fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Epitaciolândia poderá sediar o primeiro Colégio Militar na regional do Alto Acre

Publicado

em

Vereador Samuel Hassem tem apoio dos colegas e população para a instalação do colégio militar em Epitaciolândia.

O vereador do Partido Social Cristão –PSC, do município de Epitaciolândia, Samuel Hassem, poderá ser atendido pelo governador do Acre, Gladson Cameli (PP), no tocante ao pedido de implantação do primeiro colégio militar na regional do Alto Acre.

O próprio governador anunciou em seu programa semanal na Rádio Difusora desta última segunda-feira, dia 10, que novos colégios poderão estar funcionando a partir de 2020, sendo agraciados os municípios de Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e outro na regional do Alto Acre.

Sendo que o vereador já teria apresentado uma idéia desde janeiro nas redes sociais, antes mesmo de ser empossado. Recentemente, apresentou um Pedido de Indicação (P.I.) durante uma das Sessões e que fosse encaminhado ao governador Gladson Cameli, onde contou com o apoio de todos os colegas da Câmara.

Alunos da escola Dom Pedro, da Capital, durante formatura – Foto: Divulgação

O vereador lembra que o Alto Acre Já foi contemplado com uma extensão da UFAC no município de Brasiléia e uma sede do IFAC no município de Xapuri. Pela sua localização, Epitaciolândia poderá receber alunos dos quatro municípios da regional.

“Apresentei esse pedido para que o nosso governador possa honrar Epitaciolândia com esse colégio militar. Com certeza todos os munícipes ficarão felizes em poder ter seus filhos de quatro cidades matriculados e estudando, além de ajudar no desenvolvimento de nossa cidade”, destacou o vereador.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasileia e Governo do Estado realizam fase regional dos Jogos Estudantis 2024

Publicado

em

Evento reúne jovens atletas do Alto Acre em competição esportiva. Abertura oficial conta com presença de autoridades e gestores escolares

Promovendo a integração entre alunos de todas as idades, incentivando a prática esportiva e o espírito de equipe, a Prefeitura de Brasileia e o Governo do Estado realizam a fase regional dos Jogos Estudantis de 2024, sediada no município. A competição reúne delegações de jovens atletas de Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri e Brasileia.

A cerimônia de abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19, no ginásio Luiz Eduardo Lopes Pessoa, com as competições seguindo ao longo do dia. Estudantes, autoridades e gestores escolares marcaram presença, incluindo o Gerente de Esportes Bil Rocha, o Coordenador do Desporto Estudantil dos Jogos Estudantis do Acre, João Carlos Passos, e o Coordenador do Departamento Estadual de Desporto Escolar, Professor Thiago Menezes. Também participaram os Secretários Municipais de Esportes de Xapuri, Bruno Daniel, e de Assis Brasil, Neudo Lopes, além de professores de Educação Física e a equipe de arbitragem.

A fase regional oferece diversas modalidades esportivas, tanto coletivas quanto individuais, para as categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, abrangendo centenas de alunos. Os Jogos Estudantis de 2024 são uma realização do governo do estado, com etapas futuras em níveis estadual e nacional.

Comentários

Continue lendo

Extra

Inscrições para 24º Concurso da Rainha do Rodeio da Expoacre começam em julho

Publicado

em

Edição da Rainha do Rodeio da Expoacre abre inscrições de 1º a 20 de julho. Foto: Cleiton Lopes/Ilustração Sete

Este ano, o concurso, organizado pelos colunistas sociais Roberta Lima e Gigi Hanan, da Associação dos Colunistas do Acre (Acos), é realizado com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete).

Em 2023, Lohana Martins foi eleita Rainha do Rodeio da Expoacre, em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

“É muito importante esse momento de valorização de um evento que já virou tradição no estado, como a eleição da Rainha do Rodeio da Expoacre. E a parceria com a Associação dos Colunistas foi extremamente relevante e positiva no ano passado, então nos reunimos novamente para fazer a organização desta festa, que com certeza vai marcar a Expoacre 2024”, ressaltou o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.

Roberta Lima; Rainha do Rodeio da Expoacre 2023, Lohana Martins; Princesa Maiane Sobrinho; colunista e organizador Gigi Hanan; e influencer Luiz Vasconcelos. Foto: Neto Lucena/Secom

“Nos reunimos com a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, para organizar a Rainha do Rodeio, um evento que já tem uma história no Acre. E vamos, mais uma vez, produzir com muito carinho e amor, para trazer o mesmo público ou até mais do que ano passado”, enfatizou a colunista Roberta Lima.

Etapas do concurso

No dia 27 de julho será realizada a seletiva das inscritas no concurso. As candidatas selecionadas seguirão para a grande final do certame, no dia 24 de agosto, às 19h, em frente ao Palácio Rio Branco, que elegerá a Rainha e a Princesa do Rodeio da maior feira agropecuária do estado.

Lohana Martins e Maiane Sobrinho foram eleitas Rainha e Princesa da Expoacre, em 2023. Foto: Neto Lucena/Secom

No ano passado, centenas de pessoas acompanharam a coroação de Lohana Martins como a Rainha do Rodeio da Expoacre 2023 e Maiane Sobrinho como Princesa. Ao todo, 16 finalistas participaram da disputa, sendo dez candidatas de Rio Branco e seis representantes de Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Sena Madureira, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.

Neste ano, a expectativa é de que a quantidade de inscritas seja ainda maior: “Eu acho que este ano vai superar [o número de candidatas] porque é um evento grandioso, que mostra a beleza acreana, e as candidatas estão se preparando cada vez mais”, ressaltou Gigi Hanan.

Em 2023, 16 finalistas disputaram o título de Rainha do Rodeio da Expoacre, em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

A candidata eleita receberá a tradicional faixa da Rainha do Rodeio e participará da Cavalgada de abertura da Expoacre. A vencedora participa ainda do Circuito de Rodeio e agenda de shows e cerimônias da maior feira agropecuária do Acre.

Expoacre 2024

Este ano, a edição da Expoacre Juruá será realizada entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, em Cruzeiro do Sul. Já em Rio Branco, de 31 de agosto a 8 de setembro. O evento é marcado pela realização de feiras, exposições, cursos e capacitações e reúne centenas de expositores, produtores rurais, empreendedores e visitantes de diversas regiões do Brasil.

Expectativa é de que Expoacre 2024 supere edição de 2023 em volume de vendas. Foto: Pedro Devani/Secom

A previsão é que este ano o volume de negócios supere o faturamento de 2023, quando a Expoacre gerou R$ 325 milhões, uma elevação de 55% em relação a 2022, que registrou R$ 209 milhões.

Outra importante novidade para o público em geral é a promoção de dois shows gratuitos, patrocinados pelo governo federal ao Estado do Acre, por meio de projeto aprovado pelo Ministério do Turismo. A cantora Marília Tavares se apresenta no dia 1º de setembro e a banda Limão com Mel fecha o rodeio no dia 3 de setembro.

Comentários

Continue lendo

Extra

Terra sem lei?: Facções aplicam ‘disciplina’ com ripas em morador de Assis Brasil

Publicado

em

Vídeo de espancamento brutal circula em redes sociais. Polícia confirma autenticidade e promete ação contra criminosos.

Um vídeo chocante divulgado em grupos de redes sociais mostra cerca de três indivíduos, sob o comando de uma quarta pessoa que filma a ação, espancando violentamente um morador da pequena cidade de Assis Brasil, localizada na tríplice fronteira do Acre.

Os criminosos utilizam ripas para aplicar o que chamam de ‘disciplina’, uma prática comum entre facções. Ainda não se sabe o motivo exato para o espancamento, mas informações preliminares sugerem que a vítima teria cometido furtos na área controlada pelos criminosos.

A autenticidade do vídeo foi confirmada pelo delegado da Polícia Civil do Acre, Erick Maciel, e informou que os envolvidos já foram identificados. Ações por parte da Segurança Pública podem ocorrer a qualquer momento. Não se sabe ainda o dia do acontecimento. O espancamento só termina quando o homem consegue fugir pela rua.

Assis Brasil, com menos de 10 mil habitantes, vem sendo disputada por facções criminosas devido à sua localização estratégica na fronteira com Peru e Bolívia. A cidade já foi palco de chacinas e os moradores têm cobrado mais segurança para evitar o aumento da criminalidade e situações como essa, que geram medo na população.

Comentários

Continue lendo