Conecte-se conosco

Acre

Vice-governadora Mailza prestigia cerimônia de passagem de comando do Bope

Publicado

em

A tropa de elite da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) tem novo comandante. Nesta quinta-feira, 5, o tenente-coronel Cristian Moura Diogo assumiu o cargo de liderança do Batalhão de Operações Especiais (Bope), em uma cerimônia que contou com participação de várias autoridades, entras elas a vice-governadora do Estado, Mailza Assis.

Nesta quinta-feira, 5, a Polícia Militar do Acre realizou a cerimônia de passagem de comando do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Foto: Marcos Vicentti/Secom

Durante discurso ao público presente, a gestora desejou sucesso ao comandante e aproveitou para relembrar os avanços conquistados nos últimos anos pela Segurança Pública, principalmente na realização de grandes investimentos, que resultaram na redução dos índices de violência.

“O governo convocou novos policiais, adquiriu viaturas, entregou equipamentos e proporcionou melhores condições para que os nossos policiais pudessem trabalhar na defesa da sociedade. Como senadora, destinei várias emendas parlamentares para a fortalecer a Segurança Pública do estado”, relatou.

Vice-governadora Mailza Assis prestigiou a solenidade militar. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A solenidade de passagem de comando ocorreu na sede do Bope, em Rio Branco. Moura ocupa o lugar deixado pelo coronel Rômulo Modesto, que assumirá a corregedoria da instituição militar.

“Deixo o Bope com o sentimento de dever cumprido. A oportunidade de ter comandado este batalhão muito engrandece o meu currículo militar”, pontuou o ex-comandante.

Comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias (D), destacou relevância do Bope no cumprimento de missões árduas e desafiadoras. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Nascido no Paraná, o tenente-coronel ingressou nas fileiras da corporação em 2005. Nesse período, desempenhou diversas funções. Além de subcomandante da Companhia de Trânsito (Ciatran) e do 5° Batalhão da Polícia Militar, o profissional também comandou a Companhia de Operações Especiais (COE) e o 4° Batalhão da PMAC.

“É uma grande honra poder comandar essa unidade, que é um símbolo da Polícia Militar. Nosso principal desafio será a continuidade no combate à criminalidade, restabelecendo a ordem sempre que for necessário”, destacou Cristian.

Tenente-coronel Cristian Moura Diogo é o novo comandante do Bope. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O comandante-geral da PM, coronel Luciano Dias, fez questão de destacar a relevância do batalhão especializado, assim como o preparo e competência do novo comandante.

“O Bope é a nossa tropa responsável pelas missões mais árduas e desafiadoras. Seus policiais altamente preparados são motivo de orgulho para a nossa instituição. Não tenho dúvidas que o tenente-coronel Cristian, com toda sua experiência e dedicação, fará um excelente trabalho”, afirmou.

O evento militar contou com a participação do subcomandante da PMAC, coronel Atahualpa Ribera; do secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia; do superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Getúlio Azevedo; e da subdefensora-geral do Estado, Roberta Caminha; entre outras autoridades.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas. De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo