fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Acre apresenta aumento de mais de 210% nas apreensões de maconha em 2024

Publicado

em

O Brasil também observou um aumento nas apreensões, com 1.399.721 registros em 2024, contra 1.289.239 em 2023, refletindo um crescimento de 8,99% no combate ao tráfico de drogas

O número de apreensões passou de 497, em 2023, para mais de 1.578 no ano passado, o que equivale a uma média de mais de 4 apreensões diárias em 2024. Foto: arquivo

O Acre apresentou um aumento expressivo nas apreensões de maconha em 2024, com um salto de 217,51% em relação ao ano anterior. De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o número de apreensões passou de 497, em 2023, para mais de 1.578 no ano passado, o que equivale a uma média de mais de 4 apreensões diárias em 2024.

O levantamento também revelou variações mensais, com abril de 2024 liderando o ranking de apreensões, com 610 registros, enquanto junho foi o mês com o menor número, com apenas 6 apreensões.

Em 2023, o pico de apreensões foi registrado em março, com 113 ocorrências, enquanto dezembro marcou o período com menos apreensões, com 15.

No cenário nacional, o Brasil também observou um aumento nas apreensões, com 1.399.721 registros em 2024, contra 1.289.239 em 2023, refletindo um crescimento de 8,99% no combate ao tráfico de drogas.

Em 2023, o pico de apreensões foi registrado em março, com 113 ocorrências, enquanto dezembro marcou o período com menos apreensões, com 15. Foto: arquivo

Comentários

Continue lendo

Geral

Mandante da execução de jovem na invasão do Panorama é preso por investigadores da DHPP

Publicado

em

Reprodução

Em uma operação conjunta realizada na manhã desta terça-feira, 6, na região do bairro São Francisco, parte alta da capital, investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Coordenação de Recursos Especiais (CORE) deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra Raimundo Nonato Ferreira da Silva, conhecido como “Bill”, de 41 anos. Ele foi conduzido à Delegacia de Flagrantes e, no final da tarde desta terça, 6, recolhido ao presídio.

Raimundo Nonato, o “Bill”, é acusado de ser o mandante da execução do jovem Willy Kennedy de Lira Souza Soares, crime ocorrido em 2019, na região conhecida como invasão do Panorama. À época, “Bill” era apontado como líder de uma facção criminosa na área e teria autorizado a execução. A vítima foi assassinada com cerca de 20 golpes de terçado após ter sua residência invadida. A esposa da vítima teria presenciado toda a cena.

Em março deste ano, investigadores da especializada prenderam outro envolvido no crime, o presidiário Bastos Souza dos Santos, conhecido como “Cascavel”. Ele foi localizado após divulgar um vídeo nas redes sociais em que pedia para ser aceito de volta por lideranças do Comando Vermelho (CV), alegando ter matado um membro do Bonde dos 13 e estar sendo ameaçado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeitura leva atendimento, orientação e oportunidades à Comunidade da Reserva Chico Mendes por meio da SEMCIAS

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCIAS) realizou uma ação transformadora na Reserva Chico Mendes, levando serviços essenciais, acolhimento e novas perspectivas para as famílias da região. A iniciativa reforçou o compromisso da prefeitura em garantir direitos, fortalecer vínculos e promover autonomia por meio de políticas públicas integradas.

Serviços que transformam vidas
Durante a ação, a equipe da SEMCIAS ofereceu:

✔Atendimento do Programa Bolsa Família – Garantindo o acesso a benefícios e orientando as famílias sobre seus direitos;
✔ Apoio psicossocial – Com escuta qualificada e acolhimento, fortalecendo vínculos comunitários e emocionais;
✔ Qualificação profissional*– Apresentando oportunidades de capacitação para geração de renda e autonomia.

A secretária Lindaci Franco destacou a importância da iniciativa: “Foi um dia de muita troca, sorrisos e, acima de tudo, compromisso com quem mais precisa. Estamos levando não apenas serviços, mas esperança e oportunidades para que essas famílias possam sonhar e construir um futuro melhor.”

A ação na Reserva Chico Mendes reforça a missão da SEMCIAS de estar cada vez mais perto da população, promovendo cidadania e inclusão social. A secretaria segue trabalhando para expandir seus serviços e atender mais comunidades com políticas públicas eficientes e humanizadas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Bancos são depredados e postes arrancados para roubo de fios em praça da Gameleira

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Pelo menos 10 bancos de praça de cerca de 8 postes de iluminação de modelo histórico para o Acre foram depredados ou tiveram peças furtadas no calçadão da Gameleira, em Rio Branco, apontado como o principal cartão postal do Acre, e, além disso, um marco para a identidade do estado. Os problemas ocorrem a poucos passos de câmeras de monitoramento à disposição da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Publica – SEJUSP.

Foi numa visita de rotina da reportagem ao calçadão da Gameleira, que o problema foi identificado. Bancos de madeira, que serviriam para o conforto de turistas e da população em geral, à beira rio, simplesmente desapareceram. Somente um ainda resta, mas já sem as ripas do encosto e com os demais componentes avariados.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Dos postes de iluminação – alguns deles patrimônio histórico do Acre -, apenas um está inteiro e aparenta ter sido instalado recentemente. Os demais tiveram as lâmpadas retiradas, os fios arrancados, e até mesmo derrubados. Os refletores de alta potência que iluminam a bandeira do Acre na Gameleira também foram roubados.

O caso da criminalidade na região da Gameleira, em si, não é novidade, mas nos últimos meses é a intensidade dos furtos que tem surpreendido, como diz o comerciante José Rodrigues, de 58 anos.

“Rio Branco já tem pouca benfeitoria, e o pouco que tem os vândalos e moradores de rua dão conta de destruir. Aqui tem muito furto de energia”

Foto: Local onde originalmente ficava refletores que iluminavam a bandeira da Gameleira I Whidy Melo/ac24horas

De acordo com José, foi um homem em situação de rua que atende pelo nome de Eliézio que começou a fazer a derrubada de postes para furtar fios, e passou a “habilidade” para outros. “Outros começaram a ver, puxar os fios, derrubar postes. Os bancos também eram pra mais de 50, hoje não tem mais nenhum, foi tudo levado pra vender os ferros em ferro velho”, completa.

Em uma outra demonstração de irracionalidade das ações criminosas, todas as placas de aviso de perigo colocadas pelo Corpo de Bombeiros após o desaparecimento do jovem Roger da Silva Matos, de 18 anos, no dia 15 de março, foram roubadas, pois a lona que continha os avisos eram esticadas com metal chumbado ao chão – o que não foi capaz de impedir os furtos.

Câmeras da SEJUSP ficam “de testa” para o crime

Toda a situação narrada nesta reportagem ocorreu calçadão da Gameleira, talvez um dos pontos turísticos mais vigiados da capital. Postes e bancos depredados e roubados estão a metros de câmeras que fazem parte do programa Rio Branco Mais Segura, da Prefeitura de Rio Branco, que dispõe as imagens para a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre – SEJUSP.

Questionada sobre a constância dos crimes mesmo dentro da área monitorada, a SEJUSP, por meio de assessoria, informou que está realizando um levantamento detalhado das imagens captadas pelas câmeras de videomonitoramento da área e as informações coletadas serão repassadas para a Polícias Civil e Militar, para adoção de medidas conforme suas competências.

Foto: Câmera de monitoramento estava ativa no momento da reportagem, mas poste Furtado estava logo abaixo dela I Whidy Melo/ac24horas

“Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da população e nos empenharemos para que os autores desses atos de vandalismo sejam responsabilizados por danos ao patrimônio público”, concluiu a nota.

Secretaria de Cuidados Com a Cidade diz que vai fazer boletim de ocorrência

O secretário municipal de Cuidados com a Cidade de Rio Branco, Tony da Rocha Roque, disse que enviou uma equipe para elaborar um relatório sobre a ocorrência na noite desta segunda-feira (5), e que fará um boletim de ocorrência, notificando a SEJUSP sobre a situação.

Comentários

Continue lendo