Acre
“Hildebrando Pascoal era um adversário mais leal do que o governo do Acre”, diz jornalista Altino Machado na CDH
Da redação, com Ray Melo
O jornalista Altino Machado fez um desabafo durante seu depoimento à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, que apura a denúncia da presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados, Berenice Sales da Silva, que as marmitas servidas aos pacientes do setor de hemodiálise do Hospital das Clínicas, no dia 15 de novembro, estavam estragadas e apresentavam tapurus na carne de frango.
Segundo o jornalista, o Acre vive um clima de cerceamento pior do que nos tempos de atuação do esquadrão da morte no Estado. “Hildebrando Pascoal era um adversário mais leal do que o governo do Acre. Apesar de todas as acusações que pesam sobre ele, nunca recebi uma única ameaça ao fazer reportagens sobre seus supostos crimes, ao contrário do que acontece hoje no Acre, quando os jornalistas são perseguidos pelo governo”, destaca Altino Machado.
O responsável pelo Blog da Amazônia, no portal Terra denuncia que teve acesso a informações que dão conta de uma ordem direta do poder executivo estadual, para que os repórteres que fizeram matérias sobre os tapurus das marmitas do HC fossem incriminados e presos. “Em minha longa trajetória na imprensa, nunca me senti tão ameaçado. Fui acusado de sabotador pelo governador e pelos seus secretários. A ordem era para me jogar na cadeira”, desabafa Altino.
Os membros da CDH pediram que o jornalista procurasse a Defensoria Pública do Acre, para garantir seus direitos. A denúncia de Altino Machado será encaminhada aos órgãos de defesa de direitos humanos e ao Ministério da Justiça.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.