Conecte-se conosco

Acre

Tentativa de assalto com morte em Brasileia é assunto debatido em Sessão Ordinária

Publicado

em

Poeira da Avenida Manoel Marinho Monte também foi mencionada

DSC_0861

Assessoria de Comunicação – CMB

A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na manhã desta terça-feira (18), a Vigésima Segunda Sessão Ordinária de 2015, que contou com a presença de todos os vereadores do Poder Legislativo, que utilizaram a Tribuna para fazer indicações em prol dos munícipes de Brasileia.

Um roubo de uma moto ocorrido na noite desta segunda-feira, por volta das 19h10, que iniciou no Bairro Ferreira Silva, próximo a quadra esportiva, teve seu desfecho poucos minutos depois na rua Odilon Pratagi, perto da ponte José Augusto, que liga Brasiléia à Epitaciolândia. Por esse motivo, a maioria dos vereadores usaram a Tribuna para solicitar mais segurança pública e parabenizar a Polícia Militar.

Vereador Bil Rocha (PMDB)

Vereador Bil Rocha (PMDB)

Em uso a Tribuna o Vereador Bil Rocha (PMDB) apresentou indicação para que a Secretaria de Obras reponha as lâmpadas que estão faltando nas Ruas Pedro Lima, bairro Eldorado e realize trabalho de construção da rampa para os portadores de necessidades especiais que frequentam o mercado municipal. Que a secretaria de obras reponha as lâmpadas na rua José André e que a secretaria municipal de saúde informe o motivo de ter paralisado a obra na unidade de saúde José Maria de Souza Santos. E sugeriu que os vereadores formem uma comissão para ir à Rio Branco tratar sobre a vinda do Instituto Médico Legal para Brasileia, já que é grande a morosidade para transladar até Rio Branco. E solicitou que a Secretaria de Saúde informe o motivo da falta de medicamentos essenciais em unidades de saúde da zona rural.

Vereador Carlos Armando (PSB)

Vereador Carlos Armando (PSB)

O vereador Carlos Armando parabenizou a policia Militar pela ação na noite desta última segunda (17) que tirou de circulação dois bandidos, sendo que um foi preso e o outro foi morto a tiros. E também solicitou que a Câmara de vereadores forme uma comissão para ir à Rio Branco tratar sobre o IML no município de Brasileia.

Vereadora Erizete Lima (PT)

Vereadora Erizete Lima (PT)

A vereadora Erizete Lima (PT) iniciou seu pronunciamento solicitando que a prefeitura de Brasileia crie o Conselho Municipal de Política para as mulheres e que o DETRAN analise a possibilidade de realizar cursos de capacitação para os monitores que cuidam do transporte escolar dos alunos. A vereadora solicitou que a prefeitura disponibilize atendimento durante o período da tarde   na unidade de saúde do quilômetro 26, pois a comunidade reclama que as crianças que estudam a tarde muitas vezes passam mal e não dispõem de atendimento médico.

Vereadora Fernanda Hassem César (PT)

Vereadora Fernanda Hassem César (PT)

A vereadora Fernanda Hassem César (PT) usou a Tribuna para solicitar que a secretaria de segurança pública veja com mais carinho a questão da segurança na fronteira e solicitou que o Executivo realize trabalho de lavagem nas Avenidas de Brasileia e mencionou a sujeita e excesso de poeira e mato nas ruas de Brasileia. “A cidade está muito suja, foi-se o tempo que poderíamos passar pelos Becos de nossa cidade á noite”, afirmou. Fernanda criticou a resposta dada pelo Executivo ao seu pedido de informação sobre a Avenida Manoel Marinho Monte. “A informação é mínima e não satisfaz nem a mim enquanto vereadora nem a população”, enfatizou.

Vereador Joelson Pontes (PP)

Vereador Joelson Pontes (PP)

O vereador Joelson Pontes (PP) mencionou uma reunião que participou em comunidade da zona rural e mencionou a reivindicação da população rural a respeito de ramal. E solicitou que a prefeitura realize trabalho de recuperação no ramal Cajueiro e Reservinha. “Eu sei que a demanda é muito grande, o tempo está passando, mas acredito que o prefeito de Brasileia, juntamente com o secretário Ivanaldo Rufino está fazendo o possível para atender a comunidade da zona rural no que diz respeito ao trabalho de ramais”, disse.

Vereadora Tereza Xavier (PT)

Vereadora Tereza Xavier (PT)

A vereadora Tereza Xavier sugeriu que seja marcada uma reunião com o prefeito de Brasileia para tratar a respeito do funcionamento dos Correios e Receita Federal. “Imagine quanto Brasileia está perdendo com arrecadação. Sem contar que a população está sendo muito prejudicada com a falta desses órgãos aqui no município de Brasileia”, afirmou. A vereadora parabenizou a polícia Militar pela ação em combate ao crime em Brasileia. “É uma pena que nesse episódio uma pessoa perdeu a vida, pois quem sofre é a família, que muitas vezes não sabe que seu ente querido vive no submundo do crime”, enfatizou.

Vereador Rogério Pontes (PMDB)

Vereador Rogério Pontes (PMDB)

O vereador Rogério Pontes (PMDB) parabenizou o Prefeito Everaldo Gomes pelas ações realizadas no município. “Os vereadores aqui não reconhecem o trabalho da prefeitura e grande parte só critica os trabalhos, mas nunca reconhecem o que está sendo feito”, finalizou.

Vereador Rosildo Freitas (PT)

Vereador Rosildo Freitas (PT)

O vereador Rosildo Freitas (PT) solicitou que a prefeitura realize trabalho de recuperação do ramal do quilômetro 84. Que a prefeitura quite a consignação dos funcionários, pois os mesmos estão inadimplentes por culpa da prefeitura de Brasileia, que ficam em atraso com a Caixa Econômica. O vereador também mencionou a falta de medicamentos nas unidades de saúde do município. “São medicamentos essenciais que estão faltando nos postos de saúde e quem sofre é a população”. E propôs que a Câmara de Brasileia convide o Ministério Público Federal para participar da Audiência Pública, no próximo dia 26, para tratar sobre as multas aplicadas aos moradores da Reserva. E apresentou indicação para que o Ministério Público investigue os funcionários fantasmas da prefeitura de Brasileia.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

O vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB) apresentou indicação para que o Executivo informe como está o andamento da construção da Escola localizada no quilômetro 19. Que o ICMBio informe a Câmara de Brasileia o mapa onde se encontra a área de Reserva. Que a secretaria de obras dê continuidade ao trabalho de reposição de lâmpadas no Bairro Alberto Castro. Que o Executivo instale lixeiros na Avenida Manoel Marinho Monte e que seja aguado o campo do quilômetro 26.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo