Acre
“Vamos lutar pelos nossos direitos garantidos na Constituição”, diz Luiz Nikini
O representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Vale do Juruá, Luiz Nukini, disse que os povos indígenas estão dispostos a entrar em guerra se os seus direitos não forem respeitados na exploração de petróleo e gás no Vale do Juruá, Ele diz que desde 2003 esses povos vêm se mobilizando porque o Peru também concedeu licenças de exploração na região.
No Brasil, Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizou leilão de blocos próximos às Aldeia Nukini e Poyanawá. Algumas bacias localizadas no Vale do Juruá estão localizadas numa região de grande biodiversidade e de ocorrência de povos indígenas isolados. “Não queremos participação financeira na exploração, mas simplesmente evitar a poluição de suas terras”, declarou o líder indígena.
A coordenadora de licenciamento da Funai, Maria Janete de Carvalho, afirmou aos integrantes da Comissão de Legislação Participativa e da Comissão de Meio Ambiente, da Câmara dos Deputados, que a ANP não levou em conta o relatório feito pelo órgão sobre o leilão de 240 blocos de petróleo e gás.
Segundo ela, o relatório foi anexado ao edital do leilão, mas apenas uma recomendação foi acatada. O problema é que em 110 blocos existem questões relativas à exploração em áreas próximas as áreas indígenas ou em terras em processo de demarcação. A ANP não mandou representantes para a audiência.
O método usado para explorar as reservas de gás de xisto, conhecido como fraturamento hidráulico, pode ocasionar danos ambientais e até mesmo a ocorrência de abalos sísmicos.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61








Você precisa fazer login para comentar.