Esses resultados refletem um compromisso coletivo em proteger o meio ambiente e garantir qualidade de vida à população. A integração entre instituições, tecnologia, reforço operacional e ações preventivas demonstra que o enfrentamento ao fogo exige estratégia, união e responsabilidade. Seguimos firmes nesse propósito, reduzindo os impactos das queimadas e construindo um futuro mais sustentável para todos.
Flash
Técnica de enfermagem que atuava na UTI Covid morre após complicações da doença no AC
Após 56 dias lutando pela vida, a técnica de enfermagem Rosinalda Macedo morreu nesta segunda-feira (8), vítima de complicações da Covid-19, em Rio Branco.
Segundo informações repassadas pela equipe de Saúde, a profissional estava internada Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-socorro da Capital.
A técnica foi acometida pela doença e se tratou em sua residência. Após melhorar e testar negativo, ela voltou a atuar na UTI Covid, porém começou a sentir sequelas do vírus e, em seguida, ela foi internada. Após quase dois meses, não resistiu e morreu.
NOTA DE SOLIDARIEDADE!
É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da Técnica em Enfermagem Rosinalda Macedo, que ocorreu hoje 07/09 na UTI do Pronto Socorro decorrente de complicações pós covid-19.
Rosinalda Macedo atuava na UTI covid, infelizmente foi infectada e lutou bravamente por 56 dias e perdeu a guerra, mesmo negativando a covid-19.
Você cumpriu sua missão, quantas vidas ajudou a salvar… quantas dores aliviou… quantas alegrias proporcionou… quão importante foi pra muitos que tiveram a feliz oportunidade de conhecer e conviver com essa alma generosa, alegre e feliz!
Você escreveu sua história e assim como todas as histórias teve seus momentos bons, ruins, tristes, alegres, felizes… uma mulher sonhadora, batalhadora, honrada, aguerrida, guerreira, que lutou bravamente esse breve período que passou conosco na terra, deixou seu legado!
Sempre foi uma mulher de valor e caráter incontestável, altruísta, humana, praticava empatia, o sorriso era seu cartão postal, uma profissional competente e responsável.
Quero agradecer por tudo que fez por cada pessoa durante todos esses anos, por cada alegria que proporcionou a cada um de nós, por ter colaborado com a vida, com o Estado e cada usuário do SUS.
E, hoje o céu lhe recebe com alegria por ser esse anjo lindo!
Que Deus conforte o coração de suas filhas, familiares, amigos e colegas e, que lhe dê o merecido descanso!
Nossos mais sinceros pêsames.
Descanse em paz!
Rio Branco, Ac 07 de setembro de 2020.
Assessoria Humanização
Comentários
Continue lendo
Flash
Acre avança no enfrentamento ao fogo com redução de 77,75% dos focos de calor
Flash
Rio Branco concentra quase 90% dos casos de aids do Acre e lidera taxa de detecção entre capitais
Dados do Ministério da Saúde apontam avanço da doença e aumento da mortalidade no estado na última década
Rio Branco concentrou a maior parte dos casos de aids registrados no Acre em 2024 e aparece entre as capitais brasileiras com as maiores taxas de detecção da doença. De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados em dezembro de 2025, a capital acreana contabilizou 114 casos no período, com taxa de detecção de 29,4 casos por 100 mil habitantes, índice bem acima da média estadual.
No mesmo ano, o Acre registrou 129 notificações de aids, o que significa que quase 90% dos casos ocorreram em Rio Branco, evidenciando a centralização da epidemia na capital. Em 2025, o número total de registros no estado caiu para 83 casos, indicando uma redução no volume absoluto, embora os desafios no controle da doença permaneçam.
Os dados também revelam um cenário preocupante em relação à mortalidade. Entre 2014 e 2024, enquanto o Brasil apresentou uma queda de 37% na taxa padronizada de mortalidade por aids, o Acre registrou aumento de 34,8%, figurando entre as quatro unidades da federação com crescimento desse indicador.
Outro ponto de alerta é o avanço da taxa de detecção no estado. Em uma década, o Acre teve aumento de 65,9%, um dos maiores do país. Em 2024, a taxa estadual foi de 14,6 casos por 100 mil habitantes, enquanto Rio Branco apresentou índice praticamente duas vezes maior, reforçando o papel da capital como principal foco da doença no estado.
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasiléia analisa projeto de regularização fundiária do Bairro Nazaré
Reunião tratou do avanço do REURB, que garante segurança jurídica a centenas de moradores do núcleo urbano informal
A Prefeitura de Brasiléia realizou, na última quarta-feira (21), um encontro técnico na sede do setor de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do município para análise do projeto de Regularização Fundiária Urbana (REURB) do núcleo urbano informal do Bairro Nazaré.
Durante a reunião, foi destacada a importância do avanço no processo de regularização fundiária da área, considerada essencial para garantir segurança jurídica aos moradores e demais envolvidos, além de promover a organização urbana e o acesso a direitos básicos.
Participaram do encontro o gerente de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do município, Luciano Augusto; a secretária municipal de Meio Ambiente, Liane Chaves; o economista da Secretaria de Planejamento, Nevisson Tavares; a secretária municipal de Assistência Social, Suly Guimarães; o consultor em Engenharia Civil, Anselmo Ricardo; o representante da Secretaria Municipal de Obras, Jefferson Luis Araújo; a consultora em Arquitetura, Leovânia Moraes; e Felipe Braga, da empresa Braga Consultoria e Serviços LTDA.
Apesar da relevância da iniciativa, a ação teve pouca divulgação institucional, mesmo beneficiando centenas de moradores com a regularização definitiva do bairro, que teve origem a partir de uma ocupação irregular e agora caminha para a legalização fundiária.









Você precisa fazer login para comentar.