Flash
Ações de educação ambiental são desenvolvidas no interior do estado
O governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), em parceria com as prefeituras, iniciou no mês de maio as Oficinas de Educação Ambiental em todo o estado. A primeira etapa teve início no dia 2 de maio no Alto Acre, nas cidades de Brasiléia, Assis Brasil, Xapuri e Epitaciolândia, e se encerrou na última sexta-feira, 3 de junho.
Durante uma semana, os alunos da Escola Municipal José Rui da Silveira Lino participaram de palestras com ilustrações e debates.

Palestras nas escolas faz parte do planejamento das ações educativas. Foto: cedida
“Esse é o momento de reflexão e aprendizado, pois esses ensinamentos no ambiente escolar proporcionam um amplo conhecimento no aspecto de cuidar do meio ambiente agora e correr atrás dos prejuízos”, comentou o estudante Cauã Oliveira.
A proposta da oficina é trabalhar com as comunidades os benefícios de se ter uma área protegida, ensinar sobre o processo de reciclagem, poluição dos rios, processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade. Além disso, visa trabalhar com o aproveitamento das garrafas pets na produção de brinquedos, tapetes e carrinhos.

A proposta da oficina é trabalhar com as comunidades os benefícios de se ter uma área protegida. Foto: cedida
Segundo Socorro Rodrigues, chefe da Divisão de Educação Ambiental do Imac, o planejamento começou com o processo de conscientização ambiental nas escolas. “Os alunos são o futuro e, com esses conhecimentos, podem evitar muitos danos causados pelo homem”, afirmou.
O Imac é o órgão que licencia em todo o estado tanto obras municipais, quanto estaduais e vem realizando trabalhos dentro dos princípios da legalidade, juntamente com a população, com os empreendedores, o pequeno agricultor que espera uma resposta de maneira rápida, no combate de queimadas, indo em campo monitorar e apresentar projetos, ferramentas de gestão, leis e políticas públicas ambientais para facilitar a vida da população.
“Iniciamos o trabalho de Educação Ambiental em 2019. Entendemos que é de fundamental importância para chegar na ponta, juntamente com os sindicatos rurais, com educação, com as secretarias ambientais, e levar até as comunidades, para os pequenos agricultores, os empreendedores, o conhecimento dos direitos e obrigações e, acima de tudo, a parceria do governo do Estado, juntamente com todo o setor ambiental”, ressalta o presidente do Imac, André Hassen.
Comentários
Flash
Suspeito é preso com pacotes de cocaína escondidos em isopor em Sena Madureira
Homem se passava por entregador para transportar drogas no bairro Cafezal
Policiais militares do 8º Batalhão prenderam em flagrante um homem que transportava 24 pacotes de uma substância esbranquiçada, supostamente cocaína, com peso aproximado de 254 gramas. A droga estava escondida dentro de um isopor utilizado, aparentemente, para entrega de produtos.
A prisão ocorreu após equipes do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva e Saturação receberem informações de que o suspeito estaria circulando pelo município disfarçado de entregador, utilizando o recipiente para ocultar o material ilícito.
A abordagem foi realizada na Rua Boulevard Cafezal, no bairro Cafezal, em Sena Madureira. Durante a verificação do isopor, os policiais encontraram os pacotes do entorpecente.
Após a ação, o suspeito foi preso e encaminhado, juntamente com a droga apreendida, à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, onde foram adotadas as providências cabíveis.
Comentários
Flash
Prefeito de Rio Branco visita famílias em abrigo público e acompanha monitoramento do nível do Rio Acre
Flash
Defesa Civil do Estado monitora rios e mantém ações preventivas
Conforme o boletim divulgado às 15h desta sexta-feira, 23, pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Defesa Civil, a capital acreana segue em cota de transbordamento. Enquanto em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá apresenta vazante, mas segue acima da cota de alerta.
Em Rio Branco, o rio Acre marcou 14,36 metros, mas segue com tendência de vazante, indicando redução gradual do nível. A atuação contínua do Estado, por meio da Defesa Civil, garante o monitoramento em tempo real, o apoio às defesas civis municipais e a pronta mobilização das equipes para atendimento às famílias em áreas de risco.
Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá registrou 12,05 metros, permanecendo acima da cota de alerta e abaixo da cota de transbordamento, também em vazante.
Nos demais municípios monitorados, os rios permanecem abaixo das cotas de alerta, com predominância de vazante. Localidades como Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Porto Acre, Sena Madureira, Manoel Urbano, Porto Walter, Tarauacá, Feijó e Plácido de Castro apresentam cenário hidrológico estável.
O Riozinho do Rola, importante afluente do Rio Acre, também segue abaixo da cota de alerta e em queda, contribuindo para a redução gradual do volume de água na principal bacia do estado.
A Defesa Civil segue fazendo o monitoramento dos rios em todo o estado, além do acompanhamento das previsões de chuvas. Segundo o coordenador da Defesa Cìvil, coronel Carlos Batista, o alerta seguirá pelos próximos meses, fevereiro e março, visto que são períodos chuvosos. “Todo sistema está sempre em alerta pra agir por meio das defesas civis municipais.”
O coordenador também alertou a população sobre os riscos que as enchentes trazem. “Nesses períodos de vazante sempre há problemas de movimentação de solo. Por isso, se a população identificar que está tendo alguma agitação nos seus quintais, que apresentou rachadura numa árvore, parede, porta ou janela, é importante entrar em contato imediato com a Defesa civil ou corpo de bombeiros”.
O coordenador ressaltou a importância de acionar os serviços competentes e afirmou o compromisso do governo do Estado com a população atingida. “É importante você entrar em contato imediato com o corpo de bombeiros pelo número 193, para que uma equipe especializada possa ir ao local para fazer a devida análise. O governo do Estado está sempre com o objetivo de preservar bens e vidas”, salientou.
The post Defesa Civil do Estado monitora rios e mantém ações preventivas appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE







































Você precisa fazer login para comentar.