Geral
Vice-governadora Mailza lidera mega ação do Juntos Pelo Acre com serviços de saúde e cidadania no Santa Luzia
A comunidade Santa Luzia, na zona rural de Cruzeiro do Sul, viveu um domingo, 6, diferente com a chegada da mega ação do programa Juntos Pelo Acre, coordenado pela vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis. A Escola Estadual Olavo Bilac foi o ponto de encontro de milhares de pessoas que tiveram acesso, de forma gratuita, a serviços essenciais de saúde, cidadania, assistência social e lazer, além de atividades tecnológicas e culturais.

Vice-governadora Mailza Assis levou serviços de cidadania e lazer à Comunidade Santa Luzia. Foto: Neto Lucena/Secom
Ao lado de vereadores, deputados e representantes de diversas secretarias estaduais e municipais, Mailza Assis destacou que o objetivo do Juntos pelo Acre é cuidar de quem mais precisa. “Esse projeto nasceu não para grandes palcos ou para enaltecer representantes políticos, mas para garantir direitos, levar dignidade e serviços públicos às pessoas que muitas vezes não conseguem acesso. Estamos aqui para servir. É por vocês e para vocês que esse programa existe”, afirmou.

Vice-governadora Mailza Assis, titular da SEASDH, levou Juntos Pelo Acre ao Santa Luzia. Foto: Neto Lucena/Secom
A ação levou atendimentos médicos e odontológicos, consultas com especialistas, exames de vista, emissão de segunda via do registro civil, e também o Vestuário Social, projeto idealizado ainda quando Mailza era senadora, feito em parceria com a Receita Federal, que distribui kits de roupas para famílias em situação de vulnerabilidade.
Além dos atendimentos de saúde e cidadania, a criançada e os jovens da região puderam aproveitar torneios esportivos, atividades culturais e até experimentações de realidade virtual e jogos eletrônicos, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), que levou inovação e tecnologia para quem nunca havia tido contato com essas ferramentas.

Escola Estadual Olavo Bilac recebeu ação do Juntos Pelo Acre neste domingo. Foto: Neto Lucena/Secom
“Eu trouxe minhas filhas porque aqui é muito difícil conseguir ginecologista. A gente procura e não acha. Hoje, graças a Deus, tive essa oportunidade e aproveitei”, contou a agricultora Maria Zairomar, que percorreu vários quilômetros com as três filhas e o bebê de 11 meses para garantir atendimento médico.

Vice-governadora Mailza foi recebida pelas crianças da comunidade. Foto: Neto Lucena/Secom
Moradora do Ramal do Tico, Idelcleide Alves, de 40 anos, também aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde e receber um kit de roupa. “É uma bênção pra gente, porque essas coisas não chegam fácil até aqui. A gente precisa muito desses serviços e também do vestuário, porque ajuda no nosso dia a dia”, relatou.

Moradora do Ramal do Tico aproveitou para garantir o kit com peças de roupas. Foto: Geisy Negreiros/SEASDH
Dona Osmarina Soares, de 76 anos, aposentada, foi uma das primeiras a chegar para garantir o vestuário social. “A gente não vê muito esse tipo de ação por aqui. Quando vem, tem que aproveitar mesmo”, disse.
Outro que aproveitou a ação para tirar a segunda via do registro civil para renovar seus documentos pessoais foi seu Francisco Alves, morador do Ramal 4. “Eu quero renovar meus documentos, mas disseram que eu tinha que tirar um novo registro de nascimento, e lá na cidade a taxa é muito alta. Aproveitei que hoje é domingo e vim resolver isso aqui, de graça. É uma ajuda muito grande pra gente da zona rural”, disse Francisco, que trabalha na roça para sustentar a família.

Maria Zairomar levou as filhas para atendimento com ginecologista. Foto: Geisy Negreiros/ SEASDH
Já Raimundo Nonato Brandão, de 74 anos, conta que por 35 anos cortou seringa no município de Marechal Thaumaturgo até o fim do ciclo da borracha, quando precisou se mudar para Cruzeiro do Sul e trabalhar na agricultura. “Eu vim buscar atendimento médico porque já não tenho muita saúde. Esse tipo de ação ajuda muito quem mora longe e não tem como ir atrás de médico ou exame”, disse.
Compromisso com quem mais precisa
O Juntos Pelo Acre tem se consolidado como o maior programa social itinerante do governo, percorrendo comunidades urbanas e rurais em todo o estado. Em Cruzeiro do Sul, a programação começou na sexta-feira, 4, com ações nos bairros Cobal e Centro, e foi encerrada neste domingo com chave de ouro na Vila Santa Luzia. Só nesta edição, mais de seis mil kits de vestuário foram entregues, além da realização de centenas de atendimentos médicos e sociais.

Vestuário Social é um dos serviços mais buscados do programa. Foto: Neto Lucena/Secom
“Esse é um projeto que tem compromisso com as pessoas, que promove dignidade, inclusão e cidadania. E cada sorriso que recebemos, cada olhar de gratidão, reforça que estamos no caminho certo”, afirmou Nágila Rocha, coordenadora do Vestuário Social.
A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e contou ainda com a presença da secretária da Mulher, Maádhia El-Shawwa, da secretária-adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, do deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, da presidente do Procon, Alana Albuquerque, representantes da Secretaria de Esporte e Lazer, além de líderes comunitários.

Mailza também aproveitou as atividades oferecidas durante a ação. Foto: Neto Lucena/Secom
Para muitos, o domingo não foi apenas mais um dia comum. Foi a chance de resolver pendências, cuidar da saúde, renovar documentos e, acima de tudo, sentir que o poder público chegou até onde antes parecia distante.
O que disseram
“Parabéns vice-governadora, por esse seu olhar acessível, de se voltar para as pessoas mais carentes do nosso estado. Ela veio aqui para trazer o melhor que o estado pode oferecer. E aqui nós temos que reconhecer o esforço do governador Gladson”.
Deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, representante da Aleac
“Dizer para esse povo, deputado, o grande trabalho que o nosso governador, junto com a Mailza, está fazendo. Em nome de todos os vereadores gostaria de dizer à comunidade que conte com a gente”.
Vereador João Keleu, representante a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul
“O projeto Juntos Pelo Acre é um projeto idealizado pela nossa vice-governadora e também secretária de assistência social. É um projeto criado para cuidar da população do nosso estado, cuidar das pessoas do Acre. Não posso deixar de falar sobre as mulheres, pedir que respeitem as mulheres, não pratiquem crimes contra as mulheres, respeitem também as crianças, as mulheres, as meninas aqui do Juruá”.
Comentários
Geral
Morador de rua preso por estupro em Rio Branco é reincidente e já havia estuprado duas adolescentes em 2013
Paulo Rafael, 39 anos, foi preso em flagrante após invadir apartamento e violentar mulher no bairro Isaura Parente, em Rio Branco; ele já havia sido condenado por crime similar em 2013

Durante pesquisas pelo sistema da polícia, a equipe descobriu que o suspeito foi preso há 11 anos pelo estupro de duas adolescentes. Foto: cedida
A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Paulo Rafael Chagas Fernandes, de 39 anos, morador em situação de rua e com histórico de reincidência em crimes sexuais. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara das Garantias em audiência de custódia nesta sexta-feira (16), um dia após ele ser preso em flagrante pelo estupro de uma mulher no bairro Isaura Parente, em Rio Branco.
Segundo a polícia, a vítima retornava da academia quando foi surpreendida por Paulo Rafael, que portava uma faca. Apresar violentá-la sexualmente, ele roubou pertences do apartamento e fugiu, sendo preso pouco depois na Avenida Antônio da Rocha Viana. Na Delegacia da Mulher, o acusado confessou o crime.
Em 2013, Paulo Rafael já havia sido condenado por invadir uma residência no bairro Montanhês e estuprar duas adolescentes. Após cumprir parte da pena, retornou às ruas e voltou a cometer crimes.

Imagem da câmera de segurança mostra suspeito no portão do residencial onde a vítima mora. Foto: Reprodução
O morador em situação de rua é reincidente no mesmo tipo de crime. Em 20 de novembro de 2013, ele invadiu uma casa no bairro Montanhês por um basculante e, armado com uma faca, estuprou duas adolescentes, uma delas de 16 anos. Na fuga, ainda roubou objetos da família.
Paulo Rafael foi preso, condenado e cumpriu parte da pena antes de ser liberado. Após deixar a cadeia, passou a viver nas ruas. Em liberdade, voltou a cometer crimes sexuais — o mais recente ocorreu na última quinta-feira (15), quando invadiu um apartamento, estuprou uma mulher e roubou seus pertences.
Prisão do suspeito
Ainda conforme o delegado, a vítima procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), registrou um boletim de ocorrência e foi acompanhada por uma equipe policial até o IML para exames de corpo de delito. Ele foi preso por uma policial que acompanhava a vítima nos procedimentos.
“Estavam sendo feitas diligências para localizá-lo, ela levou o vídeo, que pediu ao proprietário do imóvel, da entrada dele no local e já tínhamos a identificação. Enquanto estávamos tentando prendê-lo, a vítima foi para o IML, a policial viu ele nas proximidades e e deu voz de prisão”, complementou o delegado.
Roberth Alencar destacou que o suspeito resistiu à prisão e foi levado para dentro do IML enquanto a policial aguardava a chegada da viatura para levá-lo à Deam. “Ele estava embriagado, tinha usado o dinheiro dos objetos vendidos, mas ainda estava com um deles em posse, então, temos ali o flagrante configurado”, disse.

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher fica no Segundo Distrito de Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom
Comentários
Geral
BOPE prende homem com arma e pé de maconha em residência no bairro Vitória, em Rio Branco
Maykon Marcelino de Souza, 41 anos, foi preso em flagrante por tráfico e porte ilegal de arma após ação do GIRO/BOPE na tarde desta sexta (16)

Em uma ação rápida do (GIRO), e do (BOPE), resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Foto: captada
Uma ação do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Acre, resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo na tarde desta sexta-feira (16), no bairro Vitória, em Rio Branco.
Maykon Marcelino de Souza, 41 anos, foi abordado após a equipe policial visualizar, através da cerca da residência na Rua Jorge Rivasplata, um pé de maconha dentro do imóvel, o que levantou fundada suspeita para a entrada dos agentes.
A ação foi desencadeada com base em informações recepadas pela guarnição. Além da planta, foram apreendidos outros entorpecentes e uma arma de fogo. O suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis.
Comentários
Geral
Mãe desesperada busca filho desaparecido há 10 dias em Rio Branco: “Meu coração não aguenta mais”
Jhonata da Silva, 32 anos, foi visto entrando em carro com dois homens no bairro Sobral; família fará boletim de ocorrência e pede ajuda pelas redes

Jhonata foi visto pela última vez por volta das 10h de 6 de janeiro na praça próxima ao mercado da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), no bairro Sobral, em Rio Branco. Foto: captada
Há dez dias, a família de Jhonata da Silva Cavalcante, 32 anos, vive a angústia de não saber do seu paradeiro. Ele foi visto pela última vez no dia 6 de janeiro, por volta das 10h, na praça próxima ao mercado da Semsur, no bairro Sobral, em Rio Branco. Segundo a tia, testemunhas relataram que dois homens o colocaram dentro de um carro.
A mãe, Francilene Frazão da Silva, deve registrar boletim de ocorrência e faz um apelo emocionado: “Eu sou uma mãe desesperada, procurando pelo meu filho. Já faz dias que não tenho notícias e meu coração não aguenta mais. Se você viu ou ouviu algo, por favor, não se cale. Me ajude a encontrar meu filho”.
A família tem mobilizado buscas pelas redes sociais e pede que qualquer informação seja repassada à Polícia Militar pelo 190. Jhonata é dependente químico, mas, segundo parentes, não costuma desaparecer por tanto tempo. Ele mora com a mãe no bairro João Eduardo II.

















































Você precisa fazer login para comentar.