fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acisa apresenta linha de financiamento para comerciantes atingidos pela cheia

Publicado

em

A Junta Comercial tem um trabalho de muita responsabilidade. Não podemos deixar nada em aberto, então, vamos aumentar a fiscalização interna

BRUNA LOPES - A Gazeta do Acre

O empresário Jurilande Aragão é o novo presidente da Junta Comercial do Acre (Juceac). Ele foi nomeado nesta terça-feira, 3, pelo governador Gladson Cameli, no Diário Oficial do Estado.

Aragão ficará no lugar do empresário Carlos Afonso Cypriano, que estava à frente da autarquia desde setembro de 2016.

Em entrevista, o novo presidente falou sobre os principais projetos para os próximos três anos de gestão, entre eles a desburocratização de processos e o aumento da fiscalização interna.

A ideia de Aragão é colocar em prática a Medida Provisória do Governo Federal que prevê a simplificação e desburocratização do registro de empresas. Até o final de sua gestão, o presidente pretende, por exemplo, diminuir o tempo de espera para abertura de uma empresa de três dias para três horas.

“Não vamos diminuir isso amanhã cedo.  Vamos trabalhar para diminuir para dois dias, depois um dia, depois para três horas. Vamos trabalhar até chegar lá. Todos os nossos funcionários e colaboradores estão empenhados nesse projeto. Nosso objetivo é esse e nós vamos conseguir”.

Além disso, a fiscalização interna da autarquia será intensificada daqui para frente. “Nosso objetivo é diminuir, e diminuir com segurança. A Junta Comercial tem um trabalho de muita responsabilidade. Não podemos deixar nada em aberto. Não podemos deixar ninguém fazer qualquer coisa irregular, então, vamos aumentar a fiscalização interna.”

Por fim, Aragão destaca que, com a ajuda dos parceiros, como o Sebrae-AC, outras mudanças devem acontecer nos próximos meses.

“Todo esse processo de Junta Comercial altera muita coisa, então, muita coisa vai mudar. Queremos aprimorar as coisas, mas isso não é um plano nosso. É um plano do Governo Federal, Estadual e, por sua vez, um plano da Junta Comercial. Vamos alterar tudo para agilizar os serviços”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ações do Detran alcançam mais de 25 mil pessoas no Carnaval

Publicado

em

As atividades preventivas e de segurança realizadas pelo Detran durante eventos como o Carnaval são de extrema importância para garantir a segurança de todos os usuários das vias: pedestres, motoristas e passageiros

Carnaval da Família é uma realização do governo do Acre, Prefeitura de Rio Branco e Acisa. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Durante o Carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) intensificou suas ações de orientação e segurança no trânsito em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Na capital, as atividades tiveram foco especial na Praça da Revolução, no centro da cidade. Já em Cruzeiro do Sul o mesmo trabalho foi realizado na Praça Orleir Cameli, onde foram realizadas as principais festividades.

De acordo a Coordenação de Educação de Trânsito, foram mais de 25 mil abordagens realizadas entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, e que tiveram como objetivo garantir a segurança dos foliões e a fluidez do tráfego.

Ações de orientação e segurança

O Detran promoveu as campanhas educativas com o tema ‘Desacelere. Seu Bem Maior é a Vida’, alertando sobre os riscos da combinação de álcool e direção e incentivando o uso de transportes alternativos.

Bruno aprovou a atuação do Detran e Polícia Militar. Foto: Eduardo Gomes/Detran

Morador da região da Transacrena, o produtor rural Bruno Leitão reconheceu a importância das ações educativas e de fiscalização. “É certo eles fazerem a blitz porque ajuda muito, né? O pessoal está ingerindo bebida alcoólica, e é muito importante, né, ter uma blitz para o pessoal ficar mais atento, né?”, disse.

A fiscalização foi intensificada nas vias de acesso aos locais de festa e nas principais ruas e avenidas com o objetivo de coibir infrações como dirigir sob efeito de álcool, excesso de velocidade e outras condutas que colocam em risco a segurança no trânsito.

Agentes do Detran e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) estiveram presentes nos locais das festividades, orientaram e auxiliaram os foliões na travessia e no monitoramento do trânsito.

As atividades preventivas e de segurança realizadas pelo Detran durante eventos como o Carnaval são de extrema importância para garantir a segurança de todos os usuários das vias: pedestres, motoristas e passageiros. O aumento do consumo de álcool e a concentração de pessoas nas ruas durante o período carnavalesco elevam o risco de acidentes de trânsito.

“Mobilizamos nossas equipes de Educação e Fiscalização na capital e cidades do interior para atuar durante todas noites de Carnaval, mas o trabalho começou duas semanas antes. Contamos com o apoio irrestrito da Polícia Militar, por meio do BPTran, que diuturnamente garantiu a segurança dos foliões e realizou a Operação Lei Seca, retirando das vias aquelas pessoas que ainda insistem em associar álcool e direção. Nossa missão foi cumprida, levando conscientização para salvar vidas no trânsito”, destacou a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Recém-nascido com problemas respiratórios é resgatado por bombeiros na zona rural de Mâncio Lima

Publicado

em

Bombeiros e enfermeira do Samu percorrem mais de 30 quilômetros para resgatar recém-nascido e a mãe dele nessa segunda-feira (3) na zona rural de Mâncio Lima

Bombeiros e enfermeira do Samu resgataram recém-nascido. Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros do Acre

Bombeiros da cidade de Mâncio Lima, interior do Acre, percorreram mais de 30 quilômetros na lama e e em estradas inundadas para resgatarem um recém-nascido com problemas para respirar. O resgate ocorreu nessa segunda-feira (3) no Ramal dos Bandeirantes, que fica na zona rural da cidade.

A mãe, uma adolescente de 14 anos, teve o filho na noite de domingo (2) no sétimo mês de gestação. O parto foi realizado com ajuda de uma parteira da região. Por volta das 7h de segunda, o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado da irmã da adolescente pedindo socorro.

A sargento Edinara Silva de Souza estava na equipe enviada para a localidade. Ela conta que bombeiros que estavam de folga foram chamados para ajudar na ocorrência. “Solicitamos o apoio do Samu porque a irmã dela disse que a criança estava com dificuldades para respirar e era de sete meses. Montamos toda logística e fomos”, relembrou.

Uma técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acompanhou os bombeiros. Para a missão, as equipes utilizaram dois quadriciclos para chegar até a casa da adolescente.

“No percurso, encontramos uma caminhonete com uma enfermeira de Rodrigues Alves que acompanhava essa mãe. O veículo deles atolou e foram com a gente, mas atolamos e tivemos muitas dificuldades”, disse.

A sargento explicou que o quadro do bebê era estável. “A mão estava bem também, só sangrando um pouco. Trouxemos a criança, a mãe e a mãe da adolescente. Demoramos cerca de uma hora para voltar, foi mais rápida a volta. O Samu levou elas para o hospital de Mâncio Lima”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre aparece entre estados com nível de Síndrome Respiratória Aguda Grave em alerta, aponta levantamento

Publicado

em

O estado que merece mais atenção é Goiás, onde o aumento atingiu uma incidência mais alta e está associado a um início de temporada do vírus sincicial respiratório (VSR)

Acre é um dos nove estados que apresentaram nível de atividade de Respiratória Aguda Grave (SRAG) em alerta, risco ou alto risco. Foto: Shutterstock

O Acre é um dos nove estados que apresentaram nível de atividade Respiratória Aguda Grave (SRAG) em alerta, risco ou alto risco entre 16 e 22 de fevereiro. Os dados são do Boletim InfoGripe, divulgado no último dia 28, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A pesquisa aponta que há um aumento de casos de SRAG entre crianças e adolescentes de até 14 anos, especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e no estado de Sergipe.

Conforme o estudo, além do Acre, oito das 27 unidades federativas apresentam nível de atividade de síndromes em alerta, risco ou alto risco. São elas:

  • Amazonas
  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Pará
  • Rondônia
  • Roraima
  • Sergipe
  • Tocantins

Dentre esses nove estados, sete também têm sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo, últimas seis semanas. O Acre também aparece neste levantamento. Os demais são:

  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Pará
  • Roraima
  • Sergipe
  • Tocantins.

A pesquisadora Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, destacou que não há incidência alta ou muito alta de Covid-19 no período do Carnaval. Contudo, em caso de sintomas de síndrome gripal, como coriza, dor de garganta, febre ou tosse, a recomendação é deve evitar festas e aglomerações para não transmitir o vírus para outras pessoas.

“Outra opção é curtir o Carnaval usando uma boa máscara e priorizando ambientes abertos”, afirma Portella.

Ela falou também sobre o crescimento de casos de síndromes gripais em crianças e adolescentes nesta época do ano. Tatiana afirmou que esse aumento já ocorreu em anos anteriores, mas que não há motivos para grandes preocupações. O estado que merece mais atenção é Goiás, onde o aumento atingiu uma incidência mais alta e está associado a um início de temporada do vírus sincicial respiratório (VSR).

“Em relação à Covid-19, não há, no momento, nenhuma área de alto risco. O que observamos agora é uma tendência de estabilidade ou oscilação no número de novos casos, principalmente em alguns estados das regiões Norte, Nordeste e Mato Grosso”, disse.

Comentários

Continue lendo