Conecte-se conosco

Acre

Vereadores de Brasiléia debatem planejamento de ramais na 15ª Sessão ordinária

Publicado

em

DSC_0024

Senhor Francisco da Costa Antrobos usou a tribuna

Senhor Francisco da Costa Antrobos usou a tribuna

O Senhor Francisco da Costa Antrobos usou a tribuna desta casa para falar sobre os problemas vivenciados pelos moradores do Bairro marcos Galvão, falou que com certeza a gestão será transparente. Falou que esta satisfeito com relação ao programa ruas do povo e com as maquinas que estão trabalhando nas ruas do bairro, finalizou dizendo que está fiscalizando de perto as obras como presidente do bairro e como morador.

Vereador Bil - PMDB

Vereador Bil – PMDB

Bil PMDB:

Cumprimentou a todos, falou da preocupação dos vereadores com a situação dos bairros São João e Marcos Galvão. Parabenizou o prefeito pela apresentação do planejamento dos ramais que serão contemplados com melhorias. Falou da instalação de bueiros na rua Pedro Alexandrino Neto e da satisfação dos moradores. Parabenizou o Sr. Antônio Francisco por assumir o ITERACRE em Brasileia. Parabenizou o Ministério Público pela realização do seminário sobre os direitos da criança e do adolescente. Falou que esteve no parque e notou a presença de vendedores ambulantes bolivianos, disse que o local virou uma ‘cobijinha’, pediu que se faça uma comissão para analisar essa situação.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação pediu que a SEMED informe porque os alunos do km 26, não estão indo para a escola por falta de pagamento dos motoristas.
  2. Solicitou que a Prefeitura Contrate mais servidores para o Setor de cadastro, e secretaria de obras a cidade cresceu e o setores necessitam de mais servidores.
  3. Sugeriu que a Prefeitura Realize coleta de lixo na Rua Daniel Domingos;
  4.  Pediu que a Prefeitura Realize uma reforma no mirante, a escada está deteriorada;

Finalizou Convidando todos para participarem do dia do desafio no SESC – Acre.

Na ordem do dia o Presidente Mario Jorge concedeu um espaço de 10 minutos para o coordenador do IMAC Alessandro Amaral para que o mesmo esclarecesse sobre algumas informações referentes a este Órgão. O mesmo falou sobre:

  • Queimadas no Acre;
  • Liberação para os produtores utilizarem as queimadas para realizar plantio, no caso do produtor tiver 80% de mata legal;
  • Divulgação de calendário de queimada por região;
Vereadora Erizete - PT

Vereadora Erizete – PT

Erizete PT:

Cumprimentou a todos, falou da felicidade com os esclarecimentos do Coordenador do IMAC, falou que os produtores não estão acostumados com o fogo zero, falou que é importante que essas ações sejam divulgadas. Fez pronunciamento também com relação ao ambulantes bolivianos, que muito prejudicam o comércio local, disse que é importante mobilizar as autoridades sobre essa problemática. Falou sobre a coleta de lixo e da grande insatisfação dos moradores com a falta desse serviço. Falou sobre o pagamento dos motoristas da zona rural, dizendo que os mesmos só podem receber após a liberação de contratos. Sugeriu que fosse feita uma visita ao Secretário de educação na tentativa de resolver esse problema. Falou que está à disposição do município para contribuir com o desenvolvimento. Falou da reclamação das imobiliárias e do preço dos terrenos após o programa ruas do povo, o aumento é abusivo das parcelas, alguns terrenos estão sendo tomados em casos de atraso, convidou os vereadores para fazer uma visita ao Ministério público e se informar sobre essa situação.

  1. Em seguida Solicitou uma moção de Aplauso ao Governo pela liberação das queimadas;
  2. Pediu que a Prefeitura Envie a este Poder legislativo o calendário da coleta de lixo.
  3. Concluiu solicitando que o Coordenador do programa luz para todos informe em que andamento está a execução desse programa no município.
Vereadora Fernanda Hassem - PT

Vereadora Fernanda Hassem – PT

Fernanda Hassem PT:

Cumprimentou a todos, falou sobre o incêndio na casa da vereadora Erizete, falou também sobre a importância da conquista do IMAC em liberar as queimadas, disse que deseja que o 525 km de ramais que comprometidos com melhorias sejam cumpridos, disse que se preocupa com os produtores. Falou da conclusão da construção da nova ETA no início de junho para contemplar os bairros legalizados. Falou também sobre os ambulantes bolivianos. Apresentou o requerimento para todos os vereadores comparecer na secretaria de obras par verificar a situação do recolhimento do lixo e as condições dos trabalhadores.

Indicações:

  1. Solicitou que o Detran reveja a questão do mapeamento das ruas que necessitam de sinalização principalmente frente as escolas IOP, e Getúlio Vargas.
  2. Pediu que a Mesa diretora do poder legislativo articule uma reunião com os gestores do municípios, sobre a sinalização;
  3. Deu Boas-vindas aos novo capitão da Polícia Militar.
  4. Solicitou que a Prefeitura Informe sobre o arraial cultural se vai haver ou não.
  5. Pediu que a Prefeitura Abasteça com água o ginásio de esportes durante a realização do campeonato.
  6. Solicitou que a Prefeitura Reabra e realize limpeza no esgoto na travessa Belém e recoloque bueiros no local.
  7. Pediu que a Prefeitura Informe se existe área verde no Bairro São João.
  8.  Pediu que Prefeitura Se adeque e entre no programa SAGRE que é o sistema de acompanhamento de recursos da sociedade.
  9. Conclui pedindo que a prefeitura resolva o problema de esgoto na rua benjamim Constant.
Vereador Naldo - PRP

Vereador Naldo – PRP

Naldo PRP:

Cumprimentou a todos,

  1. Indicou que a Empresa de transporte, informe a este Poder legislativo os horários de entrada e saída e que não saiam uma atrás da outra, as pessoas da zona rural não estão conseguindo pegar esse transporte por que saem cedo.
  2. Pediu que a Secretaria De Obras providencie um guard- Rayol na rua Olegário França porque ali tem passagem perigosas.
  3.  Secretaria de obras verifique a rede de esgoto na rua Olegário França de próximo ao escola Rui Lino.
  4. Parabenizou o novo coordenador do ITERACRE Antônio Francisco. Falou sobre a questão do transporte escolar. PARABENIZOU O Estado através da ação do IMAC pela liberação do fogo. Falou que espera que a Prefeitura consiga contemplar todos os ramais com benfeitorias.
Vereador Joelson - PP

Vereador Joelson – PP

Joelson PP:

Cumprimentou a todos, falou que ainda há grandes dificuldades para o avanço da produção, falou sobre as possíveis demissões dos servidores estaduais e municipais. Falou sobre comunidades que tem uma grande produção de leite e do incentivo dessa atividade no município.

Indicações:

  1. Solicitou que a Prefeitura Coloque iluminação no Bairro Eldorado, antiga rua da fumaça;
  2. Luiz para todos informe quais comunidades serão contempladas.

Pref. Realize aguamento da avenida Marinho Monte.

  1. Pediu que a Prefeitura Realize melhorias no trecho em frente a ferro sul, avenida marinho Monte.
  2. Pediu que a Prefeitura Insira o ramal do km 52, no programa de benfeitorias e ramal da Eletra.
  3. Solicitou que a Secretaria De saúde Providencie um especialista para manusear o aparelho de ultrassom na Unidade Fernando de Azevedo.
Vereador Marquinhos - PSDB

Vereador Marquinhos – PSDB

Marquinhos PSDB:

Cumprimentou a todos, parabenizou o Senhor Antônio Francisco pelo novo cargo no IETRACRE e o IMAC pelas informações trazidas. Deu as boas vindas ao novo capitão da PM.

Indicações:

Indicou que Prefeitura realize a abertura do Beco da Maria na rua Francisco Alves de Moraes até a rua João Jovino de Oliveira.

  1. Solicitou que a Eletrobrás coloque postes nas ruas do bairro Alberto Castro.
  2. Pediu que a Prefeitura Realize abertura de ruas e iluminação pública e rede de água.
  3. Bairro marcos Galvão, moradores reclamam que não conseguem instalar telefone e internet. OI coloque esse bairro no sistema ou Setor de cadastro.
  4. Finalizou pedindo que a Secretaria De Obras coloque lâmpadas nas ruas do Bairro José Braúna;
Vereador Marivaldo - PMDB

Vereador Marivaldo – PMDB

Marivaldo PMDB:

Cumprimentou a todos, falou sobre os terrenos da rua da fumaça, falou das correspondência atrasadas do correios, falou dos serviço de atendimentos do banco do brasil, falou sobre as reclamações que recebeu sobre o atendimento no hospital e da diferença de tratamento das pessoas, falou sobre o transporte escolar rural e da problemática desses transportes.

Indicações:

  1. Indicou que a Prefeitura Providencie placas nas ruas com nome e CEP.
  2.  Solicitou que a Secretaria De Obras realize limpeza no trecho do curió até a duplicação
  3. Setor Jurídico do Executivo resolva a situação de uma caçamba Mercedes que está em Rio Branco com dívida alta;
Vereador Rosildo - PT

Vereador Rosildo – PT

Rosildo PT:

Cumprimentou a todos, falou das ações do DERACRE e disse que para o Poder executivo realizar as ações na zona rural é necessário maior fiscalização, falou que a merenda escolar é municipalizada e que há produtos proibidos na lista de merenda.

Indicações:

  1. Pediu que a SEMED deixe comprovante de entrega de merenda nas escolas da zona rural;
  2. Solicitou que a prefeitura realize melhorias no Ramal da castanheira e do Pimenta, já foi feita, mas ficou pior;
  3.  Pediu que a Prefeitura Crie os corredores nesses ramais precisamente no ramal do 52.
  4. Ramal do km 13, escola padre André Natalino instale quebra-molas nas proximidades.
  5. Concluiu pedindo que a Prefeitura Realize limpeza nas margens da lateral do ramal do km 13;
Vereadora Tereza - PT

Vereadora Tereza – PT

Tereza PT:

Cumprimentou a todos, convidou todos os presentes para prestigiarem o almoço beneficente a vereadora Erizete. Falou sobre os boxes de venda e a instalação hidráulica e a falta de utilização dos mesmos a falta de movimento no local. Falou sobre o calcário que não está sendo utilizado e não foram entregues aos produtores. Disse que a usina de asfalto não está funcionando por falta de parcerias do município com o DERACRE. Falou do planejamento dos ramais que não teve a participação de alguns vereadores e da população;

Vereador Mário Jorge - PSB

Vereador Mário Jorge – PSB

Mário Jorge PSB:

Cumprimentou a todos, parabenizou a Promotora pela ação no bairro São João e o trabalhos de melhorias já estão sendo realizados, parabenizou a prefeitura pela instalação de bueiros nos ramais.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação solicitou que Prefeitura Realize recuperação nas pontes do ramal da linha 9, km 13 e troque um bueiro que rompeu.
  2. Solicitou que a Prefeitura Realize melhorias no esgoto da Rua Benjamin Constant, próximo à casa da Risomar.
  3. Pediu que a Prefeitura Realize serviços de melhorias no ramal do km 29, e construa uma ponte.
  4. Indicou que a Prefeitura Realize melhorias no ramal do km 35;
  5. Solicitou que a Secretaria De Obras realize melhorias no ramal do km 84; próximo a reserva.
  6. Solicitou que a fábrica de embutidos esteja levando os restos de resíduos e levem direto par o lixão ali os urubus estão tomando de conta.

DSC_0144

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Morre Gil Trotamundos, aventureiro acreano que deu três voltas ao mundo de bicicleta

Publicado

em

Faleceu nesta quarta-feira (31), aos 71 anos, em Rio Branco, Gilberto Bezerra de Farias, conhecido como Gil Trotamundos. Natural de Sena Madureira, ele se tornou um dos mais conhecidos ciclistas aventureiros do Brasil ao realizar três voltas ao mundo de bicicleta, percorrendo aproximadamente 500 mil quilômetros e visitando 142 países ao longo de mais de 45 anos de viagens.

Gil ganhou projeção internacional por suas jornadas sobre duas rodas, que lhe renderam reconhecimento no meio do cicloturismo e da aventura. Ao longo da carreira, publicou 12 livros em quatro idiomas e produziu 17 filmes, entre eles nove documentários sobre suas viagens — como a série Pedal da Liberdade — e outros oito voltados à história de seus antepassados no Acre.

Entre as homenagens recebidas, foi escolhido para conduzir a tocha olímpica em Rio Branco durante os Jogos Olímpicos de 2016 e também participou do revezamento da tocha nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.

Em entrevistas, Gil relatava ter filhos em diferentes países, reflexo de sua vida itinerante ao redor do mundo. Nos últimos meses, enfrentava um câncer e havia se mudado para Santa Catarina em busca de tratamento e para tentar se estabelecer junto à família.

A morte de Gil Trotamundos encerra uma trajetória considerada histórica para o cicloturismo acreano e brasileiro, marcada por espírito aventureiro, produção cultural e promoção do Acre no exterior.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco entrega Ponte do Caipora e garante mais segurança, mobilidade e dignidade à população

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco entregou, na manhã desta quarta-feira (31), a nova Ponte do Caipora, uma obra histórica e muito aguardada pelos moradores da região. A entrega contou com a presença do prefeito Tião Bocalom, do vice-prefeito Alysson Bestene, do presidente da Câmara Municipal Joabe Lira, secretários municipais, lideranças comunitárias e moradores beneficiados.

A nova estrutura representa um avanço significativo para a mobilidade e a segurança da população, encerrando um longo período de isolamento enfrentado por centenas de famílias, especialmente durante o inverno amazônico, quando as cheias impediam o deslocamento e o acesso a serviços essenciais.

Ponte Raml Picarrera 23
Segundo o prefeito Tião Bocalom, a obra simboliza mais do que infraestrutura: representa liberdade, dignidade e cuidado com as pessoas. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo o prefeito Tião Bocalom, a obra simboliza mais do que infraestrutura: representa liberdade, dignidade e cuidado com as pessoas.

“Até o ano passado, as comunidades daqui ficavam isoladas. Teve ano em que não tinha comida, porque ninguém conseguia sair. Agora, eles vão poder ir e vir com segurança. Essa ponte representa liberdade e dignidade para todo mundo. A prefeitura colocou quase dois milhões em contrapartida, porque nosso objetivo é cuidar bem do nosso povo”, destacou o prefeito.

Ponte Raml Picarrera 22
O vice-prefeito Alysson Bestene reforçou o impacto social da obra, ressaltando o compromisso da gestão municipal em atender quem mais precisa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O vice-prefeito Alysson Bestene reforçou o impacto social da obra, ressaltando o compromisso da gestão municipal em atender quem mais precisa.

“É uma obra de grande impacto. Quando garantimos que as famílias possam se deslocar com tranquilidade e segurança, quem ganha é a comunidade. A prefeitura tem buscado chegar a quem mais precisa”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Cid Ferreira, a entrega da Ponte do Caipora integra um amplo programa de investimentos em infraestrutura rural e urbana.

Ponte Raml Picarrera 15
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Cid Ferreira, a entrega da Ponte do Caipora integra um amplo programa de investimentos em infraestrutura rural e urbana. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Estamos concluindo cerca de 100 pontes de batisteca, e esta já é a sexta ponte de concreto desta gestão. É um compromisso com a infraestrutura e com a melhoria da vida da população”, explicou.

A ponte foi construída com recursos federais, somados à contrapartida da Prefeitura de Rio Branco. Para os moradores, a obra encerra décadas de dificuldades e garante acesso permanente a serviços como saúde, educação e abastecimento.

Ponte Raml Picarrera 7
Moradora do Projeto Moreno Maia há 28 anos, Claucilene Oliveira destacou a importância histórica da entrega. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Moradora do Projeto Moreno Maia há 28 anos, Claucilene Oliveira destacou a importância histórica da entrega.
“Essa ponte representa a nossa liberdade, o direito de ir e vir e a melhoria da qualidade de vida. Durante muitos anos, nas enchentes, ficávamos isolados e dependentes da ajuda do poder público. Agora esse problema não vai mais existir. É um sonho antigo dos moradores, aguardado por mais de 30 anos.”

Ponte Raml Picarrera 4
O morador Pedro de Souza Marcial também celebrou a conquista. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O morador Pedro de Souza Marcial também celebrou a conquista.

“Essa ponte representa um bem muito grande pra nós. A gente ficava ilhado, tinha época que não tinha nada em casa porque não dava pra ir à cidade. O Bocalom está de parabéns. É um bem precioso pra toda a vida.”

Mais investimentos em infraestrutura rural

Ainda nesta quarta-feira, o prefeito Tião Bocalom e sua equipe seguiram para o Ramal Piçarreira, na região do Calafate, onde foi entregue mais uma ponte construída integralmente com recursos próprios do município. A obra beneficia diretamente moradores e produtores rurais, facilitando o escoamento da produção agrícola e fortalecendo a economia local.

Ponte Calafate 4
O prefeito e sua equipe seguiram para o Ramal Piçarreira, na região do Calafate, onde foi entregue mais uma ponte construída integralmente com recursos próprios do município. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“O último dia do ano foi dedicado à entrega de obras. Estivemos na ponte do Caipora, uma obra notável, e agora entregamos outra bela ponte no Ramal Piçarreira. Essa era uma reivindicação de mais de vinte ou trinta anos.

Investimos recursos próprios, mostrando que a prefeitura tem capacidade de realizar. Isso é apoio direto aos trabalhadores e produtores rurais que colocam alimento na mesa da nossa população”, concluiu o prefeito.

Com essas ações, a Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com o desenvolvimento, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida, especialmente nas áreas que por décadas conviveram com o isolamento e a falta de infraestrutura.

Ponte Calafate 5
“Nada melhor do que concluir o ano, em um dia de feriado, trabalhando e mostrando nosso compromisso com a população”, disse Joabe. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Presidente da Câmara Joabe Lira que acompanhou o prefeito nas agendas, ressaltou o memento especial para os moradores da zona rural.

“Um dia especial, o último do ano, 31 de dezembro. Estamos encerrando o ano, e não há melhor maneira de celebrar do que entregando obras. Isso demonstra o compromisso e a dedicação do prefeito, que também compartilhamos na Câmara, com a população de Rio Branco. Nada melhor do que concluir o ano, em um dia de feriado, trabalhando e mostrando nosso compromisso com a população”.

Ponte Calafate 9
Ponte Calafate 8
Ponte Calafate 7
Ponte Calafate 6
Ponte Calafate 3
Ponte Calafate 2
Ponte Calafate 1
Ponte Calafate 10
Ponte Raml Picarrera 28
Ponte Raml Picarrera 27
Ponte Raml Picarrera 26
Ponte Raml Picarrera 21
Ponte Raml Picarrera 20
Ponte Raml Picarrera 19
Ponte Raml Picarrera 18
Ponte Raml Picarrera 17
Ponte Raml Picarrera 16
Ponte Raml Picarrera 14
Ponte Raml Picarrera 12
Ponte Raml Picarrera 13
Ponte Raml Picarrera 5
Ponte Raml Picarrera 10
Ponte Raml Picarrera 9
Ponte Raml Picarrera 8
Ponte Raml Picarrera 3
Ponte Raml Picarrera 2
Ponte Raml Picarrera 6

<p>The post Prefeitura de Rio Branco entrega Ponte do Caipora e garante mais segurança, mobilidade e dignidade à população first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

BR-364 segue em condições críticas e prolonga viagem de Rio Branco ao Vale do Juruá em até 16 horas

Publicado

em

Chuvas agravaram crateras, erosões e deslizamentos; trechos entre Sena Madureira, Manoel Urbano e Feijó são os mais afetados. DNIT e PRF atuam em interdições parciais

Ao longo de 2025, a rodovia acumulou reclamações por más condições de trafegabilidade, e as fortes chuvas das últimas semanas pioraram ainda mais o cenário. Foto: captada 

A BR-364, única ligação terrestre entre o Vale do Juruá e a capital Rio Branco, permanece em situação crítica e continua gerando preocupação entre moradores, motoristas e transportadores. Em 2025, a rodovia foi alvo de constantes críticas devido às más condições e, com as fortes chuvas recentes, o cenário piorou: crateras, erosões e deslizamentos têm tornado trechos intrafegáveis, especialmente entre Sena Madureira, Manoel Urbano e Feijó.

Nas últimas semanas, um trecho próximo à Vila Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul, foi parcialmente interditado após o asfalto ceder com o transbordamento de um igarapé. Equipes do DNIT e da PRF atuam no local para controlar o tráfego e reduzir riscos. Motoristas relatam que o percurso de aproximadamente 635 quilômetros, que antes levava de sete a oito horas, agora pode durar de 12 a 16 horas, causando aumento no consumo de combustível, desgaste mecânico e elevação dos custos de frete.

A rodovia segue essencial para o abastecimento e a economia regional, mas a precariedade estrutural impacta diretamente a mobilidade, a segurança e a rotina dos moradores do Juruá.

Problemas recentes:
  • Interdição parcial próximo à Vila Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul, após o asfalto ceder com o transbordamento de um igarapé;

  • Crateras, erosões e deslizamentos de pista em vários trechos, especialmente entre Sena Madureira, Manoel Urbano e Feijó;

  • Atuação conjunta do DNIT e da PRF para controle do tráfego e redução de riscos.

A situação precária já havia sido apontada pela CNT como uma das piores do país. Foto: captada 

Impactos no tráfego:

O percurso de 635 km, que antes levava 7 a 8 horas, agora pode durar 12 a 16 horas ou mais, devido às manobras para evitar buracos e às condições climáticas.

Prejuízos econômicos:
  • Aumento no consumo de combustível;

  • Desgaste acelerado de pneus, suspensão e componentes mecânicos;

  • Elevação dos custos de frete e manutenção, impactando o abastecimento e a economia regional.

Motoristas relatam que a viagem se tornou “lenta e perigosa”, exigindo atenção constante para não danificar os veículos. Muitos evitam viajar à noite devido à falta de sinalização e iluminação em trechos críticos.

A BR-364 é vital para o isolado Vale do Juruá, sendo a única via para transporte de mercadorias, acesso a saúde, educação e outros serviços na capital. A situação precária já havia sido apontada pela CNT como uma das piores do país.

O DNIT afirma que está monitorando os pontos críticos e realizando intervenções emergenciais, mas obras de recuperação estrutural ainda não têm data para início. Enquanto isso, a população local cobra uma solução definitiva para o problema crônico da rodovia.

A deterioração da BR-364 reflete a vulnerabilidade logística do Acre e escancara a dependência de uma única via para integração regional – cenário que se agrava a cada temporada de chuvas.

O percurso de 635 km, que antes levava 7 a 8 horas, agora pode durar 12 a 16 horas ou mais, devido às manobras para evitar buracos e às condições climáticas. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo