Conecte-se conosco

Acre

8ª Sessão Ordinária Do 1º Ano Legislativo Da 16ª Legislatura

Publicado

em

A participação ativa dos parlamentares reforçou o compromisso com o debate democrático e a transparência das ações legislativas.

A sessão teve início com a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, registrando todos debates e decisões tomadas na ocasião. Fotos: assessoria

Assessoria 

Na oitava sessão ordinária realizada nesta terça-feira (25), os parlamentares se reuniram para dar continuidade aos trabalhos legislativos. A sessão teve início com a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, registrando todos debates e decisões tomadas na ocasião.

Com a ata aprovada, foi aberto o grande expediente, momento dedicado às manifestações pessoais dos parlamentares. Durante essa fase da sessão, os representantes tiveram a oportunidade de apresentar discursos, expor temas relevantes para a comunidade e discutir propostas que poderão impactar de forma positiva a população.

Além disso, assuntos de interesse público foram abordados, incluindo demandas locais e projetos em tramitação. A participação ativa dos parlamentares reforçou o compromisso com o debate democrático e a transparência das ações legislativas.

A sessão seguiu conforme o regimento interno, garantindo espaço para o debate e a apresentação de requerimentos e indicações.

GRANDE EXPEDIENTE, NO USO DA TRIBUNA:

VEREADOR BETO DANTAS (PT), iniciou o seu pronunciamento cumprimentando a todos que estavam presente nesta sessão.

Apresentou as seguintes indicações:

1º Que a Secretaria de Obras realize manutenção na iluminação publica da praça do cemitério;

2º Que a Secretaria de Obras notifique a empresa que esta executando a obra no bairro Nazaré, para finalizar a construção do meio fio e realizar uma manutenção nas ruas já asfaltadas, que por sua vez já se encontram com buracos na área pavimentada;

3º Que a Prefeitura de Brasiléia por meio do órgão competente, remaneje o ponto de taxi do Hospital de Brasiléia; para uma área mais próxima da saída;

4º Que a Prefeitura de Brasiléia por meio do órgão competente; determine um local onde o vendedor de lanche em frente ao Hospital possa exercer o seu trabalho;

5º Que a Secretaria de Obras realize manutenção na iluminação publica Rua São Francisco no Bairro Marcus Galvão;

6º Que a Secretaria de Obras possa disponibilizar uma maquina de pneu para desatolar os veículos no Ramal do KM 59, próximo a casa do Narciso;

VEREADOR ALMIR ANDRADE (PP), “Bom dia público presente, todos da galeria e aos que nos acompanham pelas redes sociais”.

1º Que a secretaria municipal de saúde realize um itinerante para atender os moradores do polo de Brasileia já que não tem unidade de saúde na comunidade;

2º Que o Detran possa estar realizando um estudo para implantação de semáforo em Brasileia locais onde existe grande número de acidentes, próximo entrada do Sesc, Próximo ao pollo do Moreira e próximo hospital regional;

3º Que a prefeitura possa intervir em uma problemática pertinente em nossa cidade, que é a superpopulação de animais cães e gatos em situação de rua.

Todos nós sabemos que esses animais não escolheram estar nas ruas. Muitos deles foram abandonados por seres humanos, vítimas de uma atitude cruel e irresponsável. E, diante dessa realidade, não podemos fechar os olhos. A culpa não é dos animais, mas de ações desumanas cometidas contra eles.

A solução não está em medidas paliativas, mas em políticas públicas eficazes e contínuas. E uma dessas ações fundamentais é a Campanha de Castração Solidária, que proponho para que o poder público, senadores em especial o Senador Alan Rikc (UFAC ITINERANTE) e qualquer outros servidor público possa atuar de forma planejada e eficiente no controle populacional dos cães e gatos.

VEREADOR DJAHILSON AMÉRICO (REPUBLICANOS), O Vereador inicio agradecendo a presença de todos os presente.

Apresentou as seguintes Indicações:

1º Que Secretaria de Obras realize o trabalho de limpeza, roçagem e disponibilize lixeiras lá do bairro Nazaré,

2º Que a Secretaria de Obras faça um cronograma estabelecendo os dias que ocorrerá o recolhimento do lixo, no Bairro Nazaré;

3º Que a Secretaria de Obras construa uma parada de ônibus maior lá no final, aonde o transporte vai, visto ali tem muitas crianças que utilizam, o transporte escolar.

4º Que a Secretaria de Obras, realize manutenção na iluminação da quadra de esportes do bairro 8 de Março;

5º Que a Secretaria de Obras que realize melhoria na ponte do Cajueiro, do ramal do KM 84;

6º Que Prefeitura de Brasileia e o DENIT realize uma parceria para fazer as faixas elevadas, principalmente ali em frente à escola, ali em frente ao Moreira, nas Avenidas Marinho Monte e na Rui Lino;

VEREADOR ZEMAR (PL), “Presidente, colegas vereadores, meu amigo Almir Andrade, filho do meu amigo Sinésio, do meu capitão, sejam todos vocês bem-vindos, pessoas presentes, na pessoa da minha esposa, sejam todos bem-vindos, quero também ressaltar aqui a presença do meu amigo de luta, de batalha, política, Lacerda, Tenho o privilégio e o prazer de ter uma sobrinha, sua filha”.

Apresentou a seguinte Indicação:

1ª Presidente, Eu requeiro que essa mesa diretora faça um ofício para o ICMB para mandar para esta casa o nome, uma relação nominal de todos os agentes que participaram dessa ação na Resex, ressaltando o líder, o responsável que deu a ordem para fazer tal execução. Também quero solicitar ao ICMB o cópia do termo de destruição da madeira e o termo de inutilização do trator;

VEREADORA ISABELLE ARAÚJO (REPUBLICANOS), “Quero aqui cumprimentar o Akioshi, que está aqui na plateia presente, o ex-vereador e ex-presidente desta casa, Lacerda, o Lúcio, que foi candidato em 2024, o Hélito, como eu já falei, professora Blandina, que aqui se encontra”.

“Inicio apresentando nesta casa um projeto de lei que dispõe sobre a implementação da Semana Municipal da Saúde Mental e do Programa de Acompanhamento e Cuidado com a Saúde Mental dos professores da Rede Municipal de Brasileia.”

Apresentou as seguintes Indicações:

1º Que a Secretaria de Educação realize uma manutenção na cobertura do pátio da Escola Municipal Conci Alves, nas áreas que apresentam goteiras;

2º Que a Secretaria de Educação solucione a falta do transporte escolar no KM 26, “tenho aqui um documento da escola, na qual está com a ausência de 23 alunos, lá do quilômetro 26, daquela ponte sobre o riozinho na qual eu falei, e 23 alunos estão ainda sem vir para a escola. Então, eu solicito que o prefeito olhe atentamente e passe a descentralizar o transporte do Estado com o município, principalmente nas escolas com o os, porque uma vez que o Estado entra de greve, uma vez que o ônibus do Estado não está funcionando, os alunos da rede municipal, eles estão sendo prejudicados e os alunos já estão faltando aula tem duas semanas, são 23 alunos que estão ausentes daquela escola”.

3º Que a Secretaria de Obras possa construir as rampas de acessibilidade na pista de caminhada que foi construída próximo ao Hospital Willde Viana, De um lado tem acessibilidade e do outro lado não tenho acessibilidade.

4º Que a Secretaria de Obras realize uma melhoria nas ladeiras do ramal da Aurora, para facilitar o transporte escolar;

5º Que a Secretaria de Saúde disponibilize Medico para a unidade do KM 26, visto que só tem atendimento quarta e quinta-feira;

VEREADORA LUCELIA BORGES (PSD), A vereadora iniciou seu pronunciamento agradecendo a presença de todos, agradeceu e parabenizou o Secretário Josué por sempre atender aos Vereadores e as indicações aqui pronunciada.

Apresentou a seguinte Indicação:

1º Que a Secretaria de Obras realize melhorias na rua Antônio de Almeida Campos, no bairro Alberto Castro, na iluminação pública e na rede de esgoto;

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Defesa Civil interdita rua Marechal Rondon após erosão provocada pela cheia do Rio Acre em Brasileia

Publicado

em

Na noite desta quinta-feira, 15, a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Brasiléia emitiram um comunicado conjunto e realizam a interdição da rua Marechal Rondon, antiga Rua da Goiaba, após serem identificados sinais avançados de erosão no local.

De acordo com a Defesa Civil, o desbarrancamento foi causado pela força da água do rio, que permanece acima da cota de alerta.

No início da noite, o nível do Rio Acre em Brasileia estabilizou em 10,07 metros, ultrapassando a cota de alerta, que é de 9,80 metros, e se aproximando da cota de transbordamento.

O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sandro, estiveram pessoalmente no local para acompanhar a situação e definir as medidas emergenciais.

Segundo o prefeito, a interdição foi necessária para garantir a segurança da população. “Estamos aqui na rua Marechal Rondon, e presenciamos mais cedo que, devido à enchente do Rio Acre, o solo está desbarrancando. Diante desse cenário, tomamos a decisão de interditar o trecho para evitar riscos maiores”, afirmou.

O gestor municipal reforçou o pedido para que motoristas evitem utilizar a via, que é uma das principais rotas de acesso à ponte e a rotatória. “Desde já agradecemos à população de Brasileia que utiliza essa via. Sabemos que é um caminho mais prático para chegar à ponte e acessar a rotatória mas pedimos que evitem o uso, pois pode causar um acidente, um transtorno e até algo fatal”, alertou o prefeito.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, destacou que a interdição faz parte de um conjunto de medidas preventivas e que a prefeitura já iniciou ações paliativas no local. “Neste momento, a Defesa Civil está fazendo os devidos paliativos, com sinalização e interdição da avenida, para que a prefeitura possa executar os reparos necessários com segurança”, explicou ele.

A Prefeitura de Brasileia e a Defesa Civil seguem monitorando o nível do Rio Acre de forma contínua e informam que novas medidas poderão ser adotadas caso o volume de água volte a subir. A orientação é para que a população acompanhe os comunicados oficiais e evite áreas de risco durante o período de cheia.

d653c080-6864-4813-b5ff-adcd5767cf19

Comentários

Continue lendo

Acre

Empresário acreano morre ao salvar filhas de afogamento em praia de Fortaleza

Publicado

em

Márcio Neri morreu afogado em Fortaleza nesta quinta-feira (15) — Foto: Reprodução

Empresário acreano e ex-coordenador da AMAC conseguiu resgatar as crianças, mas foi arrastado pela correnteza e não resistiu

O empresário e ex-coordenador da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcio Neri, morreu nesta quinta-feira (15) após entrar no mar para salvar as duas filhas que estavam sendo arrastadas por uma forte correnteza em uma praia de Fortaleza, no Ceará.

De acordo com informações apuradas, Neri conseguiu, com grande esforço, levar as crianças em segurança até a areia. No entanto, exausto após o resgate, acabou sendo puxado novamente pelas ondas e desapareceu diante da família.

O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e iniciou as buscas. O corpo do empresário foi localizado já sem sinais vitais. Socorristas ainda tentaram reanimá-lo por vários minutos com manobras de ressuscitação cardiopulmonar, mas não houve sucesso. A morte foi constatada ainda no local, em meio à comoção de banhistas e familiares.

Natural do Acre, Marcio Neri era uma figura conhecida no estado, especialmente por sua atuação na AMAC, onde exerceu por anos a função de coordenador, participando da articulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos municípios acreanos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Revista nacional levanta suspeitas de que Jorge Viana faz tráfico de influência na presidência da Apex

Publicado

em

Publicação aponta que, ao levar investidores internacionais para conhecerem fazendas de café no Acre, o executivo acreano mostrou a “Colônia Floresta”, de sua propriedade, o que caracteriza lobby privado com recursos públicos

Comentários

Continue lendo