Extra
Vereadores da Câmara de Brasiléia realizam 13º Sessão Ordinária de 2023
Na manhã desta terça-feira (09), foi realizada a décima terceira Sessão Ordinária de 2023 da 15ª Legislatura da Câmara Municipal de Brasiléia na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e contou com a presença dos vereadores Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Leomar Barbosa (PSD), Lessandro Jorge (Sem Partido), Jurandir Queiroz (PROS), Marinete Mesquita (PT), Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogerio Pontes (PROS) e o Presidente Marquinhos Tibúrcio (MDB).
Grande expediente:
Durante o uso da tribuna os vereadores fizeram indicações de melhorias para a infraestrutura urbana e rural, saúde e educação.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS)
Vereador Jurandir Queiroz (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala na tribuna cumprimentando a todos presentes na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e a todos os que acompanham pelas redes sociais e de oportuno agradeceu a Deus. O vereador indicou que esta casa legislativa envie um documento ao Banco Bradesco, agencia do município de Brasileia, para que tome os devidos providencias para com os cuidados em relação ao atendimento de seus clientes, principalmente com os idosos. O parlamentar indicou a esta casa que envie um documento pedindo para a prefeitura de Brasileia tome as providencias com relação a sujeira, os lixeiros e também o estado de escuridão da quadra esportiva Alberto Castro. De oportuno o edil mencionou sobre a iluminação pública da cidade, solicitando que a prefeitura por meio da secretaria de obras tome as devidas providencias com a escuridão que é geral no município. O vereador solicitou humildemente que a prefeita comunique a esta casa legislativa quando for se ausentar, e deixe o vice prefeito Carlinhos respondendo pelo poder executivo, enfatizando que o gestor também não deixa de ser um servidor público e que tem suas responsabilidades com o município. O parlamentar ressaltou que o município anda esquecido pela prefeita e que não tem condições de cuidar da cidade, pois a mesma anda viajando muito e não conhece os problemas da cidade. O vereador também ressaltou que s população é sabia e que no momento certo irá responder de que não há ninguém de olhos tampados e que a educação no momento é o gargalho da gestão. O edil finalizou a sua oportunidade agradecendo pela oportunidade que a sua pessoa foi dado e que seguirá o mandato sem desrespeitar ninguém e na linha da independência, de que entende que precisa sugerir e muitas vezes dizer de forma mais forte ao executivo dos descasos que Brasileia vive após a reeleição da prefeita.

Vereador Lessandro Jorge (SEM PARTIDO)
Vereador Lessandro Jorge (SEM PARTIDO): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentou o presidente Marquinhos Tibúrcio, os colegas vereadores, os servidores desta casa, o público que acompanha pelas redes sociais e os que se encontram na galeria e nessa casa legislativa. O edil indicou que o poder executivo através da secretaria de obras realize melhorias na rua Ernestina Amaral em toda sua extensão, como também a recuperação da rua Miguel de Assis que cruza com a rua Ernestino Amaral, em especial ao lado da Escola Municipal Fontenele de Castro (em frente ao comercial dos Colonos). O edil de oportuno indicou que a secretaria de obras providencie a iluminação em alguns pontos da rua Rubro Negro, em especial em frente ao ISE (Instituto Sócio Educativo), pois no momento encontra-se em uma escuridão. O parlamentar pediu em especial para o Poder Executivo, que veja com carinho a situação do Centro de Atendimento para os Autistas, agradecendo por ter conseguido o espaço em boas condições que é no antigo prédio da Vigilância Sanitária, no entanto enfatiza que não adianta só o espaço, precisa-se de profissionais, indicando que a prefeitura veja a possibilidade de estar abrindo um processo de licitação, ou um adicional suplementar especial ou outro meio que possa está contratando esses profissionais e abrindo o Centro de Atendimento para os Autistas, o vereador Jurandir Queiroz parabeniza o vereador e solicita para se associar a indicação. O parlamentar finalizou a sua oportunidade na tribuna agradecendo a Deus por mais uma sessão produtiva e desejou bom a todos(a) pessoas que acompanham pelas redes sociais.

Vereadora Marinete Mesquita (PT)
Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o público que se faz presente, em nome do presidente José Almeida, e também cumprimenta os demais presentes em nome do Presidente desta casa legislativa, Marquinhos Tibúrcio. A parlamentar reforçou o pedido já realizado pela sua pessoa, para o bairro Francisco José Moreira como um todo, nas ruas Ernestino Amaral, Núbia G. Farias, Maria José da Rocha e Francisco Araújo Silva e se associou ao pedido do vereador Jorge com relação a indicação da melhoria na rua Ernestino Amaral. A vereadora indicou melhorias nas diversas ruas do bairro Alberto Castro e de oportuno realizou fez menção sobre a situação da rua Rubro Negro, como também a Praça Hugo Polli que apresenta uma situação de calamidade. A edil enfatizou que todo dia recebe reclamação referente as Unidades Básicas de Saúde, como o atendimento, ausência de recepcionista e falta de medicamentos na farmácia, e de oportuno solicita ao secretário de saúde, que encaminhe a essa casa legislativa a lista de medicamentos que estão ausentes na Farmácia Municipal. A parlamentar solicitou desta casa legislativa a providencia da cópia de todos pedidos que foram realizados por sua pessoa durante o ano de 2023. A vereadora abordou sobre o projeto que foi aprovado por esta casa legislativa por unanimidade e simplesmente ignorado pelo poder público municipal, o Projeto de autoria da vereadora Neiva Badotti, que Institui sobre políticas públicas do município de Brasiléia para garantias, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, seus familiares e dá outras providencias, e até então nada foi feito e não sendo respeitada, e de oportuno se associa ao pedido do vereador Lessandro Jorge referente a contratação de profissionais para atender este público. A edil finalizou a sua oportunidade na tribuna lembrando que para o ano de 2023 esta casa legislativa liberou, aprovou R$ 104.595.085,00 (cento e quatro milhões quinhentos e noventa e cinco mil e 85 reais), para o executivo trabalhar, ressaltando que os vereadores são impotentes diante da inércia do executivo.

Vereadora Neiva Badotti (PSB)
Vereadora Neiva Badotti (PSB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala registrando a presença do Coordenador da Seccional do Alto Acre de Educação Física, o senhor Castro. A vereadora mostrou por meio de vídeo a situação da rua Rubro Negro que quando não é lama é poeira, enfatizando a indignação dos moradores desta rua. A parlamentar mencionou que acabara de receber um comunicado dos moradores do ramal da Eletra, que se referem mais uma vez ao descaso com a educação, segundo eles um veículo que tem capacidade de transportar 13 alunos esta transportando 23 alunos, colocando em risco a vida dessas crianças, solicitando que a secretária de educação tome providências e que esta casa legislativa encaminhe essa situação para o Ministério Público com urgência. A edil indicou que a secretaria de obras tome a responsabilidade e compre lâmpadas e coloque na rua Marcelino José dos Reis no bairro Ferreira da Silva. A vereadora mencionou que solicitou que realizasse um tapa buraco e que a prefeitura tampou os buracos com barro e piçarra. A parlamentar solicitou que o secretário de saúde resolva a situação dos posto de saúde, já que a maioria não tem pessoal para a limpeza e que a mesma estará fiscalizando e tomando as devidas providências. De oportuno a vereadora indicou que esta casa legislativa encaminhe ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União que vejam a situação da construção da escola Socorro Frota e do CREAS. A vereadora encerrou a sua oportunidade informando a população de Brasiléia que a câmara de vereadores estará disponibilizando a cópia do Projeto de autoria da vereadora Neiva Badotti, que Institui sobre políticas públicas do município de Brasiléia para garantias, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, seus familiares e dá outras providencia, que foi sancionado pela prefeita e se tornou Lei.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB)
Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o público que assiste pelas redes sociais. O parlamentar solicitou que o executivo esteja providenciando uma cobertura para atender os feirantes que ficam nas barracas do lado de fora da Feira Maria Florença. O edil solicitou que o DNIT tome providencias, realizando melhorias na Avenida Manoel Marinho Monte, no trecho que compreende a ponte José Augusto até o trevo, pois se encontra em uma situação precária com muitos buracos e a trafegabilidade muito ruim. O Vereador realizou a indicação para a imobiliária do senhor Campos, dono do Loteamento Francisco Peixoto, que o mesmo esteja entrando em parceria com a prefeitura e venha está realizando melhorias nas ruas, como colocando massa asfáltica nas ruas. O vereador solicitou a secretaria de obras, o secretário Lima esteja realizando melhorias no bairro Marcos Galvão, como piçarrar as ruas e assim garantindo o acesso entre elas, tampar os buracos e colocar iluminação na ladeira que dá acesso ao bairro. O parlamentar solicitou para se associar a indicação do vereador Jurandir com relação a iluminação da quadra esportiva do bairro Alberto Castro. De oportuno o vereador realizou o pedido para a secretaria de obras que realize uma boa melhoria no ramal da Esperança km 05, no trecho do Luiz do Sena até o saudoso Vade, pois o mesmo se encontra em um estado precário e assim atender as pessoas que tanto precisa. O edil finalizou a sua oportunidade fazendo menção a fala do vereador Jurandir Queiroz na questão das viagens da prefeita e parabenizou a mesma pela apresentação de um projeto, emenda da ex deputada federal Vanda Milani, da construção de um ponto para os moto táxi e de oportuno também parabenizou a secretária de educação Francisca.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)
Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o presidente Marquinhos Tibúrcio e os demais presentes no recinto. O parlamentar realizou o pedido a secretaria de obras, que a mesma possa está resolvendo as situação do Bairro Alberto Castro, onde se encontra ruas alagadas, buracos e uma iluminação precária. O edil indicou que o secretario Lima realize o afastamento do ramal Paraíso, tendo em vista que as aulas já começaram e a população está reclamando e que não realizar o afastamento este ano. De oportuno o vereador mencionou a situação do posto de saúde Antônio Correa, que falta recepcionista, pessoas de limpeza e medicamentos, mencionando que irá procurar o secretário de saúde para saber qual é a situação, se vão resolver, se tem pelo menos um planejamento para resolver essa situação. O parlamentar fez menção sobre o pacote de reajuste da saúde e a falta de mediadores nas escolas para as crianças com autismo, sugerindo para a prefeita que tem que haver um concurso público para mediadire. O Presidente Marquinhos Tibúrcio solicitou uma parte sugerindo ao vereador Reinaldo Gadelha que posam está visitando a secretaria de educação e indagou como está as escolas do estado com relação aos mediadores, o edil agradeceu a ajuda do presidente. O parlamentar finalizou a sua oportunidade agradecendo a todos mais uma vez e que se sente contemplado.

Vereador Rogerio Pontes (PROS)
Vereador Rogerio Pontes (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o presidente Marquinhos Tibúrcio, os colegas vereadores e a todos presentes no recinto. O parlamentar fez menção ao que foi falado em relação a prefeita Fernanda Hassem, ressaltando que tudo o que a prefeita faz no município é criticada pelos colegas adversários no poder legislativo e que irá defendê-la. O edil mencionou sobre o projeto que irá ser votado com relação a emenda do ex deputado federal Jesus Sergio, que será solicitado a prefeita que destine valores para a escola Socorro Frota e uma parte para a iluminação pública da cidade, o vereador Elenilson Cruz solicitou uma parte informando que R$ 1.000.080,00 destinado para recapear, tampar buraco e recuperar as ruas de Brasiléia, da emenda da deputada federal Vanda Milane O parlamentar parabenizou o deputado estado pelo seu trabalho desenvolvido como deputado estadual. O vereador presidente Marquinhos Tibúrcio solicitou uma parte e sugeriu que o vereador Rogerio Pontes colocasse em sua pauta a indicação para NEW TIMES está providenciando o pagamentos dos servidores já que a mesma não está realizando o pagamento dos seus servidores. O parlamentar encerrou a sua oportunidade desejando sucesso a todos e pedindo que todos trabalhem juntos sem ódio.
Projeto para ser apresentado: Projeto Lei Nº 007/2023 e mensagem Nº 008/2023, que: autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial Suplementar e dá outras providências.
Projeto para ser apresentado: Projeto Lei Nº 008/2023 e mensagem Nº 009/2023, que:” Dispõe sobre Protocolo de Intenções com a finalidade de instituir o Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos e dá outras providencias”.
Projeto para ser reapresentado: Projeto Lei Nº 007/2022, que: “Institui a Politica Municipal de Conscientização e Orientação sobe o Lúpus e dá outras providencias”. De autoria da Parlamentar Neiva Badotti (PSB).
Comentários
Extra
Preso fica entalado durante tentativa de fuga no presídio FOC e bombeiros são acionados
Detento tentou escapar por buraco feito na parede da cela, mas ficou preso e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros na madrugada desta segunda-feira (16)
Uma tentativa de fuga registrada na madrugada desta segunda-feira (16) no presídio Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, terminou de forma inusitada após um dos detentos ficar entalado no buraco aberto na parede da cela. O caso ocorreu na cela 13 do pavilhão “R” da unidade.
O detento Alan Leandro da Silva, que dividia a cela com outros presos, tentou escapar por uma abertura improvisada feita com o uso de materiais artesanais e partes do forro do ambiente. No entanto, durante a fuga, ficou preso no espaço estreito, impossibilitado de seguir adiante.
Diante da situação, os policiais penais acionaram o Corpo de Bombeiros Militar do Acre, que enviou uma equipe de resgate ao local. Os militares realizaram o salvamento e conseguiram retirar o preso com segurança.
Após o resgate, Alan Leandro e os demais envolvidos na tentativa de fuga foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde foram realizados os procedimentos cabíveis, incluindo a apuração por dano ao patrimônio público e tentativa de evasão.
Até o momento, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. A direção da unidade deve abrir um procedimento interno para investigar o caso e reforçar a segurança no pavilhão.
Comentários
Extra
Flagrante em São Paulo mostra ônibus de luxo da Trans Acreana parados longe do Acre: “Não tem estrada para esses ônibus circularem”
Da redação
Foi andando pelas imediações da Rodoviária do Tietê, em São Paulo, que a cena chamou atenção. Enfileirados em um pátio próximo, quase 10 imponentes ônibus de dois andares, todos modelos leito, novinhos em folha — alguns até sem emplacamento — ostentavam o nome de uma empresa que, para muitos paulistas, pode parecer desconhecida, mas que, no Acre, carrega peso. Trata-se da Trans Acreana, a empresa que ficou famosa por fazer a linha que vai mais longe.
O que faz uma frota inteira de ônibus com a marca do Acre parada em São Paulo? Curiosidade de repórter ou faro apurado, a pergunta virou ponto de partida para uma investigação que foi bater à porta de quem pode responder: o empresário Fernando Lourenço, dono da Trans Acreana.
Ao ser questionado, Fernando não fugiu das respostas. Explicou que, nos últimos dois anos, a empresa investiu pesado na renovação e modernização da frota. Foram adquiridos quase 10 ônibus de alto padrão, todos de dois andares, leito total, saindo direto da fábrica. Só entre o final de 2024 e janeiro de 2025, três unidades zero quilômetro foram retiradas diretamente da linha de produção.
O empresário explica que o investimento não foi pequeno, e a intenção, segundo ele, era atender às demandas dos passageiros do Alto Acre e do Vale do Juruá, principalmente nas rotas que interligam Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Assis Brasil.
Mas então, por que esses ônibus nunca rodaram no Acre?
Fernando é categórico: “Não tem estrada para esses ônibus circularem”, desabafa. Dos quase dez ônibus novos adquiridos, todos estão parados. O motivo é simples e dramático: as condições precárias da BR-364 e de outras rodovias do estado impedem que veículos desse porte e padrão possam operar com segurança e regularidade.
O empresário explica que a única rodovia que, nas palavras dele, está “menos pior” é a BR-317, no sentido Assis Brasil. Ainda assim, operar com veículos de dois andares e estrutura leito, em uma malha viária tão castigada, seria colocar passageiros, funcionários e o próprio patrimônio da empresa em risco constante.
Fernando acrescenta ainda: “Se não tiver uma melhora rápida na BR-364, vou ser obrigado a fazer o caminho inverso. Terei que vender esses ônibus de dois andares e voltar a comprar ônibus no modelo antigo, com suspensão de mola e chassi de caminhão. São os únicos que aguentam essas estradas do Acre”, lamenta Lourenço.
Para piorar, os veículos seguem sem sequer terem sido apresentados oficialmente à Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), nem ao próprio governo do Estado.
“São ônibus zerinhos, que não chegaram nem a ser apresentados à Ageac. Não tem como. Eles nem saíram de São Paulo”, reforça o empresário.
O cenário chega a ser contraditório — e até triste — pois, enquanto há investimento privado disposto a oferecer mais conforto, segurança e dignidade para quem viaja pelas longas distâncias do Acre, a falta de infraestrutura viária impede que isso se transforme em realidade.
Por enquanto, os ônibus seguem estacionados em São Paulo — ironicamente muito mais perto da imponente malha rodoviária do Sudeste do que dos destinos para os quais foram pensados: as estradas do Acre.
Comentários
Extra
Acre celebra 63 anos como Estado com solenidade na Gameleira com homenagens a autoridades e convidados
Governador Gladson Cameli liderou ato cívico ao lado do filho, entrega condecorações e destaca trajetória de superação do povo acreano
Neste domingo, 15 de junho, o Acre celebrou 63 anos de elevação à categoria de Estado brasileiro com uma solenidade marcada por civismo, homenagens e orgulho regional. A cerimônia foi realizada no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, reunindo autoridades civis, militares e a população.
O governador Gladson Cameli abriu as comemorações com uma mensagem à população acreana, na qual destacou a história de luta, resistência e superação que molda a identidade do povo do estado. Ao lado do filho, Cameli participou do hasteamento da nova bandeira do Acre no mastro principal da Gameleira, reforçando o simbolismo da data.
A solenidade teve início com a chegada dos primeiros convidados e populares. A Banda Marcial “A Poderosa”, da Polícia Militar do Acre, participou ao lado do Corpo de Bombeiros, escolas cívico-militares e demais corporações, em frente ao Cine Teatro Recreio, um dos edifícios históricos mais emblemáticos da capital acreana.
Durante o evento, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do estado foram condecoradas com o Diploma de Cavaleiro da Ordem Estrela do Acre e com medalhas comemorativas. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve presente e participou da entrega das homenagens.
Cameli conduziu pessoalmente a entrega das honrarias e enfatizou a importância da data para o fortalecimento da identidade e da autoestima do povo acreano. “Esse é um momento de união e de reconhecimento a todos que contribuíram para o crescimento do nosso estado”, declarou o governador.
Durante coletiva com a imprensa, Cameli foi questionado sobre a chegada do verão amazônico e os próximos passos do governo. “É o ano do executar e não podemos perder nenhum momento. Quero destacar aqui que iremos fazer muito — de Marechal Thaumaturgo até Assis Brasil, de Rio Branco a Cruzeiro do Sul. Que possamos diminuir as dificuldades, aumentar as esperanças e lembrar que temos muito para fazer, e temos que cuidar das pessoas”, pontuou.
Há 63 anos, o Acre conquistou seu reconhecimento oficial como Estado e, desde então, segue em constante evolução, trilhando um caminho de desenvolvimento e progresso, lado a lado com as demais regiões do Brasil.
VEJA VÍDEO REPORTAGEM ABAIXO:
Você precisa fazer login para comentar.