Conecte-se conosco

Extra

Vereadores da Câmara de Brasiléia realizam 13º Sessão Ordinária de 2023

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (09), foi realizada a décima terceira Sessão Ordinária de 2023 da 15ª Legislatura da Câmara Municipal de Brasiléia na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e contou com a presença dos vereadores Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Leomar Barbosa (PSD), Lessandro Jorge (Sem Partido), Jurandir Queiroz (PROS), Marinete Mesquita (PT), Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogerio Pontes (PROS) e o Presidente Marquinhos Tibúrcio (MDB).

Grande expediente:

Durante o uso da tribuna os vereadores fizeram indicações de melhorias para a infraestrutura urbana e rural, saúde e educação.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS)

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala na tribuna cumprimentando a todos presentes na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e a todos os que acompanham pelas redes sociais e de oportuno agradeceu a Deus. O vereador indicou que esta casa legislativa envie um documento ao Banco Bradesco, agencia do município de Brasileia, para que tome os devidos providencias para com os cuidados em relação ao atendimento de seus clientes, principalmente com os idosos. O parlamentar indicou a esta casa que envie um documento pedindo para a prefeitura de Brasileia tome as providencias com relação a sujeira, os lixeiros e também o estado de escuridão da quadra esportiva Alberto Castro. De oportuno o edil mencionou sobre a iluminação pública da cidade, solicitando que a prefeitura por meio da secretaria de obras tome as devidas providencias com a escuridão que é geral no município. O vereador solicitou humildemente que a prefeita comunique a esta casa legislativa quando for se ausentar, e deixe o vice prefeito Carlinhos respondendo pelo poder executivo, enfatizando que o gestor também não deixa de ser um servidor público e que tem suas responsabilidades com o município. O parlamentar ressaltou que o município anda esquecido pela prefeita e que não tem condições de cuidar da cidade, pois a mesma anda viajando muito e não conhece os problemas da cidade. O vereador também ressaltou que s população é sabia e que no momento certo irá responder de que não há ninguém de olhos tampados e que a educação no momento é o gargalho da gestão. O edil finalizou a sua oportunidade agradecendo pela oportunidade que a sua pessoa foi dado e que seguirá o mandato sem desrespeitar ninguém e na linha da independência, de que entende que precisa sugerir e muitas vezes dizer de forma mais forte ao executivo dos descasos que Brasileia vive após a reeleição da prefeita.

Vereador Lessandro Jorge (SEM PARTIDO)

Vereador Lessandro Jorge (SEM PARTIDO): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentou o presidente Marquinhos Tibúrcio, os colegas vereadores, os servidores desta casa, o público que acompanha pelas redes sociais e os que se encontram na galeria e nessa casa legislativa. O edil indicou que o poder executivo através da secretaria de obras realize melhorias na rua Ernestina Amaral em toda sua extensão, como também a recuperação da rua Miguel de Assis que cruza com a rua Ernestino Amaral, em especial ao lado da Escola Municipal Fontenele de Castro (em frente ao comercial dos Colonos).  O edil de oportuno indicou que a secretaria de obras providencie a iluminação em alguns pontos da rua Rubro Negro, em especial em frente ao ISE (Instituto Sócio Educativo), pois no momento encontra-se em uma escuridão. O parlamentar pediu em especial para o Poder Executivo, que veja com carinho a situação do Centro de Atendimento para os Autistas, agradecendo por ter conseguido o espaço em boas condições que é no antigo prédio da Vigilância Sanitária, no entanto enfatiza que não adianta só o espaço, precisa-se de profissionais, indicando que a prefeitura veja a possibilidade de estar abrindo um processo de licitação, ou um adicional suplementar especial  ou outro meio que possa está contratando esses profissionais e abrindo o Centro de Atendimento para os Autistas, o vereador Jurandir Queiroz parabeniza o vereador e solicita para se associar a indicação. O parlamentar finalizou a sua oportunidade na tribuna agradecendo a Deus por mais uma sessão produtiva e desejou bom a todos(a) pessoas que acompanham pelas redes sociais.

Vereadora Marinete Mesquita (PT)

Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o público que se faz presente, em nome do presidente José Almeida, e também cumprimenta os demais presentes em nome do Presidente desta casa legislativa, Marquinhos Tibúrcio. A parlamentar reforçou o pedido já realizado pela sua pessoa, para o bairro Francisco José Moreira como um todo, nas ruas Ernestino Amaral, Núbia G. Farias, Maria José da Rocha e Francisco Araújo Silva e se associou ao pedido do vereador Jorge com relação a indicação da melhoria na rua Ernestino Amaral. A vereadora indicou melhorias nas diversas ruas do bairro Alberto Castro e de oportuno realizou fez menção sobre a situação da rua Rubro Negro, como também a Praça Hugo Polli que apresenta uma situação de calamidade. A edil enfatizou que todo dia recebe reclamação referente as Unidades Básicas de Saúde, como o atendimento, ausência de recepcionista e falta de medicamentos na farmácia, e de oportuno solicita ao secretário de saúde, que encaminhe a essa casa legislativa a lista de medicamentos que estão ausentes na Farmácia Municipal. A parlamentar solicitou desta casa legislativa a providencia da cópia de todos pedidos que foram realizados por sua pessoa durante o ano de 2023. A vereadora abordou sobre o projeto que foi aprovado por esta casa legislativa por unanimidade e simplesmente ignorado pelo poder público municipal, o Projeto de autoria da vereadora Neiva Badotti, que Institui sobre políticas públicas do município de Brasiléia para garantias, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, seus familiares e dá outras providencias, e até então nada foi feito e não sendo respeitada, e de oportuno se associa ao pedido do vereador Lessandro Jorge referente a contratação de profissionais para atender este público. A edil finalizou a sua oportunidade na tribuna lembrando que para o ano de 2023 esta casa legislativa liberou, aprovou R$ 104.595.085,00 (cento e quatro milhões quinhentos e noventa e cinco mil e 85 reais), para o executivo trabalhar, ressaltando que os vereadores são impotentes diante da inércia do executivo.

Vereadora Neiva Badotti (PSB)

Vereadora Neiva Badotti (PSB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala registrando a presença do Coordenador da Seccional do Alto Acre de Educação Física, o senhor Castro. A vereadora mostrou por meio de vídeo a situação da rua Rubro Negro que quando não é lama é poeira, enfatizando a indignação dos moradores desta rua. A parlamentar mencionou que acabara de receber um comunicado dos moradores do ramal da Eletra, que se referem mais uma vez ao descaso com a educação, segundo eles um veículo que tem capacidade de transportar 13 alunos esta transportando 23 alunos, colocando em risco a vida dessas crianças, solicitando que a secretária de educação tome providências e que esta casa legislativa encaminhe essa situação para o Ministério Público com urgência. A edil indicou que a secretaria de obras tome a responsabilidade e compre lâmpadas e coloque na rua Marcelino José dos Reis no bairro Ferreira da Silva. A vereadora mencionou que solicitou que realizasse um tapa buraco e que a prefeitura tampou os buracos com barro e piçarra. A parlamentar solicitou que o secretário de saúde resolva a situação dos posto de saúde, já que a maioria não tem pessoal para a limpeza e que a mesma estará fiscalizando e tomando as devidas providências. De oportuno a vereadora indicou que esta casa legislativa encaminhe ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União que vejam a situação da construção da escola Socorro Frota e do CREAS. A vereadora encerrou a sua oportunidade informando a população de Brasiléia que a câmara de vereadores estará disponibilizando a cópia do Projeto de autoria da vereadora Neiva Badotti, que Institui sobre políticas públicas do município de Brasiléia para garantias, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, seus familiares e dá outras providencia, que foi sancionado pela prefeita e se tornou Lei.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB)

