Acre
Acidente aéreo que matou 23 pessoas no Acre completa 20 anos: “Renasci”, diz sobrevivente

Acidente da Rico matou 23 pessoas em em 30 de agosto de 2002/Foto: Reprodução
A médica pneumologista Célia Rocha, moradora de Rio Branco (AC), lembrou, nesta terça-feira (30), a tragédia da qual foi uma das vítimas com a queda do avião da Rico Linhas Aéreas, em 30 de agosto de 2002, quando a aeronave já estava em procedimento de pouso a uma distância de pelo menos 1.500 metros da pista do aeroporto Plácido de Castro, na Capital.
Era o início de uma noite de chuva e o avião teria sido atingido por um temporal que o jogou para o chão, matando, das 31 pessoas a bordo, 23 passageiros, incluindo os três tripulantes. Dos 31 a bordo, 23 foram mortos, incluindo os 3 tripulantes e 20 dos 28 passageiros. Era o voo 483, que saiu de Cruzeiro do Sul, pousou em Tarauacá e tinha Rio Branco como destino.
O avião envolvido no acidente era um Embraer EMB-120ER Brasília, de prefixo PT-WRQ, que havia feito seu primeiro voo em 1987. Era equipado com dois motores Pratt & Whitney PW118 Canada e tinha número de série 120 043. Havia passado antes em empresas como a Midway Connection (registro N-318MC) e a Rio Sul (registro PT-SLF). Com o acidente, sofreu danos irreparáveis e nunca mais pôde voar.
O EMB 120 Brasília estava em aproximação a Rio Branco, quando os controladores terrestres permitiram o pouso do voo. A aeronave, em seguida, entrou em uma tempestade e logo depois impactou com a cauda no solo. A fuselagem quebrou em três seções e um incêndio começou, danificando o avião.
A bordo do avião, no retorno de Cruzeiro do Sul para sua casa, na Capital, Célia Rocha relata os momentos de horror e agradece a Deus por ter sobrevivido. “Esse Pai Maior foi misericordioso comigo e me concedeu o privilégio de sobreviver ao acidente aéreo ocorrido em Rio Branco no dia 30 de agosto de 2002”, disse. “A luta que travei em todo esse processo foi árdua, quando senti a dor física e a dor emocional, mas com muita, fé, força e garra. Graças a Deus, consegui ultrapassar, pois Ele não nos dá aquilo que não podemos ultrapassar”, acrescentou a médica.
Célia Rocha disse ainda que hoje é só gratidão a Deus, aos familiares e amigos, além de colegas de profissão e “todos àqueles que me assistenciaram e me ajudaram a ultrapassar todo esse processo”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/p/3/szkUdwQpit3wcuvApvYw/resgate.jpg?resize=696%2C512&ssl=1)
Vítimas era carregas em caminhonetes traçadas/Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
A médica disse ainda que, se lhe foi concedido renascer para vida, “é porque ainda tenho que concluir a missão a que me propus quando do meu retorno para esse Mundo Terreno. Me curvo diante de Vós, meu Deus,e peço forças para que eu consiga ser digna do seu amor. Humildade, resiliência e resignação diante dos vossos desígnios”, finalizou.
O acidente também deixou seis passageiros em estado grave e dois com lesões leves. Com o impacto, o avião colidiu contra uma porteira e ainda atingiu seis bezerros e duas vacas.
Este foi o segundo maior acidente aéreo registrado no Acre, ficando atrás somente de um desastre aéreo registrado em 28 de setembro de 1971, em Sena Madureira – quando entre os tripulantes mortos estava o bispo do Acre, Dom Giocondo Maria Grotti.
Comentários
Acre
Assis Brasil terá 9 academias ao ar livre para promover saúde e bem-estar da população
A Prefeitura de Assis Brasil deu mais um passo rumo a uma cidade mais saudável! Está em processo licitatório a instalação de 9 academias ao ar livre em pontos estratégicos da cidade. O investimento é de R$ 220 mil, fruto de emenda parlamentar da deputada Antônia Lúcia, com o objetivo de estimular práticas saudáveis e incentivar o exercício físico gratuito para todos.
As academias serão implantadas nos seguintes locais:
•Praça Soldado Marinho
•Praça Henock Timóteo
•Praça Edilson Araújo
•Praça Zeca Amorim
•Bairro Km 2
•E em outros pontos estratégicos do município
O prefeito Jerry Correia destacou a importância do projeto:
“Esses espaços serão fundamentais para incentivar a atividade física e a convivência comunitária. Agradecemos à deputada Antônia Lúcia pela parceria em mais essa conquista para o nosso povo.”
As academias ao ar livre contarão com equipamentos modernos voltados para alongamento, fortalecimento muscular e exercícios aeróbicos, todos de uso gratuito.
Assis Brasil segue avançando com mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para todos os cidadãos.
Comentários
Acre
Ampliado regime de teletrabalho para 11 secretarias do governo do Acre
Em decreto publicado nesta quinta-feira, 24, o governador Gladson Cameli (PP) oficializou a ampliação do regime de teletrabalho no âmbito do Poder Executivo estadual. A medida, prevista no Decreto nº 11.682, estabelece a adoção do modelo de trabalho remoto de forma experimental até 31 de dezembro de 2025, com o objetivo de modernizar a gestão pública e tornar mais eficientes os serviços prestados à população.
De acordo com o texto, o teletrabalho será facultativo e poderá ser adotado, total ou parcialmente, por servidores de 11 órgãos e entidades da administração estadual, entre eles a Secretaria de Estado de Administração (Sead), Secretaria de Planejamento (Seplan), Casa Civil (SECC), Fazenda (Sefaz), Justiça e Segurança Pública (Sejusl), Secretaria da Mulher (SEmulher), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Controladoria-Geral (CGE), Departamento de Trânsito (Detran) e Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).
A adesão ao regime depende da autorização das chefias imediatas e dos dirigentes máximos das unidades, que deverão manter o atendimento ao público interno e externo de forma plena. O decreto determina que o teletrabalho não altera a lotação do servidor e não configura direito adquirido. Além disso, a autorização pode ser revogada a qualquer momento.
O documento também deixa claro que o teletrabalho é incompatível com o pagamento de adicionais por horas extras, adicional noturno ou qualquer gratificação relacionada ao aumento da jornada. A proposta busca alinhar as funções à produtividade e à entrega de resultados, com foco no desempenho funcional dos servidores.
Cada órgão contemplado pelo decreto deverá instituir uma comissão específica para acompanhar a implementação do regime, padronizar procedimentos, avaliar resultados e encaminhar relatórios trimestrais à Secretaria de Administração.
Cabe ainda à SEAD a edição de normas complementares que vão regulamentar a aplicação prática do teletrabalho nas repartições estaduais.
Comentários
Acre
Inmet emite alerta de chuvas intensas para o Acre com risco de ventos fortes

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de perigo potencial para o estado do Acre, com previsão de chuvas intensas entre esta quinta-feira, 24, e a manhã de sexta-feira (25). O alerta desta quinta-feira, 24, e segue válido até as 10h de sexta-feira (25).
Segundo o órgão, são esperados acumulados de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros ao longo do dia. Além da precipitação, há previsão de ventos intensos, com velocidades que podem variar entre 40 e 60 km/h.
Você precisa fazer login para comentar.