fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Terceira usina fotovoltaica é inaugurada na sede do TJAC

Publicado

em

Nova instalação já apresenta bons resultados, como geração de energia limpa e economia para os cofres públicos

A Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) segue atuante na implantação de alternativas sustentáveis. Diferentes iniciativas e campanhas demonstram o compromisso do Judiciário acreano em contribuir com um meio ambiente limpo e condizente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).    

Dentre as ações implementadas, destaca-se a introdução de usinas fotovoltaicas em edifícios da Justiça estadual, que hoje ganhou reforço. Foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, 17, pela presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, mais uma usina solar, a terceira do Judiciário acreano. O evento ocorreu na sede-administrativa, local escolhido para as novas instalações. 

Na solenidade, a desembargadora-presidente Regina Ferrari destacou que essa tecnologia expõe o comprometimento do Judiciário do Acre com a sustentabilidade, além de gerar benefícios econômicos e atender às normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A usina não apenas nos coloca na vanguarda da adoção de energias renováveis, mas também contribui para o cumprimento de uma das metas da Agenda 2030, demonstrando o nosso comprometimento com o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro mais justo e equitativo para as gerações presentes e futuras”, ressaltou a presidente.

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente Luís Camolez; a decana da Corte estadual, Eva Evangelista; o desembargador Nonato Maia; as diretoras e diretores da Instituição; o representante da empresa Aura Engenharia, Wagner Barbosa; e servidoras e servidores da Diretoria de Logística (Dilog), responsáveis pelo projeto. 

Terceira usina fotovoltaica

Composta por 295 placas solares de 575 Watts, a nova instalação gerará aproximadamente 17.000 kWh/mês (Quilowatts hora por mês), ou seja, o suficiente para atender aproximadamente 111 residências. 

Segundo a engenheira elétrica do TJAC, Hilary Costa, foram investidos 700 mil reais de recursos próprios da Instituição. Além disso, destacou que a usina já apresenta os primeiros resultados positivos para as contas de energia do Judiciário acreano.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Em videoconferência vice-governadora Mailza Assis defende rotas de integração entre o Acre e o Peru

Publicado

em

Por

Em videoconferência realizada no final da tarde desta quinta-feira, 20, a vice-governadora Mailza Assis defendeu as rotas de integração entre o Acre e o Peru como ações estratégicas para o fortalecimento da economia regional. A reunião remota contou com a participação do governador da região de Ucayali, Manuel Gambini Rupay, o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, Luiz Gonzaga.

Reunião remota foi preparatória para o encontro de integração Acre – Ucayali que acontecerá no dia 12 de julho deste ano. Foto: Jairo Carioca/Seict

“A integração entre o Brasil e o Peru por meio do Acre vai gerar riquezas não somente para o nosso estado, mas para toda região” disse a vice-governadora.

No dia 12 de julho, acontece em Cruzeiro do Sul, o Encontro de Integração Acre – Ucayali, com o objetivo de dar continuidade às articulações que visam a realização de um voo regional entre as cidades peruana e brasileira, além da retomada do diálogo para construção de uma rodovia que ligaria o Acre ao Peru via Pucallpa. A vice-governadora Mailza Assis aproveitou para convidar Manoel Gambini para participar da agenda de governadores da Rota Quadrante Rondon programada para acontecer dias 9 e 10 de julho, em Rio Branco.

“Consideramos essas duas agendas estratégicas e fundamentais para o fortalecimento da nossa economia, do turismo e do desenvolvimento do estado como um todo”, acrescentou a vice-governadora.

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, destacou o apoio do governador Gladson Cameli nas ações que visam o fortalecimento da Rota Quadrante Rondon e na retomada do diálogo entre as autoridades e o setor produtivo do Acre e Ucayali.

O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga colocou o parlamento a disposição das instituições reafirmando o compromisso do legislativo com pautas que visem o desenvolvimento do estado. “Estamos unidos, Executivo e Legislativo nas articulações com o Peru que visam melhorar a qualidade de vida das populações brasileiras e peruanas que vivem na fronteira”, disse Gonzaga.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Trio que tentou matar taxista durante assalto passa a ser réu

Publicado

em

Os presidiários Weverton Feliciano, Jeferson de Souza Vieira e Lorrana Nascimento Gadelha, passaram da condição de acusados para réus pela tentativa de latrocínio contra um taxista e também por tráfico de drogas.

A decisão é do Juiz da Comarca do Bujari Manoel Simões Pedroga, que aceitou a denúncia do Ministério Público do Acre,

O crime aconteceu na noite de 29 de abril deste ano.

Consta na denúncia, que a intenção do trio, era subtrair o carro da vítima.

Para conseguir o plano criminoso, Lorrana contratou uma corrida entre Rio Branco a Bujari.

Mas durante o trajeto, a vítima foi rendida e levada para o Ramal do Mutum, área rural do Bujari.

Como medo de ser assassinado, o taxista correu e foi atingido com tiro de raspão na região da cabeça.

Mesmo ferido o taxista, pediu ajuda e foi socorrido pelo SAMU.

Pouco tempo depois, os três acusados foram presos pela Polícia Militar.

Ainda na decisão, que recebeu a denúncia, a justiça manteve a prisão de Weverton, Jeferson e Lorrana Gadelha.

Matérias relacionadas:

Trio do Crime: Bandidos do Comando Vermelho são presos após ataque a taxista

Da custódia para cela: Trio que tentou matar taxista durante assalto tem prisão preventiva decretada

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco inicia Programa de Educação Fiscal nas escolas

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretárias Municipais de Educação (Seme) e de Finanças (Sefin), abriu oficialmente, na manhã desta quinta-feira (20) o Programa de Educação Fiscal 2024. A ideia é levar aos alunos da rede pública a consciência e a importância do pagamento dos tributos necessários para a municipalidade investir não só na educação, mas também em obras de infraestrutura, saneamento e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos rio-branquenses.

Wilson: “Tributos pagos são importantes para o retorno” (Foto: Josefran Freitas / Assecom)

O secretário municipal de Finanças, Wilson Leite, explicou como os tributos pagos são importantes para o retorno aos próprios contribuintes.

“A gente não consegue realizar nada se não for pelo valor pago pelos impostos dos cidadãos rio-branquenses. seja na Educação, na Saúde, na limpeza da cidade, então são inúmeras as responsabilidades que têm sobre o município e a gente só consegue dar uma contrapartida e realizar todos esses trabalhos com o pagamento desses impostos.”

A coordenadora do programa, Kalma Roberta, salienta que esse curso de Educação Fiscal, voltado principalmente para os professores nesse primeiro momento, será fundamental.

Kalma: “O curso será fundamental” (Foto: Josefran Freitas / Assecom)

“Através desse programa, as crianças agora têm prazer em estudar numa escola pública, têm prazer de adquirir conhecimento com as pessoas preparadas. E aí, hoje, a nossa rede municipal de ensino é uma referência não só em nível de estado, mas a nível nacional pela iniciativa, pela preocupação de trazer isso para as nossas crianças, principalmente as crianças do ensino fundamental da rede municipal de Ensino”.

Nabiha: “A criança vai aprender a desenvolver  sua cidadania” (Foto: Josefran Freitas / Assecom)

Para a secretária municipal de Educação, professora Nabiha Bestene, esse entendimento hoje do pagamentos dos tributos pelas crianças em idade escolar, irá transformar futuros cidadãos conscientes de suas responsabilidades também para com a cidade e o lugar onde vivem.

“A criança vai aprender a desenvolver a sua cidadania, a criar, saber que ele têm direitos, mas ele têm também deveres, e saber que os tributos são de suma importância, que os pais, que todos nós temos que pagar ao município para que possa desenvolver as suas atividades. Eles vão receber nas escolas, as cartilhas, as instruções, as orientações e depois eles fazem através de uma redação e a escola recebe como prêmio, digamos, uma televisão, um data show, o que eles estão precisando naquela escola.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo