fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Vans Odontológicas atendem na comunidade do bairro Tancredo Neves

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira (25) no bairro Tancredo Neves, mais uma etapa do programa Produzindo Sorrisos. A ação aconteceu na Unidade de Saúde Platilde Oliveira Silva. O programa consiste em levar dignidade às pessoas com tratamento odontológico.

A prioridade é a saúde bucal dos rio-branquenses. Para isso 8 vans foram adquiridas com recursos próprios da gestão e outra parte, fruto de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar. Cada van está equipada com toda estrutura e equipamentos odontológicos capazes de proporcionar pequenas cirurgias e tratamentos dentários aos pacientes que procuram atendimento. O prefeito de Rio Branco acompanhado do senador fez uma visita ao local para ver de perto o atendimento à comunidade.

Para Rosa Gomes, que foi atendida em uma das vans do programa é algo maravilhoso, o que o prefeito da capital está fazendo.

“Achei muito maravilhoso o que o prefeito fez, porque os outros nunca fizeram isso. Que ele continue lembrando do pessoal carente que está precisando”, enfatizou.

O aposentado Rafael Coelho informou que foi atendido bem e com carinho. Ele agradeceu ao prefeito.

“O atendimento foi ótimo. Me atenderam bem. Foi demais .Deveria ter mais atendimentos, melhor prefeito de Rio Branco. Eu agradeço”, destacou.

O senador Márcio Bittar que destinou parte da verba de emenda parlamentar para a aquisição das vans, garante que esse ano mais de 40 mil pessoas serão atendidas pelo programa.

“Não há alegria maior para um parlamentar federal de ver o resultado do seu trabalho. O prefeito me comunica que com as 8 vans serão atendidas mais de 40 mil pessoas. É bom lembrar que são pessoas humildes que não tem recursos para pagar uma conta dessa para ir num particular.”

O prefeito de Rio Branco que visitou o local dos atendimentos no bairro Tancredo Neves, garante que a população da zona rural também será beneficiada pelo programa.

“Esse é um trabalho que poucos municípios brasileiros tem fazendo tantos atendimentos da forma que estamos fazendo. Essas vans facilitam tanto na cidade, como na zona rural”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Acre

Domingo será de tempo firme e ensolarado com noites amenas e baixa umidade do ar no Acre

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

A previsão do tempo para este domingo, 20, aponta para um dia de sol e céu claro em todo o Acre. Influenciado por uma incursão de ar polar, o estado deverá ter tempo firme, seco e ensolarado, sem previsão de chuva. A noite tende a ser fria no leste e sul do estado e amena nas demais regiões.

No leste e sul do Acre que abrange microrregiões como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira o tempo será marcado pela ausência de nuvens e pelo ar seco. Durante a tarde, a umidade relativa do ar deve atingir índices entre 25% e 35%, caracterizando estado de atenção para a saúde, conforme parâmetros da Organização Mundial da Saúde. Pela manhã, a umidade varia entre 65% e 75%. Os ventos sopram entre fracos e moderados, vindos do sudeste.

Já no centro e oeste do estado incluindo Cruzeiro do Sul e Tarauacá as condições são semelhantes: céu limpo, sol forte ao longo do dia e temperaturas mais amenas à noite. A umidade mínima varia entre 30% e 40% à tarde, enquanto a máxima pode chegar a 85% nas primeiras horas da manhã.

Comentários

Continue lendo

Acre

Linha com cerol mata mulher e fere motociclista no Acre em menos de uma semana

Publicado

em

Dois casos graves envolvendo o uso de linhas com cerol voltaram a expor o perigo dessa prática ilegal no Acre. Em menos de uma semana, uma mulher perdeu a vida e um motociclista escapou por pouco de uma tragédia semelhante. Ambos os episódios reacenderam os debates nas redes sociais para o uso das linhas cortantes, proibidas pela Lei Estadual nº 4.394, de 2024, que veta a fabricação, comercialização e utilização desses materiais no estado.

O caso mais recente ocorreu na tarde deste sábado, 19, em Cruzeiro do Sul. Jéssica Santos, 33 anos, bióloga e esposa de um policial militar, trafegava de moto por uma ladeira no bairro João Alves quando foi atingida no pescoço por uma linha com cerol.

A vítima não resistiu ao corte profundo e morreu antes de receber atendimento médico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito. A Polícia Militar isolou a área e acionou o Instituto Médico Legal (IML).

Três dias antes, na quarta-feira, 16, um motociclista foi ferido no pescoço ao ser atingido também por uma linha com cerol no município de Epitaciolândia, interior do Acre. Ele retornava do trabalho com o pai, no bairro Aeroporto, quando foi surpreendido pela linha cortante. Segundo relatos, ele conseguiu desviar instintivamente com a mão e parar a moto, o que evitou ferimentos ainda mais graves. Uma imagem do ferimento circulou em grupos de redes sociais e chamou atenção pela gravidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Poluição do ar ultrapassa o limite recomendado em seis municípios do Acre

Publicado

em

Foto: IQAir/reprodução

Seis municípios do Acre apresentam índices de partículas finas respiráveis acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na manhã deste domingo (20). As informações da plataforma IQAir, referência em medição de poluição no ar em todo o mundo.

De acordo com a plataforma, Rio Branco tem o pior nível de poluição suspensa no ar entre as cidades acreanas, com 17.8 µg/m³ (microgramas de partículas finas inaláveis por metro cúbico), 3.6 vezes o valor recomendado na diretriz anual da Organização Mundial de Saúde.

Brasiléia tem o segundo pior registro, com 15.7 µg/m³, seguido por Epitaciolândia (10.8 µg/m³). Feijó detectou 11.8 µg/m³, enquanto Cruzeiro do Sul mediu 10.1 µg/m³ e Porto Acre 9.7 µg/m³.

Os municípios do Acre citados nesta matéria recebem a classificação de qualidade do ar “moderada”, cujo a recomendação para a população é que faça o uso de máscaras em atividades externas, que sejam usados purificadores de ar em ambientes fechados, e que sejam evitados exercícios ao ar livre.

As cidades do Acre não citadas estão com classificação de qualidade do ar “boa”, ou não possuem sensores.

*as informações desta reportagem foram consultadas às 8h00, são dinâmicas e podem mudar a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo