Extra
Vereadores da Câmara de Brasiléia realizam 13º Sessão Ordinária de 2023

Na manhã desta terça-feira (09), foi realizada a décima terceira Sessão Ordinária de 2023 da 15ª Legislatura da Câmara Municipal de Brasiléia na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e contou com a presença dos vereadores Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Leomar Barbosa (PSD), Lessandro Jorge (Sem Partido), Jurandir Queiroz (PROS), Marinete Mesquita (PT), Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogerio Pontes (PROS) e o Presidente Marquinhos Tibúrcio (MDB).
Grande expediente:
Durante o uso da tribuna os vereadores fizeram indicações de melhorias para a infraestrutura urbana e rural, saúde e educação.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS)
Vereador Jurandir Queiroz (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala na tribuna cumprimentando a todos presentes na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e a todos os que acompanham pelas redes sociais e de oportuno agradeceu a Deus. O vereador indicou que esta casa legislativa envie um documento ao Banco Bradesco, agencia do município de Brasileia, para que tome os devidos providencias para com os cuidados em relação ao atendimento de seus clientes, principalmente com os idosos. O parlamentar indicou a esta casa que envie um documento pedindo para a prefeitura de Brasileia tome as providencias com relação a sujeira, os lixeiros e também o estado de escuridão da quadra esportiva Alberto Castro. De oportuno o edil mencionou sobre a iluminação pública da cidade, solicitando que a prefeitura por meio da secretaria de obras tome as devidas providencias com a escuridão que é geral no município. O vereador solicitou humildemente que a prefeita comunique a esta casa legislativa quando for se ausentar, e deixe o vice prefeito Carlinhos respondendo pelo poder executivo, enfatizando que o gestor também não deixa de ser um servidor público e que tem suas responsabilidades com o município. O parlamentar ressaltou que o município anda esquecido pela prefeita e que não tem condições de cuidar da cidade, pois a mesma anda viajando muito e não conhece os problemas da cidade. O vereador também ressaltou que s população é sabia e que no momento certo irá responder de que não há ninguém de olhos tampados e que a educação no momento é o gargalho da gestão. O edil finalizou a sua oportunidade agradecendo pela oportunidade que a sua pessoa foi dado e que seguirá o mandato sem desrespeitar ninguém e na linha da independência, de que entende que precisa sugerir e muitas vezes dizer de forma mais forte ao executivo dos descasos que Brasileia vive após a reeleição da prefeita.

Vereador Lessandro Jorge (SEM PARTIDO)
Vereador Lessandro Jorge (SEM PARTIDO): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentou o presidente Marquinhos Tibúrcio, os colegas vereadores, os servidores desta casa, o público que acompanha pelas redes sociais e os que se encontram na galeria e nessa casa legislativa. O edil indicou que o poder executivo através da secretaria de obras realize melhorias na rua Ernestina Amaral em toda sua extensão, como também a recuperação da rua Miguel de Assis que cruza com a rua Ernestino Amaral, em especial ao lado da Escola Municipal Fontenele de Castro (em frente ao comercial dos Colonos). O edil de oportuno indicou que a secretaria de obras providencie a iluminação em alguns pontos da rua Rubro Negro, em especial em frente ao ISE (Instituto Sócio Educativo), pois no momento encontra-se em uma escuridão. O parlamentar pediu em especial para o Poder Executivo, que veja com carinho a situação do Centro de Atendimento para os Autistas, agradecendo por ter conseguido o espaço em boas condições que é no antigo prédio da Vigilância Sanitária, no entanto enfatiza que não adianta só o espaço, precisa-se de profissionais, indicando que a prefeitura veja a possibilidade de estar abrindo um processo de licitação, ou um adicional suplementar especial ou outro meio que possa está contratando esses profissionais e abrindo o Centro de Atendimento para os Autistas, o vereador Jurandir Queiroz parabeniza o vereador e solicita para se associar a indicação. O parlamentar finalizou a sua oportunidade na tribuna agradecendo a Deus por mais uma sessão produtiva e desejou bom a todos(a) pessoas que acompanham pelas redes sociais.

Vereadora Marinete Mesquita (PT)
Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o público que se faz presente, em nome do presidente José Almeida, e também cumprimenta os demais presentes em nome do Presidente desta casa legislativa, Marquinhos Tibúrcio. A parlamentar reforçou o pedido já realizado pela sua pessoa, para o bairro Francisco José Moreira como um todo, nas ruas Ernestino Amaral, Núbia G. Farias, Maria José da Rocha e Francisco Araújo Silva e se associou ao pedido do vereador Jorge com relação a indicação da melhoria na rua Ernestino Amaral. A vereadora indicou melhorias nas diversas ruas do bairro Alberto Castro e de oportuno realizou fez menção sobre a situação da rua Rubro Negro, como também a Praça Hugo Polli que apresenta uma situação de calamidade. A edil enfatizou que todo dia recebe reclamação referente as Unidades Básicas de Saúde, como o atendimento, ausência de recepcionista e falta de medicamentos na farmácia, e de oportuno solicita ao secretário de saúde, que encaminhe a essa casa legislativa a lista de medicamentos que estão ausentes na Farmácia Municipal. A parlamentar solicitou desta casa legislativa a providencia da cópia de todos pedidos que foram realizados por sua pessoa durante o ano de 2023. A vereadora abordou sobre o projeto que foi aprovado por esta casa legislativa por unanimidade e simplesmente ignorado pelo poder público municipal, o Projeto de autoria da vereadora Neiva Badotti, que Institui sobre políticas públicas do município de Brasiléia para garantias, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, seus familiares e dá outras providencias, e até então nada foi feito e não sendo respeitada, e de oportuno se associa ao pedido do vereador Lessandro Jorge referente a contratação de profissionais para atender este público. A edil finalizou a sua oportunidade na tribuna lembrando que para o ano de 2023 esta casa legislativa liberou, aprovou R$ 104.595.085,00 (cento e quatro milhões quinhentos e noventa e cinco mil e 85 reais), para o executivo trabalhar, ressaltando que os vereadores são impotentes diante da inércia do executivo.

Vereadora Neiva Badotti (PSB)
Vereadora Neiva Badotti (PSB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala registrando a presença do Coordenador da Seccional do Alto Acre de Educação Física, o senhor Castro. A vereadora mostrou por meio de vídeo a situação da rua Rubro Negro que quando não é lama é poeira, enfatizando a indignação dos moradores desta rua. A parlamentar mencionou que acabara de receber um comunicado dos moradores do ramal da Eletra, que se referem mais uma vez ao descaso com a educação, segundo eles um veículo que tem capacidade de transportar 13 alunos esta transportando 23 alunos, colocando em risco a vida dessas crianças, solicitando que a secretária de educação tome providências e que esta casa legislativa encaminhe essa situação para o Ministério Público com urgência. A edil indicou que a secretaria de obras tome a responsabilidade e compre lâmpadas e coloque na rua Marcelino José dos Reis no bairro Ferreira da Silva. A vereadora mencionou que solicitou que realizasse um tapa buraco e que a prefeitura tampou os buracos com barro e piçarra. A parlamentar solicitou que o secretário de saúde resolva a situação dos posto de saúde, já que a maioria não tem pessoal para a limpeza e que a mesma estará fiscalizando e tomando as devidas providências. De oportuno a vereadora indicou que esta casa legislativa encaminhe ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União que vejam a situação da construção da escola Socorro Frota e do CREAS. A vereadora encerrou a sua oportunidade informando a população de Brasiléia que a câmara de vereadores estará disponibilizando a cópia do Projeto de autoria da vereadora Neiva Badotti, que Institui sobre políticas públicas do município de Brasiléia para garantias, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, seus familiares e dá outras providencia, que foi sancionado pela prefeita e se tornou Lei.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB)
Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o público que assiste pelas redes sociais. O parlamentar solicitou que o executivo esteja providenciando uma cobertura para atender os feirantes que ficam nas barracas do lado de fora da Feira Maria Florença. O edil solicitou que o DNIT tome providencias, realizando melhorias na Avenida Manoel Marinho Monte, no trecho que compreende a ponte José Augusto até o trevo, pois se encontra em uma situação precária com muitos buracos e a trafegabilidade muito ruim. O Vereador realizou a indicação para a imobiliária do senhor Campos, dono do Loteamento Francisco Peixoto, que o mesmo esteja entrando em parceria com a prefeitura e venha está realizando melhorias nas ruas, como colocando massa asfáltica nas ruas. O vereador solicitou a secretaria de obras, o secretário Lima esteja realizando melhorias no bairro Marcos Galvão, como piçarrar as ruas e assim garantindo o acesso entre elas, tampar os buracos e colocar iluminação na ladeira que dá acesso ao bairro. O parlamentar solicitou para se associar a indicação do vereador Jurandir com relação a iluminação da quadra esportiva do bairro Alberto Castro. De oportuno o vereador realizou o pedido para a secretaria de obras que realize uma boa melhoria no ramal da Esperança km 05, no trecho do Luiz do Sena até o saudoso Vade, pois o mesmo se encontra em um estado precário e assim atender as pessoas que tanto precisa. O edil finalizou a sua oportunidade fazendo menção a fala do vereador Jurandir Queiroz na questão das viagens da prefeita e parabenizou a mesma pela apresentação de um projeto, emenda da ex deputada federal Vanda Milani, da construção de um ponto para os moto táxi e de oportuno também parabenizou a secretária de educação Francisca.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)
Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o presidente Marquinhos Tibúrcio e os demais presentes no recinto. O parlamentar realizou o pedido a secretaria de obras, que a mesma possa está resolvendo as situação do Bairro Alberto Castro, onde se encontra ruas alagadas, buracos e uma iluminação precária. O edil indicou que o secretario Lima realize o afastamento do ramal Paraíso, tendo em vista que as aulas já começaram e a população está reclamando e que não realizar o afastamento este ano. De oportuno o vereador mencionou a situação do posto de saúde Antônio Correa, que falta recepcionista, pessoas de limpeza e medicamentos, mencionando que irá procurar o secretário de saúde para saber qual é a situação, se vão resolver, se tem pelo menos um planejamento para resolver essa situação. O parlamentar fez menção sobre o pacote de reajuste da saúde e a falta de mediadores nas escolas para as crianças com autismo, sugerindo para a prefeita que tem que haver um concurso público para mediadire. O Presidente Marquinhos Tibúrcio solicitou uma parte sugerindo ao vereador Reinaldo Gadelha que posam está visitando a secretaria de educação e indagou como está as escolas do estado com relação aos mediadores, o edil agradeceu a ajuda do presidente. O parlamentar finalizou a sua oportunidade agradecendo a todos mais uma vez e que se sente contemplado.

Vereador Rogerio Pontes (PROS)
Vereador Rogerio Pontes (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o presidente Marquinhos Tibúrcio, os colegas vereadores e a todos presentes no recinto. O parlamentar fez menção ao que foi falado em relação a prefeita Fernanda Hassem, ressaltando que tudo o que a prefeita faz no município é criticada pelos colegas adversários no poder legislativo e que irá defendê-la. O edil mencionou sobre o projeto que irá ser votado com relação a emenda do ex deputado federal Jesus Sergio, que será solicitado a prefeita que destine valores para a escola Socorro Frota e uma parte para a iluminação pública da cidade, o vereador Elenilson Cruz solicitou uma parte informando que R$ 1.000.080,00 destinado para recapear, tampar buraco e recuperar as ruas de Brasiléia, da emenda da deputada federal Vanda Milane O parlamentar parabenizou o deputado estado pelo seu trabalho desenvolvido como deputado estadual. O vereador presidente Marquinhos Tibúrcio solicitou uma parte e sugeriu que o vereador Rogerio Pontes colocasse em sua pauta a indicação para NEW TIMES está providenciando o pagamentos dos servidores já que a mesma não está realizando o pagamento dos seus servidores. O parlamentar encerrou a sua oportunidade desejando sucesso a todos e pedindo que todos trabalhem juntos sem ódio.
Projeto para ser apresentado: Projeto Lei Nº 007/2023 e mensagem Nº 008/2023, que: autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial Suplementar e dá outras providências.
Projeto para ser apresentado: Projeto Lei Nº 008/2023 e mensagem Nº 009/2023, que:” Dispõe sobre Protocolo de Intenções com a finalidade de instituir o Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos e dá outras providencias”.
Projeto para ser reapresentado: Projeto Lei Nº 007/2022, que: “Institui a Politica Municipal de Conscientização e Orientação sobe o Lúpus e dá outras providencias”. De autoria da Parlamentar Neiva Badotti (PSB).
Comentários
Extra
Polícia Civil prende foragido acusado de tentativa de homicídio em Xapuri

A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado.
Mandado foi cumprido na zona rural após descumprimento de medida protetiva; crime ocorreu em bar no bairro da Sibéria
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Xapuri, cumpriu na manhã desta terça-feira (10) um mandado de prisão preventiva contra J.S.S., de 25 anos, que estava foragido da Justiça. A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.
A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado. J.S.S. é acusado de tentativa de homicídio registrada na madrugada de 11 de janeiro deste ano, em um bar localizado no bairro da Sibéria, na região conhecida como “4 Bocas”, em Xapuri.
Conforme o inquérito policial, o suspeito, armado com uma arma branca, teria atacado por ciúmes o comerciante conhecido como “Teodoro”, morador do bairro da Sibéria, ao ver a ex-namorada acompanhada de outra pessoa. A vítima foi atingida com um golpe no pescoço, e outras perfurações só não foram consumadas devido à intervenção dos seguranças do estabelecimento.
Após o crime, o autor fugiu e passou a ser considerado foragido. Durante o período em que esteve escondido, segundo a Polícia Civil, ele enviou mensagens ameaçadoras à ex-namorada, inclusive desafiando a Justiça, o que reforçou o pedido de prisão preventiva.

