Conecte-se conosco

Acre

Vice-governadora Mailza prestigia cerimônia de passagem de comando do Bope

Publicado

em

A tropa de elite da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) tem novo comandante. Nesta quinta-feira, 5, o tenente-coronel Cristian Moura Diogo assumiu o cargo de liderança do Batalhão de Operações Especiais (Bope), em uma cerimônia que contou com participação de várias autoridades, entras elas a vice-governadora do Estado, Mailza Assis.

Nesta quinta-feira, 5, a Polícia Militar do Acre realizou a cerimônia de passagem de comando do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Foto: Marcos Vicentti/Secom

Durante discurso ao público presente, a gestora desejou sucesso ao comandante e aproveitou para relembrar os avanços conquistados nos últimos anos pela Segurança Pública, principalmente na realização de grandes investimentos, que resultaram na redução dos índices de violência.

“O governo convocou novos policiais, adquiriu viaturas, entregou equipamentos e proporcionou melhores condições para que os nossos policiais pudessem trabalhar na defesa da sociedade. Como senadora, destinei várias emendas parlamentares para a fortalecer a Segurança Pública do estado”, relatou.

Vice-governadora Mailza Assis prestigiou a solenidade militar. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A solenidade de passagem de comando ocorreu na sede do Bope, em Rio Branco. Moura ocupa o lugar deixado pelo coronel Rômulo Modesto, que assumirá a corregedoria da instituição militar.

“Deixo o Bope com o sentimento de dever cumprido. A oportunidade de ter comandado este batalhão muito engrandece o meu currículo militar”, pontuou o ex-comandante.

Comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias (D), destacou relevância do Bope no cumprimento de missões árduas e desafiadoras. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Nascido no Paraná, o tenente-coronel ingressou nas fileiras da corporação em 2005. Nesse período, desempenhou diversas funções. Além de subcomandante da Companhia de Trânsito (Ciatran) e do 5° Batalhão da Polícia Militar, o profissional também comandou a Companhia de Operações Especiais (COE) e o 4° Batalhão da PMAC.

“É uma grande honra poder comandar essa unidade, que é um símbolo da Polícia Militar. Nosso principal desafio será a continuidade no combate à criminalidade, restabelecendo a ordem sempre que for necessário”, destacou Cristian.

Tenente-coronel Cristian Moura Diogo é o novo comandante do Bope. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O comandante-geral da PM, coronel Luciano Dias, fez questão de destacar a relevância do batalhão especializado, assim como o preparo e competência do novo comandante.

“O Bope é a nossa tropa responsável pelas missões mais árduas e desafiadoras. Seus policiais altamente preparados são motivo de orgulho para a nossa instituição. Não tenho dúvidas que o tenente-coronel Cristian, com toda sua experiência e dedicação, fará um excelente trabalho”, afirmou.

O evento militar contou com a participação do subcomandante da PMAC, coronel Atahualpa Ribera; do secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia; do superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Getúlio Azevedo; e da subdefensora-geral do Estado, Roberta Caminha; entre outras autoridades.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco promove programação educativa em alusão ao Dia Mundial da Água

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza ao longo da semana, de 16 a 20 de março, uma programação especial de educação ambiental em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. As atividades têm como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e do cuidado com rios, nascentes e igarapés que fazem parte do cotidiano da capital acreana.

Foto de mãos segurando água
A programação inclui palestras educativas em escolas, apresentações culturais, trilha ambiental no Horto Florestal, ações de plantio e uma oficina de compostagem. (Foto: acervo/internet)

A programação inclui palestras educativas em escolas, apresentações culturais, trilha ambiental no Horto Florestal, ações de plantio e uma oficina de compostagem, envolvendo estudantes, educadores e instituições parceiras.

Trilha no Horto Florestal
A atividade de trilha proporcionará aos participantes uma experiência de contato direto com a natureza. (Foto: Secom)

Entre os destaques da programação está a Trilha do Conhecimento, que será realizada no dia 18 de março, no Horto Florestal de Rio Branco. A atividade proporciona aos participantes uma experiência de contato direto com a natureza, abordando temas como conservação ambiental, biodiversidade e a importância das nascentes urbanas.

Plantio de mil mudas 15
Outro momento importante ocorrerá no dia 20 de março, com a realização de uma ação de plantio na nascente do Horto Florestal. (Foto: Val Fernandes / Secom)

Outro momento importante ocorrerá no dia 20 de março, com a realização de uma ação de plantio na nascente do Horto Florestal, dentro da própria unidade, voltada à recuperação e valorização das áreas de preservação.

Trabalho de horta e compostagem
As ações fazem parte do trabalho permanente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente voltado à educação ambiental. (Foto: Secom)

As ações fazem parte do trabalho permanente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente voltado à educação ambiental e à promoção de práticas sustentáveis, fortalecendo o compromisso da gestão municipal com a preservação dos recursos naturais.

A Semeia solicita aos veículos de comunicação que acompanhem especialmente as atividades dos dias 18 e 20 de março, que terão programação aberta para registro e cobertura da imprensa.

<p>The post Prefeitura de Rio Branco promove programação educativa em alusão ao Dia Mundial da Água first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Secom do Acre assume Secretaria-Geral do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Comunicação do Acre (Secom), passou a ocupar a Secretaria-Geral do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom), após eleição no 9º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, realizada nesta terça-feira, 10, em Porto Alegre (RS). A função será exercida pela secretária Nayara Lessa.

Representantes de todo o Brasil se reuniram no 9º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação. Foto: Secom/RS

A eleição ocorreu por aclamação entre os representantes das secretarias estaduais de comunicação de todo o país. A função era anteriormente ocupada pela secretária de Comunicação de Mato Grosso, Laice Souza.

Nayara foi escolhida pelo seu perfil técnico e experiência na comunicação pública, com foco na unificação de padrões e fortalecimento de identidade visual. A escolha reforça a participação do Acre nos espaços de articulação institucional entre os estados, voltados ao fortalecimento das políticas públicas de comunicação e à troca de experiências entre as gestões estaduais.

Secretária Nayara Lessa durante assinatura da ata do Fórum. Foto: Secom/RS

Ao aceitar a função, a secretária Nayara Lessa colocou a Secretaria de Comunicação do Acre à disposição do conselho para contribuir com o trabalho conjunto entre os estados.

“Recebo essa missão com muito senso de responsabilidade. A comunicação pública tem um papel estratégico na transparência, na aproximação com a sociedade e no fortalecimento das ações de governo. Estamos à disposição para contribuir com o diálogo, a cooperação entre os estados e o fortalecimento da comunicação pública no país”, afirmou.

O Fórum Nacional reúne representantes das secretarias estaduais de comunicação para debater estratégias, compartilhar experiências e promover a integração entre as equipes responsáveis pela comunicação institucional nos estados brasileiros.

The post Secom do Acre assume Secretaria-Geral do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Edital de licitação para o transporte público de Rio Branco é publicado no DOE

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco publicou, na edição nº 14.220 do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (10), o Edital de Concorrência Pública nº 005/2026, que trata da concessão para operação do transporte público coletivo urbano na capital acreana. O documento foi assinado pelo prefeito Tião Bocalom.

De acordo com o edital, as empresas interessadas em participar do processo licitatório terão até às 9h (horário local) do dia 22 de abril de 2026 para apresentar suas propostas.

O edital estará disponível para consulta entre 12 de março e 17 de abril de 2026, por meio dos seguintes endereços eletrônicos:
https://pncp.gov.brhttp://cpl.riobranco.ac.gov.br

Também será possível acessar o documento presencialmente, em caráter excepcional, no Protocolo de Licitações, localizado na Rua Alvorada, nº 281, bairro Bosque, em Rio Branco (AC). Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (68) 3212-7397 ou pelos e-mails [email protected]  e [email protected].

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã dessa segunda-feira (9), o prefeito destacou que a abertura do processo licitatório busca garantir segurança jurídica às empresas interessadas e estimular novos investimentos no sistema de transporte coletivo da capital.

Segundo o gestor, o atual modelo de contratação emergencial, renovado periodicamente, dificulta a realização de investimentos por parte das empresas operadoras.

“Essa questão do transporte coletivo tem gerado muitos contratempos para a administração, mas graças a Deus, o sistema está funcionando. No entanto, precisamos de segurança jurídica. Nenhuma empresa consegue fazer investimentos quando trabalha com contratos renovados a cada seis meses. A solução é a licitação”, afirmou.

O prefeito também explicou que o edital corresponde a uma reedição de processo licitatório iniciado anteriormente, que precisou ser ajustado após mudanças na legislação nacional de licitações.

Inicialmente estruturado com base na Lei nº 8.666/1993, o processo foi atualizado para atender às regras da Lei nº 14.133/2021, atualmente em vigor.

Entre as principais mudanças previstas no novo modelo de concessão está o sistema de remuneração das empresas operadoras. Atualmente, o pagamento é calculado com base no número de passageiros transportados. Com o novo contrato, a remuneração passará a considerar o quilômetro rodado, modelo adotado em diversos sistemas de transporte coletivo no país.

Conforme o edital, o valor inicial definido para a operação é de R$ 10,94 por quilômetro rodado, cálculo baseado na tabela Geipot, referência nacional utilizada para estimar custos operacionais do transporte público.

Durante a coletiva, a prefeitura também informou que não haverá alteração no valor da tarifa para os usuários, que permanecerá em R$ 3,50.

Enquanto o processo licitatório estiver em andamento, o transporte coletivo de Rio Branco continuará sendo operado pela empresa Ricco Transportes e Turismo, cujo contrato emergencial foi prorrogado por mais seis meses.

A expectativa da gestão municipal é que a concessão definitiva traga maior estabilidade contratual, renovação da frota e melhorias na qualidade do serviço prestado à população.

<p>The post Edital de licitação para o transporte público de Rio Branco é publicado no DOE first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo