Acre
Tião Bocalom faz caminhada, conversa com moradores e promete mais segurança
Assessoria DEM
O candidato ao governo do Acre, Tião Bocalom , deu a largada na campanha de rua para as eleições deste ano, na manhã de sábado (13), juntamente com militantes e candidatos da “Caravana 25”, ele fez uma caminhada pelo Bairro Taquari, e foi recebido pelos moradores da comunidade.
Ao entrar em uma serralheria e conversar com o proprietário, Weverton Rocha da Silva, Bocalom disse que seu governo vai incentivar o empreendedorismo. “Seremos parceiros. O acreano é um povo é trabalhador.
A “Caravana 25” foi ainda surpreendida por mulheres, todas trabalhadoras da empresa “Tacacá da Dora”, uma microempresa que emprega 11 pessoas. A proprietária, Maria das Dores de Souza, emocionou-se ao ver Bocalom entrando em seu estabelecimento: “Você é um homem honrado, honesto e trabalhador”, declarou ela.
Uma das principais reivindicações dos moradores é a segurança na comunidade. “Aqui, infelizmente, temos delitos de toda natureza. O pior de tudo é a sensação de insegurança”, disse a trabalhadora em transporte coletivo, Denise da Silva Souza. Bocalom, citando o Plano de Governo e a proposta da polícia da família, disse que é preciso construir boxes em todos os bairros. “A gente vai combater a violência gerando oportunidades, mas iremos também colocar a polícia nas ruas”, assegurou o candidato. A coligação propõe a contratação de 3,2 mil policiais a partir de 2015.
O Bairro Taquari tem esse nome em homenagem ao primeiro avião a chegar no Acre, em 1936. A área só foi ocupada em 1981em consequência aos movimentos socioeconômicos da década de 70.A invasão e formação do bairro se deram como parte desse mesmo movimento. Em 1986, o local já era uma das principais áreas de invasão da cidade.Anualmente é afetado por inundações, o que faz desta região, uma das mais populosas de Rio Branco, alvo de um carinho especial por parte do candidato democrata.
Comentários
Acre
Rio Acre segue em vazante e atinge 1,60 metro em Rio Branco

Foto: Jardy Lopes
O nível do Rio Acre segue em queda e atingiu a marca de 1,60 metro na manhã desta quarta-feira, 23, em Rio Branco. Os dados são do boletim diário da Defesa Civil Municipal.
Desde o último domingo, 20, o Rio Acre já sofreu uma redução acumulada de 4 centímetros do volume de água.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, o rio se mantém em tendência de vazante, sem registro de chuvas nas últimas 24 horas.
A estiagem, que já afeta grande parte do estado, tem provocado o avanço da seca e preocupa autoridades quanto ao abastecimento de água e à navegação em regiões ribeirinhas.
Comentários
Acre
MPAC recomenda desobstrução de rua em frente ao Centro Pop

Foto: David Medeiros
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, emitiu a Recomendação nº 12/2025, com o objetivo de garantir o direito à cidade e a dignidade da população em situação de rua, além de preservar a função social da propriedade.
A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa, tem como base a Constituição Federal, o Código de Processo Civil, normas do Conselho Nacional do Ministério Público e legislações específicas sobre direitos humanos, cidadania e função social da propriedade.
Intervenções solicitadas
O documento foi encaminhado à Secretaria de Estado de Obras Públicas e à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Rio Branco, recomendando que, no prazo de 40 dias, sejam adotadas providências para:
Desobstruir a Rua do Bola Preta, em frente ao novo Centro Pop, onde foi construído um muro que estaria dificultando o acesso a duas praças públicas;
Dar destinação final ao terreno baldio localizado no cruzamento da Rua do Bola Preta com a Rua Tomé de Souza, no bairro Castelo Branco (nas proximidades do antigo prédio do BOPE/COE), considerando que o espaço não cumpre sua função social e estaria supostamente invadido.
Segundo o promotor, não há possibilidade legal de usucapião de bens públicos, e a apropriação irregular de áreas públicas compromete o direito coletivo à cidade, ao lazer e à circulação.
Garantia de direitos e possíveis sanções
A iniciativa do MPAC visa prevenir violações de direitos humanos, especialmente das pessoas em situação de vulnerabilidade, evitando judicializações futuras. Caso as recomendações não sejam atendidas dentro do prazo, o Ministério Público poderá ajuizar Ação Civil Pública para responsabilização dos entes competentes.
A Recomendação nº 12/2025 foi registrada no Procedimento Administrativo nº 09.2025.00000116-0, e publicada oficialmente no Diário do Ministério Público do Estado do Acre na terça-feira, 22.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco vai elaborar Plano de Segurança Pública

Foto: Jardy Lopes/Ac24horas
A Prefeitura de Rio Branco deu início à construção do primeiro Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 2.401, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira, 24, e tem como objetivo criar diretrizes e ações específicas para a prevenção da violência e promoção da segurança na capital acreana.
O plano seguirá metodologia orientada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, e será conduzida pelo Gabinete Militar Municipal, em parceria com instituições que integram o Sistema Integrado de Segurança Pública e outras convidadas. A elaboração prevê etapas detalhadas que incluem diagnóstico da situação atual, coleta e análise de dados, escuta da população e avaliação de políticas públicas já implementadas.
De acordo com o decreto, o processo terá início em 1º de agosto de 2025 e se estenderá até fevereiro de 2026. Ao longo desse período, o município irá realizar levantamento de dados sobre crimes, perfis de vítimas e autores, fatores sociais e ambientais relacionados à violência, além de identificar padrões e causas estruturais dos principais problemas enfrentados. Parte essencial do processo será a consulta à sociedade, por meio de reuniões nas dez regionais de Rio Branco, encontros com representantes de classe, organizações civis e lideranças comunitárias, além de uma consulta pública online aberta à população.
A proposta é garantir que o plano reflita a realidade do município e seja construído de forma participativa, com base em evidências concretas. Ao final, o documento trará diretrizes estratégicas e metas para fortalecer a atuação das forças de segurança e ampliar as políticas de prevenção à violência.
As ações desenvolvidas durante a elaboração do plano deverão ser documentadas por meio de atas, registros fotográficos e relatórios, assegurando transparência em todas as etapas. O decreto também estabelece que o cronograma poderá ser ajustado, caso haja necessidade técnica justificada.
Você precisa fazer login para comentar.