Conecte-se conosco

Extra

Vereadores discutem ‘Ramais do Acre 2019’ e implantação do Procon em Brasiléia durante a 17ª Sessão

Publicado

em

Por Fernando Oliveira/ASCOM.

Presidida pelo presidente da casa legislativa municipal, Rogério Pontes, a décima sétima sessão ordinária do 3° ano legislativo, da 14° legislatura da câmara de vereadores de Brasileia, foi realizada na manhã terça-feira, 11, na sala de sessões José Cordeiro Barbosa.

Participaram da sessão os vereadores, Antônio Francisco (PT), Edu Queiroz (PT), Rosildo Rodrigues(PT),Joelso Pontes(PP),Jurandir Queiroz (PROS),Charbel Saady(PP), Mario Jorge(MDB), Rozevete Honorato (PSB), Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB),e o Presidente Rogério Pontes(MDB).

No grande expediente os parlamentares, usaram a tribuna da câmara municipal para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.

Veja o que disseram         

Vereador Mário Jorge (MDB)

Vereador Mário Jorge(MDB), 

O Parlamentar fez indicação para que seja instalado de uma agência do PROCON no município de Brasiléia.

Repudiou a resposta do núcleo estadual de educação enviada à câmara referente ao um pedido de informação sobre contratação de pessoas como também de empresas terceirizadas, considerou o que o considerou deselegante.

Sobre os ramais, disse que a prefeitura está com três frentes de trabalho na zona rural, uma no seringal Pega Fogo, no 29, na comunidade Alegria do Carmem e 75, o município tá fazendo a sua parte.

“Quero ressaltar a importância do governo para fazer melhorias dos ramais.  O convênio foi assinado de forma correta, mas a liberação do recurso ainda não foi assinada. É muito preocupante” Disse.

Vereador Antônio Francisco(PT)

Vereador Antônio Francisco(PT),

Iniciou sua fala na tribuna da casa do povo, falando o sobre a questão do convênio dos ramais assinado no dia 1° de junho entre a prefeitura e o governo do estado. Peço que seja enviado documento para o DERACRE pedindo o aceleramento na liberação do recurso. Disse ainda que o governo Gladson tem se mostrado ser um estadista habilidoso e a prefeita Fernanda Hassem, tem sido recíproca, e que a liberação para recuperação de ramais não pode sair no mês de agosto, porque segundo ele é um recurso que não supre a demanda de Brasiléia, mais ajuda. Destacou ainda que está preocupado, pois só temos 6 meses de verão. E que o governo do estado coloque em seu planejamento.

Salientou novamente sobre a questão dos limites territoriais, disse que vai continuar batendo nessa tecla.

Voltou a falar sobre a importância de fazer a Regularização fundiária dos pequenos proprietários de terra, disse que os mesmo estão desprovidos de receberem benefícios do governo federal.

Pediu ao executivo uma reunião com o Setor de Cadastro para discutir sobre o IPTU. Disse que recebeu reclamações de moradores do município.

Líder da Prefeita na Câmara Vereador Edu Queiroz(PT)

Líder da Prefeita na Câmara Vereador Edu Queiroz(PT),

O vereador destacou que o município de Brasiléia tem uma prefeita que avança, ela conseguiu organizar uma patrulha, recuperar os ônibus, fazer melhoria em ramal em pleno inverno, então só temos e que parabenizá-la pela dedicação ao município de Brasileia.

Falou da participação da câmara em uma solenidade ocorrida em Rio Branco sobre os 18 anos da Defensoria Pública do Estado do Acre. “Essa instituição atende o povo mais pobre”. Enfatizou.

Vereador Joelson Pontes(PP)

Vereador Joelson Pontes(PP),

A Parlamentar disse que presenciou uma grande fila no setor de identificação da Policia Civil que fica ao lado do mercado, e pediu esclarecimentos do setor competente.

Pediu explicação do DERACRE sobre o convênio de ramais assinado com a prefeitura de Brasiléia. E fez pedido de informação ao Setor de cadastro para discutir o IPTU.

Vereador Jurandir Queiroz(Pros)

Vereador Jurandir Queiroz(Pros)   

Destacou as frentes de trabalhos que estão em diversas localidades na zona rural de Brasiléia. Disse que acredita que o convênio de ramais vai acontecer.

E fez pedidos para a Secretaria Municipal de Obras, fazer reparo em esgoto que fica em frente da casa Sr. Marlúcia na Rua José Joaquim de Lima, Marcos Galvão. Encaminhamento de oficio para que a prefeitura faça drenagem na Rua Alexandrino Neto, bairro Sumaúma. Ofício para energiza concluir a rede de energia na Rua Manoel Teixeira Maia

Solicitou tapa buracos e troca de lâmpada queimadas, na Rua José Joaquim de Lima, Bairro Elaborado.

Pediu TAMBÉM em caráter de urgência reparo na rede de energia na mesma rua.

Solicitou ainda melhorias para o ramal da Comunidade São João Batista, ramal da Pinda.

Vereador Mário Jorge(MDB),  

O Parlamentar fez indicação para que seja instalado de uma agência do PROCON no município de Brasiléia.

Repudiou a resposta do núcleo estadual de educação enviada à câmara referente ao um pedido de informação sobre contratação de pessoas como também de empresas terceirizadas, considerou o que o considerou deselegante.

Sobre os ramais, disse que a prefeitura está com três frentes de trabalho na zona rural, uma no seringal Pega Fogo, no 29, na comunidade Alegria do Carmem e 75, o município tá fazendo a sua parte.

“Quero ressaltar a importância do governo para fazer melhorias dos ramais.  O convênio foi assinado de forma correta, mas a liberação do recurso ainda não foi assinada. É muito preocupante” Disse.

Vereador Rosildo Rodrigues(PT)

Vereador Rosildo Rodrigues(PT),            

Fez várias indicações: Entre elas sugeriu que a prefeitura possa   criar uma equipe de melhoria de ramal, assim como a equipe de pontes. Que prefeitura através da Secretaria de Agricultura faça um dia de Campo para discutir o plantio de café.

Solicitou a recuperação da ponte Sobre o Rio Virtude, ramal da Pinda.

Parabenizou Raimundo Fogo pela realização do campeonato.

Solicitou ainda apoio do poder público com máquinas para as comunidades interessadas no plantio do café fazer afastamento.

Vereador falou do escândalo envolvendo o judiciário, caso que envolve o ex-presidente Lula. “O que foi tratado pelo poder judiciário é muito vergonhoso “Enfatizou.

Vereador Rozevete Honorato(PSB)

Vereador Rozevete Honorato(PSB),        

O parlamentar Considerou também a resposta do núcleo de educação sobre o pedido de informação feito pela câmara desrespeitosa.

Falou da malha viária de Brasiléia, temos 6 projetos de assentamento, e o responsável é o governo federal, temos os perímetros de integração que é de competência do estado, e a parte da prefeitura de Brasiléia. Disse que foi de casa em casa convidando os produtores para prestigiaram assinatura do convênio dos ramais e eu parabenizei o governo. “É lamentável não ter ainda essa resposta concreta para as comunidades sobre quando vai ser liberado.

Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB)

Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB),  

Fez indicação de iluminação pública pra no trecho que compreende o bairro Alberto Castro e 8 de março, disse que a população está com medo de sair de casa.

Pediu melhoria para assentamento do INCRA, km 67.

E destacou que o aplicativo Aki Táxis já está disponível para ser baixado nos celulares Smartphone Android. E disse ainda que precisa ser aprovado uma lei municipal para regular os demais aplicativos de transportes via carro no município.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte do jornalista Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

Primeiro a ser detido foi Antônio de Souza Morais, de 22 anos, estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.

Crime ocorrido no fim de semana teve repercussão estadual; polícia aponta motivação passional e segue investigando a dinâmica do assassinato

A Polícia Civil do Acre prendeu os dois principais suspeitos envolvidos no assassinato do ativista cultural e jornalista Moisés Alencastro, encontrado morto em seu apartamento na noite da última segunda-feira (22), em Rio Branco. O crime ocorreu no domingo (21), mas só foi descoberto após uma amiga registrar boletim de ocorrência informando o desaparecimento da vítima.

Moisés Alencastro foi encontrado morto na segunda-feira (22) no apartamento onde morava — Foto: Arquivo pessoal

Diante da ausência de contato, amigos foram até o imóvel, arrombaram a porta e encontraram Moisés deitado sobre a cama, já sem vida. A cena apresentava sinais claros de violência, levantando de imediato a suspeita de homicídio.

Durante as diligências iniciais, a Polícia Civil localizou o veículo da vítima abandonado no bairro São Francisco, na parte alta da capital, o que reforçou as investigações e auxiliou na identificação dos envolvidos.

No início da semana, a polícia deteve o primeiro suspeito, na casa de quem foram encontrados objetos pessoais pertencentes à vítima. O nome não foi divulgado para não comprometer o andamento do inquérito.

Na madrugada desta quinta-feira (25), Antônio de Souza Morais, de 22 anos, se entregou à polícia após ter a prisão decretada. Ele estava escondido em uma área de mata entre os bairros Eldorado e Quixadá, conforme denúncias recebidas pelos investigadores. Antônio teria confessado a autoria do crime, mas os detalhes ainda não foram tornados públicos.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado. A prisão foi realizada após análise da perícia, que apontava a participação de mais de uma pessoa na dinâmica do crime.

Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação indica que o homicídio pode ter sido motivado por razões passionais. As investigações seguem em andamento para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação individual de cada suspeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

Suspeito de homicídio de jornalista Moisés Alencastro se entrega à Polícia Civil após se esconder em área de mata em Rio Branco

Publicado

em

Investigado foi localizado na região do Eldorado e conduzido à Delegacia de Homicídios para interrogatório e audiência de custódia

Antônio de Souza Morais, de 22 anos, principal suspeito de um homicídio ocorrido recentemente em Rio Branco, se entregou à Polícia Civil na madrugada desta quinta-feira, após intensas buscas realizadas pela equipe da Delegacia de Homicídios. O investigado estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.

Segundo o delegado responsável pelo caso, as diligências começaram ainda na quarta-feira, logo após a expedição do mandado de prisão, e seguiram de forma ininterrupta ao longo do dia e da noite. Durante os trabalhos, a polícia recebeu denúncias de que o suspeito estaria refugiado em uma região de mata, o que orientou as equipes até o local.

Durante a madrugada, Antônio procurou pessoas ligadas à sua família, o que permitiu à polícia chegar à localização exata. Com a aproximação dos agentes, ele decidiu se entregar sem oferecer resistência.

“Diante dessas informações, nós fomos até o local e ele acabou se entregando à equipe da Delegacia de Homicídios. Em seguida, foi conduzido até a nossa sede, onde passou por interrogatório e por todos os procedimentos legais, sendo encaminhado conforme prevê a lei, inclusive para a audiência de custódia”, explicou o delegado.

Questionado sobre a motivação do crime, o delegado informou que o suspeito relatou a dinâmica dos fatos durante o interrogatório, mas que, por estratégia investigativa, os detalhes ainda não serão divulgados. A Polícia Civil também apura a participação de outras pessoas no crime.

De acordo com a autoridade policial, a perícia realizada no local já indicava a possível presença de um segundo envolvido. “No cenário do crime, é possível perceber a dinâmica de uma terceira pessoa. Agora estamos trabalhando na identificação desse outro suspeito para dar continuidade às buscas e efetuar a prisão do coautor”, afirmou.

O caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Acre.

VEJA VÍDEO

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Corpo com mãos amarradas é encontrado boiando no Igarapé São Francisco, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima apresentava perfuração no peito e sinais de agressão; Polícia Civil investiga homicídio

O corpo encontrado boiando na manhã desta quinta-feira (25) no Igarapé São Francisco, no bairro Conquista, em Rio Branco, foi identificado como sendo de Weligton Carlos Martins Werklaenhg, de 48 anos.

De acordo com informações repassadas por familiares, Weligton estava desaparecido desde a semana passada, quando foi visto pela última vez.

A perícia inicial realizada no local constatou que a vítima foi atingida por um golpe de faca na região do peito e apresentava indícios de agressões físicas anteriores à morte.

Ainda segundo a família, Weligton morava nas proximidades do Conjunto Manoel Julião.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que apura a motivação e a autoria do crime.

Comentários

Continue lendo