Conecte-se conosco

Acre

Vereadores de Epitaciolândia cobram atuação do ICMBio e destacam pautas locais em sessão

Publicado

em

Debates na Câmara Municipal incluíram críticas à gestão da Reserva Chico Mendes, prevenção de queimadas e valorização da história e agricultura familiar

Debates na Câmara Municipal incluíram críticas à gestão da Reserva Chico Mendes, prevenção de queimadas e valorização da história e agricultura familiar. Foto: cedida 

Epitaciolândia/AC – Em meio a debates sobre desenvolvimento local e questões ambientais, vereadores de Epitaciolândia usaram a 18ª Sessão Ordinária da Câmara, realizada nesta segunda-feira, dia 16, para cobrar maior eficiência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na gestão da Reserva Extrativista Chico Mendes. Além das críticas ao órgão federal, os parlamentares destacaram ações de prevenção a queimadas, incentivo à agricultura familiar e a importância de resgatar a história do município.

Os discursos no Pequeno Expediente refletiram as demandas da população, que sofre com os impactos das restrições ambientais e a falta de apoio federal na região. “Precisamos de políticas que equilibrem preservação e desenvolvimento, sem prejudicar quem vive da terra”, afirmou o vereador Rosimar Menezes (REPUBLICANOS) lançou duras críticas à atuação do ICMBio e à ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. O debate também reforçou a necessidade de iniciativas que valorizem a identidade local e fortaleçam a economia rural.

Eliade Maria (PL) destaca importância de ações preventivas diante do aumento da estiagem e risco de queimadas no município

Vereadora elogia Prefeitura e Defesa Civil por plano contra incêndios em Epitaciolândia. Foto: cedida 

A vereadora Eliade Maria (PL) enalteceu a Prefeitura e a Defesa Civil pelo trabalho na elaboração do Plano de Contingência de Incêndios, documento estratégico para prevenir e combater queimadas no período de seca. A parlamentar destacou o empenho do coordenador da Defesa Civil, sargento bombeiro Cleutis, na estruturação das medidas.

“Em um momento em que já vemos os primeiros sinais de estiagem, esse planejamento preventivo é fundamental para proteger nossa população e nosso meio ambiente”, afirmou Eliade Maria. A preocupação se justifica pelo histórico de incêndios florestais na região, agravados pelo clima seco e pela vegetação vulnerável.

O plano, ainda em fase de finalização, deve incluir ações como monitoramento de áreas de risco, capacitação de brigadistas e campanhas de conscientização. A vereadora reforçou a necessidade de parcerias entre município, estado e órgãos ambientais para evitar tragédias como as registradas em anos anteriores.

Veja vídeo com vereadora Eliade Maria (PL):

Rosimar Menezes (REPUBLICANOS) acusa órgão ambiental e ex-ministra de usar imagem dos extrativistas sem dar contrapartidas efetivas

Vereador critica ICMBio e ex-ministra Marina Silva por “aproveitamento político” de seringueiros. Foto: cedida 

O vereador Rosimar Menezes (REPUBLICANOS) lançou duras críticas à atuação do ICMBio e à ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. O parlamentar afirmou que os seringueiros e produtores rurais da Reserva Chico Mendes foram “usados como bandeira ambientalista” sem receber benefícios concretos.

“Marina Silva se escondeu atrás do nome dos trabalhadores rurais, mas quem está lá, cortando seringa até hoje, são os verdadeiros seringueiros. Eles viraram símbolo, mas continuam sem apoio real”, disparou Menezes. O vereador questionou as políticas de restrição ao uso da terra sem, segundo ele, oferecer alternativas econômicas viáveis aos moradores.

As declarações ecoam um antigo descontentamento local com as regras da reserva extrativista. Menezes argumentou que as famílias tradicionais da floresta ficaram “reféns de um discurso ambiental que não se traduz em melhoria de vida”. O ICMBio não se manifestou sobre as críticas até o fechamento desta edição.

Veja vídeo com vereador Rosimar Menezes (REPUBLICANOS):

Cleomar Portela (PP), enaltece trabalho de documentação da memória local e relata agenda em comunidades cafeeiras do município

Vereador destaca preservação histórica e ouve demandas de produtores rurais em Epitaciolândia. Foto: cedida 

Em contraponto aos debates acalorados sobre questões ambientais, o vereador Cleomar Portela (PP) dedicou sua fala na Câmara Municipal ao resgate histórico e às demandas das comunidades rurais. O parlamentar destacou o trabalho da professora aposentada Ivana Cristina Ferreira Camelo de Souza, que vem mapeando personalidades e marcos da memória epitaciolandense.

“É um trabalho solitário, mas fundamental para preservar nossa identidade”, afirmou Portela, sugerindo que a iniciativa merece apoio institucional. O vereador vinculou esse esforço de memória às comemorações pelos 63 anos de emancipação do Acre, lembrando o processo que levou à criação do município em 1992.

Na agenda prática, Portela relatou visitas a comunidades como Porto Rico e aos ramais 12 e 14, onde colheu reivindicações de cafeicultores. “O café é uma vocação natural dessa região, mas precisa de políticas consistentes”, disse. Ele ainda elogiou a prefeitura por correções em obras na rua Fontenelle de Castro, sinalizando diálogo entre legislativo e executivo.

O discurso equilibrou reconhecimento cultural e atenção ao desenvolvimento rural, marcando uma atuação focada na base produtiva do município.

Veja vídeo com vereador Cleomar Portela (PP):

Miro Bispo (PDT) critica gestão ambiental federal e relata dificuldades de acesso a informações que afetam comunidades tradicionais

Vereador denuncia falta de transparência do ICMBio em operações na Reserva Chico Mendes. Foto: cedida 

Em mais um capítulo do tensionamento entre lideranças locais e o governo federal, o vereador Miro Bispo (PDT) protagonizou duras críticas à atuação do ICMBio durante a sessão da Câmara Municipal. O parlamentar revelou que até um deputado federal que visitou a região encontrou obstáculos para obter informações sobre operações na Reserva Extrativista Chico Mendes.

“Não aceitamos que ações que impactam centenas de famílias sejam tratadas com esse nível de sigilo. A Lei de Acesso à Informação existe para ser cumprida”, afirmou Bispo, destacando o que chamou de “postura autoritária” de servidores do órgão ambiental.

O vereador ampliou o debate ao questionar a política ambiental nacional, que classificou como “descolada da realidade” dos moradores da floresta. “Enquanto criam regras em gabinetes de Brasília, quem vive na terra há gerações sofre com a falta de diálogo”, argumentou.

Diversidade de pautas

A sessão parlamentar revelou o leque de preocupações dos vereadores:

  • Críticas às restrições ambientais (com unanimidade contra a atuação do ICMBio)

  • Valorização da história local (com projetos de preservação da memória)

  • Apoio ao setor produtivo (especialmente cafeicultores e seringueiros)

O debate sinaliza o crescente descontentamento com políticas federais na região, onde atividades tradicionais convivem com normas ambientais cada vez mais restritivas. A Câmara de Epitaciolândia assume assim o papel de caixa de ressonância das demandas de comunidades que se sentem excluídas do processo decisório sobre seu território.

Veja vídeo com vereador Miro Bispo (PDT):

Ari Mendes (SOLIDARIEDADE) apresenta sala de monitoramento 24h e sistema de alerta integrado para enchentes e queimadas

Vereador destaca avanços em prevenção de desastres com novo plano de contingência em Epitaciolândia. Foto: cedida 

Em resposta aos eventos climáticos extremos dos últimos anos, o vereador Ari Mendes (SOLIDARIEDADE) detalhou na Câmara Municipal o Plano de Contingência que prepara a cidade para enfrentar tanto secas quanto enchentes. Desenvolvido pelo sargento Cleude, o projeto inaugurou uma sala de monitoramento com tecnologia de ponta para acompanhamento em tempo real de riscos ambientais.

Estrutura inédita no município
  • Monitoramento via satélite do rio Acre (parceria com ANA)

  • Detecção imediata de focos de incêndio

  • 30 ações estratégicas integradas, incluindo:
    ▸ Mapeamento georreferenciado de áreas de risco
    ▸ Sistema de alerta multimodal (sirenes, SMS, rádio e redes sociais)
    ▸ Medição combinada: satélital e equipes de campo

O parlamentar destacou que as enchentes de 2023/2024 aceleraram as medidas preventivas. “Não estamos apenas reagindo a emergências, mas antecipando cenários”, afirmou Mendes, elogiando a atuação da Secretaria de Meio Ambiente e do prefeito Sérgio Lopes.

Legislativo

O debate encerrou uma sessão marcada por:

  • Cobranças por transparência na gestão ambiental (ICMBio)
  • Valorização de projetos culturais e produtivos
  • Fortalecimento de políticas públicas estruturantes

A iniciativa coloca Epitaciolândia na vanguarda da gestão de riscos no Acre, combinando tecnologia com ações comunitárias – um modelo que pode servir de referência para outros municípios da Amazônia ocidental.

Veja vídeo com vereador Ari Mendes (SOLIDARIEDADE):

Vereador José Henrique (UNIÃO) impulsiona esporte, capacitação e integração fronteiriça em Epitaciolândia

Mandato diversificado apoia desde competições de esportes digitais até intercâmbio de saúde com a Bolívia. Foto: cedida 

Em pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador José Henrique (UNIÃO) detalhou uma agenda multifacetada que conecta juventude, desenvolvimento social e integração internacional. Seu relatório revela um modelo de atuação parlamentar que combina inovação e tradição.

Eixos de atuação destacados:
Revolução Digital no Esporte
  • Torneio de FIFA 24 reuniu 35 atletas digitais

  • Parceria inédita com a Secretaria de Agricultura

  • “O esporte eletrônico é realidade da nova geração”, afirmou

Esporte Tradicional com Engajamento Comunitário
  • Apoio ao torneio de vóllei da Escola Belo Porvir

  • 10 equipes e 100 espectadores mobilizados

  • Jovens lideranças como Maria Clara e Rayane na organização

Capacitação Profissional Inclusiva
  • Formatura de 300 operadores de máquinas pesadas

  • Turmas com 15 mulheres e moradores de fronteira

  • Rede de parcerias com setor privado (Empresa Ronci)

Saúde sem Fronteiras
  • Representação municipal em evento internacional na Bolívia

  • Troca de experiências com médicos bolivianos

  • Destaque para o programa de saúde itinerante

Cultura e Economia Local
  • Presença no arraial da Comunidade Santo Antônio

  • Preparativos para o 3º Campeonato de Futebol do Pólo do Sol

Impacto Estratégico

O mandato do vereador se destaca por:

  • Conectar políticas públicas a oportunidades reais
  • Atuar como ponte entre poder público e iniciativas comunitárias
  • Promover Epitaciolândia no cenário internacional
  • Equilibrar inovação (esportes digitais) e tradição (festas culturais)

“Estamos construindo pontes – entre gerações, entre países e entre o poder público e a comunidade”, resumiu José Henrique, reforçando seu compromisso com um desenvolvimento integral do município.

Veja vídeo com vereador José Henrique (UNIÃO):

As sessões são de livre acesso ao público e todos são convidados a participar

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Epitaciolândia serão retomadas presencialmente na próxima segunda-feira, dia 23, às 18 horas. Foto: arquivo 

Venha participar das Sessões da Câmara Municipal de Epitaciolândia. As Sessões Legislativas da Câmara Municipal acontecem todas as segunda-feiras, a partir das 18h ao público, no Plenário da Câmara.

Durante as sessões, são apresentados Projetos de Lei, Requerimentos e Pedidos de Providências que expressam as principais necessidades da população, abrangendo tanto a sede do município quanto a zona rural.

À frente da Câmara Municipal, responde como presidente Antônio Rosiclei Oliveira, do Solidariedade. Foto: cedida 

A presença dos cidadãos é essencial para promover a transparência dos trabalhos legislativos e reforçar o compromisso dos vereadores com os interesses da sociedade.

Quem não puder estar presente, pode acompanhar ao vivo pela internet, por meio do canal TVCâmara/YouTube/jornal oaltoacre.com.

Por volta do ano de 1958, a vila se desenvolveu para um pequeno vilarejo, com locais comerciais, igrejas e escolas. Posteriormente, se instalaram a Subdelegacia, a Subprefeitura. Foto: internet 

Epitaciolândia é um município brasileiro do interior do estado do Acre. Sua população recenseada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 18 757 habitantes

A sede se estabeleceu nas terras do antigo Seringal Bela Flor, na margem direita do rio Acre. Em 1992, a partir de uma divisão do município de Brasiléia, foi elevada a categoria de município, mas com as duas sedes separadas apenas por um rio. Sua área urbana também é contígua com a cidade de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia. Estas três cidades juntas abrigam uma população de cerca de 50 mil habitantes, sendo que as duas brasileiras formam o terceiro conglomerado urbano do Estado do Acre.

O nome Epitaciolândia se originou da junção do nome Epitácio – em homenagem ao Presidente da República, Epitácio Pessoa – e o sufixo lândia, que significa “terra de…”. Representa a época em que a localidade passou a categoria de Vila Epitácio Pessoa.

Por volta do ano de 1958, a vila se desenvolveu para um pequeno vilarejo, com locais comerciais, igrejas e escolas. Posteriormente, se instalaram a Subdelegacia, a Subprefeitura, a 4ª Companhia Especial de Fronteira, o Campo de Aviação e o posto de fiscalização de tributos na fronteira.

A Vila Epitácio Pessoa adquiriu, então, condições para se transformar em município

Na gestão do governador Edmundo Pinto, amparado pela lei que criou dez novos municípios no Estado do Acre. Atualmente são 22 municípios. No dia 13 de abril de 1992 realizou-se um plebiscito sobre a criação do município, o qual a população da vila foi convidada a votar, direta e secretamente. A população decidiu, com um percentual de 95% dos votos válidos, pelo “Sim” à sua emancipação política e administrativa. Epitaciolândia tornou-se município, respaldado pela lei no 1.026/92, de 28 de abril de 1992.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Ambulatório Materno-Infantil de Rio Branco ultrapassa 3,1 mil atendimentos e reforça cuidado a gestantes de alto risco

Publicado

em

A gravidez desperta uma mistura intensa de emoções, sobretudo quando o percurso é marcado pelos desafios de uma gestação de alto risco. Em Rio Branco, esse cuidado especializado tem sido garantido pelo Ambulatório Materno-Infantil da Policlínica Barral y Barral, estruturado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, como um reforço estratégico à rede de atenção à saúde da mulher e da criança.

Foto do Ambulatório
O Ambulatório Materno-Infantil da Policlínica Barral y Barral, é um reforço estratégico à rede de atenção à saúde da mulher e da criança. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Implantado em maio de 2025 para responder a uma demanda reprimida superior a 350 gestantes que necessitavam de acompanhamento especializado, o ambulatório se aproxima de um ano de funcionamento com resultados expressivos. Entre maio de 2025 e a primeira semana de fevereiro de 2026, o serviço já realizou 3.153 atendimentos especializados, consolidando-se como referência no cuidado multiprofissional a gestantes de risco intermediário e alto, puérperas e crianças na primeira infância.

Para o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, os resultados alcançados pelo Ambulatório Materno-Infantil refletem o compromisso da gestão do prefeito Tião Bocalom com o cuidado às mulheres e às crianças, especialmente àquelas que vivenciam gestações de maior complexidade.

Foto do secretário de Saúde, Rennan Biths
“A implantação do Ambulatório Materno-Infantil foi uma decisão estratégica para garantir atendimento especializado, humanizado e contínuo às gestantes de alto risco”, destacou o secretário Rennan Biths. (Foto: Átilas Moura/Secom)

“Desde o início da gestão do prefeito Tião Bocalom, a saúde materno-infantil tem sido tratada como prioridade. A implantação do Ambulatório Materno-Infantil foi uma decisão estratégica para garantir atendimento especializado, humanizado e contínuo às gestantes de alto risco, reduzindo complicações e fortalecendo a rede de atenção à saúde. Esses mais de 3,1 mil atendimentos demonstram o empenho da gestão municipal em cuidar de quem mais precisa, com responsabilidade e compromisso com a vida”, destacou o secretário.

É nesse contexto que mulheres como Raíssa Fraga encontram acolhimento, cuidado e segurança. Aos nove meses de gestação, após vivenciar uma perda gestacional anterior, Raíssa segue uma nova trajetória de cuidado com acompanhamento contínuo no ambulatório.

Foto de Raíssa
Aos nove meses de gestação, Raíssa segue uma nova trajetória de cuidado com acompanhamento contínuo no ambulatório. (Foto: Átilas Moura/Secom)

“Em 2023, vivi uma perda muito marcante: descobri uma gravidez já avançada enquanto tratava uma pneumonia, e meu bebê já estava sem vida. A experiência deixou um trauma e muito medo. Agora, na segunda gestação, fiz todo o acompanhamento desde o início. Descobri descolamento de placenta, diabetes gestacional e pressão alta, e recebi todo o suporte no Barral y Barral, com acompanhamento constante da doutora Andressa”, relatou.

Foto de Raíssa recebendo atendimento especializado
“Tive momentos de insegurança, especialmente entre cinco e seis meses, mas ainda bem que as coisas evoluíram bem”, relatou Raíssa. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Pelo relato de Raíssa, é possível perceber que o maior medo não era apenas o diagnóstico clínico, mas o receio de reviver a dor da perda. Próxima de dar à luz, ela acrescentou:

“Tive momentos de insegurança, especialmente entre cinco e seis meses, mas ainda bem que as coisas evoluíram bem, com controle da diabetes e da pressão. Hoje, com nove meses, estou na penúltima consulta e sendo encaminhada para a maternidade para os exames finais.”

Foto do secretário Rennan Biths e da gestante Raíssa
Assim como Raíssa, outras gestantes chegam ao Ambulatório Materno-Infantil encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). (Foto: Átilas Moura/Secom)

Assim como Raíssa, outras gestantes chegam ao Ambulatório Materno-Infantil encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), após a identificação de fatores de risco. É o caso de Rosenir Rodrigues, de 37 anos, gestante de sete meses, encaminhada da unidade do Sobral.

“Descobri a gravidez aos três meses, levei um susto. Como não foi planejada e aconteceu muito próxima da outra gestação, tudo ficou mais delicado. A doutora Cássia acompanha tudo com muita atenção: pede exames, faz ultrassom, acompanha o crescimento e escuta direitinho o coração do bebê todos os meses”, contou.

Foto do Ambulatório Materno-Infantil no Barral Y Barral
As gestantes passam por classificação de risco conforme protocolo do Ministério da Saúde, que utiliza critérios clínicos e cores que variam do verde ao vermelho. (Foto: Átilas Moura/Secom)

O Ambulatório Materno-Infantil funciona como um importante equipamento de apoio à Atenção Primária e à assistência de média complexidade no município. As gestantes passam por classificação de risco conforme protocolo do Ministério da Saúde, que utiliza critérios clínicos e cores que variam do verde ao vermelho.

Foto de atendimento de crianças no Ambulatório
Do total de atendimentos realizados, 1.578 foram em obstetrícia de alto risco, eixo central do serviço. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Os dados assistenciais evidenciam a efetividade da proposta. Do total de atendimentos realizados, 1.578 foram em obstetrícia de alto risco, eixo central do serviço. Também foram contabilizados 773 atendimentos em fisioterapia pélvica, 271 em pediatria, 226 atendimentos de enfermagem voltados ao risco intermediário, além de 255 atendimentos em nutrição e 50 em psicologia, assegurando cuidado integral e atuação multiprofissional.

Foto de atendimento em recém nascidos
São verificados sintomas clínicos, como edema e alterações no sono, além da aferição de sinais vitais, além d eoutros exames. (Foto: Secom)

A enfermeira do ambulatório, Naiane Dourado, explica que o atendimento começa com uma avaliação completa da gestante. São verificados sintomas clínicos, como edema e alterações no sono, além da aferição de sinais vitais, incluindo pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura, saturação e glicemia, especialmente nas pacientes com diabetes.

O pré-natal de alto risco realizado no ambulatório investe no acompanhamento contínuo, com exames periódicos, orientações nutricionais, incentivo à atividade física segura e atenção à saúde mental, permitindo intervenções precoces e redução de complicações.

Foto da Obtetra Kassia do Vale em atendimento com uma gestatnte
A obstetra destaca que o serviço é essencial para prevenir agravamentos clínicos durante a gestação. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A obstetra Kássia do Vale destaca que o serviço é essencial para prevenir agravamentos clínicos durante a gestação. Segundo ela, a identificação precoce de condições como diabetes e hipertensão gestacional, aliada à atuação de uma equipe multidisciplinar, contribui para desfechos mais seguros para mães e bebês.

Foto do Ambulatório Materno-Infantil
O Ambulatório Materno-Infantil amplia o acesso ao pré-natal especializado no âmbito municipal e contribui para a prevenção de internações evitáveis e de óbitos maternos e infantis. (Foto: Jefferson carvalho/Secom)

Parâmetros do Ministério da Saúde indicam que cerca de 15% das gestações podem evoluir para situações de alto risco, o que reforça a necessidade de serviços especializados integrados à rede básica. Nesse contexto, o Ambulatório Materno-Infantil amplia o acesso ao pré-natal especializado no âmbito municipal e contribui para a prevenção de internações evitáveis e de óbitos maternos e infantis.

Ambulatorio Barral y Barral 19

Em 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que aproximadamente 300 mil mulheres morrem todos os anos em decorrência de complicações na gravidez ou no parto, além de cerca de 2 milhões de bebês que não sobrevivem após 20 semanas de gestação ou durante o nascimento. No Brasil, a garantia do cuidado integral à gestante integra diretrizes acompanhadas pelo Ministério Público Federal (MPF), que atua no fortalecimento e na fiscalização de políticas públicas voltadas à saúde materna e infantil.

Foto do secretário Rennan Biths e de gestantes esperando pelo atendimento
No Brasil, a garantia do cuidado integral à gestante integra diretrizes acompanhadas pelo Ministério Público Federal (MPF). (Foto: Átilas Moura/Secom)

Além do impacto direto na assistência, o ambulatório fortalece a organização da rede municipal de saúde, garantindo que gestantes identificadas nas UBSs como de risco intermediário ou alto sejam encaminhadas de forma oportuna para acompanhamento especializado.

Foto do Ambulatório Materno-Infantil
O ambulatório garante que gestantes identificadas nas UBSs como de risco intermediário ou alto sejam encaminhadas de forma oportuna para acompanhamento especializado. (Foto: Jefferson Carvalho/Secom)

Por trás dos números, estão histórias como a de Raíssa Fraga, que sintetizam o papel do pré-natal de alto risco na garantia de cuidado, proteção e dignidade. Após uma perda marcada pela dor, o acompanhamento especializado permitiu não apenas o controle das condições clínicas, mas também a reconstrução da confiança em um novo desfecho.

Em Rio Branco, o acompanhamento especializado oferecido pelo Ambulatório Materno-Infantil reafirma o compromisso da Prefeitura com a ampliação e a qualificação dos serviços de saúde, consolidando-se como uma estratégia fundamental para proteger a vida de mães e bebês e melhorar os indicadores de saúde materno-infantil na capital.

<p>The post Ambulatório Materno-Infantil de Rio Branco ultrapassa 3,1 mil atendimentos e reforça cuidado a gestantes de alto risco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco inicia retorno de famílias após vazante do Rio Acre

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, iniciou nesta segunda-feira (9), a operação de retorno das famílias que estavam abrigadas no Parque de Exposições, em decorrência da alagação provocada pela cheia do Rio Acre.

A ação marca o início da desmobilização do abrigo provisório após a redução do nível do rio, que nesta segunda-feira registrou a marca de 9,77 metros, oferecendo condições seguras para o retorno das famílias às suas residências.

WhatsApp Image 2026 02 09 at 14.42.22
Segundo o tenente-coronel Balbino, da Defesa Civil, 39 famílias foram acolhidas no Parque de Exposições desde 17 de janeiro, sendo que nove já retornaram para casa com o início da operação de retorno. (Foto: Secom)

De acordo com o tenente-coronel Balbino, coordenador operacional da Defesa Civil no Parque de Exposições, 39 famílias foram acolhidas no local desde o dia 17 de janeiro. Destas, nove já retornaram para casa, duas na semana passada e sete nesta segunda-feira, quando oficialmente teve início a operação de retorno.

“Nós trabalhamos aqui no parque desde o dia 17, oferecendo toda a assistência às famílias. Nesse período, acolhemos 39 famílias e, agora, oficialmente, iniciamos a operação de volta para casa, com seis equipes atuando para garantir que esse retorno aconteça com dignidade. Essa foi uma das preocupações do nosso prefeito: envolver todas as secretarias, direta e indiretamente, para oferecer o apoio necessário às famílias”, destacou Balbino.

Retorno Familias 2
No período em que permaneceram acolhidas, as famílias receberam todo o suporte oferecido pelo município. (Foto: Wilkes Silva/Secom)

Mesmo com a desmobilização gradual, o Parque de Exposições seguirá com toda a estrutura montada e equipes de segurança de prontidão, caso seja necessário um novo acolhimento em razão de eventual elevação do nível do rio.

“O parque continuará com toda a estrutura montada, com equipe de segurança cuidando das instalações, pronto para receber novamente as famílias, se houver necessidade”, reforçou o tenente-coronel.

Durante o período de acolhimento, as famílias receberam assistência integral do município. O diretor de Política de Assistência Social, Ivan Ferreira, ressaltou que o atendimento seguiu a política de acolhimento humanizado adotada pela gestão municipal desde 2021.

Retorno Familias 1
Mesmo com a desmobilização progressiva, o Parque de Exposições permanecerá com a estrutura ativa e equipes de segurança preparadas para um novo acolhimento, se houver elevação do nível do rio. (Foto: Wilkes Silva/Secom)

“Desde o início da gestão do prefeito Bocalom, priorizamos levar dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade social. No parque, acolhemos 39 famílias, somando mais de 114 pessoas, que receberam atendimento completo, incluindo Cadastro Único, assistência social, acompanhamento psicológico, benefícios eventuais e alimentação diária. No momento da saída, as famílias também recebem kit de limpeza e cesta básica, garantindo condições adequadas para o retorno aos seus lares”, explicou.

A moradora do bairro Ayrton Senna, Bianca Cavalcante, que esteve abrigada no local com o marido e três filhos, avaliou de forma positiva o atendimento recebido.

Retorno Familias 5
Prefeitura segue monitorando o Rio Acre e mantém o plano de contingência ativo, com atuação integrada das secretarias para garantir resposta rápida, segura e humanizada em situações de emergência. (Foto: Wilkes Silva/Secom)

“Fomos bem atendidos. Já sabemos como funciona, pois não é a primeira vez que precisamos do abrigo. A expectativa de voltar para casa é muito boa. A gente nem imaginava que retornaria agora, mas, graças a Deus, já estamos voltando”, afirmou.

A Prefeitura de Rio Branco reforça que segue monitorando constantemente o nível do Rio Acre e mantém ativo o plano de contingência, envolvendo diversas secretarias, para garantir resposta rápida, segura e humanizada em situações de emergência, sempre priorizando a segurança e a dignidade da população.

Retorno Familias 6
Retorno Familias 3

<p>The post Prefeitura de Rio Branco inicia retorno de famílias após vazante do Rio Acre first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco amplia vagas em creches e abre inscrições para o ano letivo de 2026

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou, na manhã desta segunda-feira (9), a abertura oficial das inscrições para as creches do município, trazendo como novidade a ampliação significativa do número de vagas para o ano letivo de 2026. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a educação infantil e o cuidado com as famílias rio-branquenses.

O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa na Creche Municipal Francisca Silva Maia, localizada no bairro Morada do Sol, com a presença do prefeito Tião Bocalom e do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene.

Incricoes para Vaga nas Creches 14
O prefeito destacou que garantir vagas em creches é fundamental para apoiar as famílias, em especial as mães que precisam voltar ao trabalho. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

De acordo com o prefeito, a oferta de vagas em creches representa um momento fundamental para a população, especialmente para as mães que precisam retornar ao mercado de trabalho.

“Cuidar de crianças é um prazer e uma responsabilidade enorme. Quando assumimos a Prefeitura, não havia vagas para crianças de zero a dois anos. A partir daí, começamos a abrir novas vagas e hoje já temos quatro unidades oferecendo atendimento para essa faixa etária”, destacou Bocalom.

Este ano, estão sendo disponibilizadas 2.200 vagas para crianças de zero a quatro anos, com inscrições realizadas tanto pelo portal da Prefeitura, quanto diretamente nas unidades escolares. O número representa um avanço significativo em relação ao ano passado, quando foram ofertadas 1.600 vagas — um acréscimo de 600 novas vagas, mesmo antes da conclusão de duas novas creches que estão em fase final de obras. Com a entrada dessas unidades em funcionamento, a expectativa é ampliar ainda mais o atendimento.

Incricoes para Vaga nas Creches 4
O secretário Alysson Bestene afirmou que a rede municipal passa por planejamento pedagógico e formação dos profissionais, com investimentos que contribuem diretamente para os resultados alcançados. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, ressaltou que toda a rede municipal se encontra em fase de planejamento pedagógico e de formação continuada dos profissionais. Segundo ele, os investimentos realizados refletem diretamente nos resultados alcançados pelo município.

“Ficamos felizes com esse resultado. Isso demonstra que estamos no caminho certo, investindo na educação como ferramenta transformadora do futuro dessas crianças. Hoje, Rio Branco é a segunda capital da Região Norte e a décima primeira do país em acessibilidade à educação pública, à frente de grandes capitais com orçamentos maiores. Vamos continuar avançando para melhorar cada vez mais a educação do nosso município”, afirmou o secretário.

O acréscimo de vagas possibilitará que cerca de 600 pais ingressem ou retornem ao mercado de trabalho, fortalecendo a renda familiar e garantindo mais segurança para as crianças.

Incricoes para Vaga nas Creches 10
Logo cedo, Bruno Viga compareceu à Creche Francisca Silva Maia, no bairro Morada do Sol, para inscrever o filho Antony, de um ano e sete meses. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Logo nas primeiras horas do dia, o autônomo Bruno Viga, acompanhado do filho Antony Viga, de um ano e sete meses, esteve na Creche Francisca Silva Maia, no bairro Morada do Sol, para realizar a inscrição da criança.

“Chegamos cedo, fizemos a inscrição e agora é esperar o sorteio. Se Deus quiser, vamos ser contemplados para que meu filho possa começar a estudar e minha esposa possa trabalhar, melhorando a nossa rotina”, relatou.

Incricoes para Vaga nas Creches 18
Assim como Bruno, Keitielly Rocha esteve na creche para inscrever o filho, concorrer a uma vaga e agradeceu à Prefeitura pela oportunidade oferecida à comunidade. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Assim como Bruno, Keitielly Rocha também compareceu à unidade para inscrever o filho e concorrer a uma das vagas disponibilizadas. Moradora da regional atendida pela creche, ela agradeceu à Prefeitura pela oportunidade.

“É uma ótima oportunidade para mães e pais que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos. Vim aqui porque essa creche é uma referência”, destacou a autônoma.

Ano letivo e investimentos na educação

Sobre o início do ano letivo, previsto para o dia 10 de março, o prefeito Tião Bocalom garantiu que, até o momento, a cheia do Rio Acre não deve interferir no calendário escolar. Segundo ele, com a redução do nível do rio, muitas famílias que estavam abrigadas no Parque de Exposições já retornaram para suas casas, sempre respeitando a vontade dos moradores.

Incricoes para Vaga nas Creches 15
De acordo com o prefeito, até o momento, a cheia do Rio Acre não deve interferir no calendário escolar. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Se houver necessidade, a Prefeitura dará todo o suporte e fará quantas remoções forem necessárias, priorizando sempre a segurança e a dignidade das famílias”, pontuou.

O secretário municipal de Educação destacou ainda que a rede está preparada para o início das aulas, com professores qualificados e estrutura adequada. Entre os investimentos realizados estão a distribuição de uniforme escolar, kit escolar, café da manhã e, como novidade para este ano, a entrega de tênis escolares para os alunos da rede municipal e papetes para as crianças das creches, garantindo mais conforto, dignidade e segurança.

Incricoes para Vaga nas Creches 13
Os investimentos têm gerado resultados positivos, colocando Rio Branco como a segunda capital do Norte em acessibilidade à educação pública e referência na área. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Os investimentos refletem diretamente nos resultados. Rio Branco é hoje a segunda capital da Região Norte com melhor acessibilidade à educação pública, consolidando o município como referência na área educacional.

“Isso demonstra que estamos no caminho certo, investindo na educação como ferramenta de transformação do futuro das nossas crianças”, concluiu Alysson Bestene.

Incricoes para Vaga nas Creches 19
Incricoes para Vaga nas Creches 20
Incricoes para Vaga nas Creches 17
Incricoes para Vaga nas Creches 16
Incricoes para Vaga nas Creches 12
Incricoes para Vaga nas Creches 9
Incricoes para Vaga nas Creches 8
Incricoes para Vaga nas Creches 6
Incricoes para Vaga nas Creches 3
Incricoes para Vaga nas Creches 2
Incricoes para Vaga nas Creches 1

<p>The post Prefeitura de Rio Branco amplia vagas em creches e abre inscrições para o ano letivo de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo