Cotidiano
Acea emite nota de repúdio às declarações do técnico do Independência

Manoel Façanha
A Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea), entidade cinquentenária e de vasta folha de serviços prestados ao esporte local, não pode deixar passar em branco as críticas infundadas aos seus filiados pelo investidor/técnico do Independência, Erick Rodrigues, quando da escolha dos melhores atletas do Campeonato Acreano 2024, repudiando, assim, publicamente, as palavras do gestor/técnico.
Numa entrevista ao Blog do Chico Pontes, ele discordou da escolha da seleção do estadual realizada pelos cronistas esportivos acreanos, algo natural, pois faz parte do contraditório. No entanto, ainda não satisfeito, passou a questionar durante a sua entrevista ao canal de comunicação esportivo a forma subjetiva da escolha realizada pelos profissionais da imprensa esportiva do estado: “Das três, uma: ou a maioria não viu os jogos; ou existem coisas pessoais contra o Independência ou contra a minha pessoa e demais atletas do clube; ou eles não entendem nada de futebol”, disse o técnico.
Veja a nota de repúdio
A direção da Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea), entidade filiada há mais de meio século à Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace), vem a público lamentar profundamente e, ao mesmo tempo, repudiar com veemência as declarações do senhor Erick Rodrigues, técnico/investidor do Independência durante a disputa do Campeonato Acreano 2024, quando o mesmo buscou com suas declarações desqualificar os membros da crônica esportiva local, profissionais que, na sua maioria, trabalharam de forma independente, seja sob sol quente ou chuva, para o fortalecimento do futebol acreano. É digno de registro informar que os profissionais que elegeram a seleção trabalharam durante as 41 partidas do estadual deste ano, incluindo uma (repescagem) para apontar o último rebaixado para a temporada da 2ª Divisão de 2025.
A Acea entende ainda que as declarações deselegantes por parte do senhor Erick Rodrigues refletem o seu total desrespeito aos demais atletas dos clubes coirmãos do Independência, que trabalharam pesado durante meses para conquistar um espaço na lista dos escolhidos para compor a seleção do Acreanão 2024.
A entidade esportiva esclarece que não houve nada pessoal para a escolha dos melhores e os números da eleição chamam atenção para o equilíbrio na lista dos escolhidos, equilíbrio esse refletido na pontuação do returno estadual, onde a diferença do primeiro ao quarto colocado foi de apenas três pontos.
Veja abaixo a lista dos eleitos:
“O Independência liderou a lista dos premiados. Ao todo, o Tricolor de Aço teve quatro indicações: Mimito (goleiro), Passarinho (lateral-direito), Catatau (lateral esquerdo) e Cabeludo (volante). Uberaba (Rio Branco) e Gabriel (Humaitá) foram os escolhidos para o meio de zaga. Na linha de frente, o atacante Cassiano (Galvez) foi praticamente unanimidade entre os participantes da eleição. O atleta conquistou 13 das 14 indicações, seis votos a mais do que o artilheiro do estadual, o vascaíno Daniego. No setor de meio-campo, o volante Cabeludo levou todos os 14 votos, um a mais que o estrelado Joel. Outros dois atletas eleitos para o setor de meio campo foram Ewerton (Humaitá) e Kesley (São Francisco)”
ABRACE repudia declarações

O presidente Artur Eugênio (Abrace) posa ao lado de Gustavo Rotstein e Alison Mayer, ambos jornalistas da Rede Globo. Foto/Acervo Artur Eugênio
Participando na cidade de Santa Susanna, na Espanha, palco do 86º Congresso AIPS Internacional, Artur Eugênio Mathias, o presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE), considerou às declarações do treinador do Independência, como um ato desrespeitoso ao trabalho realizado pela crônica esportiva acreana e, também, aos demais atletas eleitos na lista da seleção do Campeonato Acreano 2024. Artur Eugênio disse ainda que é preciso respeitar as escolhas e se solidarizou com cada profissional da imprensa esportiva acreana.
Rio Branco, 30 de abril de 2024.
Demóstenes Nascimento
Presidente ACEA
Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.
Comentários
Cotidiano
Fafs confirma final do Campeonato Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Quinari e Brasileia empataram o primeiro jogo em Senador Guiomard
O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal (Fafs) confirmou para sábado, 27, às 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, a decisão do Campeonato Estadual de Futsal da Série A entre Brasileia e Quinari. O primeiro jogo entre as duas equipes, em Senador Guiomard, terminou empatado por 4 a 4 e por isso quem vencer a segunda partida fica com o título e a vaga do Acre na Taça Brasil de 2026.
“Fechamos todos os detalhes para a final. A partida decide o título mais importante e fecha a temporada”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
Sem mudanças em 2026
Segundo Rafael do Vale, existe a intenção de realizar ajustes no regulamento do Estadual para 2026.
“Permitimos muitas mudanças nas datas dos jogos e isso aumentou o prazo de realização da Série A. Tínhamos planejado fechar a competição no fim de outubro e essas alterações precisam ser reavaliadas”, explicou o dirigente.


Você precisa fazer login para comentar.