Extra
Acre ocupa a quinta posição do Norte entre os maiores produtores de grãos e agrônomos do IDAF acompanham colheita de soja
A colheita da safra 2024/2025 de soja teve início em Epitaciolândia, no Acre, com acompanhamento técnico dos agrônomos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF). A propriedade do produtor rural Mário Maffi, localizada na fronteira com a Bolívia, conta com aproximadamente 500 hectares plantados.
Neste ano, o Brasil espera um recorde na produção de soja, um dos principais produtos do agronegócio nacional. A safra anterior, de 2023/2024, movimentou cerca de R$ 636 bilhões no PIB do país. No Norte do Brasil, o Acre ocupa a quinta posição entre os maiores produtores de grãos, tendo alcançado 164,8 mil toneladas na última colheita.
O IDAF tem acompanhado de perto a produção na região, especialmente no monitoramento de pragas como a ferrugem asiática, considerada a mais danosa para a soja, e o Amaranthus palmeri, uma planta daninha que pode comprometer a produtividade das lavouras. Além disso, o instituto realiza anualmente a implementação do chamado “vazio sanitário da soja”, um período no qual o cultivo da leguminosa é proibido para evitar a propagação de pragas de safras anteriores. Após esse período, os produtores têm aproximadamente três meses para iniciar o plantio da nova safra.
Segundo o engenheiro agrônomo Igor Figueiredo, a fiscalização do IDAF tem o objetivo de garantir maior qualidade à produção. Em outubro de 2023, o instituto publicou a Portaria nº 388, estabelecendo a obrigatoriedade do cadastramento das unidades de produção (UPs). O banco de dados atualizado é fundamental para nortear medidas fitossanitárias e prevenir a proliferação de pragas.
Os sojicultores notificados pelo IDAF devem preencher o formulário de cadastramento disponível nos sites sisdaf.ac.gov.br e idaf.ac.gov.br. As informações necessárias incluem:
Área plantada;
Tipo de cultivo utilizado;
Data do plantio e estimativa de produção;
Identificação do responsável técnico.
O acompanhamento do IDAF visa garantir o crescimento sustentável da produção de soja no estado, mantendo a qualidade dos grãos e evitando prejuízos causados por pragas e doenças. Com a atenção redobrada no manejo fitossanitário, o Acre segue se consolidando como um importante produtor de grãos na Região Norte.
Comentários
Extra
VÍDEOS: Gari é baleado nas pernas durante serviço em Brasiléia; polícia investiga tentativa de homicídio
Um jovem identificado como Ianderson Santiago Pereira, de 22 anos, foi baleado nas duas pernas no fim da tarde desta sexta-feira (18), a vítima trabalha como gari na cidade de Epitaciolândia, que faz divisa com Brasiléia.
Segundo informações preliminares, Ianderson estava ao lado do caminhão de coleta de lixo, estacionado na Avenida Manoel Marinho Montes, na parte alta da cidade, quando foi surpreendido por indivíduos em uma motocicleta, que efetuaram disparos de arma de fogo em sua direção. Os tiros atingiram o jovem próximo aos joelhos.
Após os disparos, os suspeitos fugiram em alta velocidade e tomaram rumo ignorado. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros ainda no local. A vítima foi encaminhada ao Hospital Regional Raimundo Chaar, onde passou por atendimento médico. Seu estado de saúde não foi divulgado até o momento.
A motivação do crime ainda é desconhecida, mas as primeiras hipóteses levantadas por testemunhas apontam para um possível acerto de contas. No entanto, a polícia não descarta outras linhas de investigação.
Guarnições do 5º Batalhão da Polícia Militar se deslocaram até o local, colheram informações e iniciaram buscas pela região na tentativa de localizar os autores da tentativa de homicídio. Até o momento, ninguém foi preso.
O caso segue sob investigação das autoridades locais. Novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço das diligências.
Comentários
Extra
Prefeitura de Epitaciolândia realiza 2ª Audição do III Festival de Música Gospel ADORA neste sábado (19)
A Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria de Turismo, em parceria com a AMPEB (Associação de Ministros e Pastores de Epitaciolândia e Brasiléia), realiza neste sábado, dia 19 de julho, a 2ª Audição do III Festival de Música Gospel ADORA Epitaciolândia, esta segunda rodada vai acontecer na Quadra Sintética na Praça 28 de Abril.
Nesta etapa, mais 12 talentosos candidatos sobem ao palco para mostrar sua fé e talento musical, buscando uma das 6 vagas disponíveis nas semifinais. A competição segue aquecendo os corações do público e dos participantes, todos ansiosos pela grande final, que será realizada durante a Semana Evangélica, no início de agosto.
Além da valorização da música gospel local, o festival é um momento de comunhão, louvor e celebração, promovendo a cultura cristã e reunindo famílias de toda a região.
📅 Confira a programação oficial da Semana Evangélica:
📍Quinta-feira – 07 de agosto
• 19h – Apresentações de Bandas Locais
• 19h30 – Ministração do Pastor Eliezer
• 20h – Final do Festival Gospel
• 22h – Encerramento
📍Sexta-feira – 08 de agosto
• 20h – Show Nacional com Isadora Pompeo
📍Sábado – 09 de agosto
• 20h – Ministração com o Pastor Antônio Cirilo
• 23h – Encerramento
A Prefeitura de Epitaciolândia convida toda a população para prestigiar esse grande momento de fé, arte e adoração.
Comentários
Extra
Vídeo: Ventos fortes obrigam avião da Azul a arremeter no aeroporto de Rio Branco
Populares no mirante se assustaram com a manobra repentina; aeronave pousou em segurança na segunda tentativa
Um avião da Azul Linhas Aéreas, modelo Airbus, precisou arremeter durante a aproximação para pouso no aeroporto de Rio Branco, na manhã desta sexta-feira (18). A aeronave, que vinha de Belo Horizonte (MG), foi surpreendida por ventos fortes que impediram o pouso na primeira tentativa.
O piloto se aproximava pela cabeceira 06, mas, ao perceber a instabilidade, acionou os motores em plena potência para ganhar altitude, realizando o procedimento de arremetida. A manobra causou apreensão nas pessoas que assistiam à chegada do voo do mirante do aeroporto.
A arremetida é considerada um procedimento padrão e seguro da aviação, realizado quando o piloto avalia que não há condições ideais para o pouso. Após o novo circuito de aproximação, o avião conseguiu aterrissar normalmente e sem intercorrências.
Apesar do susto, o voo prosseguiu com os trâmites habituais no terminal aéreo da capital acreana.
VEJA VÍDEO
Você precisa fazer login para comentar.