Extra
Vereadores de Brasiléia fazem indicação de melhorias ao Executivo durante Sessão
Edis fizeram indicações de melhorias para infraestrutura urbana e rural, reforma de pontes, melhorias de ramais, agricultura, saúde e na Educação.
Câmara de Brasileia realiza 16ª Sessão Ordinária de 2021
A Sessão Ordinária do 1° ano legislativo, da 15ª legislatura da câmara de vereadores de Brasileia, foi realizada na manhã desta Quarta-feira, 16 de Junho, na sala de Sessões José Cordeiro Barbosa.
Participaram da sessão os vereadores, Elenilson Cruz (PT), Rogerio Pontes (PROS) Lessandro Jorge (PT), Reinaldo Gadelha(MDB), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Marinete Mesquita(PT), Neiva Badotti (PSB), Vice Presidente Marquinho Tibúrcio (MDB), e a Presidente Arlete Amaral (SD).
Durante o grande o expediente os parlamentares, usaram a tribuna da casa legislativa, para fazer reivindicações em prol da comunidade.
Vejam o que Disseram:
Vereadora Neiva Badotti (PSB): A parlamentar no uso de suas atribuições, solicita a prefeitura através da secretaria de obras que sejam realizados alguns reparos na 1ª ponte do ramal do KM 47, tendo em vista que alguns carros estão com dificuldades para trafegar. Solicitou que sejam realizados reparos necessários em um bueiro que se localiza na rua Rubro Negro, no bairro Raimundo Chaar, pois o mesmo está desmoronando. A parlamentar pede que o executivo através da secretaria de obras, realize a construção de rampas de acesso as calçadas, para que facilite a locomoção dos cadeirantes. A vereadora pediu que sejam enviados ofícios para todos os parlamentares federais do Acre, para que sejam destinadas emendas para o polo da UFAC em Brasiléia.
Vereador Elenilson Cruz (PT): o parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou sua fala parabenizando os secretários de Assistência Social e de Cultura, por terem articulado junto a CUFA 120 cartões no valor de R$ 100,00 para ajudar as pessoas mais necessitadas do município. Solicitou junto ao secretário de saúde a contratação de novos fisioterapeutas para o município, tendo em vista que a demanda só cresce. Solicita que seja realizada a abertura de um ramal na Pinda, em um adjacente, no ramal do Valdecir, são apenas 8 KM e beneficiará diretamente várias famílias. Finalizando suas indicações o vereador solicita que a prefeitura possa colocar postes, para que a Energisa coloque luz elétrica na rua Antônio Jose Rodrigues, no bairro Marcos Galvão 2.
Vereador Jurandir Queiroz (PROS): o parlamentar no uso de suas atribuições, deu início a suas indicações solicitando ao poder executivo que através da secretaria de obras sejam feitas melhorias no final da rua do Altas Horas, pois a trafegabilidade está comprometida. Também solicita melhorias na 1ª rua após a Estação de Tratamento de Água (ETA), tendo em vista que a ladeira daquela rua está em péssimas condições. Dando continuidade a suas atribuições o parlamentar fez um apelo ao secretário de obras, que veja com carinho a situação do Beco Do Chapéu, que se localiza no Bairro Marcos Galvão, pois os moradores, principalmente os que residem na parte baixa, que são várias famílias, estão sofrendo com a situação que a localidade se encontra, que não é das melhores.
Vereador Leomar Barbosa (PSD): o parlamentar no uso de suas atribuições, começa suas indicações fazendo um pedido a secretaria de obras, que seja realizadas melhorias na Rua Francisco de Souza, pois a rua está na iminência de apartar. Solicita que seja realizado o piçarramento adequado das ladeiras do ramal do KM 10, pois no inverno os moradores daquela região sofrem com a falta de piçarra nas mesmas. O vereador pede que o secretário de obras olhe com mais atenção para o bairro Francisco Rabelo, tendo em vista que a comunidade está se sentindo abandonada principalmente pela falta de limpeza do bairro. O parlamentar se solidariza com os servidores da educação e da saúde que estão em greve e pede respeito aos mesmos por parte do governo.
Lessandro Jorge (PT): o parlamentar no uso de suas atribuições, inicia suas palavras parabenizando o secretário de agricultura, João Rocha, pelo trabalho que vem exercendo a frente da secretaria de agricultura, que o secretario junto com sua equipe e associações parceiras que trabalham em conjunto com a secretaria, realizaram várias colheitas no município, com números expressivos, dentre elas a colheita de milho. O parlamentar em parte concedida da fala da vereadora Marinete Mesquita reforça o pedido que a mesma fez ao longo da sessão, que a secretaria de obras realize melhorias ao longo de todo o ramal do KM 10.
Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): o parlamentar no uso de suas atribuições, começou sua fala pedindo para que o Depasa, em parceria com a prefeitura possa priorizar o bairro José Rabelo, como também o bairro Nazaré com a rede de água, levando em conta a grande necessidade dos moradores da localidade. O parlamentar solicita que sejam feitas melhorias na quadra do bairro Alberto Castro, pois a mesma se encontra em um estado delicado, pede que a prefeitura convoque a empresa que realizou a obra para refazer esses serviços, levando em conta sua recente inauguração. Finaliza sua fala demonstrando sua preocupação em relação a segurança da fronteira, solicita que o estado se atente mais em relação a segurança no município de Brasiléia.
Vereadora Marinete Mesquita (PT): a parlamentar no uso de suas atribuições, inicia sua fala sugerindo ao poder executivo que realize um plano estratégico já neste verão, em relação as famílias do bairro Alberto Castro que sofrem no período invernoso pelas chuvas, para que a situação não se repita a cada ano. Solicita que a prefeitura através do setor de cadastros analise a situação dos freteiros que atuam no município, pois os mesmos não tem um lugar fixo para ficar enquanto são chamados para exercerem seus trabalhos. Solicita que seja realizado a cobertura da quadra da praça Hugo Poli juntamente com o melhoramento do piso da mesma. Que a prefeitura junto com o DNIT realize parcerias para que aconteça a manutenção do ramal do polo e do KM 13.
Vereadora Arlete Amaral (SDD): a parlamentar no uso de suas atribuições, começa sua fala reforçando um pedido que o vereador Marquinhos já realizou, a respeito do Detran, a mesma solicita que o órgão volte a realizar suas atividades presenciais, tendo em vista que muitas pessoas não tem acesso à internet. Solicita a ajuda das autoridades competentes para que seja resolvido o problema das festas que tem ocorrido na praça Hugo Poli ao longo dos finais de semana. A parlamentar reforça o pedido da vereadora Marinete para que seja realizada uma reforma na quadra da praça Hugo Poli, solicitou que seja realizado um paliativo no ramal do KM 38, pois o acesso está cada dia mais difícil, finalizou pedindo que seja realizado a sinalização do ramal do Polo.
Rogério Pontes (PROS): o parlamentar no uso de suas atribuições, começou sua fala agradecendo todos os funcionários do hospital regional do Alto Acre, pois no período em que o vereador esteve no hospital acompanhando sua mãe foi muito bem tratado por todos. O vereador solicita da prefeitura junto a secretaria de obras que seja realizado melhorias na rua 12 de outubro, rua onde se localiza a escola Instituto Odilon Pratagi e vários comércios que dá acesso ao Detran e as principais ruas da cidade. Levando em conta que a mesma está em situação precária e oferecendo riscos para quem trafega na rua, Com isso que seja realizado um trabalho de melhoramento de toda a via, por se tratar de uma das mais movimentadas ruas.
Comentários
Extra
Vídeo: Homem é encontrado morto em estado de decomposição no Bairro Ivete Vargas
Francisco Aginaldo, de 57 anos, não era visto desde a noite de Natal; vizinhos acionaram a polícia após sentirem forte odor vindo do apartamento.
Rio Branco, AC – Na manhã desta segunda-feira (29), o corpo de Francisco Aginaldo da Silva Oliveira, de 57 anos, foi localizado em avançado estado de decomposição dentro de sua residência, situada no Beco do Canal, bairro Ivete Vargas.
Segundo relatos de vizinhos, Francisco morava sozinho e enfrentava problemas de saúde. A última vez que ele foi visto com vida foi na noite de Natal. O alerta foi dado por moradores da região que, ao sentirem um cheiro intenso vindo do imóvel, acionaram a Polícia Militar.
Para acessar o interior do apartamento, agentes da Polícia Civil precisaram arrombar a porta, que estava trancada por dentro. O corpo foi encontrado caído no chão. De acordo com a perícia técnica, não havia indícios de crime, como sinais de luta ou ferimentos por armas. A vítima apresentava apenas um pequeno corte na cabeça, que os investigadores acreditam ter sido causado por uma queda acidental contra a quina de uma porta.
Após os trabalhos periciais no local, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames cadavéricos que devem confirmar a causa exata da morte.
O caso foi registrado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e as investigações de praxe seguirão sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Extra
Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO
Estado do Acre
Prefeitura Municipal de Assis Brasil
Comissão Permanente de Licitação
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025
OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, odontológico. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac.”
Origem: Secretaria Municipal de Saúde.
Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h
Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026
Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br
Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas.
Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro PMAB
DECRETO Nº022/2025
Comentários
Extra
Defesa Civil do Acre entra em alerta por elevação do Rio Acre e risco de alagamentos na capital

Rio Acre na fronteira já deu sinal de estabilidade e poderá dar sinais de vazantes nas próximas horas – Foto: Eldson Júnior
A Defesa Civil do Acre colocou suas equipes em estado de alerta em razão das fortes chuvas que atingiram o estado nas últimas horas e elevaram o nível do Rio Acre, com possibilidade de alagamentos e famílias desabrigadas, principalmente em Rio Branco.
De acordo com dados do sistema de hidrotelemetria, a chuva ultrapassou 100 milímetros em cerca de 12 horas, especialmente na região das Aldeias dos Patos, acima de Assis Brasil. Apesar do volume elevado, o nível do rio apresenta tendência de estabilização e leve recuo. Nas últimas quatro horas, a medição indicou nível abaixo dos 4 metros nos pontos mais altos do curso do rio.

Ponte metálica Dr José Augusto, que liga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia – Foto: Eldson Júnior
Na régua de medição instalada na ponte que liga Brasiléia e Epitaciolândia, o Rio Acre chegou próximo dos 9 metros por volta das 10h (horário local), mas também apresenta sinal de estabilização.
O coordenador da Defesa Civil na região de fronteira, major do Corpo de Bombeiros Sandro, divulgou vídeo tranquilizando a população, ao mesmo tempo em que reforçou que as equipes seguem em prontidão, com apoio das prefeituras de Brasiléia e Epitaciolândia.
Em Rio Branco, no entanto, a situação exige mais atenção. Nas próximas 48 horas, o cenário pode demandar maior atuação das autoridades estaduais e municipais, já que foram registrados alagamentos em áreas mais baixas próximas ao Rio Acre, além de bairros e igarapés atingidos pelas águas da chuva.

Em Rio Branco, regiões como o Bairro da Base já foi alcançados pelas águas em alguns pontos deixando a dEfesa Civil em alerta – Foto ac24horas
Diante do quadro, o governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis se reuniram com secretários e técnicos para definir estratégias, alinhar ações e colocar em prática o Plano de Contingência, com foco em reduzir impactos e prestar assistência às famílias afetadas.
A reunião do Gabinete de Crise ocorreu na Secretaria de Estado da Casa Civil e contou com a participação de órgãos estaduais e instituições envolvidas direta ou indiretamente na gestão ambiental e de riscos, reforçando a articulação para enfrentar o período de chuvas intensas no Acre.

Governo do Acre reuniu pastas comprometidas com o plano de contigência para antecipar ações emergenciais. Foto: José Caminha/Secom










































Você precisa fazer login para comentar.