Acre
Vereadores de Brasiléia debatem planejamento de ramais na 15ª Sessão ordinária
O Senhor Francisco da Costa Antrobos usou a tribuna desta casa para falar sobre os problemas vivenciados pelos moradores do Bairro marcos Galvão, falou que com certeza a gestão será transparente. Falou que esta satisfeito com relação ao programa ruas do povo e com as maquinas que estão trabalhando nas ruas do bairro, finalizou dizendo que está fiscalizando de perto as obras como presidente do bairro e como morador.
Bil PMDB:
Cumprimentou a todos, falou da preocupação dos vereadores com a situação dos bairros São João e Marcos Galvão. Parabenizou o prefeito pela apresentação do planejamento dos ramais que serão contemplados com melhorias. Falou da instalação de bueiros na rua Pedro Alexandrino Neto e da satisfação dos moradores. Parabenizou o Sr. Antônio Francisco por assumir o ITERACRE em Brasileia. Parabenizou o Ministério Público pela realização do seminário sobre os direitos da criança e do adolescente. Falou que esteve no parque e notou a presença de vendedores ambulantes bolivianos, disse que o local virou uma ‘cobijinha’, pediu que se faça uma comissão para analisar essa situação.
Indicações:
- Em sua primeira indicação pediu que a SEMED informe porque os alunos do km 26, não estão indo para a escola por falta de pagamento dos motoristas.
- Solicitou que a Prefeitura Contrate mais servidores para o Setor de cadastro, e secretaria de obras a cidade cresceu e o setores necessitam de mais servidores.
- Sugeriu que a Prefeitura Realize coleta de lixo na Rua Daniel Domingos;
- Pediu que a Prefeitura Realize uma reforma no mirante, a escada está deteriorada;
Finalizou Convidando todos para participarem do dia do desafio no SESC – Acre.
Na ordem do dia o Presidente Mario Jorge concedeu um espaço de 10 minutos para o coordenador do IMAC Alessandro Amaral para que o mesmo esclarecesse sobre algumas informações referentes a este Órgão. O mesmo falou sobre:
- Queimadas no Acre;
- Liberação para os produtores utilizarem as queimadas para realizar plantio, no caso do produtor tiver 80% de mata legal;
- Divulgação de calendário de queimada por região;
Erizete PT:
Cumprimentou a todos, falou da felicidade com os esclarecimentos do Coordenador do IMAC, falou que os produtores não estão acostumados com o fogo zero, falou que é importante que essas ações sejam divulgadas. Fez pronunciamento também com relação ao ambulantes bolivianos, que muito prejudicam o comércio local, disse que é importante mobilizar as autoridades sobre essa problemática. Falou sobre a coleta de lixo e da grande insatisfação dos moradores com a falta desse serviço. Falou sobre o pagamento dos motoristas da zona rural, dizendo que os mesmos só podem receber após a liberação de contratos. Sugeriu que fosse feita uma visita ao Secretário de educação na tentativa de resolver esse problema. Falou que está à disposição do município para contribuir com o desenvolvimento. Falou da reclamação das imobiliárias e do preço dos terrenos após o programa ruas do povo, o aumento é abusivo das parcelas, alguns terrenos estão sendo tomados em casos de atraso, convidou os vereadores para fazer uma visita ao Ministério público e se informar sobre essa situação.
- Em seguida Solicitou uma moção de Aplauso ao Governo pela liberação das queimadas;
- Pediu que a Prefeitura Envie a este Poder legislativo o calendário da coleta de lixo.
- Concluiu solicitando que o Coordenador do programa luz para todos informe em que andamento está a execução desse programa no município.
Fernanda Hassem PT:
Cumprimentou a todos, falou sobre o incêndio na casa da vereadora Erizete, falou também sobre a importância da conquista do IMAC em liberar as queimadas, disse que deseja que o 525 km de ramais que comprometidos com melhorias sejam cumpridos, disse que se preocupa com os produtores. Falou da conclusão da construção da nova ETA no início de junho para contemplar os bairros legalizados. Falou também sobre os ambulantes bolivianos. Apresentou o requerimento para todos os vereadores comparecer na secretaria de obras par verificar a situação do recolhimento do lixo e as condições dos trabalhadores.
Indicações:
- Solicitou que o Detran reveja a questão do mapeamento das ruas que necessitam de sinalização principalmente frente as escolas IOP, e Getúlio Vargas.
- Pediu que a Mesa diretora do poder legislativo articule uma reunião com os gestores do municípios, sobre a sinalização;
- Deu Boas-vindas aos novo capitão da Polícia Militar.
- Solicitou que a Prefeitura Informe sobre o arraial cultural se vai haver ou não.
- Pediu que a Prefeitura Abasteça com água o ginásio de esportes durante a realização do campeonato.
- Solicitou que a Prefeitura Reabra e realize limpeza no esgoto na travessa Belém e recoloque bueiros no local.
- Pediu que a Prefeitura Informe se existe área verde no Bairro São João.
- Pediu que Prefeitura Se adeque e entre no programa SAGRE que é o sistema de acompanhamento de recursos da sociedade.
- Conclui pedindo que a prefeitura resolva o problema de esgoto na rua benjamim Constant.
Naldo PRP:
Cumprimentou a todos,
- Indicou que a Empresa de transporte, informe a este Poder legislativo os horários de entrada e saída e que não saiam uma atrás da outra, as pessoas da zona rural não estão conseguindo pegar esse transporte por que saem cedo.
- Pediu que a Secretaria De Obras providencie um guard- Rayol na rua Olegário França porque ali tem passagem perigosas.
- Secretaria de obras verifique a rede de esgoto na rua Olegário França de próximo ao escola Rui Lino.
- Parabenizou o novo coordenador do ITERACRE Antônio Francisco. Falou sobre a questão do transporte escolar. PARABENIZOU O Estado através da ação do IMAC pela liberação do fogo. Falou que espera que a Prefeitura consiga contemplar todos os ramais com benfeitorias.
Joelson PP:
Cumprimentou a todos, falou que ainda há grandes dificuldades para o avanço da produção, falou sobre as possíveis demissões dos servidores estaduais e municipais. Falou sobre comunidades que tem uma grande produção de leite e do incentivo dessa atividade no município.
Indicações:
- Solicitou que a Prefeitura Coloque iluminação no Bairro Eldorado, antiga rua da fumaça;
- Luiz para todos informe quais comunidades serão contempladas.
Pref. Realize aguamento da avenida Marinho Monte.
- Pediu que a Prefeitura Realize melhorias no trecho em frente a ferro sul, avenida marinho Monte.
- Pediu que a Prefeitura Insira o ramal do km 52, no programa de benfeitorias e ramal da Eletra.
- Solicitou que a Secretaria De saúde Providencie um especialista para manusear o aparelho de ultrassom na Unidade Fernando de Azevedo.
Marquinhos PSDB:
Cumprimentou a todos, parabenizou o Senhor Antônio Francisco pelo novo cargo no IETRACRE e o IMAC pelas informações trazidas. Deu as boas vindas ao novo capitão da PM.
Indicações:
Indicou que Prefeitura realize a abertura do Beco da Maria na rua Francisco Alves de Moraes até a rua João Jovino de Oliveira.
- Solicitou que a Eletrobrás coloque postes nas ruas do bairro Alberto Castro.
- Pediu que a Prefeitura Realize abertura de ruas e iluminação pública e rede de água.
- Bairro marcos Galvão, moradores reclamam que não conseguem instalar telefone e internet. OI coloque esse bairro no sistema ou Setor de cadastro.
- Finalizou pedindo que a Secretaria De Obras coloque lâmpadas nas ruas do Bairro José Braúna;
Marivaldo PMDB:
Cumprimentou a todos, falou sobre os terrenos da rua da fumaça, falou das correspondência atrasadas do correios, falou dos serviço de atendimentos do banco do brasil, falou sobre as reclamações que recebeu sobre o atendimento no hospital e da diferença de tratamento das pessoas, falou sobre o transporte escolar rural e da problemática desses transportes.
Indicações:
- Indicou que a Prefeitura Providencie placas nas ruas com nome e CEP.
- Solicitou que a Secretaria De Obras realize limpeza no trecho do curió até a duplicação
- Setor Jurídico do Executivo resolva a situação de uma caçamba Mercedes que está em Rio Branco com dívida alta;
Rosildo PT:
Cumprimentou a todos, falou das ações do DERACRE e disse que para o Poder executivo realizar as ações na zona rural é necessário maior fiscalização, falou que a merenda escolar é municipalizada e que há produtos proibidos na lista de merenda.
Indicações:
- Pediu que a SEMED deixe comprovante de entrega de merenda nas escolas da zona rural;
- Solicitou que a prefeitura realize melhorias no Ramal da castanheira e do Pimenta, já foi feita, mas ficou pior;
- Pediu que a Prefeitura Crie os corredores nesses ramais precisamente no ramal do 52.
- Ramal do km 13, escola padre André Natalino instale quebra-molas nas proximidades.
- Concluiu pedindo que a Prefeitura Realize limpeza nas margens da lateral do ramal do km 13;
Tereza PT:
Cumprimentou a todos, convidou todos os presentes para prestigiarem o almoço beneficente a vereadora Erizete. Falou sobre os boxes de venda e a instalação hidráulica e a falta de utilização dos mesmos a falta de movimento no local. Falou sobre o calcário que não está sendo utilizado e não foram entregues aos produtores. Disse que a usina de asfalto não está funcionando por falta de parcerias do município com o DERACRE. Falou do planejamento dos ramais que não teve a participação de alguns vereadores e da população;
Mário Jorge PSB:
Cumprimentou a todos, parabenizou a Promotora pela ação no bairro São João e o trabalhos de melhorias já estão sendo realizados, parabenizou a prefeitura pela instalação de bueiros nos ramais.
Indicações:
- Em sua primeira indicação solicitou que Prefeitura Realize recuperação nas pontes do ramal da linha 9, km 13 e troque um bueiro que rompeu.
- Solicitou que a Prefeitura Realize melhorias no esgoto da Rua Benjamin Constant, próximo à casa da Risomar.
- Pediu que a Prefeitura Realize serviços de melhorias no ramal do km 29, e construa uma ponte.
- Indicou que a Prefeitura Realize melhorias no ramal do km 35;
- Solicitou que a Secretaria De Obras realize melhorias no ramal do km 84; próximo a reserva.
- Solicitou que a fábrica de embutidos esteja levando os restos de resíduos e levem direto par o lixão ali os urubus estão tomando de conta.
Comentários
Acre
Mais de 30 mil eleitores no Acre precisam regularizar título para evitar cancelamento
Justiça Eleitoral alerta que eleitores com pendências nas três últimas eleições podem ter título cancelado e enfrentar restrições em serviços públicos

Quem não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições consecutivas, nem pagou a multa correspondente, corre o risco de ter o título cancelado. Foto Art
A Justiça Eleitoral do Acre emitiu um alerta importante para os eleitores do estado: mais de 30 mil pessoas estão com pendências no cadastro eleitoral e precisam regularizar sua situação antes do fechamento do sistema este ano. Quem não votou nem justificou a ausência nas últimas três eleições consecutivas – e também não pagou a multa – corre o risco de ter o título cancelado.
Os eleitores podem verificar a regularidade do título eleitoral por meio dos canais oficiais da Justiça Eleitoral
Como verificar e regularizar a situação?
Os eleitores podem consultar se estão em dia com a Justiça Eleitoral pelos seguintes canais:
Sites do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e TRE-AC (Tribunal Regional Eleitoral do Acre)
Aplicativo e-Título (disponível para Android e iOS)
Atendimento presencial nos cartórios eleitorais
Para resolver pendências, é necessário:
- Agendar atendimento no site do TRE-AC (www.tre-ac.jus.br) na opção “Atendimento Presencial”
- Comparecer ao cartório eleitoral no dia e horário marcados
Consequências do título irregular
Quem não regularizar a situação pode enfrentar bloqueios em serviços públicos, como:
Impedimento para tomar posse em concursos públicos
Dificuldade para renovar matrícula em faculdades e escolas públicas
Restrição para emitir passaporte e RG
Impossibilidade de participar de licitações e contratos com o governo
Prazo é curto!
Quem está com o título pendente deve resolver a situação o quanto antes para garantir o direito ao voto nas próximas eleições e evitar problemas burocráticos. A Justiça Eleitoral reforça que o voto é obrigatório, e a regularização é essencial para manter os direitos políticos e civis em dia.
Onde se informar?
Site do TRE-AC: www.tre-ac.jus.br
Aplicativo e-Título (disponível nas lojas de aplicativo)
Cartórios eleitorais (consulte o mais próximo de você)
#FiqueEmDia – Evite transtornos e regularize seu título eleitoral
Comentários
Acre
Frigoríficos do Acre recebem nota zero em controle de desmatamento em ranking nacional
Estudo “Radar Verde 2024” aponta que Frisacre e Frigonorte não monitoram fornecedores para evitar desmatamento; área de risco ultrapassa 1,7 milhão de hectares

Os frigoríficos com as melhores notas foram: Marfrig, Minerva e Rio Maria, com notas 96,8; 94,4; e 92,2. Foto Art
Dois frigoríficos do Acre dedicados ao abate de bovinos foram avaliados com nota zero em um estudo recente sobre sustentabilidade na cadeia pecuária. O Radar Verde – Resultados Frigoríficos 2024, divulgado no início deste ano, apontou que as empresas Frisacre (Frigorífico Santo Afonso do Acre Ltda) e Frigonorte Acre não demonstraram ter um sistema eficiente de controle sobre seus fornecedores para evitar a aquisição de gado proveniente de áreas desmatadas na Amazônia.
O relatório analisa o comprometimento de frigoríficos com a sustentabilidade, especialmente no combate ao desmatamento ilegal associado à pecuária. A nota zero indica que as empresas não possuem mecanismos transparentes ou políticas verificáveis para garantir que sua cadeia de suprimentos não esteja vinculada a crimes ambientais.
A pecuária é uma das principais atividades econômicas do Acre, mas a falta de monitoramento rigoroso pode contribuir para a degradação da floresta. O estudo reforça a pressão por maior rastreabilidade e adoção de critérios ambientais no setor, especialmente diante de exigências de mercados internacionais e acordos de preservação.
Impacto e reação
A divulgação do resultado coloca os frigoríficos em alerta, já que grandes compradores, como redes de supermercados e exportadores, têm priorizado fornecedores com certificações sustentáveis. Enquanto isso, organizações ambientais cobram fiscalização mais rígida e políticas públicas que vinculem a produção pecuária à conservação da Amazônia acreana.
Dados Alarmantes
Dois frigoríficos acreanos estão entre os piores avaliados no Radar Verde 2024, estudo que analisa práticas sustentáveis no setor de carne bovina:
- Frisacre Frigorífico
- Nota: 0 (controle de fornecedores)
- Área de risco: 1.603.338 hectares (equivalente a 10x a cidade de São Paulo)
- Frigonorte Acre
- Nota: 0
- Área de risco: 104.036 hectares
Contexto do Estudo
- Metodologia: Avalia 134 frigoríficos brasileiros em:
- Rastreabilidade da cadeia
- Bloqueio a fornecedores em áreas desmatadas
- Transparência de dados
- Melhores notas: Marfrig (96,8), Minerva (94,4) e Rio Maria (92,2)
- Critério “nota zero”: Falta total de políticas para evitar carne ligada ao desmatamento
Impactos e Repercussões
Risco comercial:
- Frigoríficos podem perder mercados internacionais (UE e EUA exigem comprovação de origem sustentável)
Ambiental:
- Acre tem 94% do território na Amazônia Legal
- Desmatamento para pecuária é principal vetor de perda florestal no bioma
O Que Dizem os Especialistas?
“Nota zero significa que não há qualquer sistema para identificar se a carne vem de áreas desmatadas. É inaceitável em 2024”
— Breno Herrera, coordenador do Radar Verde
Próximos Passos
- MP-AC pode abrir investigação sobre violação de acordos ambientais
- Sindicatos rurais pressionam por capacitação em rastreabilidade
- Compradores internacionais monitoram caso
Grau de Exposição ao Risco de Desmatamento
O Radar Verde avalia também o Grau de Exposição ao Risco de Desmatamento, que mede a área com fatores de risco de desmatamento nas zonas potenciais de compra de gado das empresas. Estes fatores incluem desmatamento recente, áreas embargadas por desmatamento ilegal e risco de desmatamento no curto prazo.
Até o fechamento desta matéria, as empresas não se pronunciaram sobre o estudo. O caso deve reacender o debate sobre a responsabilidade socioambiental do setor agropecuário no Acre e na região amazônica.

Operação da empresa na região: das 24 plantas frigoríficas que a JBS possui na Amazônia, 21 estão em atividade. A maioria das outras empresas do setor possui apenas uma unidade na região. Foto: cedida
De acordo com o novo relatório, os cinco frigoríficos com maior Grau de Exposição ao Risco de Desmatamento são, nesta ordem: JBS, Frigo Manaus, Frialto, Masterboi e Amazon Boi.
A JBS é a empresa mais exposta ao risco, com cerca de 11,5 milhões de hectares — uma área maior do que o estado de Santa Catarina. Essa alta exposição, que é o dobro da segunda colocada, está diretamente relacionada à escala de operação da empresa na região: das 24 plantas frigoríficas que a JBS possui na Amazônia, 21 estão em atividade. A maioria das outras empresas do setor possui apenas uma unidade na região.
Comentários
Acre
Plácido de Castro abre contratação temporária para a Educação
A Prefeitura de Plácido de Castro publicou nesta quinta-feira, 03, a abertura de um processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais que irão atender à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O certame tem como objetivo selecionar candidatos para suprir necessidades excepcionais do serviço público municipal.
As inscrições serão realizadas no dia 4 de abril de 2025, das 7h às 17h, exclusivamente de forma presencial na sede da Prefeitura de Plácido de Castro, localizada na Rua Epitácio Pessoa, nº 347, Bairro Rapirrã.
Os candidatos deverão comparecer munidos da ficha de inscrição devidamente preenchida e dos documentos exigidos no edital, como documento oficial de identidade com foto, CPF, certidão de quitação eleitoral, certidão de antecedentes criminais, comprovante de endereço e títulos de qualificação e experiência profissional.
Os candidatos aprovados serão contratados por um período de 9 meses, correspondente ao ano letivo de 2025, com possibilidade de extensão para 10 meses em 2026, de acordo com o calendário escolar. O prazo de validade do Processo Seletivo será de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
O edital prevê a reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência, desde que seja comprovada a compatibilidade com as funções do cargo. Os interessados deverão apresentar laudo médico atualizado no momento da inscrição. Além disso, candidatos que discordarem da classificação poderão interpor recurso dentro do prazo estabelecido no cronograma do edital, de forma presencial e devidamente fundamentada.
Você precisa fazer login para comentar.