Geral
Vice-governadora Mailza lidera mega ação do Juntos Pelo Acre com serviços de saúde e cidadania no Santa Luzia
A comunidade Santa Luzia, na zona rural de Cruzeiro do Sul, viveu um domingo, 6, diferente com a chegada da mega ação do programa Juntos Pelo Acre, coordenado pela vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis. A Escola Estadual Olavo Bilac foi o ponto de encontro de milhares de pessoas que tiveram acesso, de forma gratuita, a serviços essenciais de saúde, cidadania, assistência social e lazer, além de atividades tecnológicas e culturais.

Vice-governadora Mailza Assis levou serviços de cidadania e lazer à Comunidade Santa Luzia. Foto: Neto Lucena/Secom
Ao lado de vereadores, deputados e representantes de diversas secretarias estaduais e municipais, Mailza Assis destacou que o objetivo do Juntos pelo Acre é cuidar de quem mais precisa. “Esse projeto nasceu não para grandes palcos ou para enaltecer representantes políticos, mas para garantir direitos, levar dignidade e serviços públicos às pessoas que muitas vezes não conseguem acesso. Estamos aqui para servir. É por vocês e para vocês que esse programa existe”, afirmou.

Vice-governadora Mailza Assis, titular da SEASDH, levou Juntos Pelo Acre ao Santa Luzia. Foto: Neto Lucena/Secom
A ação levou atendimentos médicos e odontológicos, consultas com especialistas, exames de vista, emissão de segunda via do registro civil, e também o Vestuário Social, projeto idealizado ainda quando Mailza era senadora, feito em parceria com a Receita Federal, que distribui kits de roupas para famílias em situação de vulnerabilidade.
Além dos atendimentos de saúde e cidadania, a criançada e os jovens da região puderam aproveitar torneios esportivos, atividades culturais e até experimentações de realidade virtual e jogos eletrônicos, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), que levou inovação e tecnologia para quem nunca havia tido contato com essas ferramentas.

Escola Estadual Olavo Bilac recebeu ação do Juntos Pelo Acre neste domingo. Foto: Neto Lucena/Secom
“Eu trouxe minhas filhas porque aqui é muito difícil conseguir ginecologista. A gente procura e não acha. Hoje, graças a Deus, tive essa oportunidade e aproveitei”, contou a agricultora Maria Zairomar, que percorreu vários quilômetros com as três filhas e o bebê de 11 meses para garantir atendimento médico.

Vice-governadora Mailza foi recebida pelas crianças da comunidade. Foto: Neto Lucena/Secom
Moradora do Ramal do Tico, Idelcleide Alves, de 40 anos, também aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde e receber um kit de roupa. “É uma bênção pra gente, porque essas coisas não chegam fácil até aqui. A gente precisa muito desses serviços e também do vestuário, porque ajuda no nosso dia a dia”, relatou.

Moradora do Ramal do Tico aproveitou para garantir o kit com peças de roupas. Foto: Geisy Negreiros/SEASDH
Dona Osmarina Soares, de 76 anos, aposentada, foi uma das primeiras a chegar para garantir o vestuário social. “A gente não vê muito esse tipo de ação por aqui. Quando vem, tem que aproveitar mesmo”, disse.
Outro que aproveitou a ação para tirar a segunda via do registro civil para renovar seus documentos pessoais foi seu Francisco Alves, morador do Ramal 4. “Eu quero renovar meus documentos, mas disseram que eu tinha que tirar um novo registro de nascimento, e lá na cidade a taxa é muito alta. Aproveitei que hoje é domingo e vim resolver isso aqui, de graça. É uma ajuda muito grande pra gente da zona rural”, disse Francisco, que trabalha na roça para sustentar a família.

Maria Zairomar levou as filhas para atendimento com ginecologista. Foto: Geisy Negreiros/ SEASDH
Já Raimundo Nonato Brandão, de 74 anos, conta que por 35 anos cortou seringa no município de Marechal Thaumaturgo até o fim do ciclo da borracha, quando precisou se mudar para Cruzeiro do Sul e trabalhar na agricultura. “Eu vim buscar atendimento médico porque já não tenho muita saúde. Esse tipo de ação ajuda muito quem mora longe e não tem como ir atrás de médico ou exame”, disse.
Compromisso com quem mais precisa
O Juntos Pelo Acre tem se consolidado como o maior programa social itinerante do governo, percorrendo comunidades urbanas e rurais em todo o estado. Em Cruzeiro do Sul, a programação começou na sexta-feira, 4, com ações nos bairros Cobal e Centro, e foi encerrada neste domingo com chave de ouro na Vila Santa Luzia. Só nesta edição, mais de seis mil kits de vestuário foram entregues, além da realização de centenas de atendimentos médicos e sociais.

Vestuário Social é um dos serviços mais buscados do programa. Foto: Neto Lucena/Secom
“Esse é um projeto que tem compromisso com as pessoas, que promove dignidade, inclusão e cidadania. E cada sorriso que recebemos, cada olhar de gratidão, reforça que estamos no caminho certo”, afirmou Nágila Rocha, coordenadora do Vestuário Social.
A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e contou ainda com a presença da secretária da Mulher, Maádhia El-Shawwa, da secretária-adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, do deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, da presidente do Procon, Alana Albuquerque, representantes da Secretaria de Esporte e Lazer, além de líderes comunitários.

Mailza também aproveitou as atividades oferecidas durante a ação. Foto: Neto Lucena/Secom
Para muitos, o domingo não foi apenas mais um dia comum. Foi a chance de resolver pendências, cuidar da saúde, renovar documentos e, acima de tudo, sentir que o poder público chegou até onde antes parecia distante.
O que disseram
“Parabéns vice-governadora, por esse seu olhar acessível, de se voltar para as pessoas mais carentes do nosso estado. Ela veio aqui para trazer o melhor que o estado pode oferecer. E aqui nós temos que reconhecer o esforço do governador Gladson”.
Deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, representante da Aleac
“Dizer para esse povo, deputado, o grande trabalho que o nosso governador, junto com a Mailza, está fazendo. Em nome de todos os vereadores gostaria de dizer à comunidade que conte com a gente”.
Vereador João Keleu, representante a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul
“O projeto Juntos Pelo Acre é um projeto idealizado pela nossa vice-governadora e também secretária de assistência social. É um projeto criado para cuidar da população do nosso estado, cuidar das pessoas do Acre. Não posso deixar de falar sobre as mulheres, pedir que respeitem as mulheres, não pratiquem crimes contra as mulheres, respeitem também as crianças, as mulheres, as meninas aqui do Juruá”.
Comentários
Geral
Polícia Militar inicia Operação Trânsito Seguro em Rio Branco
O Batalhão de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar do Acre (PMAC) deu início a primeira fase da Operação Trânsito Seguro, em Rio Branco, na tarde desta sexta-feira, 11. A ação tem como objetivo intensificar o policiamento viário e prevenir acidentes.
Ao todo, 38 policiais militares estão sendo empregado na operação, que será composta por policiamento ostensivo, preventivo e estático, por meio de blitz policial. A atuação também conta com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Foto: cedida.
Os militares atuarão em todas as regionais de Rio Branco. Além disso, a operação tem como finalidade iniciar uma campanha de prevenção nas semanas que antecedem a Expoacre 2025. O evento, que ocorre todos anos, atrai um grande número de pessoas, o que torna o trânsito mais suscetível a acidentes.

Foto: cedida.
O patrulhamento preventivo também como objetivo retirar de circulação condutores irregulares e coibir crimes de trânsito, a fim de garantir a paz e a ordem pública no trânsito da capital. A primeira fase da operação se estende até o dia 20 de julho.
Comentários
Geral
Traficante é preso em ação integrada das polícias Civil e Militar em Marechal Thaumaturgo

Polícia prende homem por tráfico de drogas no interior do Acre. Foto: cedida.
Uma operação integrada das polícias Civil e Militardo Acre resultou na prisão de um traficante de drogas em Marechal Thaumaturgo, na tarde de sexta-feira, 11. A prisão ocorreu quando as equipes passavam em frente à casa do suspeito e perceberam que ele arremessou um objeto pela janela.
Diante da atitude suspeita, os policiais cercaram o imóvel e constataram que se tratava de cocaína. Durante a busca na residência, foram apreendidas mais porções da droga, além de dinheiro em espécie, uma balança de precisão, cigarros contrabandeados, um veículo e um motor de barco.
Segundo o delegado Marcílio Laurentino, que coordena a operação, a Polícia Civil já monitorava o suspeito, que vinha sendo investigado por atuar no tráfico de drogas no centro da cidade, utilizando uma banca de ambulante como fachada. Com a chegada das forças policiais a Marechal Thaumaturgo, o investigado abandonou o ponto e passou a permanecer em sua residência.

Drogas, dinheiro, balança de precisão e outros itens apreendidos na casa do suspeito. Fotos cedidas
“O homem já responde a três processos na comarca de Cruzeiro do Sul, incluindo um por homicídio. Durante o interrogatório, ele confessou que vinha comercializando drogas há aproximadamente dois meses para quitar dívidas, e revelou ainda que pagava R$ 150,00 por semana a uma facção criminosa para obter autorização para vender entorpecentes na cidade”, informou o delegado.
O suspeito foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e será submetido à audiência de custódia. A ação reforça o comprometimento das forças de segurança em combater o tráfico e o crime organizado, mesmo nas áreas de difícil acesso do estado.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Governador Gladson Camelí visita Hospital Regional do Alto Acre e reafirma compromisso com pacientes da região
O governador Gladson Camelí visitou, na tarde desta sexta-feira, 11, as instalações do Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, onde cumprimentou pacientes e servidores e reafirmou o compromisso do Estado em cuidar das pessoas.

Governador reafirmou o compromisso com a saúde da população do Alto Acre. Foto: Cleiton Lopes/Secom
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual afirmou que o processo de regionalização do hospital estará concluído até o início de agosto, garantindo que serviços que atualmente só são oferecidos na capital também sejam disponibilizados na região. “Isso está sendo feito para que muitos não precisem mais se deslocar daqui para ir para a capital para fazer exames ou outros tipos de necessidade, caso venham a ter. Esse é o meu compromisso, cuidar das pessoas”.

Serviços que atualmente só são oferecidos na capital também serão disponibilizados na região. Foto: Cleiton Lopes/Secom
Ele também destacou que a visita se faz necessária para compreender o funcionamento da unidade e ouvir as demandas de perto. “Eu fiz questão de fazer uma visita surpresa hoje, porque eu, como governador, não sei de tudo, tenho que vir para acompanhar de perto”, disse.
A unidade conta com laboratório próprio e hemonúcleo, mas o grande diferencial, de acordo com a gerente administrativa, Maria Antonia Gadelha, é a disponibilidade de uma ala específica para pacientes do programa Opera Acre. “Isso foi um grande avanço aqui para o Alto Acre, onde mais de mil pessoas já foram operadas no decorrer desses últimos anos e tem avançado cada vez mais. Tudo isso, graças ao empenho do nosso governador Gladson Camelí, nosso secretário Pedro Pascoal e toda a equipe”, disse.
Você precisa fazer login para comentar.