Acre
VERGONHA! Sem assistência da saúde, índios do Acre estão morrendo à míngua
Da redação, com ContilNet
Um documentário publicado na Internet pelo Canal 25, do candidato ao governo Tião Bocalom,revela o que já havia sido denunciado pela ContilNet Notícias em março de 2012, através de uma reportagem especial produzida pela jornalista Silvania Pinheiro,sobre as precárias condições da saúde indígena no Acre.
Com aproximadamente 5 minutos de duração, o vídeo produzido pelo jornalista Assém Neto, trás o relato de indígenas que vivem em aldeias de Feijó (AC) e que estão morrendo a míngua por falta de remédios e atendimento médico num estado que considerou 2013 o “Ano da saúde”.

India se desespera ao ver filha morta durante viagem de canoa ao município de Feijó/Fotos: Reprodução
“A mortalidade indígena não teve tão alta como agora. É falta de medicamento, falta de combustível para o barco e até o próprio barco. Existe uma equipe contratada para permanecer nas aldeias e dar assistência aos índios. Só que a equipe vive na cidade o que provoca vários óbitos de indígena por falta de assistência”, denuncia o presidente da Federação do Povo Yanawá do Acre, Ininawa, que considera “as políticas públicas bem como o atendimento aos índios no Acr a “pior de todos os tempos”.
O vídeo retrata também o caso da senhora Maria do Carmo Nunes Kaxinawá, de 83 anos, diagnosticada com pedra na vesícula e suspeita de coração crescido. Ela espera há mais de 60 dias por uma vaga no Tratamento Fora de Domicilio (TFD). Além disso, ela está internada na zona urbana do município, porém, o médico, de acordo com a filha da dela, compareceu somente uma vez a sua casa e não retornou.
Para piorar, dona Maria do Carmo perdeu a audição recentemente. Está visivelmente fragilizada e possivelmente morreria no deslocamento via terrestre pela BR-364 tendo em vista que a estrada está destruída.
VEJA A REPORTAGEM DA CONTILNET QUE MOSTRA O SOFRIMENTO DOS ÍNDIOS ACREANOS:
http://www.contilnetnoticias.com.br/Conteudo.aspx?ConteudoID=17074
http://www.contilnetnoticias.com.br/Conteudo.aspx?ConteudoID=17079
Vale destacar que o atendimento a causa de alta e média complexidade é obrigação do estado.
No Polo do índio em Feijó, a reportagem teve acesso ao encaminhamento do médico considerado de “Urgência” tendo em vista que Dona Maria corre risco de morte. A solicitação havia sido feita no dia 02 de junho, porém, sem data para ser atendida.
Conselheira estadual de saúde, Aldenira Lima Cunha, afirma que “dinheiro tem, mas não é coordenado como deveria”.
Comentários
Acre
Secretarias de Segurança e Saúde realizam transporte aéreo de órgão para transplante no Acre
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer), desempenhou um papel crucial em mais uma missão humanitária, na manhã deste domingo, 6. Em uma operação conjunta com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), foi realizado o transporte aéreo de um fígado para transplante, que saiu do Hospital de Base, em Porto Velho, Rondônia, com destino a Rio Branco, no Acre.

O secretário de Segurança Pública, José Américo destaca sobre a importância da parceria entre as secretarias para impactar positivamente a vida das pessoas. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
O secretário de Segurança, José Américo, destacou a importância dessa parceria entre as secretarias de segurança e saúde. “A união de esforços entre nossas equipes é fundamental para que possamos realizar ações que realmente fazem a diferença na vida das pessoas. O transporte de órgãos é uma missão que não apenas demonstra o compromisso da Sejusp com a vida, mas também evidencia a importância da colaboração entre os setores. Estamos aqui para salvar vidas, e cada operação como essa reforça nosso papel nesse contexto”, afirmou.

Um voo pela vida: aeronave decola em mais uma missão de traslado de órgão. Foto: Italo Sousa/Sejusp
A aeronave, um avião asa fixa Baron BE-58 PT-LZW decolou de Rio Branco às 05:30h, com um tempo de voo de 1h e 30 minutos de ida e a mesma estimativa de duração de tempo de volta.

Equipe médica do Acre que embarcou na missão de captação do órgão em Porto Velho. Foto: Italo Sousa/Sejusp
A operação foi pilotada por Felipe Oliveira e pelo co-piloto Michael Vilisson Sales, na aeronave também estava a equipe do Serviço de Transplantes da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo, composta pelos médicos Dr. Aloysio Coelho, Rafael Felipe e Rita de Cássia, que acompanharam o órgão durante todo o trajeto.

“Isso só demonstra o compromisso que o Estado tem com a manutenção da vida”, disse o piloto da missão Felipe Oliveira. Foto: Italo Sousa/Sejusp
O piloto disse que essa ação reafirma o compromisso do Acre em promover a saúde e a segurança, utilizando a tecnologia e a união de esforços para salvar vidas. Essa missão de traslado de órgão é algo importante para a manutenção da vida. A Segurança Pública, por meio do Ciopaer, tem trabalhado em parceria com a Sesacre, sendo esta, a segunda captação de órgão que a gente faz com o avião em Rondônia, e isso só demonstra o compromisso que o Estado tem com a manutenção da vida”, concluiu Felipe Oliveira.
Comentários
Acre
Bebê é salvo por agente da PRF após se engasgar com o próprio vômito; assista

O agente da PRF, que também é estudante de medicina, aplicou a manobra de Heimlich no bebê engasgado | Bnews – Divulgação Divulgação/PRF
Um agente da Polícia Rodoviária Federal salvou um bebê que se engasgou com o próprio vômito, na manhã deste sábado (5), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador.
De acordo com a PRF, a família da criança parou o carro em frente ao posto da corporação e pediu ajuda. O bebê não conseguia respirar e apresentava sinais de obstrução das vidas.
Um dos policiais de plantão, que também é estudante de medicina, prontamente atendeu a ocorrência e aplicou a manobra de Heimlich, técnica que consiste em segurar o bebê de bruços, com a cabeça levemente inclinada para baixo, e aplicar leves tapinhas nas costas, entre as escápulas.
O bebê imediatamente voltou a respirar e chorou, sinalizando a retomada da função respiratória normal. Após a manobra, o policial recomendou que a família levasse a criança ao Hospital Estadual da Criança (HEC), tambgém em Feira, devido à suspeita de hipóxia, causada pelo tempo em que o bebê ficou sem respirar.
Comentários
Acre
Principal liderança do Bonde dos 13 é presa durante operação na Cidade do Povo, em Rio Branco
Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na prisão de Francisco Gleidson de Souza Nunes, conhecido como “Neném”, apontado como a principal liderança da facção criminosa Bonde dos 13 (B13) no Acre. A ação ocorreu na noite do último sábado (5), no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.
Além de “Neném”, outros oito integrantes da facção também foram capturados durante a ofensiva policial, que contou com a participação de diversas unidades da Polícia Militar e o apoio da Força Nacional de Segurança Pública. O grupo foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) sob forte esquema de segurança. Uma arma de fogo foi apreendida com os suspeitos.
Francisco Gleidson deve passar por audiência de custódia neste domingo (6), que deverá definir os próximos passos do processo judicial contra ele.
Essa não é a primeira vez que o acusado é detido. Em 13 de fevereiro de 2023, “Neném” foi preso durante uma operação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, sob suspeita de ser o mandante de uma tentativa de homicídio, também ocorrida na Cidade do Povo. Na ocasião, no entanto, a Justiça do Acre rejeitou a denúncia por falta de provas, e ele acabou sendo liberado.
Agora, com novas evidências e o flagrante da operação, a expectativa é de que o caso tenha desdobramentos mais consistentes nas investigações contra a facção.
Você precisa fazer login para comentar.