Flash
Vídeo: Nova diretora revela conversa confidencial com Gladson e diz que ele “vai pôr polícia” dentro do Depasa
Além disso, Waleska Lima disse haver um esquema do pagamento de propina dentro da instituição; ela disse ainda que houve resistência ao nome dela por parte de membros da equipe de governo e do próprio governador “por ser mulher” e classificou isso como “brincadeira, mas de forma geral um pouco machista”
Da redação do Notícias da Hora
A nova diretora-presidente do Depasa, Waleska Lima Bezerra, em seu discurso no primeiro dia de trabalho à frente da autarquia revelou uma conversa confidencial mantida com o governador Gladson Cameli (Progressistas).
O tom do diálogo foi de suspeição, com a hipótese de estar havendo o recebimento de propina por parte de servidores do Depasa. O pagamento seria feito por empresários que mantém negócios com a autarquia.
Waleska Lima revelou que uma investigação está em curso e que “o governador vai pôr polícia aqui dentro, vai colocar polícia para investigar quem pede propina para fornecedor, por que que fornecedor dá propina, quem liga… Ele vai colocar vários policiais aqui dentro”.
A conversa confidencial entre a nova diretora do Depasa coloca Gladson em uma verdadeira saia justa diante de centenas de trabalhadores da autarquia. De acordo com Lima, ela não sabia da investigação em curso, mas o próprio Gladson revelou sobre o andamento do trabalho policial.
_______________
“E não foi eu quem falou nada não, eu nem sabia, foi ele quem me falou. Então, quem fizer coisa errada não vai ficar”, alertou.
_______________
Em tom de austeridade, Waleska disse que vai montar uma equipe para acompanhar todo processo de pagamento feito pelo Depasa. Aquilo que não for ratificado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) não será efetuado.
“Nós vamos criar uma equipe para acompanhar os processos de forma minuciosa, acompanhar como estão sendo, processos passarão pela PGE, se não for pela PGE, não for autorizado não vai passar. Não vai ter pagamento se não for de forma correta”.
Ao encerrar Waleska enfatiza que Gladson Cameli deu a ela um prazo de seis meses para melhorar a gestão do Depasa, caso contrário pretende extinguir a autarquia. Ela voltou a insistir em um possível máfia de propinas dentro da instituição.
“Fornecedor tem que receber na hora certa, gente. Comerciante só tem 30% de lucro. Passa 5 meses para receber e ainda tem que dar propina? Isso não existe gente. Por conta dessas pessoas, que não sei quem são, não estou falando que são vocês, estou falando que teve denúncia, que o Depasa não anda. Então, me ajudem a tirar essa imagem do Depasa (…) Ele [Gladson] me deu seis meses para mostrar que o Depasa pode melhorar para não fechar isso aqui. Essa foi a conversa. Então me ajudem a trabalhar de forma clara, correta e justa”.
Comentários
Flash
Homem é morto a facadas por dupla em motocicleta no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco
Vítima foi atingida com sete golpes no peito e morreu ainda no local; polícia investiga o caso Elkjaer dos Santos Lima Cavalcante, de 39 anos, conhecido como “Elk”, foi brutalmente assassinado a golpes de faca na noite desta sexta-feira (9), em via pública, na Avenida Epaminondas Jácome, no bairro Cadeia Velha, região central de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Elkjaer caminhava pela rua quando foi surpreendido por dois homens não identificados que chegaram em uma motocicleta. A dupla, armada com facas, desferiu vários golpes contra a vítima, sendo sete deles concentrados na região do tórax. Após o ataque, os criminosos fugiram do local sem deixar pistas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não chegou a ser acionado para atestar o óbito, pois a morte de Elkjaer foi constatada ainda no local. Policiais militares do 1º Batalhão foram os primeiros a chegar, isolaram a área para os procedimentos da perícia criminal e realizaram buscas na tentativa de localizar os suspeitos, mas ninguém foi preso até o momento.
Após a análise da cena do crime, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos. A motivação do homicídio ainda é desconhecida, e o caso será investigado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil.
Posteriormente, o inquérito ficará sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que dará continuidade às investigações para identificar e prender os autores do crime.
Comentários
Flash
Caso Nayara Vilela: MPAC pede que marido da cantora vá a júri popular
Terminou nesta sexta-feira, 9, a audiência de instrução e julgamento do caso Nayara Vilela, encontrada morta em abril de 2023, em Rio Branco. Representando o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o promotor de Justiça Efrain Mendoza apresentou alegações finais pedindo que o marido da cantora seja levado a júri popular.
Para o MPAC, ele cometeu o crime de homicídio comissivo por omissão, concorrendo para o feminicídio de Nayara. “O que o Ministério Público espera é que, com base naquilo que foi comprovado, no que foi obtido ontem e hoje e em tudo que está nos autos da ação penal, que o juiz irá pronunciar o acusado. Essa é a expectativa do MPAC”, afirmou.
O promotor destacou, ainda, que o réu tinha o dever legal de proteger a vítima, com quem era casado, e agiu com omissão ao negligenciar o estado de saúde mental da esposa, além de permitir que uma arma de fogo permanecesse acessível, mesmo sabendo do histórico de tentativas de suicídio.
Na audiência, que teve duração de dois dias, foram ouvidas as testemunhas e realizado o interrogatório do acusado.
O julgamento não foi concluído, pois a defesa do réu solicitou prazo para apresentação das alegações finais por escrito. O pedido foi acatado pelo juiz, que concedeu cinco dias úteis para a manifestação.
Comentários
Flash
Aqui tem SUS: Brasiléia se destaca maior número de projetos na 6ª Mostra Estadual de Saúde
Nos dias 8 e 9 de maio, Rio Branco sedia no auditório da FIEAC a 6ª edição da mostra “Acre, aqui tem SUS”, etapa estadual da 20ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que tem como objetivo valorizar e disseminar experiências exitosas do Sistema Único de Saúde no estado.
Dentre os municípios do Alto Acre, Brasiléia se destacou com o maior número de projetos inscritos, totalizando três iniciativas, um projeto da Farmácia Municipal, um da Equipe e-Mult e um na área de Vigilância em Saúde.
Essas experiências trazem benefícios diretos à população, reforçando a qualidade e a inovação nos serviços de saúde do município.
O secretário municipal de Saúde, Francelio Barbosa, esteve presente no evento, e juntamente com o Prefeito Carlinhos do Pelado tem sido um grande incentivador da criação de novos projetos e do aprimoramento da assistência à saúde, apoiando os profissionais na busca por soluções inovadoras.
A premiação dos projetos acontecerá nesta sexta-feira (9). Brasiléia aguarda com expectativa os resultados, demonstrando o compromisso do município com um SUS cada vez mais eficiente e humano.