fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Vereadores de Brasiléia debatem planejamento de ramais na 15ª Sessão ordinária

Publicado

em

DSC_0024

Senhor Francisco da Costa Antrobos usou a tribuna

Senhor Francisco da Costa Antrobos usou a tribuna

O Senhor Francisco da Costa Antrobos usou a tribuna desta casa para falar sobre os problemas vivenciados pelos moradores do Bairro marcos Galvão, falou que com certeza a gestão será transparente. Falou que esta satisfeito com relação ao programa ruas do povo e com as maquinas que estão trabalhando nas ruas do bairro, finalizou dizendo que está fiscalizando de perto as obras como presidente do bairro e como morador.

Vereador Bil - PMDB

Vereador Bil – PMDB

Bil PMDB:

Cumprimentou a todos, falou da preocupação dos vereadores com a situação dos bairros São João e Marcos Galvão. Parabenizou o prefeito pela apresentação do planejamento dos ramais que serão contemplados com melhorias. Falou da instalação de bueiros na rua Pedro Alexandrino Neto e da satisfação dos moradores. Parabenizou o Sr. Antônio Francisco por assumir o ITERACRE em Brasileia. Parabenizou o Ministério Público pela realização do seminário sobre os direitos da criança e do adolescente. Falou que esteve no parque e notou a presença de vendedores ambulantes bolivianos, disse que o local virou uma ‘cobijinha’, pediu que se faça uma comissão para analisar essa situação.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação pediu que a SEMED informe porque os alunos do km 26, não estão indo para a escola por falta de pagamento dos motoristas.
  2. Solicitou que a Prefeitura Contrate mais servidores para o Setor de cadastro, e secretaria de obras a cidade cresceu e o setores necessitam de mais servidores.
  3. Sugeriu que a Prefeitura Realize coleta de lixo na Rua Daniel Domingos;
  4.  Pediu que a Prefeitura Realize uma reforma no mirante, a escada está deteriorada;

Finalizou Convidando todos para participarem do dia do desafio no SESC – Acre.

Na ordem do dia o Presidente Mario Jorge concedeu um espaço de 10 minutos para o coordenador do IMAC Alessandro Amaral para que o mesmo esclarecesse sobre algumas informações referentes a este Órgão. O mesmo falou sobre:

  • Queimadas no Acre;
  • Liberação para os produtores utilizarem as queimadas para realizar plantio, no caso do produtor tiver 80% de mata legal;
  • Divulgação de calendário de queimada por região;
Vereadora Erizete - PT

Vereadora Erizete – PT

Erizete PT:

Cumprimentou a todos, falou da felicidade com os esclarecimentos do Coordenador do IMAC, falou que os produtores não estão acostumados com o fogo zero, falou que é importante que essas ações sejam divulgadas. Fez pronunciamento também com relação ao ambulantes bolivianos, que muito prejudicam o comércio local, disse que é importante mobilizar as autoridades sobre essa problemática. Falou sobre a coleta de lixo e da grande insatisfação dos moradores com a falta desse serviço. Falou sobre o pagamento dos motoristas da zona rural, dizendo que os mesmos só podem receber após a liberação de contratos. Sugeriu que fosse feita uma visita ao Secretário de educação na tentativa de resolver esse problema. Falou que está à disposição do município para contribuir com o desenvolvimento. Falou da reclamação das imobiliárias e do preço dos terrenos após o programa ruas do povo, o aumento é abusivo das parcelas, alguns terrenos estão sendo tomados em casos de atraso, convidou os vereadores para fazer uma visita ao Ministério público e se informar sobre essa situação.

  1. Em seguida Solicitou uma moção de Aplauso ao Governo pela liberação das queimadas;
  2. Pediu que a Prefeitura Envie a este Poder legislativo o calendário da coleta de lixo.
  3. Concluiu solicitando que o Coordenador do programa luz para todos informe em que andamento está a execução desse programa no município.
Vereadora Fernanda Hassem - PT

Vereadora Fernanda Hassem – PT

Fernanda Hassem PT:

Cumprimentou a todos, falou sobre o incêndio na casa da vereadora Erizete, falou também sobre a importância da conquista do IMAC em liberar as queimadas, disse que deseja que o 525 km de ramais que comprometidos com melhorias sejam cumpridos, disse que se preocupa com os produtores. Falou da conclusão da construção da nova ETA no início de junho para contemplar os bairros legalizados. Falou também sobre os ambulantes bolivianos. Apresentou o requerimento para todos os vereadores comparecer na secretaria de obras par verificar a situação do recolhimento do lixo e as condições dos trabalhadores.

Indicações:

  1. Solicitou que o Detran reveja a questão do mapeamento das ruas que necessitam de sinalização principalmente frente as escolas IOP, e Getúlio Vargas.
  2. Pediu que a Mesa diretora do poder legislativo articule uma reunião com os gestores do municípios, sobre a sinalização;
  3. Deu Boas-vindas aos novo capitão da Polícia Militar.
  4. Solicitou que a Prefeitura Informe sobre o arraial cultural se vai haver ou não.
  5. Pediu que a Prefeitura Abasteça com água o ginásio de esportes durante a realização do campeonato.
  6. Solicitou que a Prefeitura Reabra e realize limpeza no esgoto na travessa Belém e recoloque bueiros no local.
  7. Pediu que a Prefeitura Informe se existe área verde no Bairro São João.
  8.  Pediu que Prefeitura Se adeque e entre no programa SAGRE que é o sistema de acompanhamento de recursos da sociedade.
  9. Conclui pedindo que a prefeitura resolva o problema de esgoto na rua benjamim Constant.
Vereador Naldo - PRP

Vereador Naldo – PRP

Naldo PRP:

Cumprimentou a todos,

  1. Indicou que a Empresa de transporte, informe a este Poder legislativo os horários de entrada e saída e que não saiam uma atrás da outra, as pessoas da zona rural não estão conseguindo pegar esse transporte por que saem cedo.
  2. Pediu que a Secretaria De Obras providencie um guard- Rayol na rua Olegário França porque ali tem passagem perigosas.
  3.  Secretaria de obras verifique a rede de esgoto na rua Olegário França de próximo ao escola Rui Lino.
  4. Parabenizou o novo coordenador do ITERACRE Antônio Francisco. Falou sobre a questão do transporte escolar. PARABENIZOU O Estado através da ação do IMAC pela liberação do fogo. Falou que espera que a Prefeitura consiga contemplar todos os ramais com benfeitorias.
Vereador Joelson - PP

Vereador Joelson – PP

Joelson PP:

Cumprimentou a todos, falou que ainda há grandes dificuldades para o avanço da produção, falou sobre as possíveis demissões dos servidores estaduais e municipais. Falou sobre comunidades que tem uma grande produção de leite e do incentivo dessa atividade no município.

Indicações:

  1. Solicitou que a Prefeitura Coloque iluminação no Bairro Eldorado, antiga rua da fumaça;
  2. Luiz para todos informe quais comunidades serão contempladas.

Pref. Realize aguamento da avenida Marinho Monte.

  1. Pediu que a Prefeitura Realize melhorias no trecho em frente a ferro sul, avenida marinho Monte.
  2. Pediu que a Prefeitura Insira o ramal do km 52, no programa de benfeitorias e ramal da Eletra.
  3. Solicitou que a Secretaria De saúde Providencie um especialista para manusear o aparelho de ultrassom na Unidade Fernando de Azevedo.
Vereador Marquinhos - PSDB

Vereador Marquinhos – PSDB

Marquinhos PSDB:

Cumprimentou a todos, parabenizou o Senhor Antônio Francisco pelo novo cargo no IETRACRE e o IMAC pelas informações trazidas. Deu as boas vindas ao novo capitão da PM.

Indicações:

Indicou que Prefeitura realize a abertura do Beco da Maria na rua Francisco Alves de Moraes até a rua João Jovino de Oliveira.

  1. Solicitou que a Eletrobrás coloque postes nas ruas do bairro Alberto Castro.
  2. Pediu que a Prefeitura Realize abertura de ruas e iluminação pública e rede de água.
  3. Bairro marcos Galvão, moradores reclamam que não conseguem instalar telefone e internet. OI coloque esse bairro no sistema ou Setor de cadastro.
  4. Finalizou pedindo que a Secretaria De Obras coloque lâmpadas nas ruas do Bairro José Braúna;
Vereador Marivaldo - PMDB

Vereador Marivaldo – PMDB

Marivaldo PMDB:

Cumprimentou a todos, falou sobre os terrenos da rua da fumaça, falou das correspondência atrasadas do correios, falou dos serviço de atendimentos do banco do brasil, falou sobre as reclamações que recebeu sobre o atendimento no hospital e da diferença de tratamento das pessoas, falou sobre o transporte escolar rural e da problemática desses transportes.

Indicações:

  1. Indicou que a Prefeitura Providencie placas nas ruas com nome e CEP.
  2.  Solicitou que a Secretaria De Obras realize limpeza no trecho do curió até a duplicação
  3. Setor Jurídico do Executivo resolva a situação de uma caçamba Mercedes que está em Rio Branco com dívida alta;
Vereador Rosildo - PT

Vereador Rosildo – PT

Rosildo PT:

Cumprimentou a todos, falou das ações do DERACRE e disse que para o Poder executivo realizar as ações na zona rural é necessário maior fiscalização, falou que a merenda escolar é municipalizada e que há produtos proibidos na lista de merenda.

Indicações:

  1. Pediu que a SEMED deixe comprovante de entrega de merenda nas escolas da zona rural;
  2. Solicitou que a prefeitura realize melhorias no Ramal da castanheira e do Pimenta, já foi feita, mas ficou pior;
  3.  Pediu que a Prefeitura Crie os corredores nesses ramais precisamente no ramal do 52.
  4. Ramal do km 13, escola padre André Natalino instale quebra-molas nas proximidades.
  5. Concluiu pedindo que a Prefeitura Realize limpeza nas margens da lateral do ramal do km 13;
Vereadora Tereza - PT

Vereadora Tereza – PT

Tereza PT:

Cumprimentou a todos, convidou todos os presentes para prestigiarem o almoço beneficente a vereadora Erizete. Falou sobre os boxes de venda e a instalação hidráulica e a falta de utilização dos mesmos a falta de movimento no local. Falou sobre o calcário que não está sendo utilizado e não foram entregues aos produtores. Disse que a usina de asfalto não está funcionando por falta de parcerias do município com o DERACRE. Falou do planejamento dos ramais que não teve a participação de alguns vereadores e da população;

Vereador Mário Jorge - PSB

Vereador Mário Jorge – PSB

Mário Jorge PSB:

Cumprimentou a todos, parabenizou a Promotora pela ação no bairro São João e o trabalhos de melhorias já estão sendo realizados, parabenizou a prefeitura pela instalação de bueiros nos ramais.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação solicitou que Prefeitura Realize recuperação nas pontes do ramal da linha 9, km 13 e troque um bueiro que rompeu.
  2. Solicitou que a Prefeitura Realize melhorias no esgoto da Rua Benjamin Constant, próximo à casa da Risomar.
  3. Pediu que a Prefeitura Realize serviços de melhorias no ramal do km 29, e construa uma ponte.
  4. Indicou que a Prefeitura Realize melhorias no ramal do km 35;
  5. Solicitou que a Secretaria De Obras realize melhorias no ramal do km 84; próximo a reserva.
  6. Solicitou que a fábrica de embutidos esteja levando os restos de resíduos e levem direto par o lixão ali os urubus estão tomando de conta.

DSC_0144

Comentários

Acre

Praça da Revolução em Rio Branco se torna atração após acender das luzes de natal

Publicado

em

A Praça da Revolução se transformou em um verdadeiro cenário de conto de fadas com o aguardado acender das luzes do Natal de Vida, Esperança e Dignidade da Prefeitura de Rio Branco. O evento, que marcou o início oficial das festividades natalinas na capital, encantou à população com uma exuberante decoração luminosa. A medida que a noite caía, a expectativa crescia entre os presentes, que aguardavam ansiosos pelo espetáculo de cores e brilho.

A servidora pública Tamires Sousa disse que para ela é motivo de muita emoção relembrar o nascimento de Jesus.

“Nosso prefeito mais um ano está abrilhantando a nossa cidade, cada vez mais superando nossas expectativas deixando a cidade cada ano mais bonita.”

O prefeito de Rio Branco chegou à praça e foi recebido com carinho pelas crianças, famílias e por todos os visitantes.

“Nós temos a certeza absoluta que esse Natal será um Natal com as luzes apresentadas aqui, com o modelo que a gente aprontou para esse ano, bem mais bonito que o ano passado e vai ser espalhado para toda a cidade”, enfatizou.

Com as luzes acesas a praça se tornou um ponto de encontro para famílias inteiras, que aproveitaram a ocasião para desfrutar de momentos especiais juntos.  Uma das surpresas da noite foi a chegada do Papai Noel. Quem espera por um só, vieram dois. Eles chegaram de trem, acompanhados com uma banda de música. Os velhinhos e a mamãe Noel foram recepcionados pelo prefeito Tião Bocalom que entregou à eles a chave da cidade.

“O acender das luzes de Natal na praça também acende o espírito natalino na cidade. A gente sabe que é uma data muito importante aonde vem renascer o amor, a compreensão”, disse o Papai Noel.

Em seguida os papais noéis se retiraram para casa, construída exclusivamente para eles e ficará à disposição dos visitantes até o dia 31 de dezembro. A fila para visitar os velhinhos foi longa.

“Não só o Papai Noel, mas várias atrações artísticas do dia nove até o dia 31. Então se você não pode vir venha e traga toda a sua família para ver a nossa praça que ficou muito bela”, informou o diretor-presidente da FGB,  Andesson Nascimento.

Comentários

Continue lendo

Acre

Condutor de carro que atropelou motoboy é indiciado por três crimes

Publicado

em

Pedro Henrique da Silva Moura de 22 anos, foi indiciado por lesão corporal grave, por dirigir veículo automotor sob influência de bebida alcoólica e por não portar carteira de habilitação.

Pedro Henrique foi preso em flagrante, por atropelar o motoboy Márcia Castro Nogueira de 45 anos. O acidente aconteceu na manhã deste domingo, 10.

A vítima trafegava em uma motocicleta sentido centro bairro, quando o condutor de um Ford Fiesta invadiu a contramão e atingiu Márcio, que é presidente do Bairro Castelo Branco.

O impacto foi violento e o motoboy ficou preso em baixo do carro.

Márcio Nogueira sofreu fratura do sêmur, escoriações pelo corpo e ainda com suspeita de traumatismo cranioencefálico grave.

O condutor do carro, tentou fugir, mas foi preso pouco tempo depois.

Nesta segunda-feira, 11, Pedro Henrique vai passar por uma audiência de custódia, na Vara de Plantão.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cerca de 240 corredores participam da segunda etapa do Circuito de Corrida Marieta Cameli em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

“Eu fui diagnosticada com Mal de Parkinson e o médico pediu que eu fizesse muita atividade física, por isso agora eu estou correndo e cada dia que passa sinto que estou melhor. Meus filhos achavam que eu não ia aguentar, mas fiz os cinco quilômetros em 57 minutos”, essa é a história de Hosana Oliveira, de 59 anos. Ela foi uma das 240 pessoas que participaram da segunda etapa do Circuito de Corrida Marieta Cameli, em Cruzeiro do Sul.

Os competidores se reuniram às 7h da manhã deste domingo, 10, no Estádio Arena do Juruá, onde foi dada a largada.

“Cada dia que eu corro, mais sinto vontade de correr”, diz Hosana Oliveira, participante da corrida. Foto: Erisney Mesquita/Secom

O circuito de 5km e 10km é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). A atividade tem como objetivo promover a prática esportiva no município e arrecadar alimentos para serem doados na campanha Juntos pelo Acre, no projeto Natal Compartilhando Esperança, do governo estadual.

Secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Aberson Carvalho participa da segunda fase do Circuito Marieta Cameli, em Cruzeiro do Sul. Foto: Erisney Mesquita/Secom

De acordo com o secretário da SEE, Aberson Carvalho, esse é um importante evento no calendário do esporte que se encerra com essa programação. “Estamos aqui para mostrar a importância que o esporte tem para o nosso governo e destacar o compromisso que temos com a população, principalmente aquelas que adoram correr nas ruas. Esse circuito fecha com chave de ouro o nosso calendário e, ano que vem, pretendemos aumentar esse 10km para mais um pouco”, destacou o gestor.

Matheus Silva conclui os 10km em 32 minutos e 47 segundos e se torna o campeão masculino. Foto: Erisney Mesquita/Secom

No início da corrida, o secretário anunciou que o valor de todos os prêmios seriam dobrados. O que muito alegrou e incentivou todos os corredores. Matheus Silva, de 23 anos, foi o ganhador do trajeto de 10km, realizando o circuito em 32 minutos e 47 segundos. O jovem participará da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. O prêmio será uma grande ajuda para a sua viagem. “Isso aqui faz tudo valer a pena, todo esforço teve sua recompensa. É um trabalho duro, eu treino bastante, porque tenho o foco de um dia está no atletismo nacional”, conta.

Público feminino também foi destaque na corrida. Foto: Erisney Mesquita/Secom

“É muito importante essa corrida até mesmo para a nossa saúde e eu pretendo correr pelo resto da minha vida”, destaca a nutricionista Natasha do Nascimento, que completou os 5km. Após a corrida, ela e os outros participantes puderam desfrutar de um café da manhã com muitas frutas, para repor as energias.

Cerca de 240 competidores participam da segunda etapa do Circuito de Corrida Marieta Cameli em Cruzeiro do Sul Foto: Erisney Mesquita/Secom

Comentários

Continue lendo








Em alta