A 22ª sessão ordinária foi realizada na manhã desta terça-feira 13 de agosto, e com a plenária lotada de expectadores, o vereador Mário Jorge presidente da Câmara deu início aos trabalhos por volta das 08:30 hs da manhã.
Vereador Bil Rocha – PMDB
Vereador Bil Rocha – PMDB:
No grande expediente o primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Bil Cumprimentou a todos, disse que ficou feliz pela transmissão da sessão em uma caixa de som no mercado municipal, parabenizou a Prefeitura Por ter contemplado o ramal do Porto Carlos com melhorias. Parabenizou os pais pelo seu dia. Parabenizou a Secretaria De Bem estar social pela conferência realizada no município.
Em sua primeira indicação solicitou que a Secretaria De Obras realize limpeza na rua Antônio Lopes, Bairro Eldorado
Pediu que a Secretaria De Obras realize limpeza na rua Francisco de Assis Três botequins.
Indicou que a Prefeitura Melhore a Iluminação na Rua 5 de dezembro, bairro José Braúna.
Solicitou que a Empresas responsável pelo programa da Ruas do Povo, tome providências com relação aos caçambeiros que passam em alta velocidade, que estes reduzam a velocidade pelo menos nos bairros.
Pediu que o Governo informe quando será realizada a reforma no Ginásio de esportes.
Indicou que a Prefeitura E Governo elaborem projetos voltados para o incentivo ao esporte no município.
Pediu uma resposta do programa Ruas do Povo por que estão deixando pedaços de ruas sem melhorias.
Empresa responsável pela encosta, informe que obra está sendo feita na encosta do Rio Acre na frente do hospital porque ali colocaram rampas e segundo o vereador já caiu pessoas.
Vereador Carlinhos do Pelado
Vereador Carlinhos do Pelado – PSB:
Em uso a tribuna o vereador fez sua primeira indicação solicitando que o DEPASA dê continuidade ao programa ruas do povo da agrovila do km 26.
Pediu que a Prefeitura Dê continuidade aos reparos na iluminação pública do município.
Solicitou que a Eletrobrás instale a rede de baixa tensão entre o trevo ao Jatobá.
Solicitou que o poder executivo Construa uma quadra de esportes no residencial Jatobá.
Indicou que a Prefeitura Instale um painel eletrônico na chegada do município, saudando os visitantes e que marque o horário e a temperatura.
Solicitou que a Prefeitura Faça uma rampa ao lado da quadra de barro do bairro Sumaúma, para dar acesso ao rio.
Pediu que Prefeitura Faça uma limpeza nos canos de esgoto da Travessa Belém.
Solicitou que a Prefeitura Sinalize as ruas de nossa cidade.
Indicou que a Prefeitura Crie a Secretaria de Cultura no município.
Finalizou solicitando que a Prefeitura Instale novamente o busto do Padre Hugo Poli na praça que leva o seu nome.
Erizete Lima – PT
Erizete Lima – PT:
A vereadora falou sobre as demissões que estão ocorrendo atualmente no município que e preocupante. Falou sobre o calendário da coleta de lixo e das grandes reclamações de moradores sobre a falta de coleta de lixo nas ruas.
A vereadora deu início as suas reivindicações solicitando que o Governo faça um recapeamento no asfalto no trecho das Avenidas Rui Lino e Marinho Monte.
Pediu que a prefeitura Informe o motivo das demissões ocorridas no município.
Indicou que a Prefeitura Construa as pontes do ramal pega Fogo. A comunidade se reuniu e doou a madeira mas ainda na o obtiveram nenhuma resposta.
Solicitou que a Prefeitura Autorize o DERACRE a colocar as placas informativas nos ramais que estão sendo contemplados com melhorias.
A vereadora pediu que fosse enviado um Convite ao Pastor Aguinaldo da Igreja Adventista para a próxima sessão, para falar sobre o projeto quebrando o silêncio.
Concluiu pedindo que a Prefeitura Realize uma visita no Bairro Marcos Galvão e verifique os postes que estão com as lâmpadas queimadas.
Naldo Rufino – PRP
Naldo Rufino – PRP:
O vereador também falou sobre as demissões que ocorreram com vários servidores do município, falou que todo o Estado está passando por problemas e o Governo também demitiu servidores.
Em sua primeira indicação pediu que a Secretaria De Saúde informe como está a aquisição dos IPIS dos Agentes de Saúde.
Solicitou que o DERACRE informe quantos litros de diesel foi liberado para o Programa Ramais do Povo.
Pediu que a Secretaria de Obras providencie as placas de demarcação dos pontos de taxi e moto taxi do município.
Indicou que a Secretaria De Obras realize melhorias na Rua Generalíssimo Deodoro.
Solicitou que a secretaria de educação informe o calendário de distribuição de merenda das escolas da zona rural e a quantidade de cada item enviado.
Joelso Pontes – PP
Joelso Pontes – PP:
O vereador falou que está legislatura trabalha incansavelmente e que em pouco tempo, já realizou grandes feitos. Parabenizou os estudantes pelos seu dia. Falou sobre a reclamação de alguns moradores do bairro Alberto Castro sobre o aumento do valor das parcelas do terreno. Falou que alguns itens da merenda escolar necessitam ser alterados.
Em sua primeira indicação solicitou que a UFAC informe sobre os cursos que serão oferecidos no campus de Brasileia.
Pediu que a AGEAC tome providências com relação a superlotação do ônibus que faz linha no trecho Assis Brasil e Brasileia e vice- versa;
Indicou que a Prefeitura Realize melhorias na ponte do km 52, que dá acesso a Associação e a escola Campo Verde.
Finalizou Solicitando que a Prefeitura Elabore um calendário priorizando o Ramal do Polo com serviços de melhorias, uma vez que há muitos vendedores da feira municipal.
Marquinhos – PSDB
Marquinhos – PSDB:
Cumprimentou a todos, disse que é importante haver parcerias tanto do Governo quanto do município.
Solicitou que o INSS coloque uma placa identificando o Setor como INSS e não como previdência social.
Pediu que a Prefeitura Disponibilize um funcionários para fazer o levantamento da quantidade de canos necessária para a instalação da rede de água no bairro São João.
Indicou que a Prefeitura Coloque uma tela mais alta na quadra do bairro José Moreira.
Solicitou que o DEPASA disponibilize a água mais tarde para as casas do bairro José Moreira, estão ligando a água durante a madrugada.
Pediu que a FRIPAL embutidos tome providências com relação ao mau cheiro oriundo da empresa.
Indicou que a Prefeitura Faça coleta de lixo no Bairro Marcos Galvão.
Concluiu pedindo que a Eletrobrás disponibilize um poste na ladeira do Bairro Marcos Galvão.
Marivaldo – PMDB
Marivaldo – PMDB:
Cumprimentou a todos, falou da quantidade de ramais já concluída pelo INCRA, que já fez 50 km de ramal que ficaram pendentes do ano passado e da importância de parcerias entre Governo e Prefeitura.
Solicitou que a Secretaria De Obras faça uma limpeza na Avenida Rui Lino, bem como realize aguamento no local.
Pediu que a Empresa da construção do Hospital informe para onde vai o esgoto do novo hospital.
Rosildo Rodrigues – PT
Rosildo Rodrigues – PT:
Cumprimentou a todos, falou sobre os Órgãos de Assistência Técnica para as famílias da zona rural. Falou sobre a produção de frango no município. Destacou o encontro que participou com os criadores de suínos do município. Falou da inauguração da Central de encubatória e do lançamento dos programas para a criação do peixe.
Em sua primeira indicação pediu que a Prefeitura Providencie a iluminação do campo de futebol do km 26.
Solicitou que a Prefeitura Construa uma praça na comunidade do km 26;
Concluiu sugerindo que a SEDEN realize um estudo nos ramais da Reserva Chico Mendes, para que a madeira de árvores caídas seja aproveitada para o manejo.
Tereza Xavier – PT
Tereza Xavier – PT:
Cumprimentou a todos, falou sobre as placas do Governo do Estado que identifica a obra dos ramais do Povo. Se solidarizou aos funcionários do município que foram demitidos, e que segundo a vereadora foram enganados por falsas promessas de pré-campanha.
Em sua primeira indicação a vereadora solicitou que a Prefeitura realize melhorias no ramal do km 13, Projeto princesa.
Em seguida pediu que a Secretaria De Obras informe por que não foi finalizado o trabalho realizado no ramal do km 88, ficaram dez km de ramal sem concluir.
Mário Jorge – PSB
Mário Jorge – PSB:
Cumprimentou a todos, cumprimentou aos trabalhadores que estavam ouvindo a sessão no mercado Municipal.
Em uso a tribuna o vereador solicitou que a Prefeitura e Governo crie no município uma casa de custódia para que os presos que cumprem pena em outra cidade possa estar cumprindo sua peno no município;
Indicou que a Prefeitura tome providências com relação a sinalização da Ruas Olegário França.
Pediu que o poder executivo realize melhorias no ramal e nas pontes do Riozinho.
Solicitou que a prefeitura realize limpeza nas laterais do Ramal Polo e do ramal do km 13.
Pediu que a Prefeitura viabilize a construção de uma quadra no bairro Marcos Galvão II, pois é preocupante a situação de crianças que jogam bola no meio da rua.
Solicitou que a Secretaria de Saúde disponibilize um Agente de Saúde para atender as famílias descobertas do ramal do km 55;
Finalizou pedindo que a Secretaria de Saúde disponibilize um Agente de Saúde para atender as famílias do ramal do km 13 na linha nova Chico Menezes.
A forte chuva que atingiu Rio Branco na noite desta segunda-feira (16) provocou o adiamento do Concurso de Blocos do Carnaval Folia, Tradição e Alegria 2026 para esta terça-feira (17). A decisão foi tomada após a apresentação do bloco Unidos do Fuxico, a única agremiação que conseguiu desfilar antes da intensificação do temporal.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Viegas Pereira, a nova data será mantida independentemente das condições climáticas. Ele explicou que o regulamento do evento prevê a transferência automática do desfile para o dia seguinte em caso de chuva.
De acordo com o gestor, o edital é claro ao estabelecer que, havendo precipitação, a programação deve ser remarcada para garantir o cumprimento das regras e a continuidade do concurso.
A medida segue as normas previamente definidas pela organização do carnaval e tem como objetivo preservar a segurança dos brincantes, jurados e do público, além de proteger a estrutura montada na Avenida Getúlio Vargas.
O ex-prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, e a ex-secretária municipal de Saúde, Nildete Lira do Nascimento, foram condenados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao pagamento de multa individual de R$ 20 mil por irregularidades na aquisição de testes rápidos IgG/IgM e de antígeno para detecção da Covid-19 durante a pandemia.
A decisão consta no Acórdão nº 397/2026, da 1ª Câmara do TCU, publicado nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial da União. O processo analisou dois contratos firmados com a empresa B&F Brasil Ltda, que somaram R$ 2.502.550,00.
Segundo o Tribunal, a Prefeitura contratou e pagou uma empresa que não possuía Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), documento obrigatório emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para atuação na cadeia de distribuição e comercialização de produtos da área da saúde.
A apuração também identificou falhas na documentação fiscal. As notas fiscais apresentadas, conforme o relatório, traziam informações genéricas sobre transporte e rastreabilidade, como “remetente próprio” ou “sem frete”, o que impediu a verificação sobre a atuação da empresa em etapas que exigiriam autorização sanitária, como armazenamento e distribuição.
Outro ponto destacado foi o perfil da contratada. De acordo com o TCU, a B&F Brasil Ltda era recém-criada e tinha atividade principal distinta do setor de saúde, o que, na avaliação dos ministros, evidenciou fragilidade na escolha do fornecedor.
Mazinho Serafim foi considerado revel no processo, por não apresentar defesa dentro do prazo nem recolher valores inicialmente apontados, permitindo o prosseguimento do julgamento sem manifestação. Já Nildete Lira apresentou defesa, mas o Tribunal entendeu que houve irregularidade grave na condução da contratação, especialmente pela compra de insumos sensíveis sem a devida autorização sanitária.
Ao final, o TCU julgou irregulares as contas dos dois ex-gestores e aplicou multa com base no artigo 58, inciso I, da Lei 8.443/1992. O acórdão estabelece prazo de 15 dias para que ambos comprovem o pagamento dos valores ao Tesouro Nacional.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esteve presente nas festividades de carnaval nesta segunda-feira (16), com uma ampla ação de prevenção à saúde.
Durante o evento, a população teve acesso gratuito à distribuição de preservativos, géis lubrificantes e autotestes para HIV, reforçando a importância do cuidado com a saúde mesmo em momentos de lazer.
A Prefeitura realizou uma ampla ação de Saúde, na noite de carnaval desta seunda-feira, (16). (Fotos: Átilas Moura/Secom)
A responsável técnica na área de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Elivânia Alencar, destacou que o objetivo da ação é conscientizar os foliões sobre a prevenção.
Elivânia Alencar responsável técnica na área de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). (Foto: Átilas Moura/Secom)
“O carnaval é um momento de brincar e curtir, mas também é um momento de se cuidar. A Saúde está aqui oferecendo vários insumos de prevenção, como preservativos femininos e masculinos, além dos autotestes de HIV”, explicou.
Segundo Elivânia, os preservativos masculinos distribuídos incluem versões mais sensíveis, e também há preservativos internos (femininos). Além disso, a equipe orienta a população sobre as profilaxias de pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao HIV, importantes estratégias de prevenção.
O resultado do autoteste sai em poucos minutos e, em caso de resultado reagente, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde. (Foto: Átilas Moura/Secom)
O autoteste de HIV é uma ferramenta prática e segura que permite que a própria pessoa realize o teste em casa, de forma sigilosa. Ele pode ser feito de duas maneiras: por meio de amostra de fluido oral, utilizando um dispositivo que entra em contato com a gengiva, ou por punção digital, na qual é feita uma pequena picada no dedo para a coleta de uma gota de sangue.
O autoteste de HIV é uma ferramenta prática e segura que permite que a própria pessoa realize o teste em casa, de forma sigilosa. (Foto: Átilas Moura/Secom)
O resultado sai em poucos minutos e, em caso de resultado reagente, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para confirmação e acompanhamento.
Para o pecuarista Alex Rodrigues, a presença da saúde no carnaval é fundamental, tendo em vista que contribui diretamente para a conscientização da população, reforçando que a diversão deve estar sempre aliada à responsabilidade e aos cuidados com a saúde.
“É muito legal porque conscientiza a população de que não é só curtir, mas curtir com responsabilidade”, afirmou Alex Rodrigues. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“É muito legal porque conscientiza a população de que não é só curtir, mas curtir com responsabilidade. Vamos aproveitar, mas com responsabilidade”, afirmou.
Já o servidor público Juliano de Paula ressaltou a importância do autoteste. “Não significa que a pessoa tem a doença, mas é sempre bom se precaver e verificar. Achei a iniciativa muito importante. A saúde vem em primeiro lugar”, disse o servidor.
Ações como essa garantem que a alegria do carnaval venha acompanhada de responsabilidade e proteção. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Ações como essa fazem parte do compromisso com a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o cuidado com a população, garantindo que a alegria do carnaval venha acompanhada de responsabilidade e proteção.
Você precisa fazer login para comentar.