Conecte-se conosco

Extra

Tomógrafo, melhorias de ramais, Parque Centenário e prestação de contas de ex-prefeitos são temas em Sessão na Câmara de Brasiléia

Publicado

em

Câmara Municipal de Brasileia realiza 20ª Sessão Ordinária da 15º legislatura

A Câmara Municipal de Brasileia realizou na manhã do dia 10 de agosto, a Vigésima Sessão ordinária de 2021. Estiveram presentes os vereadores Elenilson Cruz (PT), Reinaldo Gadelha (MDB), Marinete Mesquita (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Marquinho Tibúrcio (MDB), Neiva Badotte (PSB), Jorge da Laura (PT), Leonir Castro (PP), Rogerio Pontes (PROS) e a presidente da Câmara, Arlete Amaral (SD).

Em uso a Tribuna os vereadores solicitaram:

Vereador Jurandir Queiroz (PROS)

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, Iniciou sua fala cumprimentando os presentes no recinto e deixando claro que as explicações dadas pelos procuradores municipais foram satisfatórias para o parlamentar. Parabenizou o ótimo trabalho que está sendo feito pelo secretário de obras Lima, iniciando suas indicações solicitou que seja vista com carinho a situação no ramal do Km 10 tendo em vista que é um trecho pequeno e que precisa de uma intervenção do poder público para que assim seja garantida trafegabilidade principalmente no período invernoso que se aproxima. Dando continuidade o Nobre edil demonstra seu descontentamento com o hospital regional, segundo o vereador o hospital tem uma estrutura gigantesca, porém falta gestão por parte do governo do Estado, finalizou solicitando mais a acessibilidade por parte do governo Estadual.

Vereador Leomar Barbosa (PSD)

Vereador Leomar Barbosa (PSD): O parlamentar no uso de suas atribuições, começou a sua fala fazendo um apelo para que o governador do Estado repense o tratamento e a falta de respeito que o mesmo está tendo com o município, em virtude de várias promessas não cumpridas e recentemente pelo o ocorrido no aniversário do município, que o governo trouxe várias maquinas apenas para desfilar e logo em seguida levaram de volta. Iniciando suas indicações solicitou ao secretário de obras, ao encarregado pela parte da iluminação pública que realize o serviço de iluminação nas duas ladeiras do bairro Marcos Galvão 2, tendo em vista que está na iminência de ocorrer acidentes por conta da escuridão que se encontra os locais, dando seguimento expressou  ainda a sua vontade pela realização de uma audiência pública para tratar sobre a avenida Manoel Marinho Monte, pois se faz necessário buscar alternativas tendo em vista o grande fluxo de veículos e a elevada quantidade de acidentes que acontecem no local.

Vereador Lessando Jorge (PT)

Vereador Lessando Jorge (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, deu início a sua fala agradecendo a vinda dos procuradores municipais a câmara de vereadores, e cumprimentando os presentes na sala de sessões. Ressalta a importância da vinda dos procuradores, pois os mesmos esclareceram as dúvidas que os parlamentares tinham sobre o projeto em questão. Finaliza sua fala mais uma vez agradecendo a todos os presentes na sessão.

Vereadora Neiva Badotti (PSB)

Vereadora Neiva Badotti (PSB): A parlamentar no uso de suas atribuições, trouxe boas notícias para a população, a mesma esteve em agenda na Sesacre e segundo informações que a vereadora coletou o tomógrafo deverá ser inaugurado ainda esta semana no hospital regional, beneficiando assim os moradores de toda regional do Alto Acre. Além disso será inaugurado o serviço de infectologia, que da mesma forma irá atender e beneficiar toda regional. Além do mais será contratado um profissional medico que tem o aparelho de endoscopia portátil, para esta vindo ao hospital de uma a duas vezes na semana realizar esse tipo de exame. Solicita junto a prefeitura de Brasiléia o projeto de revitalização do parque centenário, para o poder legislativo saber o que será construído no local. Pede também que seja solicitado junto a PM que sejam realizadas rondas diurnas no parque, tendo em vista os constantes assaltos que acontecem na região.

Vereadora Marinete Mesquita (PT)

Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou fazendo uma solicitação a secretaria de obras, que viabilize melhorias em toda a extensão do ramal da Aurora (KM75), tendo em vista a necessidade um paliativo no mesmo. Pede encarecidamente que o primeiro ramal do Polo seja viabilizado, pois o mesmo está na iminência de ficar sem condições para trafegabilidade. Solicita junto a presidente da câmara que as prestações de contas tanto da ex-prefeita Leila Galvão quanto do ex-prefeito Everaldo Gomes sejam colocadas à disposição dos parlamentares da atual legislatura, para que os mesmos possam apreciar e fazer com que tramite o quanto antes.

Vereador Marquinhos (MDB)

Vereador Marquinhos (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições, parabeniza o senador Marcio Bittar, pois o mesmo irá alocar 6 milhões para o município de Brasiléia para infraestrutura. Solicita que seja enviado um oficio para o gabinete do senador Marcio Bittar, para que dentro desse montante que será enviado para o município de Brasiléia, seja incluído o bairro Alberto Castro, as duas piores ruas, que é a rua Luiz Revollo e a Rua Antônio de Almeida Campos, pois as mesmas se encontram em uma situação precária. Solicita junto ao Depasa respostas em relação ao motivo pelo qual não está caindo água no bairro Eldorado, segundo denúncias feitas ao vereador os moradores já estão a três dias sem água nas suas casas. De oportuno parabeniza o DNIT pela reunião realizada na casa do povo, na terça-feira passada. Principalmente o superintendente Carlos Morais pelos avanços que o mesmo tem conseguido a respeito dos pedidos dos parlamentares.

Vereador Rogerio Pontes (PROS)

Vereador Rogerio Pontes (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou sua fala parabenizando o secretário de obras, pelo belo trabalho que ele vem realizando a frente de sua pasta. De oportuno solicita a secretaria competente, que sejam realizadas melhorias no ramal do Porto Carlos, já é a terceira vez que o vereador solicita melhorias no local e até o momento o trabalho não foi realizado. Também solicita melhorias no ramal do Picadão (km 59), os trabalhos foram iniciados no final do verão do ano passado e até o presente momento não foram concluídos, que sejam finalizadas as melhorias tendo em vista que a comunidade necessita de trafegabilidade. Dando segmento, solicita ao secretário Joãozinho explicações junto ao poder legislativo, sobre o que vem acontecendo a respeito dos ACS, que em vários bairros está em falta atualmente.

Vereadora Arlete Amaral (SDD)

Vereadora Arlete Amaral (SDD): A parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou reforçando um pedido que a mesma já fez, para que seja realizado um recapeamento na rua 12 de outubro, tendo em vista que é um local de grande fluxo de veículos. Aproveita para agradecer a resposta do superintendente do DNIT Carlos Morais, a respeito das demandas solicitadas pelos parlamentares. Solicita ao órgão competente melhorias no sinal que se localiza na rua 12 de Outubro, pois o mesmo se encontra com problemas atualmente, e que depois das 22:00h de cada dia o mesmo seja colocado em alerta afim de evitar problemas como assaltos aos indivíduos que ali transitam. Reforça o pedido de melhorias para o ramal do km 67, o mesmo necessita de um paliativo urgente.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Apenas Brasiléia e Rio Branco estão aptas a receber recursos do governo federal por estarem adimplentes no CAUC

Publicado

em

Dos 22 municípios do Acre, 20 estão impossibilitados de receberem recursos do governo federal por não cumprirem recomendações do Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC).

Apenas Brasiléia e Rio Branco estão adimplentes com esse sistema, atendendo a todas as exigências legais para a celebração de convênios e o recebimento de transferências voluntárias de recursos da União.

Fruto de um trabalho técnico e bem elaborado, Brasiléia voltou a adimplência, depois de anos nessa batalha, o que deixou o prefeito Carlinhos do Pelado bastante animado. “Fechar o ano com o município totalmente regular no CAUC, além de conquistar o Selo Ouro de Transparência e uma certificação nacional em governança, demonstra que estamos no caminho certo. Isso é fruto de muito trabalho, organização e compromisso da nossa equipe com o dinheiro público e com a população de Brasiléia”, afirmou o gestor.

O CAUC é um sistema informatizado, de acesso público e atualização diária, que reúne informações sobre o cumprimento de requisitos fiscais necessários para que estados e municípios possam receber transferências voluntárias da União. Ele consolida dados financeiros, contábeis e fiscais em um único documento, facilitando a verificação da regularidade dos entes federativos.

Entre os pontos avaliados estão o cumprimento dos limites constitucionais e legais, as obrigações de transparência, o adimplemento na prestação de contas de convênios e a regularidade financeira, regularidade no pagamento de precatórios, transparência da execução orçamentária, adoção do SIAFIC, aplicação correta dos recursos do Fundeb do município, dentre outros.

A regularidade no CAUC garante que os municípios continuem aptos a captar recursos, firmar parcerias e investir em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. É um trabalho contínuo, que exige atenção diária e integração entre as secretarias em favor da gestão como um todo.

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte do jornalista Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

Primeiro a ser detido foi Antônio de Souza Morais, de 22 anos, estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.

Crime ocorrido no fim de semana teve repercussão estadual; polícia aponta motivação passional e segue investigando a dinâmica do assassinato

A Polícia Civil do Acre prendeu os dois principais suspeitos envolvidos no assassinato do ativista cultural e jornalista Moisés Alencastro, encontrado morto em seu apartamento na noite da última segunda-feira (22), em Rio Branco. O crime ocorreu no domingo (21), mas só foi descoberto após uma amiga registrar boletim de ocorrência informando o desaparecimento da vítima.

Moisés Alencastro foi encontrado morto na segunda-feira (22) no apartamento onde morava — Foto: Arquivo pessoal

Diante da ausência de contato, amigos foram até o imóvel, arrombaram a porta e encontraram Moisés deitado sobre a cama, já sem vida. A cena apresentava sinais claros de violência, levantando de imediato a suspeita de homicídio.

Durante as diligências iniciais, a Polícia Civil localizou o veículo da vítima abandonado no bairro São Francisco, na parte alta da capital, o que reforçou as investigações e auxiliou na identificação dos envolvidos.

No início da semana, a polícia deteve o primeiro suspeito, na casa de quem foram encontrados objetos pessoais pertencentes à vítima. O nome não foi divulgado para não comprometer o andamento do inquérito.

Na madrugada desta quinta-feira (25), Antônio de Souza Morais, de 22 anos, se entregou à polícia após ter a prisão decretada. Ele estava escondido em uma área de mata entre os bairros Eldorado e Quixadá, conforme denúncias recebidas pelos investigadores. Antônio teria confessado a autoria do crime, mas os detalhes ainda não foram tornados públicos.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado. A prisão foi realizada após análise da perícia, que apontava a participação de mais de uma pessoa na dinâmica do crime.

Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação indica que o homicídio pode ter sido motivado por razões passionais. As investigações seguem em andamento para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação individual de cada suspeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

Suspeito de homicídio de jornalista Moisés Alencastro se entrega à Polícia Civil após se esconder em área de mata em Rio Branco

Publicado

em

Investigado foi localizado na região do Eldorado e conduzido à Delegacia de Homicídios para interrogatório e audiência de custódia

Antônio de Souza Morais, de 22 anos, principal suspeito de um homicídio ocorrido recentemente em Rio Branco, se entregou à Polícia Civil na madrugada desta quinta-feira, após intensas buscas realizadas pela equipe da Delegacia de Homicídios. O investigado estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.

Segundo o delegado responsável pelo caso, as diligências começaram ainda na quarta-feira, logo após a expedição do mandado de prisão, e seguiram de forma ininterrupta ao longo do dia e da noite. Durante os trabalhos, a polícia recebeu denúncias de que o suspeito estaria refugiado em uma região de mata, o que orientou as equipes até o local.

Durante a madrugada, Antônio procurou pessoas ligadas à sua família, o que permitiu à polícia chegar à localização exata. Com a aproximação dos agentes, ele decidiu se entregar sem oferecer resistência.

“Diante dessas informações, nós fomos até o local e ele acabou se entregando à equipe da Delegacia de Homicídios. Em seguida, foi conduzido até a nossa sede, onde passou por interrogatório e por todos os procedimentos legais, sendo encaminhado conforme prevê a lei, inclusive para a audiência de custódia”, explicou o delegado.

Questionado sobre a motivação do crime, o delegado informou que o suspeito relatou a dinâmica dos fatos durante o interrogatório, mas que, por estratégia investigativa, os detalhes ainda não serão divulgados. A Polícia Civil também apura a participação de outras pessoas no crime.

De acordo com a autoridade policial, a perícia realizada no local já indicava a possível presença de um segundo envolvido. “No cenário do crime, é possível perceber a dinâmica de uma terceira pessoa. Agora estamos trabalhando na identificação desse outro suspeito para dar continuidade às buscas e efetuar a prisão do coautor”, afirmou.

O caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Acre.

VEJA VÍDEO

 

Comentários

Continue lendo