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o público que assiste pelas redes sociais. O parlamentar solicitou que o executivo esteja providenciando uma cobertura para atender os feirantes que ficam nas barracas do lado de fora da Feira Maria Florença. O edil solicitou que o DNIT tome providencias, realizando melhorias na Avenida Manoel Marinho Monte, no trecho que compreende a ponte José Augusto até o trevo, pois se encontra em uma situação precária com muitos buracos e a trafegabilidade muito ruim. O Vereador realizou a indicação para a imobiliária do senhor Campos, dono do Loteamento Francisco Peixoto, que o mesmo esteja entrando em parceria com a prefeitura e venha está realizando melhorias nas ruas, como colocando massa asfáltica nas ruas. O vereador solicitou a secretaria de obras, o secretário Lima esteja realizando melhorias no bairro Marcos Galvão, como piçarrar as ruas e assim garantindo o acesso entre elas, tampar os buracos e colocar iluminação na ladeira que dá acesso ao bairro. O parlamentar solicitou para se associar a indicação do vereador Jurandir com relação a iluminação da quadra esportiva do bairro Alberto Castro. De oportuno o vereador realizou o pedido para a secretaria de obras que realize uma boa melhoria no ramal da Esperança km 05, no trecho do Luiz do Sena até o saudoso Vade, pois o mesmo se encontra em um estado precário e assim atender as pessoas que tanto precisa. O edil finalizou a sua oportunidade fazendo menção a fala do vereador Jurandir Queiroz na questão das viagens da prefeita e parabenizou a mesma pela apresentação de um projeto, emenda da ex deputada federal Vanda Milani, da construção de um ponto para os moto táxi e de oportuno também parabenizou a secretária de educação Francisca.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o presidente Marquinhos Tibúrcio e os demais presentes no recinto. O parlamentar realizou o pedido a secretaria de obras, que a mesma possa está resolvendo as situação do Bairro Alberto Castro, onde se encontra ruas alagadas, buracos e uma iluminação precária. O edil indicou que o secretario Lima realize o afastamento do ramal Paraíso, tendo em vista que as aulas já começaram e a população está reclamando e que não realizar o afastamento este ano. De oportuno o vereador mencionou a situação do posto de saúde Antônio Correa, que falta recepcionista, pessoas de limpeza e medicamentos, mencionando que irá procurar o secretário de saúde para saber qual é a situação, se vão resolver, se tem pelo menos um planejamento para resolver essa situação. O parlamentar fez menção sobre o pacote de reajuste da saúde e a falta de mediadores nas escolas para as crianças com autismo, sugerindo para a prefeita que tem que haver um concurso público para mediadire. O Presidente Marquinhos Tibúrcio solicitou uma parte sugerindo ao vereador Reinaldo Gadelha que posam está visitando a secretaria de educação e indagou como está as escolas do estado com relação aos mediadores, o edil agradeceu a ajuda do presidente. O parlamentar finalizou a sua oportunidade agradecendo a todos mais uma vez e que se sente contemplado.

Vereador Rogerio Pontes (PROS)

Vereador Rogerio Pontes (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o presidente Marquinhos Tibúrcio, os colegas vereadores e a todos presentes no recinto. O parlamentar fez menção ao que foi falado em relação a prefeita Fernanda Hassem, ressaltando que tudo o que a prefeita faz no município é criticada pelos colegas adversários no poder legislativo e que irá defendê-la.  O edil mencionou sobre o projeto que irá ser votado com relação a emenda do ex deputado federal Jesus Sergio, que será solicitado a prefeita que destine valores para a escola Socorro Frota e uma parte para a iluminação pública da cidade, o vereador Elenilson Cruz solicitou uma parte informando que R$ 1.000.080,00 destinado para recapear, tampar buraco e recuperar as ruas de Brasiléia, da emenda da deputada federal Vanda Milane O parlamentar parabenizou o deputado estado pelo seu trabalho desenvolvido como deputado estadual. O vereador presidente Marquinhos Tibúrcio solicitou uma parte e sugeriu que o vereador Rogerio Pontes colocasse em sua pauta a indicação para NEW TIMES está providenciando o pagamentos dos servidores já que a mesma não está realizando o pagamento dos seus servidores. O parlamentar encerrou a sua oportunidade desejando sucesso a todos e pedindo que todos trabalhem juntos sem ódio.


Projeto para ser apresentado: Projeto Lei Nº 007/2023 e mensagem Nº 008/2023, que: autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial Suplementar e dá outras providências.

Projeto para ser apresentado: Projeto Lei Nº 008/2023 e mensagem Nº 009/2023, que:” Dispõe sobre Protocolo de Intenções com a finalidade de instituir o Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos e dá outras providencias”.

Projeto para ser reapresentado: Projeto Lei Nº 007/2022, que: “Institui a Politica Municipal de Conscientização e Orientação sobe o Lúpus e dá outras providencias”. De autoria da Parlamentar Neiva Badotti (PSB).

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Adolescente de 15 anos morre após acidente de motocicleta em Xapuri

Publicado

em

Kauan Cristian França de Lima perdeu o controle da moto no bairro Laranjal, foi socorrido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos no hospital.

Um adolescente identificado como Kauan Cristian França de Lima, de 15 anos, morreu após sofrer um acidente de motocicleta na tarde deste domingo (21), no município de Xapuri, interior do Acre.

Segundo as primeiras informações apuradas pelas autoridades, Kauan pilotava uma motocicleta pela Rua Francisco Vieira dos Santos, no bairro Laranjal, quando perdeu o controle do veículo e caiu. As circunstâncias exatas do acidente ainda estão sendo analisadas.

Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou os primeiros socorros e encaminhou o adolescente ainda com vida ao Hospital Estadual Epaminondas Jácome, onde ele recebeu atendimento da equipe médica de plantão.

Apesar dos esforços, o jovem não resistiu aos traumas internos e morreu pouco tempo depois de dar entrada na unidade hospitalar.

Até o momento, não há confirmação do Instituto Médico Legal (IML) sobre a remoção do corpo para a capital para a realização dos exames periciais. As autoridades seguem coletando informações para a elaboração do laudo técnico que deve esclarecer as causas da morte.

Comentários

Continue lendo

Extra

Orçamento 2026: Congresso Nacional aprova R$ 6,5 tri em despesas

Publicado

em

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Texto prevê salário mínimo em R$ 1.621, reserva R$ 5 bilhões para o fundo eleitoral e fixa meta de superávit primário

O Congresso Nacional aprovou, nesta sexta-feira (19), o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2026 (PLN 15/2025). O texto, de relatoria do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), segue agora para sanção presidencial. A proposta estima um orçamento total de R$ 6,5 trilhões, sendo R$ 1,8 trilhão referente ao refinanciamento da dívida pública federal.

Desconsiderando esse valor, o orçamento efetivo soma R$ 4,7 trilhões, sendo R$ 3,27 trilhões provenientes de receitas correntes e R$ 1,23 bilhões de receitas de capital. Do total, R$ 197,9 bilhões poderão ser aplicados em investimentos e R$ 4,5 trilhões nos orçamentos fiscal e da seguridade social.

Para 2026, a meta fiscal estabelecida é de um superávit primário de R$ 34,3 bilhões, mas será considerada cumprida caso o resultado seja de déficit zero.

O texto também prevê uma despesa extra de cerca de R$ 5 bilhões com o fundo eleitoral. Já o salário mínimo foi confirmado em R$ 1.621, valor R$ 10 inferior ao previsto na proposta original enviada pelo governo.

Principais despesas do Orçamento de 2026

Sem considerar o orçamento das estatais, as principais despesas do Orçamento de 2026 são:

  • Pessoal e encargos sociais: R$ 489,5 bilhões
  • Juros e encargos da dívida: R$ 643,9 bilhões
  • Outras despesas correntes: R$ 2,6 trilhões
  • Investimentos: R$ 79,7 bilhões
  • Inversões financeiras: R$ 229,1 bilhões
  • Amortização da dívida: R$ 2,2 trilhões
  • Reserva de contingência: R$ 36,5 bilhões

As despesas com pessoal terão aumento de R$ 11,4 bilhões em 2026, em comparação com 2025. Desse total, R$ 7,1 bilhões referem-se a reajustes remuneratórios e concessão de vantagens, enquanto R$ 4,3 bilhões destinam-se ao provimento de 47.871 cargos, funções e gratificações.

Emendas parlamentares

O relatório do Orçamento de 2026 prevê cerca de R$ 61 bilhões em emendas parlamentares. Desse total, aproximadamente R$ 37,8 bilhões correspondem a emendas impositivas, de execução obrigatória. As emendas individuais, apresentadas por deputados e senadores, somam R$ 26,6 bilhões, enquanto as emendas de bancada estadual totalizam R$ 11,2 bilhões. Já as emendas de comissão, que não têm execução obrigatória, somam R$ 12,1 bilhões.

Além disso, o parecer reserva outros R$ 11,1 bilhões em parcelas adicionais, destinadas a despesas discricionárias e a projetos selecionados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Com a redistribuição dos recursos em relação ao projeto original, alguns ministérios tiveram reforço orçamentário. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por exemplo, passou de R$ 6,1 bilhões na proposta original para R$ 12,7 bilhões. Já o Ministério da Previdência Social sofreu uma redução de R$ 6 bilhões.

Confira o Orçamento 2026 por ministério:

  • Agricultura e Pecuária: R$ 12 bilhões
  • Saúde: R$ 271,3 bilhões
  • Desenvolvimento Agrário: R$ 6,3 bilhões
  • Esporte: R$ 2,4 bilhões
  • Integração e Desenvolvimento Regional: R$ 12,7 bilhões
  • Turismo: R$ 3,2 bilhões
  • Cidades: R$ 16,8 bilhões
  • Previdência Social: R$ 1,146 trilhões

O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Efraim Filho (União-PB), ressaltou a importância de o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) ter sido aprovado antes do encerramento do ano legislativo, ao contrário do Orçamento de 2025, cuja votação só ocorreu em abril.

Segundo o senador, a aprovação antecipada reforça a previsibilidade e a confiança na condução das contas públicas. “O Congresso hoje faz a sua parte e entrega um orçamento com transparência, rastreabilidade e previsibilidade. Não inibe investimentos, atrai quem quer olhar para o Brasil com um cenário de equilíbrio e evita o aumento da inflação e dos juros”, enfatizou.

Créditos adicionais no Orçamento de 2025

Na mesma sessão conjunta, deputados e senadores aprovaram 19 projetos de abertura de créditos no Orçamento de 2025, que somam quase R$ 30 bilhões. O maior deles (PLN 26/25), no valor de R$ 14,4 bilhões, autoriza pagamentos a diversos ministérios e unidades orçamentárias da União.

Outro destaque é o PLN 6/25, que abre crédito suplementar de R$ 8,8 bilhões, principalmente para a constituição do Fundo de Compensação de Benefícios Fiscais, previsto na reforma tributária. O fundo tem como objetivo compensar perdas de arrecadação dos estados decorrentes da extinção gradual de benefícios fiscais.

A relação completa dos projetos de abertura de crédito pode ser consultada na página da Agência Câmara de Notícias.

Comentários

Continue lendo

Extra

InfoGripe: influenza A aumenta casos de SRAG na Região Norte

Publicado

em

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Boletim da Fiocruz aponta alta das hospitalizações e reforça importância da vacinação

A última edição de 2025 do Boletim InfoGripe, divulgada nesta sexta-feira (19) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revela que a alta incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em estados da Região Norte — como Acre, Amazonas, Pará e Tocantins — tem sido provocada pelo vírus influenza A. Os casos atingem principalmente a população adulta e idosa.

O boletim também registra aumento das hospitalizações por influenza A em alguns estados do Nordeste, como Bahia, Maranhão e Piauí, além de Santa Catarina, na Região Sul. No Espírito Santo, há indícios de retomada do crescimento das internações pela mesma doença.

A pesquisadora do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, reforça a importância da vacinação contra a influenza, especialmente na Região Norte, onde a campanha de imunização está em fase inicial.

“Agora é o período de vacinação contra a influenza A na Região Norte. Por isso, é fundamental que as pessoas dos grupos de risco dessa região se vacinem o quanto antes, para ficarem protegidas contra casos graves e óbitos causados pelo vírus”, orienta.

Queda geral nos casos de SRAG

No âmbito nacional, o cenário indica sinais de queda na tendência de longo prazo, considerando as últimas seis semanas, e de estabilização ou oscilação na tendência de curto prazo, referente às três semanas mais recentes.

Apesar disso, seis unidades da federação ainda apresentam níveis de incidência de SRAG classificados como alerta, risco ou alto risco, com tendência de crescimento no longo prazo: Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Distrito Federal.

A mesma situação foi observada em cinco capitais: Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA), Palmas (TO) e Macapá (AP).

Prevalência dos vírus entre casos e óbitos

Em 2025, foram notificados 224.721 casos de SRAG no país. Desse total, 117.541 (52,3%) tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 84.004 (37,4%) apresentaram resultado negativo e pelo menos 8.791 (3,9%) ainda aguardam confirmação laboratorial.

Entre os casos positivos, a distribuição dos vírus ao longo do ano foi a seguinte:

  • 37,4% – vírus sincicial respiratório (VSR)
  • 29,3% – rinovírus
  • 23,1% – influenza A
  • 8,5% – Covid-19
  • 1,2% – influenza B

Em relação aos óbitos, foram registrados 13.234 casos de morte por SRAG em 2025. Desses, 6.687 (50,5%) tiveram confirmação laboratorial para algum vírus respiratório, 5.315 (40,2%) apresentaram resultado negativo e ao menos 210 (1,6%) ainda aguardam análise.

Entre os óbitos confirmados, os principais agentes identificados foram:

  • 24,4% – Covid-19
  • 14,7% – rinovírus
  • 11% – VSR
  • 8,2% – influenza A
  • 1,8% – influenza B

O levantamento do InfoGripe tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, atualizados até 13 de dezembro, e é referente à Semana Epidemiológica (SE) 50. Confira outros detalhes no link.

VEJA MAIS:

Comentários

Continue lendo