Conecte-se conosco

Extra

Vereadores discutem ‘Ramais do Acre 2019’ e implantação do Procon em Brasiléia durante a 17ª Sessão

Publicado

em

Por Fernando Oliveira/ASCOM.

Presidida pelo presidente da casa legislativa municipal, Rogério Pontes, a décima sétima sessão ordinária do 3° ano legislativo, da 14° legislatura da câmara de vereadores de Brasileia, foi realizada na manhã terça-feira, 11, na sala de sessões José Cordeiro Barbosa.

Participaram da sessão os vereadores, Antônio Francisco (PT), Edu Queiroz (PT), Rosildo Rodrigues(PT),Joelso Pontes(PP),Jurandir Queiroz (PROS),Charbel Saady(PP), Mario Jorge(MDB), Rozevete Honorato (PSB), Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB),e o Presidente Rogério Pontes(MDB).

No grande expediente os parlamentares, usaram a tribuna da câmara municipal para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.

Veja o que disseram         

Vereador Mário Jorge (MDB)

Vereador Mário Jorge(MDB), 

O Parlamentar fez indicação para que seja instalado de uma agência do PROCON no município de Brasiléia.

Repudiou a resposta do núcleo estadual de educação enviada à câmara referente ao um pedido de informação sobre contratação de pessoas como também de empresas terceirizadas, considerou o que o considerou deselegante.

Sobre os ramais, disse que a prefeitura está com três frentes de trabalho na zona rural, uma no seringal Pega Fogo, no 29, na comunidade Alegria do Carmem e 75, o município tá fazendo a sua parte.

“Quero ressaltar a importância do governo para fazer melhorias dos ramais.  O convênio foi assinado de forma correta, mas a liberação do recurso ainda não foi assinada. É muito preocupante” Disse.

Vereador Antônio Francisco(PT)

Vereador Antônio Francisco(PT),

Iniciou sua fala na tribuna da casa do povo, falando o sobre a questão do convênio dos ramais assinado no dia 1° de junho entre a prefeitura e o governo do estado. Peço que seja enviado documento para o DERACRE pedindo o aceleramento na liberação do recurso. Disse ainda que o governo Gladson tem se mostrado ser um estadista habilidoso e a prefeita Fernanda Hassem, tem sido recíproca, e que a liberação para recuperação de ramais não pode sair no mês de agosto, porque segundo ele é um recurso que não supre a demanda de Brasiléia, mais ajuda. Destacou ainda que está preocupado, pois só temos 6 meses de verão. E que o governo do estado coloque em seu planejamento.

Salientou novamente sobre a questão dos limites territoriais, disse que vai continuar batendo nessa tecla.

Voltou a falar sobre a importância de fazer a Regularização fundiária dos pequenos proprietários de terra, disse que os mesmo estão desprovidos de receberem benefícios do governo federal.

Pediu ao executivo uma reunião com o Setor de Cadastro para discutir sobre o IPTU. Disse que recebeu reclamações de moradores do município.

Líder da Prefeita na Câmara Vereador Edu Queiroz(PT)

Líder da Prefeita na Câmara Vereador Edu Queiroz(PT),

O vereador destacou que o município de Brasiléia tem uma prefeita que avança, ela conseguiu organizar uma patrulha, recuperar os ônibus, fazer melhoria em ramal em pleno inverno, então só temos e que parabenizá-la pela dedicação ao município de Brasileia.

Falou da participação da câmara em uma solenidade ocorrida em Rio Branco sobre os 18 anos da Defensoria Pública do Estado do Acre. “Essa instituição atende o povo mais pobre”. Enfatizou.

Vereador Joelson Pontes(PP)

Vereador Joelson Pontes(PP),

A Parlamentar disse que presenciou uma grande fila no setor de identificação da Policia Civil que fica ao lado do mercado, e pediu esclarecimentos do setor competente.

Pediu explicação do DERACRE sobre o convênio de ramais assinado com a prefeitura de Brasiléia. E fez pedido de informação ao Setor de cadastro para discutir o IPTU.

Vereador Jurandir Queiroz(Pros)

Vereador Jurandir Queiroz(Pros)   

Destacou as frentes de trabalhos que estão em diversas localidades na zona rural de Brasiléia. Disse que acredita que o convênio de ramais vai acontecer.

E fez pedidos para a Secretaria Municipal de Obras, fazer reparo em esgoto que fica em frente da casa Sr. Marlúcia na Rua José Joaquim de Lima, Marcos Galvão. Encaminhamento de oficio para que a prefeitura faça drenagem na Rua Alexandrino Neto, bairro Sumaúma. Ofício para energiza concluir a rede de energia na Rua Manoel Teixeira Maia

Solicitou tapa buracos e troca de lâmpada queimadas, na Rua José Joaquim de Lima, Bairro Elaborado.

Pediu TAMBÉM em caráter de urgência reparo na rede de energia na mesma rua.

Solicitou ainda melhorias para o ramal da Comunidade São João Batista, ramal da Pinda.

Vereador Mário Jorge(MDB),  

O Parlamentar fez indicação para que seja instalado de uma agência do PROCON no município de Brasiléia.

Repudiou a resposta do núcleo estadual de educação enviada à câmara referente ao um pedido de informação sobre contratação de pessoas como também de empresas terceirizadas, considerou o que o considerou deselegante.

Sobre os ramais, disse que a prefeitura está com três frentes de trabalho na zona rural, uma no seringal Pega Fogo, no 29, na comunidade Alegria do Carmem e 75, o município tá fazendo a sua parte.

“Quero ressaltar a importância do governo para fazer melhorias dos ramais.  O convênio foi assinado de forma correta, mas a liberação do recurso ainda não foi assinada. É muito preocupante” Disse.

Vereador Rosildo Rodrigues(PT)

Vereador Rosildo Rodrigues(PT),            

Fez várias indicações: Entre elas sugeriu que a prefeitura possa   criar uma equipe de melhoria de ramal, assim como a equipe de pontes. Que prefeitura através da Secretaria de Agricultura faça um dia de Campo para discutir o plantio de café.

Solicitou a recuperação da ponte Sobre o Rio Virtude, ramal da Pinda.

Parabenizou Raimundo Fogo pela realização do campeonato.

Solicitou ainda apoio do poder público com máquinas para as comunidades interessadas no plantio do café fazer afastamento.

Vereador falou do escândalo envolvendo o judiciário, caso que envolve o ex-presidente Lula. “O que foi tratado pelo poder judiciário é muito vergonhoso “Enfatizou.

Vereador Rozevete Honorato(PSB)

Vereador Rozevete Honorato(PSB),        

O parlamentar Considerou também a resposta do núcleo de educação sobre o pedido de informação feito pela câmara desrespeitosa.

Falou da malha viária de Brasiléia, temos 6 projetos de assentamento, e o responsável é o governo federal, temos os perímetros de integração que é de competência do estado, e a parte da prefeitura de Brasiléia. Disse que foi de casa em casa convidando os produtores para prestigiaram assinatura do convênio dos ramais e eu parabenizei o governo. “É lamentável não ter ainda essa resposta concreta para as comunidades sobre quando vai ser liberado.

Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB)

Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB),  

Fez indicação de iluminação pública pra no trecho que compreende o bairro Alberto Castro e 8 de março, disse que a população está com medo de sair de casa.

Pediu melhoria para assentamento do INCRA, km 67.

E destacou que o aplicativo Aki Táxis já está disponível para ser baixado nos celulares Smartphone Android. E disse ainda que precisa ser aprovado uma lei municipal para regular os demais aplicativos de transportes via carro no município.

 

Comentários

Extra

Culpado: Justiça condena assaltante que matou idoso durante arrastão em ônibus

Publicado

em

Elton Oliveira Meira foi condenado a quase 35 anos de prisão

O presidiário Elton Oliveira Meira foi condenado a quase 35 anos de prisão pelos crimes de roubo, corrupção de menores e latrocínio, roubo seguido de morte.

A decisão foi do Juiz da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco, Gustavo Sirena, que julgou procedente a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Acre.

Elton Oliveira foi preso por policiais militares na tarde do dia 10 de janeiro deste ano.

Na hora da abordagem, ele estava na companhia de um adolescente. Horas antes, a dupla tinha entrado em um ônibus e logo depois anunciou o assalto.

Na ação criminosa, passageiros foram rendidos e obrigados a entregar dinheiro, telefones e objetos de valores.

O Silmar Gomes da Silva de 64 anos, dormia e teria se assustado com o criminoso.

Durante a execução do roubo Elton Oliveira Meira, atirou no idoso Silmar Gomes da Silva de 64 anos. O aposentado dormia e teria se assustado com o criminoso.

A vítima não resistiu ao ferimento e morreu no interior do coletivo, que seguia pela BR-364, para a zona rural de Rio Branco.

No total, 13 passageiros foram rendidos pela dupla que portava uma escopeta e um revólver.

Na mesma decisão que condenou Elton Oliveira, foi negado ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade.

A defesa do réu ainda pode recorrer à Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre.

Matéria relacionada:

Justiça aceita denúncia contra acusado de matar idoso que reagiu a assalto em ônibus no Acre

Comentários

Continue lendo

Extra

Obras na pista do Aeroporto de Cruzeiro do Sul irá durar três meses com limitações de pouso e decolagens

Publicado

em

Vista aérea do Aeroporto de Cruzeiro do Sul – foto: Infraero/divulgação

O Aeroporto de Cruzeiro do Sul inicia, no próximo dia 26 de junho, as obras de infraestrutura previstas no Contrato de Concessão assinado com a Agência Nacional da Aviação Civil – ANAC. Essas obras têm como objetivo garantir a segurança e a eficiência das operações aeroportuárias, além de melhorar a experiência de viagem dos passageiros, promover o turismo local e impulsionar o crescimento econômico da região.

As obras na pista têm previsão de serem concluídas em setembro de 2023, de acordo com o cronograma e prazos apresentados à ANAC considerando as condições climáticas da região, que apresenta menor incidência de chuvas nesse período.

As primeiras intervenções serão realizadas por fases, na pista de pousos e decolagens, onde haverá serviços de manutenção de terraplanagem, melhoria da drenagem, da pavimentação e sinalização, dentre outros, visando dar maior segurança às operações da aviação. As obras foram planejadas considerando o curto período de estiagem e os prazos estabelecidos no contrato de concessão. Foram realizadas reuniões de alinhamento com as operadoras de voos regulares apresentando todas as informações.

Buscando minimizar os impactos nas operações diárias, nos horários de obras, o aeroporto precisará permanecer fechado, conforme o seguinte cronograma:
– Às segundas-feiras, terças-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e sábados, das 08h30 às 17h;
– Às quartas-feiras, das 12h às 18h;       e
– Não haverá fechamento do aeroporto aos domingos.

Destaca-se que os horários definidos levam em conta a necessidade de realização das intervenções por pelo menos oito horas ininterruptas diariamente, para não comprometer o prazo de conclusão das obras. Também foi considerado possibilitar às companhias aéreas a realização de pousos e decolagens utilizando os períodos de início da manhã e final da tarde.

Os voos da GOL não serão afetados. O Aeroporto de Cruzeiro do Sul está atuando em conjunto com órgãos públicos e entidades envolvidas e continua à disposição destes para mitigar os impactos das intervenções.

A Administração Aeroportuária está comprometida em minimizar os impactos e se coloca à disposição para diálogo sobre questões e preocupação que possam surgir durante o processo. Contamos com o apoio dos membros da comunidade local para que essa fase de melhorias seja bem-sucedida e que, em breve, possamos desfrutar de um aeroporto seguro e moderno, trazendo benefícios duradouros para Cruzeiro do Sul, seus habitantes e visitantes.

Fonte:

Comentários

Continue lendo

Extra

Gladson Cameli assina termo de doação de terreno para construção de nova sede da Aleac

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (Progressistas), assinou nesta quarta-feira (31), o termo de doação de terreno para a construção da nova sede do parlamento acreano. O ato aconteceu durante a abertura da 3ª Reunião Ampliada de Deputados e Deputadas do Parlamento Amazônico, realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

As negociações acerca do terreno de 20.092,00M2, localizado no loteamento Portal da Amazônia, Lote nº 001, Quadra 184, em Rio Branco, foram iniciadas pelo primeiro secretário da Aleac, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), na época em que estava à frente da presidência da Casa. Ele disse que a doação da área é um sonho realizado.

“Esse terreno que está sendo doado pelo governo do Estado é um sonho realizado. Sou muito grato, de verdade. Um sonho que começou lá atrás quando eu ainda era presidente desta casa. A construção da nova sede da Aleac é de grande significado para nós e para a população em geral, trará sem dúvidas mais conforto aos servidores e celeridades às atividades legislativas. Estamos muito felizes. Obrigado por contribuir com isso governador, obrigado pelo apoio incondicional de sempre”, disse Nicolau Júnior.

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), comemorou à boa notícia e agradeceu ao governador pela doação. “Receber essa notícia no dia de hoje, num evento grandioso como esse, onde estamos recebendo parlamentares de toda região norte, a torna ainda mais especial. Agradeço demais a sensibilidade do nosso governador e ao empenho do deputado Nicolau Júnior que foi incansável nessa luta. Obrigado a todos”, enfatizou.

Em sua fala, o governador frisou que a transferência do terreno possibilitará a construção de instalações mais adequadas às demandas do Poder Legislativo. “Esta Casa de Leis presta um serviço extraordinário no Acre. É uma parceira do Executivo, estou muito feliz em poder fazer a doação desse terreno. Com o fortalecimento do parlamento acreano o executivo também ganha, assim como a população porque garantimos também a celeridade e a melhoria dos trabalhos desta instituição”, disse.

O local onde funcionará a nova sede da Aleac fica numa região estratégica da cidade onde também estão situados prédios importantes como o da justiça por exemplo. Uma área urbana bastante valorizada que está em constante crescimento.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Comentários

Continue lendo

Em alta