A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.
Diante dos fatos, o delegado Luccas Vianna representou pela prisão do acusado, que foi decretada pelo Judiciário e cumprida pela equipe de investigação coordenada pelo inspetor-chefe Eurico Feitosa. O preso foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.
Comentários
Extra
Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é executado a tiros em Rio Branco
Vítima teria sido atraída para uma emboscada após cobrança de dívida; crime será investigado pela DHPP
Um homicídio com características de execução foi registrado por volta das 17h desta segunda-feira (9), na rua Içá, no bairro Ruilino 3, em Rio Branco. A vítima foi identificada como Francisco Costa das Chagas Filho, de 28 anos, que fazia uso de tornozeleira eletrônica.
De acordo com informações repassadas à polícia pela esposa da vítima, Francisco possuía uma dívida de alto valor e, durante a tarde, teria recebido uma ligação cobrando a quitação do débito. Segundo ela, o homem informou que dispunha apenas de R$ 14 mil. Após o contato, Francisco saiu de casa conduzindo um Volkswagen Golf, de cor branca, em direção ao local combinado.
A principal suspeita da polícia é de que a vítima tenha caído em uma emboscada. Ao chegar à rua Içá, Francisco teria sido levado para uma área de mata, onde foi executado com três disparos de arma de fogo, sendo um deles diretamente no coração.
Moradores da região relataram ter ouvido os tiros, mas ninguém saiu para verificar o ocorrido. O corpo só foi localizado após a esposa da vítima rastrear a localização do telefone celular de Francisco. No local, o veículo foi encontrado estacionado na via pública, enquanto o corpo estava em meio à vegetação.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Uma ambulância de suporte avançado, sob coordenação do médico Manoel Neto, esteve no local, mas os socorristas apenas puderam confirmar o óbito. A análise inicial apontou três perfurações por arma de fogo.
A Polícia Militar, por meio de equipes do 1º Batalhão, isolou a área para preservação da cena do crime. Investigadores da Equipe de Pronto Emprego (EPE) também estiveram no local colhendo informações preliminares.
O Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) foi acionado, e a equipe de plantão do Instituto Médico Legal (IML) realizou a perícia e a remoção do corpo.
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca esclarecer a autoria e a motivação do crime.
Comentários
Extra
Farmácia Municipal de Epitaciolândia reforça compromisso diário com a saúde da população
Cuidar da saúde da população é um compromisso diário da gestão municipal de Epitaciolândia. A Farmácia Municipal segue desempenhando um papel fundamental ao garantir o acesso contínuo a medicamentos essenciais, fortalecendo as ações de cuidado, prevenção e promoção da qualidade de vida, especialmente para quem mais precisa.
Com atendimento regular e abastecimento permanente, a Farmácia Municipal contribui diretamente para a eficácia dos tratamentos, reduzindo complicações de saúde e assegurando mais dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra uma política pública voltada à saúde preventiva, considerada um dos pilares para o avanço na qualidade de vida da população.
Esse trabalho é resultado do compromisso e da responsabilidade da gestão do prefeito Sérgio Lopes e Sergio Mesquita, em conjunto com a secretária municipal de Saúde, Marinete Mesquita, que têm priorizado investimentos e ações estratégicas voltadas ao bem-estar coletivo. A administração municipal entende que saúde pública se constrói com presença constante, planejamento e responsabilidade social.
Balanço de atendimentos – Janeiro/2026
Somente no mês de janeiro, a Farmácia Municipal de Epitaciolândia atendeu 3.044 receitas, sendo 467 receitas de medicamentos controlados. No período, foram dispensados mais de 168 mil medicamentos, demonstrando a amplitude e a importância do serviço prestado à população.
A Farmácia Municipal reafirma, assim, seu papel como um importante instrumento de cuidado e apoio à população, consolidando-se como uma das conquistas da atual gestão e fortalecendo o compromisso com uma saúde mais humana, acessível e eficiente.























Você precisa fazer login para comentar.