido de Castro.
Primeiro teste
O Rio Branco fará o primeiro teste e o técnico Ulisses Torres vai avaliar os atletas. O desempenho no treinamento vai definir a postura da diretoria no mercado de contratações.
“Começamos a trabalhar a parte tática no início da semana e cobrar um bom futebol neste momento seria um exagero”, disse Ulisses Torres.
São Francisco
Com mais tempo de preparação, o São Francisco vai para o amistoso com uma responsabilidade maior. O treinador Erismeu Silva vai começar a realizar os ajustes e definir os titulares.
Comentários
- Extra2 dias atrás
Conforto e qualidade: Gazin reinaugura loja filial na BR 317 em Epitaciolândia
- Acre2 dias atrás
Policial Federal é absolvido por morte de estudante em boate
- Acre2 dias atrás
PGJ visita terreno onde será construída sede das Promotorias de Justiça de Xapuri
- Flash2 dias atrás
Governadora em exercício Mailza participa da posse de recondução da defensora pública-geral do Acre
- Acre2 dias atrás
Promotor discorda de decisão do júri e decide recorrer da absolvição de policial federal
- Flash2 dias atrás
Prefeitura de Rio Branco apresenta Plano Operacional para eventuais alagações
- Brasil1 dia atrás
Um dos financiamentos feito a Cuba teve como garantias Charutos cubanos no ultimo governo de Lula
- Extra 12 dias atrás
Epitaciolândia sedia seminario Del Turismo