Conecte-se conosco

Acre

Vereadores de Brasiléia debatem planejamento de ramais na 15ª Sessão ordinária

Publicado

em

DSC_0024

Senhor Francisco da Costa Antrobos usou a tribuna

Senhor Francisco da Costa Antrobos usou a tribuna

O Senhor Francisco da Costa Antrobos usou a tribuna desta casa para falar sobre os problemas vivenciados pelos moradores do Bairro marcos Galvão, falou que com certeza a gestão será transparente. Falou que esta satisfeito com relação ao programa ruas do povo e com as maquinas que estão trabalhando nas ruas do bairro, finalizou dizendo que está fiscalizando de perto as obras como presidente do bairro e como morador.

Vereador Bil - PMDB

Vereador Bil – PMDB

Bil PMDB:

Cumprimentou a todos, falou da preocupação dos vereadores com a situação dos bairros São João e Marcos Galvão. Parabenizou o prefeito pela apresentação do planejamento dos ramais que serão contemplados com melhorias. Falou da instalação de bueiros na rua Pedro Alexandrino Neto e da satisfação dos moradores. Parabenizou o Sr. Antônio Francisco por assumir o ITERACRE em Brasileia. Parabenizou o Ministério Público pela realização do seminário sobre os direitos da criança e do adolescente. Falou que esteve no parque e notou a presença de vendedores ambulantes bolivianos, disse que o local virou uma ‘cobijinha’, pediu que se faça uma comissão para analisar essa situação.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação pediu que a SEMED informe porque os alunos do km 26, não estão indo para a escola por falta de pagamento dos motoristas.
  2. Solicitou que a Prefeitura Contrate mais servidores para o Setor de cadastro, e secretaria de obras a cidade cresceu e o setores necessitam de mais servidores.
  3. Sugeriu que a Prefeitura Realize coleta de lixo na Rua Daniel Domingos;
  4.  Pediu que a Prefeitura Realize uma reforma no mirante, a escada está deteriorada;

Finalizou Convidando todos para participarem do dia do desafio no SESC – Acre.

Na ordem do dia o Presidente Mario Jorge concedeu um espaço de 10 minutos para o coordenador do IMAC Alessandro Amaral para que o mesmo esclarecesse sobre algumas informações referentes a este Órgão. O mesmo falou sobre:

  • Queimadas no Acre;
  • Liberação para os produtores utilizarem as queimadas para realizar plantio, no caso do produtor tiver 80% de mata legal;
  • Divulgação de calendário de queimada por região;
Vereadora Erizete - PT

Vereadora Erizete – PT

Erizete PT:

Cumprimentou a todos, falou da felicidade com os esclarecimentos do Coordenador do IMAC, falou que os produtores não estão acostumados com o fogo zero, falou que é importante que essas ações sejam divulgadas. Fez pronunciamento também com relação ao ambulantes bolivianos, que muito prejudicam o comércio local, disse que é importante mobilizar as autoridades sobre essa problemática. Falou sobre a coleta de lixo e da grande insatisfação dos moradores com a falta desse serviço. Falou sobre o pagamento dos motoristas da zona rural, dizendo que os mesmos só podem receber após a liberação de contratos. Sugeriu que fosse feita uma visita ao Secretário de educação na tentativa de resolver esse problema. Falou que está à disposição do município para contribuir com o desenvolvimento. Falou da reclamação das imobiliárias e do preço dos terrenos após o programa ruas do povo, o aumento é abusivo das parcelas, alguns terrenos estão sendo tomados em casos de atraso, convidou os vereadores para fazer uma visita ao Ministério público e se informar sobre essa situação.

  1. Em seguida Solicitou uma moção de Aplauso ao Governo pela liberação das queimadas;
  2. Pediu que a Prefeitura Envie a este Poder legislativo o calendário da coleta de lixo.
  3. Concluiu solicitando que o Coordenador do programa luz para todos informe em que andamento está a execução desse programa no município.
Vereadora Fernanda Hassem - PT

Vereadora Fernanda Hassem – PT

Fernanda Hassem PT:

Cumprimentou a todos, falou sobre o incêndio na casa da vereadora Erizete, falou também sobre a importância da conquista do IMAC em liberar as queimadas, disse que deseja que o 525 km de ramais que comprometidos com melhorias sejam cumpridos, disse que se preocupa com os produtores. Falou da conclusão da construção da nova ETA no início de junho para contemplar os bairros legalizados. Falou também sobre os ambulantes bolivianos. Apresentou o requerimento para todos os vereadores comparecer na secretaria de obras par verificar a situação do recolhimento do lixo e as condições dos trabalhadores.

Indicações:

  1. Solicitou que o Detran reveja a questão do mapeamento das ruas que necessitam de sinalização principalmente frente as escolas IOP, e Getúlio Vargas.
  2. Pediu que a Mesa diretora do poder legislativo articule uma reunião com os gestores do municípios, sobre a sinalização;
  3. Deu Boas-vindas aos novo capitão da Polícia Militar.
  4. Solicitou que a Prefeitura Informe sobre o arraial cultural se vai haver ou não.
  5. Pediu que a Prefeitura Abasteça com água o ginásio de esportes durante a realização do campeonato.
  6. Solicitou que a Prefeitura Reabra e realize limpeza no esgoto na travessa Belém e recoloque bueiros no local.
  7. Pediu que a Prefeitura Informe se existe área verde no Bairro São João.
  8.  Pediu que Prefeitura Se adeque e entre no programa SAGRE que é o sistema de acompanhamento de recursos da sociedade.
  9. Conclui pedindo que a prefeitura resolva o problema de esgoto na rua benjamim Constant.
Vereador Naldo - PRP

Vereador Naldo – PRP

Naldo PRP:

Cumprimentou a todos,

  1. Indicou que a Empresa de transporte, informe a este Poder legislativo os horários de entrada e saída e que não saiam uma atrás da outra, as pessoas da zona rural não estão conseguindo pegar esse transporte por que saem cedo.
  2. Pediu que a Secretaria De Obras providencie um guard- Rayol na rua Olegário França porque ali tem passagem perigosas.
  3.  Secretaria de obras verifique a rede de esgoto na rua Olegário França de próximo ao escola Rui Lino.
  4. Parabenizou o novo coordenador do ITERACRE Antônio Francisco. Falou sobre a questão do transporte escolar. PARABENIZOU O Estado através da ação do IMAC pela liberação do fogo. Falou que espera que a Prefeitura consiga contemplar todos os ramais com benfeitorias.
Vereador Joelson - PP

Vereador Joelson – PP

Joelson PP:

Cumprimentou a todos, falou que ainda há grandes dificuldades para o avanço da produção, falou sobre as possíveis demissões dos servidores estaduais e municipais. Falou sobre comunidades que tem uma grande produção de leite e do incentivo dessa atividade no município.

Indicações:

  1. Solicitou que a Prefeitura Coloque iluminação no Bairro Eldorado, antiga rua da fumaça;
  2. Luiz para todos informe quais comunidades serão contempladas.

Pref. Realize aguamento da avenida Marinho Monte.

  1. Pediu que a Prefeitura Realize melhorias no trecho em frente a ferro sul, avenida marinho Monte.
  2. Pediu que a Prefeitura Insira o ramal do km 52, no programa de benfeitorias e ramal da Eletra.
  3. Solicitou que a Secretaria De saúde Providencie um especialista para manusear o aparelho de ultrassom na Unidade Fernando de Azevedo.
Vereador Marquinhos - PSDB

Vereador Marquinhos – PSDB

Marquinhos PSDB:

Cumprimentou a todos, parabenizou o Senhor Antônio Francisco pelo novo cargo no IETRACRE e o IMAC pelas informações trazidas. Deu as boas vindas ao novo capitão da PM.

Indicações:

Indicou que Prefeitura realize a abertura do Beco da Maria na rua Francisco Alves de Moraes até a rua João Jovino de Oliveira.

  1. Solicitou que a Eletrobrás coloque postes nas ruas do bairro Alberto Castro.
  2. Pediu que a Prefeitura Realize abertura de ruas e iluminação pública e rede de água.
  3. Bairro marcos Galvão, moradores reclamam que não conseguem instalar telefone e internet. OI coloque esse bairro no sistema ou Setor de cadastro.
  4. Finalizou pedindo que a Secretaria De Obras coloque lâmpadas nas ruas do Bairro José Braúna;
Vereador Marivaldo - PMDB

Vereador Marivaldo – PMDB

Marivaldo PMDB:

Cumprimentou a todos, falou sobre os terrenos da rua da fumaça, falou das correspondência atrasadas do correios, falou dos serviço de atendimentos do banco do brasil, falou sobre as reclamações que recebeu sobre o atendimento no hospital e da diferença de tratamento das pessoas, falou sobre o transporte escolar rural e da problemática desses transportes.

Indicações:

  1. Indicou que a Prefeitura Providencie placas nas ruas com nome e CEP.
  2.  Solicitou que a Secretaria De Obras realize limpeza no trecho do curió até a duplicação
  3. Setor Jurídico do Executivo resolva a situação de uma caçamba Mercedes que está em Rio Branco com dívida alta;
Vereador Rosildo - PT

Vereador Rosildo – PT

Rosildo PT:

Cumprimentou a todos, falou das ações do DERACRE e disse que para o Poder executivo realizar as ações na zona rural é necessário maior fiscalização, falou que a merenda escolar é municipalizada e que há produtos proibidos na lista de merenda.

Indicações:

  1. Pediu que a SEMED deixe comprovante de entrega de merenda nas escolas da zona rural;
  2. Solicitou que a prefeitura realize melhorias no Ramal da castanheira e do Pimenta, já foi feita, mas ficou pior;
  3.  Pediu que a Prefeitura Crie os corredores nesses ramais precisamente no ramal do 52.
  4. Ramal do km 13, escola padre André Natalino instale quebra-molas nas proximidades.
  5. Concluiu pedindo que a Prefeitura Realize limpeza nas margens da lateral do ramal do km 13;
Vereadora Tereza - PT

Vereadora Tereza – PT

Tereza PT:

Cumprimentou a todos, convidou todos os presentes para prestigiarem o almoço beneficente a vereadora Erizete. Falou sobre os boxes de venda e a instalação hidráulica e a falta de utilização dos mesmos a falta de movimento no local. Falou sobre o calcário que não está sendo utilizado e não foram entregues aos produtores. Disse que a usina de asfalto não está funcionando por falta de parcerias do município com o DERACRE. Falou do planejamento dos ramais que não teve a participação de alguns vereadores e da população;

Vereador Mário Jorge - PSB

Vereador Mário Jorge – PSB

Mário Jorge PSB:

Cumprimentou a todos, parabenizou a Promotora pela ação no bairro São João e o trabalhos de melhorias já estão sendo realizados, parabenizou a prefeitura pela instalação de bueiros nos ramais.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação solicitou que Prefeitura Realize recuperação nas pontes do ramal da linha 9, km 13 e troque um bueiro que rompeu.
  2. Solicitou que a Prefeitura Realize melhorias no esgoto da Rua Benjamin Constant, próximo à casa da Risomar.
  3. Pediu que a Prefeitura Realize serviços de melhorias no ramal do km 29, e construa uma ponte.
  4. Indicou que a Prefeitura Realize melhorias no ramal do km 35;
  5. Solicitou que a Secretaria De Obras realize melhorias no ramal do km 84; próximo a reserva.
  6. Solicitou que a fábrica de embutidos esteja levando os restos de resíduos e levem direto par o lixão ali os urubus estão tomando de conta.

DSC_0144

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Acre tem 152 obras federais paradas, com R$ 1,2 bilhão paralisados durante governo Lula, aponta TCU

Publicado

em

Dados atualizados até abril de 2025 mostram que saúde e educação concentram maior número de obras interrompidas; causas das paralisações não são detalhadas no painel do tribunal

O Ministério das Cidades reúne 31 obras suspensas, impactando projetos de habitação e urbanização. O DNIT contabiliza 12 interrupções em frentes relacionadas à malha viária e logística estadual. Foto: captada 

O Acre convive com 152 obras federais paralisadas, que somam cerca de R$ 1,2 bilhão em investimentos represados, segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU) atualizados até abril de 2025. As áreas de saúde e educação são as mais afetadas, com 50 e 32 obras interrompidas, respectivamente.

O levantamento, foi consultado na última quarta-feira (3), não detalha os motivos das paralisações, mas revela um cenário crítico para a infraestrutura e os serviços públicos no estado. No Ministério da Saúde, as obras paradas incluem unidades básicas, estruturas intermediárias e equipamentos que, se concluídos, ajudariam a desafogar o sistema hospitalar e ampliar o acesso à população.

Já o Ministério da Educação tem paralisadas 32 obras, como escolas, creches e outros equipamentos essenciais para regiões com carência de vagas e infraestrutura limitada.

Outros órgãos também aparecem com números expressivos: o Ministério das Cidades tem 31 obras suspensas (habitação e urbanização), e o DNIT contabiliza 12 paralisias que afetam a malha viária e a logística estadual. Completam a lista o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (11 obras), Ministério do Esporte (9), Funasa (3), Ministério da Agricultura e Pecuária (2), além do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos e o Ministério do Turismo, com 1 obra cada.

A falta de detalhamento sobre as causas — que podem incluir entraves administrativos, questões jurídicas, falhas de execução ou falta de repasse de recursos — dificulta a análise e a busca por soluções para retomar investimentos essenciais ao desenvolvimento do estado.

A leitura das informações revela que os setores de saúde e educação, pilares essenciais do atendimento direto à população, concentram o maior número de obras interrompidas no estado. Foto: captada 

O Ministério da Educação, com 32 obras que incluem escolas, creches e outros equipamentos educacionais. A interrupção desses projetos impacta diretamente a expansão da oferta de ensino e o atendimento a crianças e jovens em regiões onde a carência por infraestrutura permanece elevada.

O levantamento do TCU também aponta paralisações em outras pastas relevantes. O Ministério das Cidades acumula 31 obras interrompidas, incluindo projetos de urbanização e habitação. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aparece com 12 obras, afetando frentes ligadas à malha viária e logística do estado.

Distribuição por pasta ministerial
  • Saúde: 50 obras paralisadas (unidades básicas, estruturas intermediárias)
  • Educação: 32 obras (escolas, creches, equipamentos de suporte)
  • Cidades: 31 obras (habitação e urbanização)
  • DNIT: 12 obras (malha viária e logística)
  • Integração Regional: 11 obras
  • Esporte: 9 obras
Impactos diretos
  • Saúde: Sistema hospitalar não é desafogado
  • Educação: Déficit de vagas e infraestrutura permanece
  • Logística: Transporte de insumos e atendimento a municípios isolados comprometido
Falta de transparência
  • Causas: Painel não detalha motivos das paralisações
  • Entraves: Dificuldade em identificar problemas administrativos, jurídicos ou financeiros

Apesar do impacto econômico e social gerado pela interrupção dos investimentos, o painel do TCU não detalha os motivos que levaram cada projeto à condição de paralisação, deixando abertas questões sobre problemas contratuais, falhas de execução, falta de repasses ou entraves administrativos.

As paralisações refletem um problema crônico na execução de obras públicas no Acre, estado historicamente dependente de investimentos federais. A falta de explicações oficiais sobre as causas das interrupções dificulta a busca por soluções e prolonga o sofrimento da população que aguarda por serviços essenciais.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito de Rio Branco anuncia Natal com árvore maior, drone show e iluminação em LED em todas as regionais

Publicado

em

Tião Bocalom apresentou as novidades do “Acender das Luzes do Natal de Vida, Esperança e Dignidade 2025” e garantiu decoração em bairros e programação cultural intensa, com Festival de Drones marcado para 20 de dezembro

Bocalom também adiantou que o município prepara atividades especiais para o Réveillon, mantendo o padrão dos anos anteriores. Foto: captada 

O prefeito Tião Bocalom apresentou, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (5) na Praça da Revolução, as principais novidades da decoração e programação natalina de Rio Branco para 2025. Com o tema “Natal de Vida, Esperança e Dignidade”, o evento trará iluminação em LED e uma árvore de Natal 4 metros maior que a do ano passado.

— Agora trabalhando com muito LED. A nossa árvore de Natal esse ano tem 4 metros a mais do que o ano passado. A população vai ver, vai ficar muito bonito — afirmou Bocalom.

A iluminação não se restringirá ao Centro: todas as dez regionais da cidade receberão itens decorativos reutilizados de anos anteriores, e avenidas importantes serão embelezadas com novos equipamentos. O prefeito relacionou o investimento ao espírito natalino e ao compromisso da gestão com a população.

A programação cultural prevê cantatas, corais locais, artistas regionais e, como ponto alto, o Festival de Drones, marcado para o dia 20 de dezembro.

— Eu prefiro gastar o dinheiro com o Festival de Drones, que tem o quê? 3, 4 anos que o mundo conheceu esse trabalho, do que gastar com um artista só que sempre está vindo aqui para o Acre levando o nosso dinheiro embora — declarou Bocalom.

As luzes natalinas permanecerão acesas até 10 de janeiro, e o município prepara também atividades especiais para o Réveillon. Sobre o transporte público durante o período festivo, o prefeito adiantou que a gestão divulgará em breve os detalhes para garantir mobilidade e segurança.

Veja vídio assessoria:

Comentários

Continue lendo

Acre

Assembleia Legislativa do Acre recebe prêmio nacional por excelência na transparência públi

Publicado

em

A gestão da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre tem motivos de sobra para comemorar o trabalho realizado ao longo de 2025

A ALEAC foi premiada com o selo ouro de transparência pública em gestão pelo Programa Nacional de Transparência Publica( PNTP), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em Florianópolis, SC.

A premiação aconteceu na tarde da última 5• feira. A ALEAC alcançou 93,02% de transparência, ficando entre os 1.082 órgãos públicos que alcançaram a mesma premiação, dentre mais de 10 mil portais de órgãos publicos avaliados.

Presente ao evento, representado a mesa diretora, o deputado Luiz Gonzaga, primeiro secretário da Casa, externou toda alegria por ver o trabalho coordenado pelo presidente Nicolau Júnior, sendo reconhecido nacionalmente.

“Ver a ALEAC reconhecida entre as instituições com os mais altos níveis de transparência, reforça o trabalho sério que estamos construindo sob a presidência do deputado Nicolau Júnior, que tem conduzido a casa com responsabilidade, diálogo e compromisso”, disse Gonzaga após a premiação.

O trabalho de análise dos portais envolveu mais de 10 mil pessoas, entre eles mais de 500 técnicos dos 33 Tribunais de Contas do País. Neste período, foi percebido que 49% dos portais foram aprimorados desde a última edição, em 2024.

De Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde participa da 28• Conferência da UNALE, o presidente Nicolau Júnior compartilhou com os demais deputados do Acre o feito alcançado e disse que o reconhecimento público atestado pelo Programa Nacional de Transparência Pública( PNTP), ratifica um trabalho de austeridade, cortes de gastos e seriedade no trato com a coisa pública.

“Compartilho esse reconhecimento nacional que alcançamos com todos os parlamentares e servidores da nossa casa. Estou particularmente feliz e diria que até realizado por estarmos sendo aprovados pelos órgãos de controle. Vamos continuar trabalho, todos unidos, para que o legislativo acreano continue avançando, sendo exemplo para outras casas de leis no país”, disse.

A entrega da certificação foi feita pelo presidente da Atricon, Edilson Silva; pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes; pelo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Herneus De Nadal; pelo presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná; e pelo coordenador-geral do PNTP, Antônio Joaquim.

Sobre o PNTP

O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Atricon, é uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em Estados e municípios brasileiros. Ele se baseia em mais de 130 critérios de avaliação, que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria.

O Radar da Transparência Pública é uma ferramenta eletrônica que divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o País, apurados no levantamento realizado no PNTP desde 2022, executado pelos Tribunais de Contas, com o apoio dos controladores internos.
Além disso, ele evidencia o resultado da análise realizada nos órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no âmbito federal, estadual e municipal.

Comentários

Continue lendo