Conecte-se conosco

Cotidiano

Ação apreende mais de meia tonelada de alimentos fora da validade em empresa que serve comida em presídio em Tarauacá

Publicado

em

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) enviou uma nota curta em que diz estar tomando ciência do caso e providências

MP disse que o material apreendido foi descartado e um relatório deve ser enviado para a Promotoria de Justiça para que sejam tomadas medidas legais. Foto: Asscom/MPAC

Mais de meia de tonelada de alimentos foi apreendida durante uma operação conjunta do Ministério Público do Acre (MP-AC) e Vigilância Sanitária de Tarauacá, interior do Acre. Segundo o MP, os 685 kg estavam impróprios para consumo.

A operação ocorreu na última sexta-feira (22), na sede da empresa responsável pelo fornecimento de refeições ao presídio Moacir Prado, que fica no município.

“Foram encontrados alimentos como carnes, embutidos e charque fora do prazo de validade e sem origem comprovada ou em condições inadequadas de armazenamento”, disse o órgão em nota divulgada nesta segunda-feira (25).

Conforme o Portal da Transparência, a empresa responsável pelo serviço é a F. R. Soares Damasceno LTDA, que possui um contrato de mais de R$ 5 milhões com o Iapen desde julho de 2020.

Procurada a empresa afirmou que ‘a carne apreendida pela fiscalização tem origem lícita e fora adquirida em frigorífico devidamente licenciado pelas autoridades e órgãos sanitários competentes’.

A empresa disse ainda discordar da versão do Ministério Público de que a carne apreendida estivesse em condições impróprias de consumo.

“A empresa sempre prima pela qualidade dos seus produtos, que são preparados e manuseados por equipe profissional qualificada obedecendo padrões de segurança alimentar e boas práticas sanitárias”.

Já o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) enviou uma nota curta em que diz estar tomando ciência do caso e providências.

“O Iapen ficou sabendo do fato através da veiculação em redes sociais e noticiários, porém, ainda não foi informado oficialmente da inspeção/apreensão. Somente após o informe oficial, será possível tomar providências em relação a empresa responsável. No entanto, o Iapen acionou o fiscal de contrato de alimentação para realizar a vistoria e constituir um relatório sobre a vistoria”, afirmou.

Segundo o Ministério Público, carne bovina compunha a maior parte do material apreendido, eram 575 kg ao todo. Além de guardado de forma irregular, o material não tinha rótulos ou ‘comprovação de procedência’.

Conforme o Portal da Transparência, a empresa responsável pelo serviço é a F. R. Soares Damasceno LTDA, que possui um contrato de mais de R$ 5 milhões com o Iapen desde julho de 2020Foto: Asscom/MPAC

O órgão salientou ainda que essa é a segunda vez este ano que uma fiscalização na empresa resulta na apreensão de carne imprópria para o consumo. A primeira havia sido em março, quando 38,8 kg foram confiscados e problemas sanitários foram identificados.

Por fim, o MP disse que o material apreendido foi descartado e um relatório deve ser enviado para a Promotoria de Justiça para que sejam tomadas medidas legais.

Confira a nota completa da F. R. Soares Damasceno LTDA
  1. A empresa atua há mais de 20 anos no ramo de prestação de serviços de fornecimento alimentício, não possuindo histórico desabonador de suas atividades empresariais.
  2. Sempre prima pela qualidade dos seus produtos, que são preparados e manuseados por equipe profissional qualificada obedecendo padrões de segurança alimentar e boas práticas sanitárias.
  3. A carne apreendida pela fiscalização tem origem lícita e fora adquirida em frigorífico devidamente licenciado pelas autoridades e órgãos sanitários competentes.
  4. Discorda das conclusões precipitadas (e não constatadas) de que a carne apreendida estaria imprópria para o consumo humano.
  5. Manifesta seu total interesse no pronto esclarecimento dos fatos e prevalência da verdade real.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Santa Cruz do Acre apresenta estrutura durante preparação para o Acreano

Publicado

em

O videomaker Kennedy Santos visitou o Centro de Treinamento do estrutura do Santa Cruz do Acre e conheceu e conheceu a estrutura do clube. Recebido pela diretoria, ele percorreu os setores do CT, onde acompanhou a rotina de treinos da equipe que se prepara para o Campeonato Acreano.

O Santa Cruz mantém parceria com clubes do Sul do Brasil e conta com um elenco formado majoritariamente por atletas de fora do Acre. Entre os atletas do clube, 21 jogadores, não são naturais do estado.

O clube vem recebendo investimentos desde 2022, com ações voltadas à captação de recursos e ao fortalecimento da estrutura. Atletas da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, entre outros estados, integram o elenco.

O zagueiro Yan Amorim comentou sobre o projeto. “É incrível esse projeto do Santa Cruz. A partir do momento que a gente ver tudo que está sendo construído, e a gente ver que é um projeto a longo prazo que tem tudo pra ser um dos maiores clubes do país”, destacou.

O diretor de futebol, Júnior Maia, também destacou a visibilidade do clube. “O Santa Cruz é um clube que hoje tem tido um novo olhar de outros clubes do país”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia “atropela” o Quinari e conquista o título do Estadual da Série A

Publicado

em

Fotos João Valente: Brasileia conquista o título e garante a vaga do Acre na Taça Brasil

Brasileia “atropelou” o Quinari por 14 a 1 neste sábado, 27, no ginásio Álvaro Dantas, e conquistou o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Eduardo(5), Macaco(2), Ângelo, Antônio, Alcione, Victor Hugo, Bruno, João e Emanoel marcaram os gols do Brasileia enquanto Kaylan anotou para o Quinari.

Decidido no 1º tempo

Brasileia começou a partida marcando e construindo jogadas de gols. O Quinari não conseguia criar lances de perigo e o primeiro tempo terminou 7 a 0 para a equipe da Fronteira. Na segunda etapa, Brasileia manteve o ritmo e conquistou o título com todos os méritos.

Goleiro e artilheiro

O goleiro Kauã, do Brasileia, recebeu o prêmio de melhor goleiro do Estadual. O ala Eduardo, do Brasileia, terminou a Série A como artilheiro com 13 gols.

Apoio da Prefeitura

O secretário de Esportes de Brasileia, Clebson Venâncio, destacou o trabalho realizado com a equipe de futsal e o apoio do prefeito Carlinhos Pelado(PP) para o esporte no município.

“Essa conquista foi merecida e tivemos muitas pessoas do município envolvidas no projeto. O futsal de Brasileia volta a ser o melhor do Acre”, declarou Clebson Venâncio.

Excelente temporada

A decisão entre Brasileia e Quinari marcou o fechamento da temporada de 2025. O presidente da Federação Acreana de Futsal(Fafs), Rafael do Vale, destacou o trabalho realizado em um ano bastante favorável.

“Conseguimos promover grandes competições desde a base. Tivemos um crescimento em relação ao ano passado e vamos seguir tentando melhorar ainda o futsal acreano em 2026”, disse Rafael do Vale.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas.

De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em 8,50 metros. “Ontem, por volta das 23h, o rio chegou ao ápice, atingindo 8,80 metros. Durante a madrugada, já foi registrada uma vazante de 30 centímetros”, explicou.

Segundo o coordenador, além da redução observada na área urbana, outras regiões também começam a apresentar recuo das águas. “Tanto a Aldeia dos Patos quanto Assis Brasil já se encontram nesse processo de vazante”, destacou.

Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. Cordeiro reforçou que o órgão continuará com o monitoramento permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.

VEJA O VÍDEO:

 

Comentários

Continue lendo