Acre
Tentativa de assalto com morte em Brasileia é assunto debatido em Sessão Ordinária
Poeira da Avenida Manoel Marinho Monte também foi mencionada
Assessoria de Comunicação – CMB
A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na manhã desta terça-feira (18), a Vigésima Segunda Sessão Ordinária de 2015, que contou com a presença de todos os vereadores do Poder Legislativo, que utilizaram a Tribuna para fazer indicações em prol dos munícipes de Brasileia.
Um roubo de uma moto ocorrido na noite desta segunda-feira, por volta das 19h10, que iniciou no Bairro Ferreira Silva, próximo a quadra esportiva, teve seu desfecho poucos minutos depois na rua Odilon Pratagi, perto da ponte José Augusto, que liga Brasiléia à Epitaciolândia. Por esse motivo, a maioria dos vereadores usaram a Tribuna para solicitar mais segurança pública e parabenizar a Polícia Militar.
Em uso a Tribuna o Vereador Bil Rocha (PMDB) apresentou indicação para que a Secretaria de Obras reponha as lâmpadas que estão faltando nas Ruas Pedro Lima, bairro Eldorado e realize trabalho de construção da rampa para os portadores de necessidades especiais que frequentam o mercado municipal. Que a secretaria de obras reponha as lâmpadas na rua José André e que a secretaria municipal de saúde informe o motivo de ter paralisado a obra na unidade de saúde José Maria de Souza Santos. E sugeriu que os vereadores formem uma comissão para ir à Rio Branco tratar sobre a vinda do Instituto Médico Legal para Brasileia, já que é grande a morosidade para transladar até Rio Branco. E solicitou que a Secretaria de Saúde informe o motivo da falta de medicamentos essenciais em unidades de saúde da zona rural.
O vereador Carlos Armando parabenizou a policia Militar pela ação na noite desta última segunda (17) que tirou de circulação dois bandidos, sendo que um foi preso e o outro foi morto a tiros. E também solicitou que a Câmara de vereadores forme uma comissão para ir à Rio Branco tratar sobre o IML no município de Brasileia.
A vereadora Erizete Lima (PT) iniciou seu pronunciamento solicitando que a prefeitura de Brasileia crie o Conselho Municipal de Política para as mulheres e que o DETRAN analise a possibilidade de realizar cursos de capacitação para os monitores que cuidam do transporte escolar dos alunos. A vereadora solicitou que a prefeitura disponibilize atendimento durante o período da tarde na unidade de saúde do quilômetro 26, pois a comunidade reclama que as crianças que estudam a tarde muitas vezes passam mal e não dispõem de atendimento médico.
A vereadora Fernanda Hassem César (PT) usou a Tribuna para solicitar que a secretaria de segurança pública veja com mais carinho a questão da segurança na fronteira e solicitou que o Executivo realize trabalho de lavagem nas Avenidas de Brasileia e mencionou a sujeita e excesso de poeira e mato nas ruas de Brasileia. “A cidade está muito suja, foi-se o tempo que poderíamos passar pelos Becos de nossa cidade á noite”, afirmou. Fernanda criticou a resposta dada pelo Executivo ao seu pedido de informação sobre a Avenida Manoel Marinho Monte. “A informação é mínima e não satisfaz nem a mim enquanto vereadora nem a população”, enfatizou.
O vereador Joelson Pontes (PP) mencionou uma reunião que participou em comunidade da zona rural e mencionou a reivindicação da população rural a respeito de ramal. E solicitou que a prefeitura realize trabalho de recuperação no ramal Cajueiro e Reservinha. “Eu sei que a demanda é muito grande, o tempo está passando, mas acredito que o prefeito de Brasileia, juntamente com o secretário Ivanaldo Rufino está fazendo o possível para atender a comunidade da zona rural no que diz respeito ao trabalho de ramais”, disse.
A vereadora Tereza Xavier sugeriu que seja marcada uma reunião com o prefeito de Brasileia para tratar a respeito do funcionamento dos Correios e Receita Federal. “Imagine quanto Brasileia está perdendo com arrecadação. Sem contar que a população está sendo muito prejudicada com a falta desses órgãos aqui no município de Brasileia”, afirmou. A vereadora parabenizou a polícia Militar pela ação em combate ao crime em Brasileia. “É uma pena que nesse episódio uma pessoa perdeu a vida, pois quem sofre é a família, que muitas vezes não sabe que seu ente querido vive no submundo do crime”, enfatizou.
O vereador Rogério Pontes (PMDB) parabenizou o Prefeito Everaldo Gomes pelas ações realizadas no município. “Os vereadores aqui não reconhecem o trabalho da prefeitura e grande parte só critica os trabalhos, mas nunca reconhecem o que está sendo feito”, finalizou.
O vereador Rosildo Freitas (PT) solicitou que a prefeitura realize trabalho de recuperação do ramal do quilômetro 84. Que a prefeitura quite a consignação dos funcionários, pois os mesmos estão inadimplentes por culpa da prefeitura de Brasileia, que ficam em atraso com a Caixa Econômica. O vereador também mencionou a falta de medicamentos nas unidades de saúde do município. “São medicamentos essenciais que estão faltando nos postos de saúde e quem sofre é a população”. E propôs que a Câmara de Brasileia convide o Ministério Público Federal para participar da Audiência Pública, no próximo dia 26, para tratar sobre as multas aplicadas aos moradores da Reserva. E apresentou indicação para que o Ministério Público investigue os funcionários fantasmas da prefeitura de Brasileia.
O vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB) apresentou indicação para que o Executivo informe como está o andamento da construção da Escola localizada no quilômetro 19. Que o ICMBio informe a Câmara de Brasileia o mapa onde se encontra a área de Reserva. Que a secretaria de obras dê continuidade ao trabalho de reposição de lâmpadas no Bairro Alberto Castro. Que o Executivo instale lixeiros na Avenida Manoel Marinho Monte e que seja aguado o campo do quilômetro 26.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale















Você precisa fazer login para comentar.