Flash
Voluntárias resgatam cachorra desnutrida e com as patas quebradas em casa de professor aposentado
Resgate ocorreu nesse domingo (11) em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Animal foi levado para o canil da cidade, e voluntárias denunciaram o caso na delegacia e no Ministério Público da cidade.

Cadeia é resgatada desnutrida e com as patas quebradas em Cruzeiro do Sul
Por Aline Nascimento
Uma denúncia anônima levou duas voluntárias de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, a resgatarem uma cachorra que sofria maus-tratos na casa de um professor aposentado. O animal estava desnutrido e com as duas patas quebradas e os ossos expostos. O resgate ocorreu nesse domingo (11).
O animal foi levado para o canil do município. As voluntárias registraram um boletim de ocorrência na delegacia da cidade e fizeram uma denúncia no Ministério Público do Acre (MP-AC).
A reportagem Cristiane Araújo disse que o grupo Zoopets recebeu uma denúncia no sábado (10) de maus-tratos. Uma equipe foi até o local, fez aplicação de remédios, mas o professor não estava em casa. No domingo, Cristiane foi com outra voluntária na casa novamente e foram recebidas pelo dono da residência.
“Quando chegamos no quintal sentimos um cheiro podre, fomos fazer aplicação de medicamentos e levar ração. Ele levou a gente até ela, e não conseguimos acreditar na situação. É uma cadela idosa, que já não tem uma das patas traseira e das da frente estão com os ossos todos expostos”, lamentou.

Animal foi resgatado em casa de professor aposentado nesse domingo (11) em Cruzeiro do Sul – Foto: Arquivo pessoal
Por Aline Nascimento
Ainda segundo Cristiane, o professor fala para algumas pessoas que criou a cadela desde pequena, só que ele sai e os moradores a maltratam. No domingo, para voluntárias, o servidor contou que estava em uma rodoviária comendo, deu comida para a cachorra e cinco minutos depois ela estava na porta dele.
“Ele fala coisas desconexas, a gente vê que ele maltrata a cachorra. Ele mora com dois filhos, sendo um especial, e quando a gente chegou já foi chamando a cachorra de palavrão. Lá ainda têm outros dois animais magros, cheios de sarnas e carrapatos”, contou.
A reportagem não conseguiu contato com o professor. O delegado Vinícius Almeida falou que o dono do animal já foi intimado e deve ser ouvido até quarta-feira (14).
Campanha
O professor alegou ainda que a cachorra saiu do quintal e quando voltou já estava com os membros quebrados. Contudo, Cristiane destacou que a desnutrição do animal não é de agora. “A questão das patas dela pode até ser, mas a desnutrição é de muito tempo. É decorrente de maus-tratos. Se eu crio um animal e ele sai para rua, volta machucado é dever do dono levar no veterinário, caso contrário é considerado maus-tratos”, afirmou.

Cadela está no Centro de Zoonoses de Cruzeiro e precisa de remédios e ração – Foto: Arquivo pessoal
A cachorra está provisoriamente no Centro de Zoonoses. Mas, o grupo está fazendo campanha para arrecadar ração, porque o animal não tem mais o dentes, e remédios para os ferimentos.
“O Centro de Zoonoses está sem isso. Fomos na delegacia, registramos um boletim de ocorrência por maus-tratos e depois fomos no Ministério Público”, concluiu.
Comentários
Flash
Ensino sem distância: Escolas de difícil acesso recebem Cantinho da Leitura e incentivam o hábito da leitura em Brasiléia
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a entrega de materiais pedagógicos para a criação dos Cantinhos da Leitura em escolas multisseriadas situadas em áreas de difícil acesso na zona rural do município.
As escolas contempladas foram:
- Santa Luzia (km 84)
- Dom Pedro I (km 84)
- São Francisco I (km 84)
- Santa Quitéria (km 75)
- Gesilda de Freitas Paixão (km 59), Nova União (km 59), São Francisco II (km 52).
Além da zona rural, as escolas da área urbana também já contam com Cantinhos da Leitura, garantindo a todos os alunos um espaço especial de incentivo ao conhecimento.
“O Cantinho da Leitura é um investimento simples, mas de grande impacto. Estamos cuidando do futuro das nossas crianças e criando oportunidades para que a educação chegue com qualidade a cada canto de Brasiléia”, destacou o prefeito Carlinhos do Pelado.
Para a secretária de Educação Raiza Dias, a iniciativa fortalece o aprendizado, incentiva o hábito da leitura e proporciona mais acolhimento e criatividade no ambiente escolar.
Além da zona rural, as escolas da área urbana também já contam com Cantinhos da Leitura, garantindo a todos os alunos um espaço especial de incentivo ao conhecimento.
Comentários
Flash
Trabalhador rural é baleado em ramal de Acrelândia
Vítima foi atingida na perna esquerda após se recusar a parar diante de suspeito armado; polícia investiga ligação com roubo de gado na região
Um ataque a tiros deixou ferido o trabalhador rural Iranildo Barbosa da Cunha, de 28 anos, na tarde desta terça-feira (26), no Ramal Progresso, em Acrelândia, interior do Acre.
Segundo informações da Polícia Militar, Iranildo havia saído para colocar sal para o gado quando encontrou um homem não identificado em um veículo. O suspeito teria ordenado que ele parasse, mas diante da recusa desceu do carro e efetuou um disparo, atingindo a perna esquerda da vítima.
O patrão do trabalhador o encontrou caído no ramal e o levou à Unidade Mista de Acrelândia. Devido à gravidade do ferimento, Iranildo foi transferido ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Conforme a equipe médica, o tiro transfixou a perna, mas o estado de saúde dele é considerado estável.
A PM realizou buscas na região, mas o autor do disparo ainda não foi localizado. A Polícia Civil investiga o caso, que pode estar relacionado a tentativas de roubo de gado, recorrentes na área rural do município.
Comentários
Flash
Prefeito Jerry anuncia Banda Som & Louvor como atração nacional da Semana Evangélica em Assis Brasil
A Prefeitura de Assis Brasil, em parceria com a Associação de Pastores, anuncia com alegria a confirmação de uma das maiores atrações da música gospel nacional para a Semana Evangélica 2025.
A renomada Banda Som & Louvor estará presente na IV Marcha para Jesus, que será realizada no dia 7 de setembro, com concentração a partir das 17h, saindo do Bairro Bela Vista, e grande show de louvor e adoração às 18h, na Praça Central – Sd. Marinho.
O prefeito Jerry Correia ressaltou a relevância do evento para a cidade:
“A Semana Evangélica é um marco para Assis Brasil, pois além de fortalecer a fé, promove união, esperança e valores cristãos. Trazer a Banda Som & Louvor para este momento é um grande presente para nossa comunidade, que terá uma noite inesquecível de louvor e adoração”.
A Marcha para Jesus já é tradição em Assis Brasil, reunindo igrejas locais, famílias e visitantes do Peru e da Bolívia, consolidando-se como um dos maiores eventos de fé da região.
A Prefeitura convida toda a população para participar desta grande celebração que promete marcar a história da cidade.
Você precisa fazer login para comentar.